Projeto 52 Semanas: 50/52

em 17 dezembro 2017

   Olá meu povo, como estamos? Hoje, faltando duas semanas para acabar o ano e também o Projeto 52 Semanas, cá estamos para falar sobre minha profissão na literatura. Pois é... Sempre tem aquela profissão recorrente nos livros, tipo médico, professor, ou até mesmo estudante... Mas são tantas as profissões no mundo e, será que logo a sua está na literatura? Hoje vou falar sobre a minha, bióloga, nos livros. Vem ver! 😉

Blogmas 2017




   Bom, encontrar minha profissão e, mais ainda, a minha especialidade na literatura é algo bem raro. Para quem me acompanha sabe que sou bióloga, com especialidade em Paleontologia (sim, mexo com fósseis de milhões e milhões de anos) ...
   O único livro que li e contava com um biólogo, é do meu amado e queridíssimo Dan Brown (por que será?! rsrsrs). Bom, apesar do autor ter ficado mundialmente conhecido com o estouro do professor de Simbologia de Harvard, Robert Langdon, seu primeiro livro escrito da vida se chama ‘Ponto de Impacto’, que tem nada a ver com as outras aventuras do professor interpretado nas telonas por Tom Hanks...


Ponto de Impacto
Divulgação

Quando um novo satélite da NASA encontra um estranho objeto escondido nas profundezas do Ártico, a agência espacial aproveita o impacto da sua descoberta para contornar uma grave crise financeira e de credibilidade. O peso dessa revelação acarreta sérias implicações para a política espacial norte-americana e, sobretudo, para a iminente eleição presidencial.Com o objetivo de verificar a autenticidade da descoberta, a Casa Branca envia a analista de inteligência Rachel Sexton para a desolada geleira Milne. Acompanhada por uma equipe de especialistas, incluindo o carismático pesquisador Michael Tolland, Rachel se depara com indícios de uma fraude científica que ameaça abalar o planeta. Antes que Rachel possa falar com o presidente dos Estados Unidos sobre suas suspeitas, ela e Michel são perseguidos por assassinos profissionais controlados por uma pessoa que é capaz de tudo para encobrir a verdade. Em uma fuga desesperada para salvar suas vidas, a única chance de sobrevivência para Rachel e Michael é desvendar a identidade de quem se esconde por trás de uma conspiração sem precedentes.


   Em ‘Ponto de Impacto’ temos um biólogo bem famoso na verdade, Michael Tolland, que trabalha num programa de TV americano apresentando os bichos mais selvagens e exóticos do mundo (sim, parece o Richard aqui no Brasil). E ele foi contratado para um evento da NASA, que buscava não ser fechada. Então ele estava em plena Antártica, numa saída de campo promovida pela empresa, e falaria para o mundo todo que a equipe tinha encontrado a primeira forma de vida orgânica extraterrestre da qual se teria notícias. Isso traria nova credibilidade para a NASA, afinal teria sido comprovado pelo biólogo mais famoso da atualidade que o organismo não poderia ser da Terra. Mas as coisas foram acontecendo e o biólogo me descobre que o tal organismo extraterrestre, na real era um fóssil do Cambriano, o período geológico que tem mais bichos esquisitos (e legais) da História! (pausa dramática)
   Pois é, tem toda uma reviravolta, afinal a NASA não pode afirmar que mentiu, pois vai perder a pouca credibilidade que ainda tinha com o governo e com o mundo. E começa toda uma guerra sobre se mata ou não o biólogo, para ele não contar nada, afinal, ele poderia estragar todo o plano da empresa, com uma simples transmissão ao vivo. Coisas de Dan Brown.
Por ser o único livro que li e conhecia com minha profissão ter sido exatamente o primeiro de Dan Brown, ele acabou se tornando um dos meus autores favoritos! Olha só que coisa. E pelo que li a respeito, apesar de esse ter sido o primeiro livro que ele escreveu, ele preferiu publicar o ‘Código Da Vinci’, pois achava que o outro não emplacaria, Depois do sucesso de seus outros livros o professor Langdon, ele tomou coragem e publicou ‘Ponto de Impacto’.
   Por causa disso, esse livro causou muitas divergências entre os fãs. Alguns acham que foi o pior livro já escrito, outros (como eu), acham que ele devia ter continuado era com as aventuras do biólogo e não com o professor Langdon... ou que, pelo menos, ambos tivessem suas séries continuadas, mas ele só investiu (e pelo visto vai continuar investindo) no simbologista, afinal, é o Tom Hanks que interpreta...
   Além de ‘Ponto de Impacto’, posso citar dois livros com paleontólogos:



Jurassic Park


Jurassic Park
Divulgação

Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle. Em Jurassic Park, escrito em 1990 por Michael Crichton, questões de bioética e a teoria do caos funcionam como pano de fundo para uma trama de aventura e luta pela sobrevivência. O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos. 


  E essa contribuição “brazuca” aqui, adquirida no último congresso de Paleontologia, autografada por um paleontólogo super legal de São Paulo, Tito Aureliano:

Realidade Oculta


Realidade Oculta


Realidade Oculta


“Um diário de uma velha senhora do século 19, recuperado de um antigo manicômio, revela uma aventura fantástica de viagem no tempo, em que um grupo de cientistas é acidentalmente transportado ao Período Cretáceo. Eles são obrigados a encontrar uma rota de fuga, tentando interpretar o fenômeno que os levou até ali, enquanto sobrevivem em meio a dinossauros e outras ameaças de um mundo extinto.”

   Esse eu ainda não li (momento spoiler; pretendo ler na minha TBR de 2018, rsrsrs), mas só de ter lido a sinopse e ter folheado durante o evento, já sei que será um dos meus queridinhos que falarei muito dele ainda... (e por que não seria, afinal ele colocou exatamente um dos peixes com os quais trabalho na história!).
   Como podem ver, minha profissão é beeeeeem rara na literatura (rsrsrs). Então, aproveito e deixo aqui meu apelo aos autores nacionais: ESCREVAM HISTÓRIAS COM BIÓLOGOS, POR FAVOR!    A comunidade que representa essa profissão ficaria muito feliz ao ler mais sobre isso.
Pode até ter outros livros com minha profissão, mas são bem raros em relação a livros com advogados, médicos e estudantes do ensino médio...

   E vocês, já encontraram sua profissão na literatura? Me conta aí! 😉











Blogmas 2017

Um comentário:

  1. Oi Hanna! Que delícia seu post!!! E concordo com você: Ponto de impacto também entrou para meus favoritos! Não posso reclamar de falta de livros com minha profissão (advogada), mas em comparação a biólogos e paleontólogos, realmente eu engrosso o coro para seu apelo! Os outros 2 ainda não li, mas acredito que realmente não sejam "a minha praia"!
    Beijos!
    Karla Samira

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo