Inspirações Literárias | Minhas Manias de Leitora

em 25 agosto 2022

    Olá meu povo, como estamos? Todo mundo tem uma mania, que acaba surgindo sem motivo, mas que faz parte da vida da gente por tempos. No quesito leitura, elas também podem surgir, conforme se torna um hábito em nossas vidas. 
    Hoje trago algumas das minhas manias de leitora, muitas das quais eu tenho desde a adolescência e mantenho até hoje (rsrsrs).


Inspirações Literárias | Minhas Manias de Leitora
Foto: Creative Commons/Pixabay





1. Leio mais de um livro ao mesmo tempo



Inspirações Literárias | Minhas Manias de Leitora
Foto: Creative Commons/Pixabay




   Essa informação não é novidade por aqui. Eu já faço isso há um bom tempo e nunca tive problemas em lembrar das histórias. O máximo que consigo dar conta é de três leituras ao mesmo tempo. 
  Embora isso me faça ler um tanto mais devagar, quando termino as leituras, são todas de uma vez e vem uma enxurrada de resenhas (rsrsrs). 
   Aliás, apesar de ser uma mania comum entre leitores, há quem ainda tenha curiosidade sobre como começar a fazer isso. Aqui no Mundinho eu já dei algumas dicas de como conseguir ler mais de um livro ao mesmo tempo. Quem sabe te ajude?


2. Uso sempre um marcador diferente para cada livro



Inspirações Literárias | Minhas Manias de Leitora
Foto: Divulgação/Shoppee




   Ao longo do tempo, fui criando uma verdadeira coleção de marcadores de página. Seja vindo de brinde com algum livro, ou de eventos literários, o fato é que tem uma caixa lotada deles aqui em casa. 
   Talvez por isso, não consigo usar o mesmo marcador para vários livros diferentes. Sempre que pego um exemplar físico na estante, fico um tempo só para escolher o marcador que combina com o tema da leitura (rsrsrs). 


3. Não gosto de parar de ler no meio da página


Inspirações Literárias | Minhas Manias de Leitora
Foto: Creative Commons/Pixabay




    Não tenho problemas em parar de ler no meio do capítulo. Mas se tem uma coisa que me dá agonia é interromper a leitura no meio de uma página. Se tiver que parar de ler naquele momento, tento sempre parar num ponto final, no fim da página. Pode parecer bobeira, mas me dá a sensação de "etapa concluída" na hora e posso me concentrar no que preciso fazer depois.  


4. Consigo ler andando


Inspirações Literárias | Minhas Manias de Leitora
Foto: Creative Commons/Pixabay




   Essa não é uma mania da qual me orgulhe muito. Mas faço isso desde cedo, por conta da mania anterior. 
   Algumas vezes, estou lendo em alguma fila ou transporte público, que não tem como adivinhar que acharei um ponto no final da página, ou mesmo, o final do capítulo para fechar o livro e segui a vida. 
   Assim, quando estou envolta na leitura, tenho a tendência a ir andando e lendo ao mesmo tempo. Nunca sofri acidentes, mas também não recomendo (rsrsrs).


5. Sempre dou um jeito de marcar meus livros 


Inspirações Literárias | Minhas Manias de Leitora
Foto: Divulgação/Shoppee




   Sim, você leu certo. Eu marco meus livros quando estou lendo. Com o kindle, é mais fácil fazer isso, por conta do recurso que ele tem de grifar os trechos e salvar em um único arquivo depois, para consulta. 
   Mas nos físicos, tal vantagem não existe. Então apelo para post-its coloridos para fazer as vezes de marcadores. Apesar de saber que alguns leitores tem códigos, para sinalizar algum sentimento que o trecho traz, eu não tenho isso. 
  A minha mania é sempre usar um post-it com a cor que combine com a capa do livro do momento. Então, é um artigo que mantenho sempre estoque aqui em casa, pois uso bastante. 


   E aí, o que acharam do formato de post? Tem alguma mania literária também? Me contem aqui, vou amar saber, 😉.






10 comentários:

  1. Oi Hanna, tudo bem?
    Acho que as minhas principais manias e ler mais de um livro ao mesmo tempo e fazer anotações sobre a trama e separar quotes, enquanto leio.


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla, depois que comecei nessa de ler mais de um livro ao mesmo tempo, dificilmente leio um só por vez, haha. Separar quotes eu gosto também.

      Excluir
  2. Olá, ultimamente compartilho da mesma mania de ler mais de um livro ao mesmo tempo e estou tendo um progresso bom até kkk. Também adorooo marcar livros, meu preferido é marca textos. Adorei conhecer mais de suas manias e poder me identificar.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, que legal Ley! Estou vendo cada vez mais gente com essa mania de ler mais de um livro ao mesmo tempo, haha. E sobre marca textos, tenho nada contra, mas se puder optar, vou preferir o post-it, haha.

      Excluir
  3. Oi, Hanna. Tudo bem? Muito legal o post. Gostei! Eu também leio mais de um livro por vez, não marco meus livros, eu até consigo ler andando, no entanto acho bastante desconfortável. Quando paro de ler eu paro no capítulo, também não gosto de parar no meio da página. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Hanna.
    A única mania que temos em comum é ler mais de um livro ao mesmo tempo. Geralmente leio três e já li de gêneros iguais juntos hehe. Eu uso sempre o mesmo marcador até estragar ou perder hehe. E paro em qualquer lugar a leitura porque geralmente leio no ônibus e dai não dá para se atentar a isso quando chega o ponto. Nunca li andando nem nunca marquei nada e depois sofro para lembrar os quotes hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super te entendo no quesito parar em qualquer lugar a leitura, por estar em transporte público, haha. E nossa, não sei se conseguiria usar o mesmo marcador todas as vezes, haha

      Excluir
  5. Oi
    as vezes eu leio duas histórias ao mesmo tempo normalmente é um livro físico e o outro é e-book, marcador eu tenho um monte mais nem uso, normalmente uso fita de cetim para marcar as páginas.
    Eu sou desastrada e sempre tropeço, caio então nem conseguiria ler andando como você faz, mas que bom que nunca aconteceu nada.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa também, faço isso de ler um físico e um digital todas as vezes.

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo