Seis Ex | Paula Prata

em 01 setembro 2022

   Olá meu povo, como estamos? Depois de um tempo considerável sem ler contos, a louca das antologias voltou com um achado do Kindle Unlimited: “A Tudo Fica Melhor em Musicais'', publicada pela Se Liga! Editorial. O primeiro volume se chama ‘Seis Ex’, inspirado no musical da Broadway ‘Six’ e escrito pela autora nacional Paula Prata.



Seis Ex | Paula Prata
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




45/24

Livro: Seis Ex

Autora: Paula Prata 

Editora: Se Liga! Editorial 

Ano: 2021

Páginas: 35




Henrique do Oitavo B era o garoto mais popular da escola e comandava os corredores como se fossem o próprio reino dele. No início de um novo ano letivo, uma de suas seis ex-namoradas descobre que ele foi transferido e resolve se reunir com as outras cinco para que elas possam, juntas, tomar a coroa que ficou repentinamente sem dono.





Seis Ex | Paula Prata




   Essa resenha será mais curtinha por se tratar de um conto com menos de 40 páginas. Mas apesar de ser uma leitura rápida, não deixou nada a desejar. 
   Aliás, estas considerações foram escritas ao som do musical que inspirou a história, o qual eu não conhecia, diga-se de passagem.
   Para quem, assim como eu, nunca tinha ouvido falar, ‘Six’ conta de uma forma bem dançante a história das seis esposas de Henrique VIII, famoso por trocar mais de mulher do que de cuecas (supondo que trocasse), tentando ter um filho homem para herdar o trono. 
   Aqui, as rainhas se reúnem e contam sua versão dos próprios casamentos, de uma forma bem divertida, porém sem deixar de ser dolorosa, com uma mensagem no final.
   E em ‘Seis Ex’ o clima é parecido. Nesse caso, estamos no Brasil, em um colégio. Henrique é um menino bastante popular, por n motivos, sendo o principal deixar várias namoradas com o coração partido pelos corredores. Assim como o rei, o rapaz gostava de ter parceiras com nomes parecidos.
   Dessa forma, não foi difícil para elas se conhecerem. Quem toma a iniciativa para fundar o Clube das Seis é Catarina Pera, a ex-namorada mais recente de Henrique. 
   As outras meninas aceitam o convite e querem decidir quem seria a presidente do clube, usando como critério a história mais sofrida. 


Seis Ex | Paula Prata
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




   Cada uma, ao seu modo, faz sua narrativa de como foi parar na mão do rapaz mais cobiçado da escola, para depois serem tratadas como ninguém.
   Observando os capítulos, percebi que eles seguem à risca a ordem das músicas do espetáculo, as quais representam sucessão cronológica em que os casamentos ocorreram. 
   Achei bem legal, pois conforme ouvia as canções, entendia o porquê de vários elementos ao longo do texto, além de ter algumas aulas de história, já que conhecia apenas as duas primeiras rainhas.
   A primeira é Catarina Aragão (Catarina de Aragão), seguida de Ana Bonilha (Ana Bolena), Jane Senra (Jane Saynour), Hanne Celeste (Ana de Cleves), Katerine Haut (Catarina Howard) e Catarina Pera (Caratina Parr). Com a narrativa em primeira pessoa, somos apresentados às situações pelo ângulo das próprias protagonistas.
   Com pezinho na história e trazendo elementos do que realmente aconteceu, a autora conseguiu deixar um conto com a cara do musical, porém sem perder a identidade. 
   Relacionamento só por status, descoberta de sexualidade, preconceito, escândalos e fofoquinhas, mesmo com pouco espaço, vemos tudo isso e muito mais do que se possa imaginar.
   Mesmo sendo temas um tanto densos, a Paula tratou com bastante suavidade e delicadeza, o que, junto com uma escrita fluida, deixou a leitura prazerosa e super rápida. 
   As personagens também são cativantes e me diverti bastante lendo alguns percalços pelos quais elas passaram até chegarem no clube.
   Embora tenham sido divertidos de se ler, também tinham o toque de seriedade e realidade que me deixaram revoltada e com vontade de bater no Henrique. 
   Aliás, o rapaz deve ter ficado com a orelha queimando durante o conto inteiro, já que todos os relatos são sobre ele, que não sabe da existência do clube e, por isso, não tem uma fala ao longo do conto, a não ser de lembranças das meninas.


Seis Ex | Paula Prata
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




   Dessa forma, fico apenas com a figura que elas pintam: a de um jovem mimado que ama viver de aparências e não sabe ouvir um “não”. 
   O que, infelizmente, ainda é a realidade em vários lugares ao longo dos tempos.
   Assim como no espetáculo, é interessante saber de que modo as moças do Clube das Seis se reuniram com um único assunto em comum, porém tomam outro rumo. 
   Isso porque, conforme contam suas histórias, o que parecia uma competição vira uma rede de apoio. 
   Então, vemos muito respeito, sororidade e amizade para a vida toda. O final, por sua vez, já é esperado, porém aceitável e mais do que merecido.
   Adorei a experiência e já até baixei a metade dos contos da antologia, que está toda disponível no catálogo do Kindle Unlimited (para nossa alegria). 
   Em relação à obra em si, eu posso dizer que tem uma revisão bem feita e a diagramação muito amorzinho, embora a capa seja meio infantil. 
   Gostei também que cada capítulo traz uma parte da música ali representada, o que nos faz ficar ainda mais próximos do espetáculo.
   Em resumo, é uma leitura agradável e divertida que recomendo, especialmente, se você curte musicais.










Já conheciam essa antologia? Gostam de livros com referências de musicais? Me contem aí. 















Obs.: Texto revisado por Emerson Silva 

8 comentários:

  1. Oi!
    Já tinha ouvido falar do trabalho da Se Liga! Editorial mas não conhecia essa antologia e adorei o conceito! Também nunca tinha ouvido falar desse musical, mas realmente a vida do Henrique VIII dá muito material para fazer musicais.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Hanna! Tudo bem? Parece um conto agradável, né? Gosto de musicais. Fiquei curioso com o conto. Que bom que curtiu. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia ainda esse conto, mas este ano tenho investido bastante em ler pelo menos um conto por mês e ameei a dica!!
     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  4. Poxa me pareceu muito legal. Deu muita vontade de ler, acho que vai pra lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso, =). Espero que curta a leitura também, ^^

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo