Projeto 52 Semanas: 43/52

em 29 outubro 2017

  Olá meu povo, como estamos? Essa semana nós teremos uma data amada por muita gente, dia 31/10 será o dia das bruxas, no mundo conhecido como Halloween. Na literatura, é claro que esse tema está mais do que presente e, para nosso tema do Projeto 52 Semanas, teremos os clássicos do terror, como uma inspiração nessa data, seja para ler, ou ver procurar por filmes e séries a respeito.

Projeto 52 semanas



  Vem ver! 😉



   Ao contrário do que você pensa, com os filmes mais recentes que tem por aí, com vampiros se apaixonando por humanos e blá blá blá, os clássicos mesmo são de terror, que te deixam com medo até de dormir de noite. Mas para este post em especial, farei um apanhado com os clássicos que passaram por gerações, e alguns mais novos, que também valem a pena serem lidos...


1. Drácula

Drácula
Creative Commons
"De um lado o conde Drácula, o mais famoso vampiro da literatura, e sua legião crescente de mortos-vivos. De outro, um grupo unido e decidido a caçá-lo: Jonathan e Mina Harker, o médico holandês van Helsing e seus amigos."

   Não tem como falar dos clássicos do terror e não mencionar o vampiro mais famoso de todos os tempos. Com n adaptações em filmes, séries e peças de teatro, até hoje se fala sobre esse vampiro sedutor e suas três noivas, doidos para dominar o mundo com sua sede de sangue. A Zahar não esqueceu desse ícone do terror e fez uma edição em capa dura, ilustrada e comentada, que nem preciso dizer que está na minha lista de desejos literários faz é tempo! 😍
 


2. Frankenstein


Frankenstein
Creative Commons


"Victor é um cientista que dedica a juventude e a saúde para descobrir como reanimar tecidos mortos e gerar vida artificialmente. O resultado de sua experiência, um monstro que o próprio Frankenstein considera uma aberração, ganha consciência, vontade, desejo, medo. Criador e criatura se enfrentam: são opostos e, de certa forma, iguais. Humanos! Eis a força descomunal de um grande texto."

   O ser mais incompreendido de todos os tempos... Será que ele era um monstro? Ou o monstro na realidade foi quem o criou? Um clássico que também esteve nas telinhas e nas telonas, até em desenhos animados com uma versão "fofinha", na realidade é um drama bem triste...


3. Sonho febril


Sonho febril
Creative Commons

"
Uma reinvenção original e fascinante das histórias de vampiros pelas mãos do mestre da fantasia moderna George R.R. Martin. Quando o falido capitão Abner Marsh recebe uma oferta de sociedade de um rico e sinistro aristocrata chamado Joshua York, ele até chega a desconfiar que algo está errado. Mas nada que a possibilidade de receber milhares de dólares em ouro e construir o barco dos seus sonhos não possa fazê-lo mudar de ideia. Assim surge o Sonho do Fevre, o melhor e mais potente barco de todo o Mississipi. Uma embarcação magnífica que, ao navegar pelo rio, vai deixando pelo caminho uma coleção de histórias sombrias. Movido pela força do vapor, o Sonho do capitão pode se transformar no maior pesadelo da humanidade."

  Nessa vibe de vampiros e afins, Sonho febril é uma versão mais moderna, do tio Martin, inclusive tem resenha dele aqui no Mundinho. Depois de tanto romantizarem os vampiros nos últimos anos, eis que nosso tio querido resolve voltar com aquele medo clássico, inspirado em Drácula. Eu, particularmente, curti muito essa leitura.


4. Crônicas vampirescas

Anne Rice
Creative Commons

   Seria uma falha enorme da minha parte se eu não falasse dos vampiros que me fizeram me apaixonar por esse mundo obscuro dos bebedores de sangue. Anne Rice tem uma escrita um tanto detalhista e seus vampiros são um pouco diferentes dos que são vistos em Drácula. No entanto, são ótimas opções para ler nessa época do ano, principalmente se você curte vampiros. 


  E essas foram minhas indicações de hoje. Já conhecem alguns desses livros? Já leram? Me contem aí! E não deixem de conferir o que a Fer preparou lá no Prateleiras!
  Até mais! 😊




4 comentários:

  1. Olá Hanna!
    Adorei seu post :)
    Eu amo Entrevista com o Vampiro e minha meta é conseguir ler todos os livros das Crônicas Vampirescas, adorei a escrita da Anne Rice.
    Gosto muito de Drácula e releria Frankenstein!

    Estamos com um Especial da Halloween no Books até 31/10 :)
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fico muito feliz quando encontro outra pessoa que é fã de Anne Rice! =) Acho que depois de Drácula, as Crônicas Vampirescas são as melhores histórias de vampiros já publicadas! =)
      Pode deixar que vou passar lá! =)
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Olá Hanna
    Ameeeei o post na vibe do Halloween!
    Gosto dessa literatura fantástica.
    Anne Rice manda mesmo super bem.
    Drácula um clássico atemporal.
    Querido Frank, concordo com você, tem uma história triste siiiiim, porque apesar do plot "sci quer trazer de volta a vida" há humanidade e coração partido por trás de sua motivação.
    Gosto de quase todas as adaptações e reinvenções do gênero.
    Não conhecia Sonho febril, vou colocar na minha lista dos desejados.
    Excelente semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo