Amantes do Cinema | O Homem Invisível

em 05 novembro 2022

    Olá meu povo, como estamos? Depois de um bom tempo, cá estou eu tentando ressuscitar o quadro #AmantesdoCinema novamente (rsrsrs). 
   Não que não veja filmes, mas a frequência ficou bem mais baixa desde que deixei de assinar a Netflix. O que também não ajudou muito foi o fato de estar sem condições de ir ao cinema conferir os lançamentos.
   Assim, muitas vezes assisto títulos repetidos que amo, porém já foram comentados aqui e fico sem muitas novidades. 
   Entretanto, nos últimos tempos eu consegui ver um em especial, disponível nas telonas uns anos atrás, mas agora passa na TV por assinatura também (vi na FX). Dessa forma, trago (finalmente) minha opinião sobre ‘O Homem Invisível’.


Amantes do Cinema | O Homem Invisível
Foto: Divulgação




ALERTA: Contém gatilhos sobre violência doméstica e relacionamentos abusivos

 


Ficha técnica:

Filme: O Homem Invisível

Gênero: Terror/Suspense/Ficção Científica

Ano: 2020

Duração: 2h4min

País: Austrália/EUA

Classificação: +14

 


Presa numa relação violenta e controladora com um cientista brilhante, Cecilia Kass escapa na calada da noite e desaparece, escondendo-se junto com sua irmã, seu amigo de infância e a filha adolescente dele. Mas quando seu ex abusivo comete suicídio e lhe deixa uma generosa parte da fortuna, Cecilia começa a suspeitar que a morte foi forjada.

À medida que uma série de coincidências arrepiantes se tornam muito letais, ameaçando a vida daqueles que ela ama, a sanidade de Cecilia começa a enganá-la – e a moça desesperadamente tenta provar que está sendo caçada por alguém que ninguém pode ver.

 


Amantes do Cinema | O Homem Invisível

 


   Cecilia Kass é arquiteta e vive com o namorado Adrian Griffin, em uma verdadeira mansão. O rapaz é um físico brilhante, especializado em óptica e coordena projetos milionários na área. Além disso, é lindo e sedutor, o que seria uma definição perfeita para bom partido, não fosse seu comportamento manipulador e abusivo para com a companheira.
   A muito custo, a moça consegue escapar e pedir refúgio na casa da irmã mais nova e do melhor amigo. No entanto, apesar da paz momentânea e da liberdade, Cecília sente medo ao olhar para cada sombra, lembrando-se da promessa de Adrian poucos dias antes. Segundo suas palavras, ela jamais teria paz e estaria sempre ligada a ele enquanto vivessem
   No entanto, parece que o juramento não dura muito. Uns dias após a fuga da protagonista, é noticiado o falecimento de Adrian, o qual não teria suportado o sumiço da namorada e cometido suicídio.


Amantes do Cinema | O Homem Invisível
Foto: Divulgação




   Cecília agora teria paz, pois estaria longe — literalmente — de seu abusador. Porém, as coisas começam a ficar estranhas ao descobrir que ainda estaria sempre ligada ao seu ex, por ser citada em um testamento como herdeira da fortuna do cientista.
   A ideia de uma vida nova fica cada vez mais distante, pois as regras que a moça precisa cumprir para legitimar seu direito à herança desafiam sua sanidade mental. 
   Em especial quando ela afirma estar sendo perseguida pelo fantasma do ex, o qual parece não esquecer a obsessão nem depois de morto.
   Adrian teria de fato morrido? Ou seria um fantasma disposto a assombrar Cecília até o fim de seus dias? Talvez o relacionamento dela teria sido o suficiente para quebrar sua mente e ela agora estaria sofrendo alucinações?

 

Amantes do Cinema | O Homem Invisível
Foto: Divulgação



   “O Homem Invisível” é um romance clássico de Scifi, escrito por HG Wells. Publicado originalmente em 1897, ele conta a história de um jovem cientista (Griffin) que chega na pacata cidade de Iping, trazendo ideias inovadoras e um laboratório portátil. 
   No entanto, diversos crimes acontecem na cidade, os quais não teriam explicação, a não ser que o culpado fosse invisível.

O Homem Invisível | HG Wells
Foto: Divulgação




   A obra fez bastante sucesso na época, lançada tanto como narrativa no rádio, quanto impressa, em versão de romance. Embora tenha esse livro na estante, ainda não li. Porém, pelo que pesquisei, o autor caminhou pelo lado do humor e aproveitou para questionar alguns pontos da sociedade em que vivia.
   Em 1993 foi ao cinema uma adaptação do clássico, com uma história bem semelhante à versão original. 
   Além disso, o personagem é citado como um dos monstros originais, junto a personagens icônicos, como Drácula, Frankenstein e a Múmia.


Amantes do Cinema | O Homem Invisível
Foto: Divulgação




   Agora, anos depois, a adaptação ganhou uma roupagem mais tecnológica e beirando o terror psicológico. 
   Adrian Griffin deixa de ser o jovem visionário e bem humorado para se tornar um homem poderoso financeira e psicologicamente. O que tem de rico, tem também de manipulador e trata todos à sua volta como meros objetos.
   Dessa forma, tanto seu irmão mais novo quanto sua namorada são vítimas de um relacionamento tóxico, o qual parece nunca ter fim. 
   Isso porque, mesmo de longe, Adrian causa uma forte influência sobre as pessoas que diz amar (sqn), incitando suas vítimas a continuarem fazendo o que ele quer.


Amantes do Cinema | O Homem Invisível
Foto: Divulgação




   Seu momento de paz e liberdade só vem quando os detetives lhe contam sobre a morte do milionário. No entanto, coisas estranhas começam a acontecer à volta da protagonista, que podem beirar a delírios de um evento de estresse pós-traumático ou uma sexta-feira 13.
   Vendo as coisas pelo ponto de vista da moça, a dúvida permanece constante. Adrian poderia muito bem ter virado um fantasma que ainda não viu a luz (ou fogo do inferno, fica a seu critério). 
   Ou forjou sua própria morte, a fim de continuar manipulando a ex de toda forma. Ainda assim, pode ser tudo fruto de uma mente quebrada após tempos de abuso e a moça precisa de anos de terapia.
   Confesso que sou bastante medrosa em relação a fantasmas/assombrações, mas essa era uma adaptação que eu queria muito ver, por se tratar de um clássico repaginado.
   Apesar de saber das inúmeras diferenças, eu gostei dessa pegada mais sombria e com um suspense intrigante. A atriz que interpreta o papel da protagonista é a mesma que trabalhou em ‘O Conto da Aia’ e eu estava curiosa para saber como se sairia em um filme desse tipo.
   Achei que ela mandou bem no papel e cumpriu o objetivo de manter a dúvida no ar. Porém, minha animação foi até a página 2. 

Amantes do Cinema | O Homem Invisível
Foto: Divulgação




   Fiquei o filme todo sem saber se ela estava delirando ou de fato sendo assombrada. Me vi imersa na trama e sofri junto com a personagem em diversos momentos. Aliás, acho que toda pessoa que já passou por um relacionamento abusivo vai se compadecer da moça e entender pelo que ela passou.
  Cecília está plenamente convencida de que Adrian ainda a persegue, mesmo que não tenha provas para tal. 
   Além disso, a forma como conta a história é tão fantasiosa, que é mais fácil encaminhar a moça para um psiquiatra do que dar crédito ao que ela diz.
   Disposta a provar que não está perdendo sua sanidade, Cecília toma algumas atitudes que teriam dado mais certo se tivessem sido melhor desenvolvidas. 
   O mistério central permanece por um bom tempo e promete revelações surpreendentes. Porém, a maneira como isso é feito chega a ser decepcionante e previsível. 
   O detetive responsável pelo caso é um banana e parece que só vai à delegacia mesmo para bater ponto. 
   Além disso, me admira que ele seja o melhor amigo da vítima e ninguém afastou o cara da investigação, por conta da parcialidade e envolvimento emocional.
   E precisam também dar umas aulas de CSI para esse povo, porque parece que hierarquia não existe e a cena do crime é casa da mãe joana. 
   Todo mundo faz o que quer e não tem uma alma viva para demonstrar autoridade policial de maneira decente.
   Cecília, por sua vez, pode ser uma vítima traumatizada e com sanidade testada. Exatamente por isso, eu esperava uma mulher mais cautelosa e tentando ser racional, mas faz todas as besteiras possíveis, típicas de um filme de terror e deve ter alguma imunidade a fantasmas, porque sai do perigo sem um arranhão.
   Ainda, se mete em lugares onde não foi convidada (em assuntos também) e ninguém impede essa criatura. Teria perdoado se ela soubesse o que estava fazendo, mas só me deixou nervosa e confirmou que os policiais dessa história precisam urgentemente de um curso de reciclagem.
   O desfecho amarra as pontas de maneira crível e mantém o clima de dúvida do filme todo. O que teria sido ótimo, se eu já não estivesse com raiva da protagonista e dos detetives. 
   Além disso, por mais aberto que fosse, senti falta de certas resoluções ao longo da trama, as quais foram simplesmente esquecidas. Uma pena, pois a ideia era boa, só foi mal desenvolvida.
   Em resumo, é um filme bom para passar o tempo, mas se procura algo mais assustador, recomendo outro filme.






   Já viram esse filme? E o livro 'O Homem Invisível', já leram? Me contem nos comentários. 















Obs.: Texto revisado por Emerson Silva

8 comentários:

  1. Oi Hanna! Eu também não tenho visto tantos filmes como antes da pandemia. Eu ia no cinema toda semana, mas agora é raro. Ultimamente vejo mais animes. Eu vi esta história em uma versão mais antiga e gostei da trama, essa nova ainda não conferi.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super te entendo, Cida. Ir ao cinema se tornou mais caro de uns tempos para cá, né? Eu quero ver a versão antiga ainda.

      Excluir
  2. Oi Hanna,
    Eu assisti esse filme no cinema e até comentei sobre ele lá no blog. Eu gostei bastante por que o filme também coloca a sanidade do espectador à prova, a gente fica se perguntando o que realmente aconteceu. Mas também, nunca esperei me assustar com ele, como suspense psicológico acho que ele cumpre bem seu papel.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, que legal1 =) Sim, concordo contigo, ele funciona muito bem como suspense psicológico.

      Excluir
  3. Olá, senti a tensão só de ler sobre o filme. Ainda não conhecia o livro, com certeza veria.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Ele realmente é intrigante, recomendo. E o livro, espero que possa ler também um dia. =)

      Excluir
  4. Confesso que o enredo não me prendeu tanto.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo