Inspirações Literárias | 5 Formas de Aplicar o Hygge na Leitura

em 08 abril 2023

    Olá meu povo, como estamos? Recentemente eu li um livro, 'O Pequeno Café de Copenhague', que me deixou bastante curiosa pelo conceito de hygge. E eu gostei tanto, que pensei que poderia ser aplicado na leitura também, afinal, nada melhor do que ler se sentindo confortável, né? Se você também gosta dessas dicas, leia esse post e confira algumas dicas para tornar seu momento de leitura mais prazeroso.  


Inspirações Literárias | Hygge na Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay






   Bom, para começo de conversa, se você está chegando agora e não sabe do que estou falando, deixa eu te explicar de forma breve o que é hygge:

Hygge muitas vezes é traduzido como "acolhedor" ou "aconchego". Mas os entendidos dizem que hygge é muito mais do que isso: é uma atitude perante a vida, que ajudou a Dinamarca a superar a Suíça e a Islândia no ranking global de felicidade. [Fonte]

   


    Ou mesmo:


"Para mim, hygge tem a ver com ser bom consigo mesmo: se permitir passar um tempo agradável, não se castigar ou se negar nada". [Hellen Russel] 


    Falando de uma maneira mais simples, é o ato de tornar sua casa mais acolhedora e aconchegante. Para tal, podemos usar e abusar de itens que nos tragam essas sensações. O problema é que muitas vezes ter uma casa assim sai caro, especialmente quando olhamos decorações do estilo. 
    Mas, independente do seu poder aquisitivo, é possível aplicar o hygge em sua casa, de uma maneira bem prática (como eu já venho fazendo há uns dias aqui em casa). Para leitura é bem possível de fazer isso também, até porque o principal você já terá: um livro e um canto da sua casa em que se sinta bem. 
   Além disso, algumas coisas que falarei aqui podem lhe ser bastante familiares, já que provavelmente você tenha visto em algum vlog de leitura na internet. Eu nunca tinha feito isso, confesso. Mas pretendo começar a fazer em breve, conforme for conseguindo montar um cantinho de leitura mais aconchegante aqui em casa. E vamos às dicas: 


1. Tenha uma bebida ou comidinha gostosa ao seu lado





Inspirações Literárias | 5 Formas de Aplicar o Hygge na Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay






   Ok, ok. Sei que muita gente não gosta de fazer isso, com medo de estragar os livros. Especialmente se for um exemplar físico. Mas às vezes a própria obra que estamos lendo tem uma vibe de guloseimas (como chocolate ou café, por exemplo). 
   E não sei vocês, mas comigo, me dá logo vontade de comer o que está sendo descrito na história (rsrsrs). Assim, que tal se agradar um pouco, preparando uma gulodice que você mais gosta (claro, deixando ao seu alcance, mas a uma distância segura do livro), para se deliciar enquanto viaja pelas páginas?


2. Cheirinhos agradáveis





Inspirações Literárias | 5 Formas de Aplicar o Hygge na Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay








   Sabe quando você entra em um lugar que tem um cheirinho tão agradável, que não te dá mais vontade de sair? Que tal trazer isso para seu local de leitura? 
   Pode ser uma vela aromática, difusor/aromatizador de ambiente, ou mesmo um perfume que você gosta. Cheiros nos deixam mais confortáveis e tendemos a nos concentrar mais, dependendo do que seja escolhido. 
   Existem muitas opções no mercado atualmente, que cabem em todos os bolsos e gostos. Aproveite para experimentar o que mais te agrada (e claro, que ataque menos a sua alergia, fica a dica). 


3. Aposte no conforto




Inspirações Literárias | 5 Formas de Aplicar o Hygge na Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay






    Pode parecer bobeira, mas sabe que muitas vezes sua leitura não flui por que você não está em sua zona de conforto? Pois é. Nós temos uma rotina corrida e pode ser que seu único momento de leitura seja uns minutinhos na fila do ônibus. 
   Mas que tal levar um livro mais leve na bolsa, que seja mais fácil de manusear, ou mesmo apostar em uma leitura em outro formato (digital ou audiobook), para garantir que você fique mais confortável e tranquilx enquanto curte sua leitura? 
    E se estiver em casa, que tal tornar seu cantinho de leitura mais aconchegante? Com umas almofadas a mais, uma mantinha e meias (se estiver frio), ou perto da janela em dias mais quentes. Não importa a temperatura do dia, sempre é possível tornar seu momento de leitura mais agradável. 


4. Playlist de concentração





Inspirações Literárias | 5 Formas de Aplicar o Hygge na Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay







   Se você, assim como eu, não gosta de música enquanto lê, sabia que existe uma forma de contornar isso? Músicas instrumentais e clássicas são ótimas para te ajudar na imersão de leitura. Usei diversas vezes enquanto precisava estudar o material para escrever minha tese e de fato funciona. 
   A dica é pesquisar com calma e ir testando a forma que você mais se adapta. Por exemplo, eu só me concentro música se estiver ouvindo Vivaldi. Pode parecer metido e erudito demais da minha parte, eu sei. Mas me sinto muito bem e confortável ouvindo 'As Quatro Estações' e, se pudesse, deixaria tocando em loop infinito enquanto leio meus livros e escrevo as resenhas do blog. 
   Veja uma que você também se sinta bem e experimente colocar no momento de sua leitura. Vai que dá certo? 😉   



5. Iluminação



Inspirações Literárias | 5 Formas de Aplicar o Hygge na Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay







   Não tem nada pior do que você querer ler e ter que forçar a vista para entender o que está escrito na página. Hoje em dia existem diversos tipos de luminárias, algumas próprias para leitura, inclusive, que podem te ajudar a deixar o ambiente mais iluminado e deixar sua experiência literária mais agradável. 
   Particularmente, prefiro as que tem a lâmpada mais amarelada, que não incomodam minha visão e ainda posso ver o que estou lendo (rsrsrs).





   E aí, o que acharam das dicas? Tem mais alguma para tornar esse momento mais aconchegante e prazeroso? E já conheciam o hygge? Me contem aí, vamos conversar. 






10 comentários:

  1. Adorei as dicas e vou começar a aplicá-las no meu dia a dia!!
    Beijos,
    Www.sabrinasantosp.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Fico feliz e espero que dê bons resultados! Depois volta e conta se funcionou? =)

      Excluir
  2. Oi Hanna! Eu acho essencial meu cantinho de casa para ler com conforto, de preferencia bem aquecida em uma coberta e claro, com boa iluminação. Eu não vejo a hora de ler o livro que menciona no post. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, depois desse livro e de pesquisar mais a respeito do termo, vejo o quanto devemos ter um cantinho mais confortável em casa, sabe? E o livro que mencionei é o post anterior a esse, ;)

      Excluir
  3. Adorei o conceito e acho que quanto mais acolhedor e bonito o ambiente, mais dá gosto de estar nele e fazer atividades.
    Eu gosto de ler deitada. Achei as dicas ótimas e de perfumar o ambiente me chamou atenção.

    beijos
    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, viu? Cada vez mais estou buscando manter o meu cantinho mais aconchegante, arejado e perfumado. Que bom que gostou das dicas, S2.

      Excluir
  4. Hey Hanna, tudo bem?
    Não conhecia esse conceito, mas de certa forma gostei de saber que eu já o aplicava por aqui na hora de ler!
    Como o bom filho a casa torna, estou de volta para o mundo blogger e te convido a conhecer meu novo cantinho.
    Espero que tenha uma ótima semana!
    Meu blog é feat. Thamis (só clicar no link).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, às vezes a gente já faz certas coisas pelo nosso conforto e nem sabe que tem termo para isso, haha. Seja bem vinda de volta ao mundo dos blogs e sinta-se em casa aqui no Mundinho, viu? ^^

      Excluir
  5. Oii Hanna,
    Não conhecia esse conceito, mas agora fiquei super curiosa pra ler o livro e entrar nessa vibe também.
    Gosto muito da ideia do "slow living" e achei os conceitos super próximos, essa ideia de viver e aproveitar o momento e os detalhes me agrada demais.

    Beijos,
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda, que bom que gostou, ^^. O livro já tem até resenha por aqui. É só conferir o post anterior a esse, hehe. E sim, a gente fica muito acelerado no dia-a-dia e nem se dá conta do quanto isso pode ser prejudicial para a saúde física e mental também.

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo