Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário + Aviso

em 24 dezembro 2022

    Olá meu povo, como estamos? Hoje temos a última etapa da Retrospectiva Literária 2022. Para fechar a sequência, hoje trago um balanço geral de tudo que foi lido ao longo do ano. 



Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário
Foto: Creative Commons/Pixabay







Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário




1. Leituras coletivas e TBR


    Esse ano eu voltei a fazer algumas coisas que há muito tempo não fazia. Duas delas foram participar de leituras coletivas e montar TBR. Em relação a primeira, confesso que tentei, mas falhei miseravelmente. 
   Me inscrevi em três grupos de clube de leitura digitais, um especializado em thriller (@clube.lendo.com.os.morcegos) um em fantasia (@lcmundosfantasticos) e romance (organizado pela Pequena Jornalista). Mas o que me mantive mais ativa foi o clube 'Lendo com os Morcegos'. Talvez por ser mais a minha zona de conforto no momento, não sei, mas gostaria de ter sido mais ativa. 
   Já as TBR's se mostraram promissoras, especialmente quando parei de me cobrar. Fiquei mais organizada e consegui desencalhar vários livros e ebooks que tinha há tempos por aqui. O resultado foi um total de 66 livros lidos, a segunda maior marca atingida (a primeira foram os 72 de 2021), desde que o hábito de leitura se tornou mais frequente em minha vida. 
    



2. Livros físicos x Livros digitais

   Assim como nos outros anos, a quantidade de livros digitais superou a de livros físicos. No entanto, a grande surpresa desse ano foi que a balança ficou mais equilibrada. 
   Talvez a TBR tenha ajudado a desencalhar diversos livros da estante, além dos exemplares físicos que ganhei e furaram a fila na prateleira. 


Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário




    Além disso, continuei buscando leituras mais curtas, o que aumentou a quantidade de leituras finalizadas. Porém a quantidade de contos foi menor, representando 19.3% (13 títulos), comparando com os 80.3% (53 títulos) de livros. 


Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário




3. Autores nacionais x Autores estrangeiros


  Ao longo dos anos, o blog tem dado cada vez mais espaço para literatura nacional. E sou muito feliz, tanto pelas parcerias com autores independentes, quanto com minhas descobertas em relação a isso.      
  Esse ano, a quantidade de livros nacionais brigou páreo a páreo com os estrangeiros, ocupando a marca de 48.8% (32 títulos).  Já os livros estrangeiros ganharam dessa vez, ocupando 51.5% (34 títulos). 


Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário




   Em relação aos estrangeiros, por conta das leituras coletivas, foi difícil sair da bolha EUA X Reino Unido, como gostaria. Porém me surpreendi com obras ambientadas em outros países, como China, França, Grécia e Turquia. Apesar de serem poucos, já fico feliz por ter saído um pouco da caixinha (rsrsrs).

4. Autores x Autoras

   Já a presença de livros escritos por mulheres se manteve satisfatória ao longo do ano. Assim como no ano passado, marcara um território considerável em relação aos livros escritos por homens. 


Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário




   Talvez por conta das descobertas no Kindle Unlimited, bem como as leituras coletivas que participei, as quais tinham uma obra escrita por mulheres como tema do mês. Além disso, estou me tornando mais atenta em relação a isso quando solicito um livro para troca no Skoob, o que tem feito uma grande diferença na estante nos últimos tempos.  

5. Melhores leituras de 2022

   Sei que já fiz um post, mostrando apenas os livros que me surpreenderam. Mas agora que já finalizei as leituras do ano, posso afirmar com certeza quem faz parte do Top 10 Literário 2022 do Mundinho da Hanna. E os vencedores são: 

1. Procure nas Cinzas - Charlie Donlea



4. Crimes em Copacabana - Luciana de Gnone

5. Scrooged - Vi Keeland e Penelope Ward

6. Coraline - Neil Gaiman

7. Eu, Inútil - Cibele Laurentino

8. Modelo de (Im)perfeição - Thais Louzada



   Lembrando que esses livros não estão em uma ordem de quem gostei mais ou menos. Apenas são os que mais gostei, entre tantas leituras maravilhosas que pude conhecer ao longo desses 12 meses. 

   Aproveitando, essa é a última postagem do ano aqui no blog. Embora seja um hábito levar até a semana do ano novo, em 2022 resolvi fazer diferente e encerrar as atividades um pouco antes, para conciliar com as férias do laboratório. Ano que vem estaremos de volta, com muitas novidades e mais leituras incríveis. 


Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário + Aviso





   Boas festas a todos. Que tenhamos um lindo e abençoado Natal e que 2023 seja um ano de muita esperança, sucesso e amor! 





17 comentários:

  1. Oi Hanna! Eu li mais livros físicos, mas o número de digitais foi maior que o do ano anterior. Ano passado participei de muitas LCS e infelizmente este ano não consegui, Pretendo retomar em 2023. Um ótimo Natal e um excelente Ano Novo. Boas férias e até 2023.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que 2023 nos traga leituras incríveis. Que você possa retornar às LC's e faça descobertas maravilhosas, viu? Feliz ano novo! =)

      Excluir
  2. Oi
    foi bastante coisa lida, eu ainda li mais físicos do que e-book, diferente de você que leu mais e-book. Que bom que leu bastante autores Nacional, eu li só 25.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, foi uma lista considerável, em relação aos anos anteriores. Espero que continue assim, hehe.

      Excluir
  3. Eu gosto de leituras mais curtas pela possibilidade de leitura de outras obras. Leituras muito extensas me cansam. Nunca coloquei assim no papel quantos livros de escritoras e quanto de escritores li... vou ver isso. Gostei dos gráficos. Parabéns pelas leituras!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Monique. Fico feliz que gostou do post, =). Em relação à lista, é um hábito recente por aqui também, mas que achei interessante manter.

      Excluir
  4. Oii, Hanna! Muitos livros lidos, suas leituras esse ano foram bem recheadas.
    Esse ano eu li mais e-books do que livros físicos e acredito que a maioria foram de autoras estrangeiras.
    Não costumo ler contos, acho que acabei não lendo nenhum esse ano.

    Espero que você tenha tido um natal maravilhoso e, desde já, desejo um feliz ano novo!!
    Beijos,
    Dear Masen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Anni. Tenha um feliz ano novo também, recheado de ótimas leituras, viu? ^^ Em relação à minha lista, foi uma bela surpresa, que espero conseguir manter o ritmo agora em 2023, hehe.

      Excluir
  5. Que legal esse post com a porcentagem e tals. Adorei, super criativa!
    Feliz Natal atrasado e um 2023 abençoado pra você!
    Que seja um ano de muitas conquistas, alegrias e sucesso em sua vida! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Val, =). Feliz ano novo para você também, viu? Que 2023 te seja um ano incrível e cheio de conquistas.

      Excluir
  6. Teve um ano literário fabuloso, heim? Boas férias e até o retorno.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um bom ano literário mesmo, viu? Obrigada e logo logo estou de volta ;)

      Excluir
  7. Oii!
    Ah, uma das minhas metas este ano é tentar ler ebook. Infelizmente, me sinto muito apegada ao livro físico e o meu kindle acaba largado aqui. kkkk
    Mas também comecei a participar de leituras coletivas, ajuda a dar um gás na leitura.

    Procure nas Cinzas também está no topo da minha lista! Que livro maravilhoso!!!! Já estou animada para os próximos lançamentos do Charlie ♥

    Feliz ano novo!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelly, td bem? Que legal, espero que consiga desencalhar o kindle, no caso, hehe. Ao contrário de você, o meu é companheiro de saídas/passeios. Para onde vou, carrego comigo, por praticidade mesmo. Então acabo lendo mais ebooks por isso, hehe. Espero que também tenha sucesso nas leituras coletivas. ^^

      Excluir
  8. Olá!
    Vim aqui ver as novidades.
    Achei que eu já tivesse comentado aqui nesse post rs, eu amei ver essa retrospectiva, fica muito visual ver e entender o quanto lemos e o quanto participamos de leituras coletivas. Amei demais.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo