Histórias de Sherlock Holmes | Arthur Conan Doyle

em 16 agosto 2022

    Olá meu povo, como estamos? Hoje temos mais uma edição do projeto #12livrospara 2022, em parceria com os blogs MãeLiteratura e Pacote Literário. Para o mês de agosto, o tema era “Literatura Estrangeira” e o mais votado por vocês foi ‘Histórias de Sherlock Holmes’, um clássico de mistério, escrito por Sir. Arthur Conan Doyle.



Histórias de Sherlock Holmes | Arthur Conan Doyle
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna





41/24

Livro: Histórias de Sherlock Holmes 

Autor: Arthur Conan Doyle 

Editora: Zahar

Páginas: 350

Ano: 2021 (edição atual)



Os últimos casos do detetive mais amado da literatura policial. O livro reúne os doze últimos casos solucionados pelo mestre de Baker Street publicados entre 1921 e 1927 pela Strand Magazine: O cliente ilustre; O rosto lívido; A pedra Mazarin; As Três Empenas; O vampiro de Sussex; Os três Garrideb; A ponte Thor; O homem que andava de quatro; A juba de leão; A inquilina de rosto coberto; O velho solar de Shoscombe e Mr. Josias Amberley. Essa edição da coleção “Clássicos Zahar” traz texto integral e mais de 30 ilustrações originais. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo. 



Histórias de Sherlock Holmes | Arthur Conan Doyle



   E lá vamos nós a mais uma série de aventuras do detetive consultor mais famoso de todos os tempos. Mas antes, só a título de curiosidade, quando escrevi minha opinião sobre ‘Os ÚltimosCasos de Sherlock Holmes’, havia dito que era sua despedida da literatura
   Porém, lendo o prefácio de Conan Doyle agora, percebi que nem ele estava preparado para esse “adeus”, já que se despediu dos leitores várias vezes desde então (rsrsrs).
   De acordo com o próprio autor, o “adeus” do personagem ao público começou em ‘As Aventuras de Sherlock Holmes’, seguido de ‘As Memórias de Sherlock Holmes’, ‘A Volta de Sherlock Holmes’ e ‘Os Últimos Casos’. 
   No entanto, ‘Histórias de Sherlock Holmes’ trazem os oficiais últimos 12 contos, onde acompanhamos situações aleatórias, trazendo tanto os protagonistas ainda no auge, quanto já separados, após o casamento de Watson.
   Confesso que achei essa situação engraçada, pois mostra o quanto a criação de Doyle era querida, ao ponto de ninguém querer o seu fim
   E o autor acertou em cheio, já que o personagem acabou se imortalizando e até hoje conhecemos os casos mais espantosos que ele resolveu, saindo da Baker Street, n°221B. 
   Se tivesse a capacidade de ver o futuro, talvez estivesse orgulhoso do legado que deixou no mundo.
   Como já mencionei anteriormente, os contos são independentes entre si. Então, podem ser lidos de forma aleatória, ou na ordem, ao gosto do freguês. Como prefiro ler na ordem, segui assim até o final e minha experiência foi bem proveitosa.
   Gostei também que Sherlock aparece narrando alguns de seus próprios casos. Achei interessante que o detetive sempre critica o modo de Watson expressar os fatos, porém ele mesmo se vê em seu lugar e percebe a dificuldade que é escrever um texto cativante para o público



Histórias de Sherlock Holmes | Arthur Conan Doyle
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




   Dessa forma, não apenas pude acompanhar a aventura em si, mas também uma espécie de desabafo do próprio autor. Ele mostrou que nem sempre a grama é mais verde do outro lado da cerca e escrever não é nada fácil, como podemos imaginar em algum momento.
   Isso me deixou mais próxima tanto do personagem, quanto da realidade. Só hoje, conversando com autores nacionais, percebo o quanto é complicado criar uma trama convincente, com começo, meio e fim bem feitos. 
   No entanto, isso não é algo apenas de hoje, já que até autores clássicos e consagrados passaram pelo mesmo dilema.


"É uma pena que eu tenha que mostrar minhas cartas ao contar minha própria história. Era ocultando esses elos da cadeia que Watson conseguia produzir seus finales espalhafatosos."


   E, assim como havia reparado na leitura anterior, aqui também percebi a relação de amizade e admiração que existe entre Watson e Holmes. Mesmo já morando separados, é incrível o quanto se lembram com saudosismo de suas aventuras.
   Não apenas pela adrenalina em si, mas percebo o quanto um sente falta da companhia do outro, mostrando que por trás de toda aquela máscara de homem arrogante, metido e até ofensivo de Holmes, existe um coração lotado de bons sentimentos. 
   Apesar de ser suspeita para falar, pois sou fã do personagem, aqui senti ele bem mais real do que nos livros que já havia lido até o momento. Isso rendeu alguns pontos para o detetive, que ganhou mais um espacinho no meu coração.


Histórias de Sherlock Holmes | Arthur Conan Doyle
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




   O mesmo percebi em Watson, o qual está mais velho e cansado, porém não perdeu a sede de aventura, nem esqueceu a amizade que tem por seu parceiro de trabalho. 
   Aliás, muitos desses contos estavam guardados em seu cofre particular, como se fossem os mais preciosos que já escreveu em sua carreira. 


"Esses sujeitos inteligentes sempre tem um quê de loucura."


   Então, a impressão que tive era que o médico estava rememorando os eventos enquanto lia seus tesouros mais valiosos. 
   E, vendo a seleção de aventuras desse volume, concordo que eram, não os mais valiosos, e sim os mais estranhos pelos quais já passaram:

 

O Cliente Ilustre – Um assassinato envolvendo uma das famílias mais nobres de Londres está mexendo com o país. Será que o culpado será descoberto?

O Rosto Lívido – Um cliente desesperado vê em Holmes e Watson a chance de encontrar seu velho amigo e companheiro de exército. No entanto, certas coisas seriam melhores se fossem mantidas em segredo.

A Pedra Mazarim – Holmes é convocado a desvendar o mistério do desaparecimento de uma joia da coroa: a pedra amarela de Mazarim. Contudo, o caso que parecia um roubo aleatório se mostra um esquema bastante articulado.

As Três Empenas – Após tanto tempo separados, Watson e Holmes não poderiam se encontrar de forma mais inusitada. Inúmeros incidentes estão acontecendo numa casa chamada Três Empenas. Embora tenham sido convocados a resolver o caso, os parceiros enfrentarão muitos obstáculos para elucidar o caso.

O Vampiro de Sussex – Um homem realiza o sonho do casamento com uma moça do Novo Mundo. No entanto, ela possui hábitos um tanto assustadores, pelos quais pode pagar caro. Mas até que ponto seus atos são criminosos?

Os Três Garrideb – E se você descobrisse que, para receber uma herança, precisa preencher alguns requisitos nada usuais? Especialmente quando tem um sobrenome fora do comum?

A Ponte Thor – A esposa de um importante político norte-americano é encontrada morta na Ponte Thor, próximo à residência da família. A acusada, Miss Dumbar, alega inocência, porém foi a última pessoa a ver a vítima em vida e tudo aponta para o contrário.

O Homem que Andava de Quatro – O caso bem esquisito do professor Presbury, um sujeito conhecido e respeitado pelos corredores da universidade. A não ser pelo fato que anda de quatro e se comporta de modo nada civilizado quando ninguém está olhando. O motivo? Cabe a Holmes e Watson descobrirem.

A Juba de Leão – Holmes, já aposentado, tenta curtir suas merecidas férias em uma cidadezinha distante. Porém, parece que o mistério lhe persegue, quando uma morte bem peculiar acontece na sua frente. Todos são suspeitos de matar o pobre professor de ciências de uma escola próxima. Quem ele teria irritado para chegar a tal ponto?

A Inquilina de Rosto Coberto – A incrível história de uma moça definida pelas suas próprias decisões do passado. O que será que ela esconde por baixo do véu e porque decidiu contar fatos sobre si apenas agora?

O Velho Solar de Shoscombe – Até onde uma família iria para manter as aparências, em especial quando tem apostas envolvidas e uma herança em jogo?

Mr. Josias Amberley – O misterioso caso de um homem supostamente roubado pela própria esposa. Porém, segredos profundos podem estar escondidos nos menores detalhes, transformando algo simples num dos maiores escândalos que Londres já teve notícia.

 

   Todos os contos têm uma média de 20-30 páginas. Então, são bem rapidinhos de serem lidos. No entanto, os que mais me chamaram atenção foram o do ‘Vampiro de Sussex’ e o da ‘Inquilina de Rosto Coberto’.
   O primeiro foi porque fiquei curiosa com o toque de terror que a obra trouxe. E também pelo fato de trazer um pouco da ideia que o mundo tinha do Brasil naquela época. Confesso que me senti lendo um outro livro do autor, ‘O Mundo Perdido’, pois me pareceu bastante familiar.
   Quanto ao da inquilina, eu achei curioso que as pessoas alugam os quartos e depois ficam com medo dos próprios hóspedes, especialmente quando pagam em dia. 
   Gostaria de saber o que se passa na cabeça dos proprietários, pois deveriam comemorar o fato de terem bons pagadores como inquilinos, e não o contrário. No entanto, devo dizer que a história da moça é de deixar o cabelo em pé.



"A afabilidade de algumas pessoas é mais mortífera que a violência de almas grosseiras."



Histórias de Sherlock Holmes | Arthur Conan Doyle
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




   Em relação à obra em si, eu li a edição de bolso de luxo da Zahar. Ela é linda, em capa dura, com páginas mais amareladas e até grossinhas. A fonte é confortável à leitura e a revisão bem feita.    
   Entretanto, eu tive uma experiência um tanto densa de leitura, pois traduziram quase que ao pé da letra e alguns contos tiveram uma escrita rebuscada. Dessa forma, acabei lendo mais devagar do que eu esperava, o que me decepcionou um pouco.
   Só por isso não levará a nota máxima dessa vez. Porém, continuo recomendando as aventuras do detetive consultor, especialmente se você procura alguma obra clássica para se aventurar e conhecer o gênero.









   E o saldo parcial do 12 Livros para 2022 segue assim: 



12 Livros para 2022 | Agosto






   E aí, o que acharam da despedida das despedidas de Holmes? Não esqueçam de passar nos blogs parceiros, para conferir as resenhas do mês nesse projeto tão lindo. 















Obs.: Texto revisado por Emerson Silva 

20 comentários:

  1. Oi
    eu tento vontade de ler, me arrependo de não ter comprado o box da ‎ HarperCollins no prime day, que bom que os casos são rapidinhos de se ler e que trás um personagem já mais velho, mais cansado,

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, pois recomendo a leitura, viu? E que pena que não aproveitou a promoção, mas sempre tem dela em outras editoras também. Então talvez você consiga adquirir depois. ;)

      Excluir
  2. Oi, Hanna. Tudo bem? Particularmente gosto bastante das histórias desse DETETIVE. Que bom que gostou do livro. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie, que lindo ver você concluindo os desafios. Acho também essas edições de Sherlock uma fofura. Parei um pouco mais da metade dos livros, e esse ainda não li, mas acho que vou gostar muito.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se já conhece os outros livros, certamente vai gostar desse também, viu? E obrigada pelo elogio, eu também fico muito feliz em ver as metas e desafios sendo cumpridos, haha. ^^

      Excluir
  4. Eu morro de vontade de ter essas versões dos livros desse detetive tão famosos que é Sherlock Holmes. As Aventuras de Sherlock Holmes já está entre meus desejados, com certeza! Meus parabéns pelos seus lidos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Hanna.
    Como já comentei na outra postagem do livro do Sherlock, eu li todos eles na época da escola, mas faz tanto tempo que nem lembro mais, só relendo mesmo hehe. E uma curiosidade é que vendo as suas postagens eu percebi que ainda falta 3 livros dessa série da Zahar para eu completar minha coleção. Esse aqui eu ainda não tenho hehe. Acho que na época que comprei ainda não tinha lançado todos hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super te entendo. Lemos tantos livros, que fica difícil lembrar de todos, haha. E que bom que te lembrei de completar a coleção, haha.

      Excluir
  6. Eu amo fortemente Sherlock. Já li e reli minhas edições daquele box capa dura. Tenho 2 dessa edição de bolso luxo da Zahar. Mas esse eu ainda não tenho. Quero muito ter eles todos nesse formato também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição é linda mesmo, um verdadeiro luxo. Pena que o preço é salgadinho, se não, teria todos nesse edição, haha.

      Excluir
  7. algumas obras se imortalizam de modo incrível, as de arthur conan doyle são parte dessas, e concordo que a edição da zahar é bem rebuscada o que acaba sendo um pouco mais dificil mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o único "defeito" dessa edição é o capricho em manter a escrita rebuscada. Se não fosse por isso, teria sido bem melhor.

      Excluir
  8. O adeus nem sempre é fácil hehehehe Eu lia muito sobre as aventuras de Sherlock Holmes e isso já faz muito tempo, gostei da ideia do projeto porque é uma excelente oportunidade para alguém como eu rememorar ótimas histórias.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Que post mais completo. É incrível como podemos descobrir tanto sobre um autor por meio de obras e não apenas pela biografia. Ainda não conheço sua escrita mas fico bem curiosa quando vejo leitores elogiando suas histórias. O que mais me chamou atenção foi o tamanho dos contos, realmente uma leitura bem rápida. Quando você pensa que pode formular teorias, termina a história (risos). A ideia que tenho do autor é uma pessoa meio obscura e que transmite isso em seus livros com maestria. As edições da Zahar estão lindíssimas. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As edições são lindas mesmo, e achei bem curiosa essa despedida do autor, dividida em diversos livros também, haha. E concordo, dá para saber bastante sobre os autores, sem precisar ser com uma biografia.

      Excluir
  10. Oi, Hanna recentemente tive a oportunidade de ler uma das histórias do famoso detetive e fiquei encantada. Muito boa sua resenha! Bjs!
    https://leituracomigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Hanna, tudo bem?
    Adorei a resenha! Ainda não cheguei nessas histórias, acho que estão no último volume da Harper Collins, que é o que eu estou lendo. Pelo que você falou acho que vou gostar tanto quanto gosto dos outros. Sou muito fã do Sherlock e meu coração é todinho do Watson! :3

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    http://universo-invisivel.blogspot.com (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo