Inspirações Literárias | Livro de Agatha Christie para você conhecer

em 17 setembro 2022

    Olá meu povo, como estamos? Para quem não sabe, essa semana tivemos a data do aniversário de uma das autoras mais icônicas que o mundo já viu. Se estivesse viva, a "rainha do crime" Agatha Christie teria completado seus 132 anos no último 15/09. 


Inspirações Literárias | Livro de Agatha Christie para você conhecer
Foto: Divulgação/Não me Khalo




    Apesar de saber que ela tem um bibliografia vasta, ainda não tive a oportunidade de ler todas as suas obras. Mas gostei de todas que conheci até então. Assim, trouxe os livros da escritora que li e recomendo de olhos fechados.  


1. Morte na Praia 


Morte na Praia | Agatha Christie
Foto: Divulgação




Tudo o que Hercule Poirot queria naquele verão era ter alguns dias de paz no luxuoso hotel Jolly Roger, longe de crimes e de investigações. Mas quando Arlena Stuart passa por ele na praia, atraindo o olhar de todos os homens (bem como o ódio de todas as mulheres), ele desconfia que talvez suas férias não sejam tão tranquilas como esperava. De fato, no dia seguinte, um assassinato acontece.
Enquanto tenta descobrir quem é o responsável, Poirot percebe que não são poucas as pessoas naquele hotel que teriam um motivo para matar... Neste livro, o leitor é convidado a analisar junto com Poirot os motivos e os álibis de todos os hóspedes do Jolly Roger. Morte na praia é um quebra-cabeça complexo, ao melhor estilo de Agatha Christie.




2. M ou N?


M ou N? | Agatha Christie
Foto: Divulgação




 
Segunda Guerra Mundial está em seu auge e o Reino Unido encara uma ameaça interna: oficiais nazistas se passando por cidadãos comuns. Por isso, quando o agente Farquhar pronuncia as palavras “M ou N. Sans Souci” antes de morrer assassinado, a inteligência britânica fica em alerta. As letras se referem a espiões alemães infiltrados e o termo, a um hotel na cidade de Leahampton.
Por estarem na meia-idade e acima de qualquer suspeita, o ex-agente Tommy Beresford e sua esposa Tuppence se infiltram em meio aos hóspedes do hotel para investigar o que o estranho código significa. Mas será que eles conseguirão desvendar as identidades de M ou N antes que seja tarde demais? M ou N? é o 18º livro de Agatha Christie.





3. Morte no Nilo


Morte no Nilo| Agatha Christie
Foto: Divulgação





A tranquilidade de um cruzeiro de luxo pelo Nilo chega ao fim quando o corpo de Linnet Doyle, uma bela e jovem milionária, é descoberto em sua cabine. Porém, para azar do autor do crime, o brilhante detetive Hercule Poirot está a bordo. Ele logo descobre que cada passageiro é suspeito, pois todos tinham motivos para tirar a vida de Linnet. Em um rio de mentiras, Poirot precisa descobrir a verdade sobre esse estranho assassinato.




4. Morte na Mesopotâmia



Morte na Mesopotâmia | Agatha Christie
Foto: Divulgação



Quando a enfermeira Amy Leatheran aceita a oferta de cuidar de Louise, esposa do arqueólogo Dr. Leidner, em uma escavação perto de Hassanieh, no Irã, ela não esperava se ver envolvida em uma trama de paranoia, ciúmes e traições.Louise, sua paciente, é ex-esposa de um agente secreto alemão, e vinha recebendo cartas ameaçadoras desde a morte do ex-marido. Os envios pararam após seu casamento com o Dr. Leidner, mas ela volta a recebê-las durante a expedição e começa a ter visões aterrorizantes, indicando que o perigo pode estar mais perto do que ela imagina.




5. Os Crimes do ABC


Os Crimes do ABC | Agatha Christie
Foto: Divulgação



Poirot recebe uma carta inusitada: nela está anunciada a data e o local de um crime. Assinada apenas como “ABC”, o remetente clama ser tão engenhoso que nem mesmo o brilhante detetive seria capaz de pegá-lo. Após o crime de fato ter sido cometido, Poirot consegue uma única pista ― a de que o assassino escolhe suas vítimas em ordem alfabética ― e precisa correr contra o tempo antes que o terrível homicida continue a avançar nas letras…






6. Um Corpo na Biblioteca


Um Corpo na Biblioteca | Agatha Christie
Foto: Divulgação



Às 7 da manhã, os Bantry acordam e encontram o corpo de uma jovem em sua biblioteca, sem fazer ideia de como chegou ali. Chocada com os acontecimentos, a Mrs. Bantry chama sua amiga, Miss Marple, a detetive amadora mais famosa da pequena St. Mary Mead, para descobrir a identidade da garota e do assassino. Quando outro corpo surge em uma pedreira, cabe a Miss Marple desvendar a conexão entre eles e solucionar o caso.





7. Cem gramas de Centeio


Cem gramas de centeio | Agatha Christie
Foto: Divulgação




Rex Fortescue, um saudável homem de negócios, morre envenenado enquanto tomava chá, e a única pista encontrada foram cem gramas de centeio em seu bolso.

O Inspetor Neele conduz a investigação, pois todos que viviam ao redor do falecido teriam bons motivos para cometer o crime. Cabe a Miss Marple, que surge na hora certa, resolver o caso.



8. Treze à Mesa


Treze à Mesa | Agatha Christie
Foto: Divulgação




Jane Wilkinson é uma famosa atriz americana, casada com um membro da aristocracia inglesa – mas não por muito tempo: ela deseja desesperadamente o divórcio, e chega ao cúmulo de pedir a Hercule Poirot que intervenha em seu favor! Quando tudo parece prestes a chegar a um bom termo, o marido de Jane é encontrado morto em sua biblioteca, esfaqueado.
É, então, que os enigmas vão se acumulando: como poderia Jane ter sido vista na cena do crime se os próprios jornais afirmam que naquele exato momento ela se encontrava em um jantar com outras doze pessoas? E, afinal, para que ela daria cabo do marido, se ambos já estavam de acordo com a separação? Deve haver uma explicação. Poirot precisa agir depressa, pois, segundo uma antiga superstição, quanto treze pessoas se sentam à mesa, a primeira a se levantar está com os dias contados.




9. Assassinato no Expresso Oriente


Assassinato no Expresso Oriente | Agatha Christie
Foto: Divulgação



Em meio a uma viagem, Hercule Poirot é surpreendido por um telegrama solicitando seu retorno a Londres. Então, o famoso detetive belga embarca no Expresso do Oriente, que está inesperadamente cheio para aquela época do ano. Pouco tempo após a meia-noite, o excesso de neve nos trilhos obriga o trem a parar. Na manhã seguinte, o corpo de um dos passageiros é encontrado, golpeado por múltiplas facadas. Com os passageiros isolados por conta da neve, e tendo um assassino entre eles, a única solução é que Poirot inicie uma investigação para descobrir quem é o criminoso ― antes que se faça mais uma vítima.





   Aproveitando, esses são os que comprei recentemente e ainda quero ler esse ano. 


1. Mistério no Caribe


Um Mistério no Caribe | Agatha Christie
Foto: Divulgação




Miss Marple está entediada em suas férias à beira-mar. O sol até ajuda com seu reumatismo, mas nada divertido acontece. Até que finalmente seu interesse é despertado pela história de um assassinato contada pelo Major Palgrave, mas, justo quando ele ia lhe mostrar uma foto do homicida, o major se interrompe. No dia seguinte, é encontrado morto em seu quarto, sem nunca ter terminado a história. Sua morte, aparentemente, é apenas a primeira dos muitos mistérios que o Caribe apresenta…





2. Punição para Inocência


Punição para Inocência | Agatha Christie
Foto: Divulgação



Jacko Argyle é detido sob alegação de que teria assassinado sua mãe em um surto de loucura, sendo condenado à prisão perpétua. Dois anos depois, surge uma prova, encontrada pelo doutor Arthur Calgary, de que o preso é inocente, mas a descoberta chega tarde demais: Jacko morre atrás das grades. Os achados do doutor reabrem as feridas dos membros da família, que passam a encarar uns aos outros com desconfiança e suspeita, assombrados com a possibilidade de que o verdadeiro assassino ainda esteja entre eles.





   Já leram algum livro da autora? Qual o seu favorito dela? Me contem aí! 




6 comentários:

  1. Olá, ainda não li nenhuma da autora, mas sei que preciso urgentemente. E parabéns para a lenda!!!

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi, Hanna. Tudo bem? Li quase todos da lista, exceto TREZE À MESA. Os livros da autora costumam me agradar bastante, embora haja alguns que não curti tanto assim. Entre os livros que li da autora até o momento o que mais gostei foi ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE. Muito legal o post uma homenagem para essa grande autora. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora gostei de todos os que li. Mas como não conheço todos ainda, não posso garantir que serão todos incríveis, haha.

      Excluir
  3. Oi Hanna! Já li todos! E amo todos! Ela foi a primeira autora do gênero que li e tem lugar especial no meu coração. Meu livro favorito é E não sobrou nenhum, que quando li ainda tinha o título O caso dos dez negrinhos.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que lindo, Cida! S2. Ainda quero ler o seu favorito da autora, ^^

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo