5 metas literárias para 2021

em 09 janeiro 2021

   Olá meu povo, como estamos? Estamos de volta de nossas miniférias e já chegamos cheios de planos para o ano novo, em especial os literários (rsrsrs).
   Assim como funcionaram boa parte das metas de 2020, confesso que estou com expectativas para esse ano. Então hoje eu trouxe minhas 5 metas para 2021. 


5 metas literárias para 2021
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



  Esse ano será bem pesado e cansativo para mim, já que é o meu último ano de doutorado, então a ideia é ter mais leveza possível nas metas, para garantir que cumprirei todas. 



5 metas literárias para 2021



1. Conseguir ler ao menos um livro físico por mês


  Essa meta é do ano passado, que deu bastante certo por sinal. Em parte porque a quarentena fez as pessoas ficarem mais tempo em casa e, consequentemente, as leituras dispararam. 
  Em 2021, eu pretendo continuar com o projeto #12livrospara2021, em parceria com as meninas do MãeLiteratura e Pacote Literário, no qual eu me proponho a ler cada mês um livro físico, que esteja "encalhado" na estante há tempos.

12 livros para 2021




  Como vocês se lembram, dessa vez aprimoramos o desafio e pedimos para vocês escolherem nossas leituras, ao preencherem um formulário, onde colocamos 2 opções de leituras para cada mês. 
  Confesso que gostei bastante do resultado e vocês parecem entender mesmo os meus gostos literários (rsrsrs). Então, as leituras mais votadas para a versão 2021 do projeto ficaram assim:


12 livros para 2021


2. Ler ao menos um livro digital por mês


5 metas literárias para 2021
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


  Com relação aos livros digitais, eu comentei aqui que aproveitei a Black Friday ano passado e assinei o Kindle Unlimited por 3 meses, para fazer a experiência. 
  Eu gostei bastante e acho que vou manter a assinatura por um tempo. Assim, pretendo ler ao menos um livro digital por mês também, o que totaliza 24 livros para 2021.
   "Ah Hanna, mas você não disse que queria leveza? Então porque vai inventar de dobrar a meta do ano passado?!" Na verdade não vai ficar tão pesado, pois eu já escolhi os livros digitais também e eles, apesar de lidarem com alguns temas um pouco mais pesados, são na realidade contos que eu queria ler desde o ano passado, da coleção Femme Fatale, da Incresay. 
  Além disso, o fato de serem contos já ajuda por serem leituras mais rápidas, o que vai me ajudar bastante. E também estou bem curiosa para conferir as releituras de outros contos de fadas que ainda não li.  
  Além deles, coloquei mais dois livros um pouco maiores (Tempestade de guerra, de Victoria Aveyard, e Homem de giz, de C. J. Tudor), porém não vou criar expectativas e nem me cobrar se não conseguir dar conta deles. O que gostaria mesmo era de ler os contos e já ficarei feliz se der conta só deles. 💓    
   

3. Praticar mais o desapego com meus livros

Desapego de livros
Foto: Creative Commons/Pixabay


  Sim, você leu isso mesmo! Quem acompanha o blog pelo Instagram, viu que mantive minha promessa de não comprar livros compulsivamente em 2020. 
  Mas, recentemente, postei umas fotos de livros novos (pelo menos para mim), que adquiri. Eles chegaram através do sistema de trocas do Skoob. Então, para que eles chegassem, alguns dos meus tiveram que sair da estante e procurar novos lares. 
  Eu sempre tive desapego com minhas coisas, isso inclui roupas, sapatos, até cabelo (rsrsrs). Mas nunca tinha feito isso com livros, até que me vi com livros empilhados por todos os cantos do meu quarto, que eu não lia e nem dava um lugar adequado para eles. 
  Em 2020 eu comecei a fazer umas mudanças no meu quarto, o que rendeu não apenas um home office decente (rsrsrs), como identifiquei livros que não foram tão bons para mim, ou que foram uma ótima leitura... mas não leria novamente. 
  Como não estava saindo de casa com frequência (e continuo assim por enquanto), levar para uma biblioteca ou sebo estava fora de cogitação para mim, já que na minha cidade não tem e eu teria que ir para a capital fazer isso. 
  Então, uma saída foi explorar o recurso do Skoob, e descobri um mundo incrível de pessoas que, além de lerem bastante, praticavam também o desapego com seus livros. 
  Depois que a primeira troca chegou ao seu destino, foi uma nova porta que se abriu para mim, pois posso ter alguns livros que sempre quis ter, sem a necessidade de comprar todos, já que do outro lado da tela do meu computador tem outra pessoa querendo abrir espaço na estante dela.  
  Dessa forma, sei que meus livros estão chegando a lares que irão cuidar bem deles, e posso ler os livros que, até então, apenas sonhava em ter, mas não tinha espaço na estante. 😍 


4. Manter a organização que conquistei

Organização
Foto: Creative Commons/Pixabay


  Ano passado, minha primeira meta era ser mais organizada. É com muito orgulho que posso anunciar que ela foi cumprida com louvor! 💓💓 
  Para 2021, a meta é manter essa organização, talvez com alguns ajustes, já que devo voltar em algum momento a ir para o laboratório cumprir a parte prática das minhas pesquisas. 
  Mas, só o fato de já ter conseguido manter essa meta e ver resultados positivos, já me deixou bem animada para esse ano. 


5. Não sentir medo de sair da minha zona de conforto literária


Zona de conforto literária
Foto: Creative Commons/Pixabay


  Um dos fatos que contribuiu para que minhas leituras fluíssem tanto ano passado foi que me ative mais na minha zona de conforto literária. 
  Normalmente sou "obrigada" a sair dela quando entro num desafio ou um autor me apresenta um livro "diferentão" e me convida para ler. Mas dei tanta sorte em 2020, que até os livros lidos em parceria foram da minha zona de conforto (rsrsrs). 
  Um dos motivos que me fizeram manter ao menos um livro digital por mês é que essa coleção que citei lá no começo me sai da zona de conforto total, pois são umas releituras um tanto pesadas dos contos de fadas, com direito a toques de hot e até dark romance, temas que normalmente eu fujo sem nem pensar duas vezes. 
  Dessa vez, quero me aventurar mais por outros gêneros, sem medo de ser feliz. Também será sem cobranças; se sentir que não vai rolar a leitura, eu vou abandonar, sem medo e sem me martirizar por isso. 
  Afinal, a ideia é ler e fazer novas descobertas, não me forçar a algo que não está dando certo, só para "manter o desafio a todo custo". Apesar disso, estou com expectativas boas para esse ano, e espero cumprir as metas. 😉 


   E aí, o que acharam dessas metas? Também tem o hábito de traçar metas para o ano? Me contem aí! 
  Ah, se quiserem que eu fale mais sobre as trocas do Skoob, me avisem nos comentários. 😉
  Até mais e Feliz Ano Novo a todos! 💓















37 comentários:

  1. Olá, Hanna.
    Amei que tem dois livros do Donlea na lista do ano hehe. Eu não vou fazer nenhuma meta esse ano, vou tentar ler o que está parado aqui na minha estante, a não ser pelos livros que série que faltam finalizar hehe. Eu tinha muito apego aos livros quando comecei a comprar eles, mas depois foi faltando espaço e toda vez que entra livros novos sai alguns antigos. Até porque são livros que não lerei novamente e outras pessoas farão mais proveito deles.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, falou tudo agora, viu? Melhor os livros estarem em estantes onde serão melhor aproveitados do que nunca sendo relidos na nossa. ^^ Espero gostar dos livros do Donlea, a expectativa está alta, confesso... rs

      Excluir
  2. Seus desafios estão maravilhosos e gostei de como irão cobrar tanto. Eu deixei meu 2021 livro e separei alguns livros para ler. Mas fora isso, não tenho muitos planos e desafios haha.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, viu? Eu espero conseguir cumprir tudo que me propus, mas se não der, não deu... vida que segue. ^^

      Excluir
  3. Olá Hanna, eu amo fazer metas e amo mais ainda quando consigo cumpri-las, por isso, parei de fazer o projeto de "12 livros para o ano X", parece que toda vez que eu coloco um livro na lista ele fica desinteressante para mim mas, gostei muito dos livros que você programou para ler.

    Minha melhor e mais cara aquisição de 2020 foi o meu kindle parperwhite, depois de anos tentando consegui comprá-lo na promoção e aproveitei os três meses por R$ 1.99 + outras promoções de e-books da Black Friday, estou com várias leituras me esperando. Enfim, gostei muito das suas metas e espero de coração que consiga cumpri-las.
    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, aproveite bastante sua nova aquisição, você vai curtir bastante, viu? Eu no começo também não me dava bem com o projeto do 12 livros, mas depois fui aprimorando ele do meu jeito, e agora ele funciona bem. Acho que vou manter por mais um tempo. Os livros estão desencalhando bastante com ele... kkk

      Excluir
  4. Oi Hanna,
    último ano de doutorado deve ser puxado mesmo. Nossa, nem imagino! Legal manter a leveza das metas. Metas precisam ser alcançáveis, né? Gostei da ideia de ter feito a votação das leituras. Esse projeto dos 12 livros, um por mês, é bem legal. Eu provavelmente tenho 12 encalhados aqui na minha estante. kkk
    Sabe que ainda não li nenhum livro digital?
    Posso começar esse ano.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, falou tudo! Metas devem ser alcançáveis. Espero conseguir cumprir tudo que planejei para o ano! S2
      Nossa, exatamente 12 livros? Dá para entrar no projeto então! kkkk

      Excluir
  5. Oi, Hannah!
    Muito legais as suas metas.
    Adorei ver Qual é o Seu Número? ali. Li faz tempo e adorei (apesar de que eu prefiro o filme, acredita?) e Viagem ao Centro da Terra, que amooooooooooo e é um dos meus preferidos. Li quando beeeem pequena, um dos primeiros que li sem figuras.
    Adorei que você mesclou físico e digital.
    Mas desapegar dos meus livros eu não consigo, confesso. São meus bebês, hahaha.
    E quero muito ser mais organizada - e olha que eu tenho uma papelaria focada em produtos de organização, haha.

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal saber que temos gostos literários em comum! ^^ Eu também tinha esse apego, mas acho que a falta de espaço que começou por aqui me fez desapegar deles um pouco. Até que está me fazendo bem, viu?

      Excluir
  6. Oi Hanna! Boa sorte com os projetos. Este ano quero ler o que está parado aqui e participar de algumas leituras coletivas, inclusive já estou em dias que vão me ajudar a tirar os parados da estante. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Espero que consiga. Eu não participei mais de leituras coletivas, mas se quiser chamar, estamos aí! ^^

      Excluir
  7. Oi Hanna, tudo bem? Eu amo fazer meta, é uma motivação para atingirmos aqueles objetivos, né? Que você consiga alcançar os seus!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, estou gostando bastante da experiência, viu? ^^
      Obrigada pela torcida!

      Excluir
  8. Oi, Hanna

    Ótimas metas. Acho uma ótima forma de organização. Minha única meta este ano é a de ler um livro do clube da Reese por mês. Ano passado acabei não conseguindo porque a pandemia prejudicou muito meu ritmo de leitura e eu precisei dar prioridade aos livros de parceria.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Hanna, tudo bem? Eu não trabalho com metas porque sempre fico frustrada hehehehe mas eu preciso demais trabalhar com o desapego! Já consegui ao menos parar de comprar compulsivamente e os livros não lido na estante diminuíram bastante. E gostaria de ao menos ler um clássico esse ano, pelo menos rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ficava frustrada quando fazia aquelas metas gigantescas. Agora estou mais tranquila com relação a isso... rs E que bom que você conseguiu trabalhar o desapego! Estou muito mais feliz desde que comecei a fazer isso e sempre recomendarei... =)
      Espero que tenha sucesso na leitura de um clássico por mês.

      Excluir
  10. Nossa eu adorei suas metas e gostei muito dessa pelo menos 1 livro físico por mês eu comprei o kindle na black então já viu né ando lendo muito por ele.
    Tenho vários livros novos na estante que preciso começar qualquer hora e fico enrolando. Também comprei livros físicos na black.
    Adorei isso de desapego, eu acabei desapegando de alguns também ano passado, mandei dois para uma amiga virtual e vendi outros no enjoei.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Pam! É muito bom saber que nossos livros estão indo morar em novas estantes, sendo tão bem cuidados quanto foram por nós. Eu fico muito feliz vendo que mais pessoas também praticam esse desapego. S2

      Excluir
  11. Muitooo chique que você é doutoranda :) nem sei se é assim que se fala hahahhaha!
    E muito legal sua lista de metas literárias.
    Espero mesmo que você consiga realizar tudo com sucesso!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amei as metas. Adorei os 12 livros escolhidos.
    O Kindle Unlimited é ótimo, mas eu sempre assino e cancelo depois, pois sinto não leio o suficiente dos livros disponíveis para valer a assinatura kk
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a minha assinatura da promoção vai ficar até fevereiro. Eu devo manter enquanto tiverem os livros da Femme Fatale para ler. Vou aproveitar e ver a experiência, para saber se vai valer a pena manter a assinatura.

      Excluir
  13. Se acredita que ainda nao estabeleci nenhuma meta pra esse ano, to só vivedo , adorei as metas literarias. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Hanna. Tudo bem?
    Gostei que não é aquelas metas de ler muitos livros, são metas relacionadas a hábitos e mudanças, gostei muito.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  15. Oi Hanna! Td bem?
    Adorei suas metas pq são bem pé no chão, haha
    Tbm peguei essa promo do Kindle unlimited, mas não assinei 😢
    Sucesso com leituras e metas!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol! Estou procurando trabalhar essa parte e me manter bem pé no chão, sabe? Fico bem feliz que está dando certo e torço para que continue assim! ^^

      Excluir
  16. Oi, Hanna. Como vai? Espero que consiga cumprir suas metas neste ano, e que suas leituras sejam ótimas. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi hanna,
    sair da zona de conforto literária é maravilhoso, conhecemos muitas histórias incríveis e outros gêneros que acabamos nos apaixonando. Amei ver suas 5 metas literárias.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Vanessa! E sim, sair da zona de conforto é maravilhoso de vez em quando. =)

      Excluir
  18. Por aqui a meta é ler livros que se passam em vários países! Já que não estão rolando muitas viagens livros são uma ótima forma de conhecer novas culturas e imaginar novos lugares!

    ResponderExcluir
  19. Amo fazer metas de começo de ano. Me sinto leve hahaha 💜 ah, sua primeira meta tbm é a minha,tô tentando voltar a ler pelo menos uma vez ao mês. Espero que consiga cumprir suas metas ♡

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo