Inspirações Literárias | Como Manter uma Rotina de Leitura?

em 18 abril 2023

    Olá meu povo, como estamos? Como nossa rotina diária corrida, cheia de compromissos e coisas a serem resolvidas, às vezes é complicado dar conta de manter a leitura em dia. Isso porque temos a ilusão de que, para ler, temos que estar sempre em condições ótimas, as quais incluem um dia de folga, o que nem sempre é possível. 



Inspirações Literárias | Como Manter uma Rotina de Leitura?
Foto: Creative Commons/Pixabay





     Mas com pequenos ajustes em nossa correria do dia-a-dia é possível ter o hábito literário sempre atualizado e incluso em nossos afazeres, sem se tornar cansativo. Hoje eu trarei algumas dicas de como isso pode acontecer. 



Inspirações Literárias | Como Manter uma Rotina de Leitura?






1. Separe 30 minutos do seu dia para ler 




Inspirações Literárias | Como Manter uma Rotina de Leitura?
Foto: Creative Commons/Pixabay






    Eu sei, não é muito tempo para se dedicar à leitura. E, provavelmente, você está se perguntando onde vai arranjar meia hora para ler, se tem tanta coisa para fazer. Mas sabe aquele tempo esperando uma consulta no médico? Ou mesmo o tempo que leva no metro/trem voltando para casa (contanto que você não enjoe focando a vista na leitura com o movimento do transporte)? Ou o tempo que você leva mexendo nas redes sociais e nem se dá conta de que o tempo passou? 
   Pois é, que tal aproveitar esses intervalos para colocar a leitura em dia? Você nem imagina o quanto pode fazer diferença no fim do mês com essa prática. 😉 



2. Tenha um livro sempre com você




Inspirações Literárias | Como Manter uma Rotina de Leitura?
Foto: Creative Commons/Pixabay






   Essa é um tanto óbvia, mas até complementa a primeira dica. Se você mantiver um livro sempre ao seu alcance, pode aproveitar o tempo disponível para ler algumas páginas. Isso sem contar que, muitas vezes, é um escape para o estresse do dia-a-dia (rsrsrs). 
   Hoje em dia existem diversos formatos de aplicativos e dispositivos de leitura. Assim, se não tiver como levar um livro físico na bolsa com você, por conta do peso ou espaço, experimente os e-books ou audiobooks. Esse é um bom recurso na minha rotina, especialmente por carregar bastante coisa na mochila. 
   Além disso, eu evito levar exemplares físicos para a rua, para não estragar a capa. Então o kindle me foi um ótimo investimento para manter as leituras em dia, mesmo sem estar em casa (apesar que uso ele até em casa mesmo, pois tenho a impressão de que a leitura flui mais rápido, rsrs). Mas se você não puder comprar um leitor digital no momento, não se preocupe. Você pode fazer o teste com o aplicativo do kindle (gratuito), assim como outros concorrentes que funcionam no celular e dá até para configurar e não se incomodar com o brilho da tela enquanto lê. 


3. Mantenha suas anotações em dia




Inspirações Literárias | Como Manter uma Rotina de Leitura?
Foto: Creative Commons/Pixabay





   Sim, isso mesmo que você leu: anotar suas leituras. Pode parecer estranho, mas é um ótimo recurso para quando temos muitas atribuições (e até mais de uma leitura ao mesmo tempo) e queremos saber em que pé estamos da leitura depois.  
   E não precisa muito para fazer isso. Você pode usar no que tiver ao seu alcance: uma caderneta, o bloco de notas do telefone, até mesmo o aplicativo do Skoob tem como você registrar o histórico de leituras e fazer suas anotações. 
    Além de estimular a memória, o exercício de escrita ajuda a fixar mais a história em sua mente e você pode ter uma experiência de imersão mais positiva. Eu também achava que não fazia diferença, até ganhar um diário de leitura e começar a usar os recursos dele. 
   Atualmente, mantenho ele escrito e o app do do Skoob para atualizar minhas leituras e tem sido um ótimo adianto. Ainda mais com tantas leituras coletivas e de parcerias que preciso dar conta durante o mês. 


4. Não tenha medo de marcar seus trechos favoritos



Inspirações Literárias | Como Manter uma Rotina de Leitura?
Foto: Creative Commons/Pixabay






    Quando começamos a ler, sempre tem um trecho que nos marca de alguma forma e queremos manter ele sempre ao alcance, para ler depois. Muitos app's de leitura tem o recurso de grifar um trecho e depois exportar o documento para ficar na nuvem. 
    Mas no livro físico já é um tanto complicado. Há quem use e abuse de marcadores coloridos para isso. Porém não é todo mundo que se adapta ao ver o exemplar todo rabiscado. Se, assim como eu, você não curte escrever nas seus livros, experimente usar post-it's coloridos (uso e amo!), ou mesmo aproveitar suas anotações para grifar os trechos que mais gostou. Isso pode te ajudar até a se lembrar em qual parte da história parou, caso precise interromper a leitura e recomeçar no dia seguinte. 


5. Mantenha-se hidratad(x) e não se cobre




Inspirações Literárias | Como Manter uma Rotina de Leitura?
Foto: Creative Commons/Pixabay





   Mas o que isso tem a ver com uma rotina de leitura? Tudo! Primeiro que beber água ajuda seu corpo a funcionar melhor, o que inclui seu cérebro e sua memória. Assim, sua rotina de leitura será muito mais promissora, além de ter a saúde em dia, 😉. 
   E, caso você não consiga colocar todas as dicas em prática de uma vez, não se repreenda por isso. Leitura é um hábito. Assim como qualquer coisa nova (ou que você esteja tentando retomar) leva tempo para ser inclusa em sua rotina diária. 
  Então vá devagar e experimente uma de cada vez até se sentir mais confiante para adicionar mais uma dica. Quando perceber, já estará com sua rotina literária atualizada, sem esforço e nem estresse (o que é ainda melhor). Afinal, ler tem que ser prazeroso, não uma obrigação, combinado? 😉


   Se vocês gostaram desse formato de post, não esqueçam de conferir outras dicas que deixei um tempo atrás, mas que ainda são válidas: 






   E aí, o que acharam desses dicas? Como anda sua rotina de leitura? Me contem nos comentários! 




  

10 comentários:

  1. Oi
    eu sempre procuro ler ao menos 10 páginas quando eu chego da academia, mas sempre levo pro serviço meu kindle e na maioria das vezes no horário do almoço acabo lendo um pouco também já que almoço na empresa pra polpar tempo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ótimas táticas, Denise. Assim dá para colocar a leitura em dia sem muito esforço, =)

      Excluir
  2. Oi Hanna! Não fico sem um livro por perto, se tenho um tempinho, já leio. Eu reservo sempre um tempo do dia para ler, é meu vicio diário. Ótimas dicas.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, vou começar a segui-las, pois eu cai em uma ressaca literária e não estou achando nenhum livro que me prenda ultimamente.
    Beijos,
    www.sabrinasantosp.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, pois então faça e depois volte para contar se deram certo? ^^

      Excluir
  4. Oii Hanna,
    Amei as dicas, e super concordo com todas!!!
    Confesso que ultimamente minha rotina de leitura está meio aleatória, mas estou deixando ela livre para fluir do jeito que ela quiser hahaha

    Beijos,
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Excelentes dicas! As vezes bate uma preguicinha, mas é importante ter essas possibilidades em mente pra poder manter o ritmo

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo