Inspirações Literárias | TBR de Outubro (2022)

em 04 outubro 2022

    Olá meu povo, como estamos? Chegamos ao últimos mês mais marcante e assombroso do ano, dependendo de em qual Hemisfério você more (rsrsrs).
    Agora começam a pipocar dicas de livros, séries e filmes com o tema de terror/horror, para entrarmos no clima da época. Com isso, resolvi não fazer uma indicação de livros, mas mostrar minha TBR para o mês de outubro. 


Inspirações Literárias | TBR de Outubro (2022)
Foto: Creative Commons/Pixabay


   



1. O Corvo e Contos Extraordinários (Edgar Allan Poe)


Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna





O Corvo e contos extraordinários é uma seleção dos textos mais expressivos do autor considerado o mestre do mistério e procura mostrar o gênio criativo de um dos mais conhecidos escritores americanos. Além dos contos, este volume também traz a tradução do poema O Corvo feita por Fernando Pessoa.


   Esse é o único de horror da lista. Tenho esse livro há um tempo na estante e coloquei para votação na lista do 12 Livros de 2022. Confesso que não sei o que esperar em relação a esse livro. 


2.  Sangue Abaixo de Zero (Org. Carol Oliveira e Raíssa Arenhardt)


Abaixo de Zero |Carol Oliveira e Raíssa Arenhardt
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




Sangue Abaixo de Zero, antologia de contos de terror/horror, traz 12 (doze) histórias em cenários com temperaturas negativas onde os personagens sofrem com o frio intenso, com pitadas de realismo mágico, muito suspense e desespero, em suma, contos terrivelmente sombrios, absurdamente assustadores. Na seleção dos contos, valorizou-se a boa construção dos cenários onde o gelo e/ou a neve imperam, além da capacidade de incluir as consequências do frio ou congelamento no comportamento dos personagens. Afinal de contas, é sabido que situações de frio extremo – os capilares chegam a congelar, microcristais de gelo podem formar-se em seu interior –, trazem calafrios, euforia, confusão mental, um comportamento semelhante a uma intoxicação, e, à medida que a temperatura central continua a cair, letargia, astenia muscular, comportamento combativo, desorientação, alucinações, depressão etc. Um livro para ser lido e depois escondido na geladeira.


   Esse também estava há um tempo na estante, quando comprei no estande da editora na Primavera Literária de 2019. É uma antologia só de terror/horro, que fiquei bem curiosa na época, mas acabou caindo no esquecimento. Acho que agora é uma boa época para desencalhar esse bendito, haha. 


3. Coraline (Neil Gaiman)


Coraline | Neil Gaiman
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar.

Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente... em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil ― e assustador ― do que imaginava.


   Essa edição linda está na estante desde o ano passado. Acho que é o terror mais "tranquilo" de ler, já que é voltado para o público infantil. Como conheço a trama pela animação, acho que não ficarei com muito medo do escuro (espero, pelo menos).


4. O Lago Negro (Juliana Daglio)


O Lago Negro | Juliana Daglio
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



Verônica Cattani está escrevendo seu primeiro livro. Seguindo os passos de seu pai, o falecido Andréas Cattani, seu principal objetivo é dar vida a histórias reais em forma de fantasia. Mas, antes, ela precisa cair nas graças de Carlos Velásquez, o antigo mentor de Andréas e atual professor na Universidade de Lagoana, onde agora ela estuda.
Na tentativa de escrever seu enredo maluco e chamar atenção de Velásquez a jovem não percebe estar acordando demônios antigos, espíritos malignos que viviam no fundo das águas de um lago escuro. Agora, realidade e fantasia se misturam. É impossível discernir quem são pessoas reais e quem são seus personagens. Quem irá tirar Verônica das teias de sua própria loucura?


   Todos os livros dessa autora são de terror num estilo que tenho pavor. Mas lendo a sinopse desse no catálogo do Kindle Unlimited, vi que transita bem entre o sobrenatural e o suspense. Então resolvi dar uma chance e ver se gosto. 


5. O Caso da Mariposa Negra (Marcos Martins)


O Caso da Mariposa Negra | Marcos Martins
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




Reza a lenda que, se uma mariposa negra entrar em sua casa durante a noite, algo de muito inusitado e quiçá obscuro estará prestes a lhe acontecer... No cotidiano da vida dos estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mais conhecida como Rural do Rio, um crime bárbaro fará com que a paz daquele local saia completamente dos eixos da normalidade. Na tentativa de conter o escândalo iminente, seja pela preservação da imagem institucional seja por interesse próprio, Elizabeth, ou Beth para os íntimos, a vice-reitora, será o grande pivô no decorrer dos demais crimes que vão, em série, acontecer por ali. Nesse ínterim, um grupo de estudantes moradores do alojamento masculino da Universidade, as "monas do aloja", encabeçadas por Valério, darão o mote para desvendar, em união fraternal, a identidade do tão temido serial killer. Repleto de enigmas, estratagemas, ocultismo, críticas e, é claro, uma boa dose de humor com muita irreverência, a trama fantasticamente sofrerá várias reviravoltas no decurso de sua trajetória, fisgando o leitor até a última palavra do narrador - ou seriam narradores? Mais um enigma que só será desvendado pela leitura desta deliciosa e interessantíssima obra, que se divide em dois "Tempos-Espaços" complementares, e que serão responsáveis por deixá-lo boquiaberto ao final.


   Esse também é um suspense nacional, que peguei no Kindle Unlimited, após ser influenciada por uma resenha no Instagram. Espero que seja uma boa leitura. 


6. Bem Atrás de Você (Lisa Gardner)


Bem Atrás de Você | Lisa Gardner
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



Após uma tragédia que o separou por oito anos de sua irmã mais nova, Sharlah, o jovem Telly ressurge como o principal suspeito de uma onda de assassinatos.
Só uma pessoa é capaz de desenhar o perfil do criminoso: o hábil ex-agente do FBI Pierce Quincy, que é convocado para colaborar no caso. Mas seu envolvimento como pai adotivo de Sharlah pode obscurecer sua linha de raciocínio ou levá-lo para um emaranhado de pistas desconexas, mostrando que o caso pode ir muito além do que parece ser.



   Esse eu "roubei" um pouco, pois é uma leitura que já comecei no mês passado, pelo @clube.lendo.com.os.morcegos. Como ainda estou em 24%, pretendo terminar agora em outubro. E como é um suspense, acho que também se encaixa na lista. 






   Confesso que não sou muito de fazer TBR's, pois dificilmente eu cumpro. Mas dessa vez farei o teste e veremos o resultado no final do mês (rsrsrs). 
    E vocês, fazem TBR ou preferem seguir no modo "deixa a vida me levar"? E já leram algum desses livros? Me contem aí! 






4 comentários:

  1. Oi, Hanna. Tudo bem? Destes aí eu li O LAGO NEGRO DE JULIANA DAGLIO, CORALINE DE NEIL GAINMAN e O CORVO DE POE. Eu curti as três obras. As demais eu não li. Espero que você goste destes livros, embora não seja sua zona de conforto, né? Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem fora da minha zona de conforto, mas estou gostando da experiência, haha. Veremos se continuarei assim até o final do mês.

      Excluir
  2. Oi Hanna, tudo bem?
    Ah, eu sou mais do estilo 'deixa a vida me levar'. Senão acabo empacando nas leituras. Da sua lista só li Coraline. Eu gosto bem de uma história de terror. Vou anotar alguns títulos para ler depois.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    http://universo-invisivel.blogspot.com (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é se sentir bem com as leituras, né? Estou com expectativas sobre todos eles, hehe.

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo