Projeto 52 Semanas: 41/52

em 15 outubro 2017

  Olá meu povo, como estamos? Essa semana, especialmente hoje, comemoramos o dia do professor, essa profissão tão especial e fundamental para a formação de todas as outras profissões (embora seja tão mal valorizada por aqui... 😕)
   Mas, como professora (sim, sou professora de Biologia), não podemos perder as esperanças de que um dia tudo irá melhorar... 😃 E... para representar esse dia tão especial na vida de muita gente, o 52 Semanas de hoje é uma homenagem aos mestres de nossa vida, que nos fizeram ser os adultos que somos hoje em dia. E os professores estão em todos os cenários, seja livros, filmes, séries, novelas... 

Projeto 52 Semanas


  Aqui selecionamos alguns livros que falam sobre professores em situações semelhantes a que passamos na escola, ou para nos deixar inspirados. Vem ver! 😉




 1. Uma professora fora de série - Esmé Raji Codell

Uma professora fora de série
Creative Commons

   Aos 24 anos, Esmé Raji Codell enfrenta o desafio de lecionar para crianças pobres e negras numa escola pública de Chicago, vivendo problemas bem semelhantes aos dos professores brasileiros. Impetuosa e exuberante, ela não se intimida com a burocracia do sistema educacional, a falta de recursos, o marasmo dos colegas de profissão e a violência dentro e fora da sala de aula. Com sua criatividade, ela transforma o ambiente de sua turma, estimula as crianças a aprender e cria atividades memoráveis como a "máquina do tempo", onde todos experimentam pela primeira vez a magia da leitura. Ela é um exemplo de como, com amor e dedicação, um professor pode mudar as vidas de seus alunos para sempre.


2. O mistério da professora Julieta - Socorro Aciolli

O mistério da professora Julieta
Creative Commons
   A pequena cidade de Cajueiro estava condenada. A escola municipal fechara as portas depois que as professoras pediram demissão, aterrorizadas com os ataques de um ser misterioso conhecido como o Terror das professoras. Quando tudo parecia perdido, surge uma candidata disposta a encarar o desafio do emprego: a professora Julieta Stark. Dentre todos os seus segredos, o mais intrigante era uma assustadora mala preta. Quando alguém perguntou à professora o que havia dentro da mala, ela respondeu que era um vírus sem cura. E era verdade. Aquela mala contaminou para sempre a vida dos moradores de Cajueiro. O poder desse vírus é impressionante, atravessa as páginas do livro e entra para sempre na vida dos leitores. Portanto, se você está com esse livro em mãos, certamente é porque já foi contaminado pelo vírus da Professora Julieta. Sua vida nunca mais será a mesma.


3.  O guarda-chuva da professora -  Januária Cristina Alves

O guarda chuva da professora
Creative commons
   Uma das histórias de As mil e uma noites fala de dois homens que disputavam a posse de uma certa bolsa. E tanto brigaram que foram parar diante de um juiz. O juiz ordenou que cada um dissesse o que havia dentro da bolsa. Quem acertasse ganharia a causa. E os dois litigantes se puseram a enumerar o conteúdo da bolsa, cada qual querendo impressionar mais o juiz. Um falou em caravanas inteiras, tendas, vinhedos... O outro, em rebanhos, aldeias, homens e bichos e outras coisas mais. Bolsa bem mágica aquela!... Tudo mentira!
   O guarda-chuva multicolorido, grande e molhado da professora, encostado num canto da sala de aula, é muito melhor do que a tal bolsa.
Melhor porque, maior por dentro do que por fora, e porque nele cabem muito mais coisas e coisas muito mais bonitas. E ainda mais mágicas, porque não são fruto da mentira e sim da imaginação, da alegria e da ternura.
   E tão bem contadas na linguagem breve, leve e poética de Januária Cristina Alves. E igualmente bem "materializadas" nas ilustrações "espaçosas" e eufóricas de César Landucci, multicoloridas como o próprio guarda-chuva da professora, sob o qual "cabem as histórias verdadeiras e as inventadas, as que têm letras e as que não têm... e o mundo inteiro, ida e volta!".



4. Fala sério, Professor! - Thalita Rebouças

Fala sério, professor!
Creative commons
   Como será que a Maria de Lourdes, ou, Malu, se relacionou com seus professores do colégio, da academia, do curso de inglês, de shiatsu, teatro, os particulares, os gatos, os durões, os que amavam ser durões, os amigos, o meio doido, o que não ria, o que não perdoava cola. Chegou a hora de revirarmos juntos o baú da trajetória da moça como aluna, narrada em crônicas pra lá de bem-humoradas que acompanham sua vida dos 3 aos 22 anos. É ela mesma, a Malu, a filha da Angela Cristina, aquela que nos mostrou sua divertida e conflituosa relação com a figura materna em Fala sério, mãe! Mas a mãe não foi a única responsável pela tarefa de educá-la. E nem a única com quem ela teve conflitos enquanto crescia. Com alegria e bom humor, marcas registradas da autora, o livro promete boas gargalhadas e momentos da mais pura diversão. 


5. Uma professora muito maluquinha - Ziraldo

Uma professora muito maluquinha
Creative Commons
   Linda, amável e cheia de idéias novas para manter a classe animada, a professora do interior é mais uma das geniais personagens "maluquinhas" do escritor e cartunista Ziraldo, numa história divertida e sensível.
   E aí, já conheciam algum desses livros? Já leram? Me contem aí! 😃 E não esqueçam também de passar no blog parceiro desse projeto, o Prateleiras da Fê! Até mais! 😉



4 comentários:

  1. Uma Professora Muito Maluquinha marcou muito a minha infância, porque na 2ª série a gente tinha uma professora que era assim, todas as meninas queria ser igual à ela e todos os meninos queriam casar com ela, saudades dessa Diva <#

    Peixinhos na bochecha!
    Talo de Maçã
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahhahaha Sempre temos uma professora que marca nossa vida e nos dá um bom exemplo, né Gabbe? =)
      Que bom que gostou do post e obrigada pela visita! =)

      Excluir
  2. Olá Hanna
    Oooowwnn que post amorzinho.
    Desses só conhecia Uma professora muito maluquinha que por sinal ameeeei de paixão 😁😁
    Fiquei instigada com O mistério da professora Julieta, vou levar a indicação para minha lista dos desejados.

    Siiiiim concordo com você, professor é a profissão que ensina todas as outras, infelizmente em nosso país não é suficientemente valorizado, mas devemos ter esperança em dias que o "desgoverno" entenda que só com essa valorização teremos alunos cidadãos conscientes e aptos a escolherem um país mais justo.
    Atrasada mas de coração: parabéns pelo seu dia viu!!!!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranatede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos parabéns Lulli! E realmente estamos muito desvalorizados nos últimos tempos, mas a esperança de um mundo melhor não pode morrer, né?
      Bjks e obrigada pela visita! =)

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo