Enclausurados | Aimee Oliveira

em 19 janeiro 2021

    Olá meu povo, como estamos? Hoje temos a resenha de Enclausurados, mais um conto, parte da coleção Femme Fatale. Essa é a releitura de Rapunzel, pelos olhos da autora nacional Aimee Oliveira. 

Enclausurados | Aimee Oliveira
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




3/24 

Livro: Enclausurados 

Autora: Aimee Oliveira

Editora: Increasy 

Páginas: 58 

Ano: 2020



Assim como todos nós, Raphaelly Riquelme estava de saco cheio do isolamento. Quem poderia julgá-la?! Já tinha feito de tudo para combater o tédio e pouca coisa funcionou, até mudança no visual tinha rolado: colocou umas tranças roxas muito maneiras no cabelo, que renderam uma gargalhada de dezessete minutos de duração, vinda de sua mãe, e o apelido ridículo de Rapunzelly.
Eram tempos loucos esse que estávamos vivendo, tudo mudava de proporção com facilidade. Raphaelly virou Rapunzelly e se encontrava presa num prédio sem contato com o mundo exterior. Mais louco que isso, só um rapaz que insistia em jogar bola na quadra do condomínio. Colocando a vida dele e de todos à sua volta em risco, ele era praticamente um garoto-bomba, sem a menor noção do perigo!
Mal ele sabia que perigo maior ainda vinha aí. E atendia pelo nome de Raphaelly Riquelme, ou, simplesmente, Rapunzelly.



Enclausurados | Aimee Oliveira

  

    Raphaelly Riquelme não poderia estar mais entediada. Sua mãe saía de casa todos os dias para trabalhar na linha de frente contra a pandemia de COVID-19, enquanto ela ficava em casa fazendo vários nadas, pois estava cumprindo rigidamente o isolamento social. 
    Sua mãe trabalha como auxiliar de enfermagem e sabe muito bem como deve se proteger contra o contágio, e sua filha segue a risca tudo o que a mãe recomenda. 
    Porém, ficar em casa e no tédio rende algumas experiências meio inusitadas, que normalmente não teríamos tempo para fazer no "antigo normal", como tentar seguir um tutorial de Youtube, para mostrar a si mesma que era capaz de trançar seu cabelo sozinha... 
    Mas ela não contava que teria dificuldades de trançar um cabelo tão comprido sozinha... A situação ficou tão caótica que sua mãe esqueceu até mesmo as regras de higiene ao dar de cara com a filha com sua tentativa de tranças coloridas colocadas meio tortas. 
    Após uma crise de gargalhada (que o leitor acaba rindo junto) de 17 minutos contados no relógio, sua mãe decide ajudar a menina a consertar a burrada e arruma suas tranças. 
    Até que deu certo depois, rendeu um belo visual, mas também um apelido, de Rapunzelly, singelamente colocado pela própria mãe. 


"Aceitei meu novo apelido com uma crise de gargalhada quase tão espalhafatosa quanto a que mamão deu mais cedo ao me ver." 



    Rapunzelly já tinha problemas demais para lidar com sua mãe lhe zoando, mas acabou adotando mais alguns, quando começou a perceber da sua janela que algumas pessoas, dentro do próprio condomínio, não estavam seguindo as regras distanciamento social. 
    Exatamente um idoso, e um rapaz da idade de Raphaelly (ops, Rapunzelly). E aí, o que você faria se quisesse "salvar" essas duas vidas? 
   Esse conto eu ia deixar para depois, mas era tão curtinho, que não resisti e li na madrugada mesmo. Nossa Rapunzelly é uma adolescente bem consciente, principalmente por influência de sua mãe, que é uma ótima profissional e se arrisca todos os dias garantindo saúde pública.
   Ela também queria fazer uma boa ação, alertando as pessoas de seu condomínio sobre os perigos do vírus. 
   Mas como ela poderia fazer isso, se não estava saindo de casa? Ela acabou dando um jeito, para lá de inusitado que, sinceramente, é impossível não rir. 


"Afinal, tempo livre para reflexões profundas era o que não faltava."


   Sério, acho que esse foi de longe o melhor conto que já li da coleção Femme Fatale. Além de ser o mais curto, com apenas 58 páginas, é também o mais divertido. 
   
  
   




Enclausurados | Aimee Oliveira
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


   Gostei bastante que a autora teve uma sensibilidade de fazer um tema tão sério e tão atual se tornar algo mais leve e até didático para a comunidade leitora. 
    O conto é narrado pela nossa "princesa", que tenta ser também a heroína da história. Ela até que consegue, mas ri litros com a forma pela qual ela resolveu agir. 
    E é até uma forma de nos fazer pensar sobre como agiríamos com as pessoas ao seu redor. 
    Me incomoda bastante ver as pessoas ignorando as regras de distanciamento social. 
    É triste e chato. E do jeito que andam as coisas, se falamos, ainda se sentem ofendidos e nós saímos como os vilões. 
   Mas Rapunzelly teve a coragem que de falar com as pessoas o que pensa e tentar salvar vidas da forma como podia. 


"Ter esse pensamento transformado em realidade era algo pelo qual valia a pena esperar."



Enclausurados | Aimee Oliveira
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

   E quantos de nós também não podemos fazer coisas simples, que podem ajudar mais do que imaginamos? 
   Acho que mais do que a leitura, fica mesmo como uma lição para nós. 
   Não falarei mais sobre a história, pois ele é tão curtinho, que corro risco de soltar spoilers indesejados. 
   Falando sobre o livro em si, a escrita da Aimee é super fluida, levinha e com um toque cômico que ficou sensacional. 
  A edição segue o mesmo padrão dos outros livros da coleção, com a princesa virada quase que de perfil na capa, segurando no caso, a máscara de tecido. 
   A revisão está perfeita e a fonte é bem legível. para quem se interessar, ele está disponível no Kindle Unlimited, assim como os outros livros da série. 
   Com essa combinação, dou nota máxima e recomendo a leitura. 😉






   Já leram esse conto? E outras obras da autora, conhecem? 


 

36 comentários:

  1. Hanna, eu amo a escrita da Aimee. É tão divertida e passa muito rápido, que a gente nem percebe, né? ♥ Quero ler esse. Afinal, histórias que se passam nessa fase atual dão uma sensação de que não estamos sozinhas. E fora as lições! Aliás, ano passado li um conto da Fernanda França e da Leila, chamado "Um filme de nós dois". É um romance na quarentena. Fica a dica! ^^ E da Aimee, um dos meus favoritos é "Romance Concreto". Já leu??

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, li que nem senti! kkk Eu vou anotar a dica do conto, tomara que tenha no Unlimited. ^^
      Eu li as obras da autora pela primeira vez agora, mas vou anotar o nome do outro, para conferir também. Obrigada pelas indicações. ^^

      Excluir
  2. Oi.
    Gostei de saber que é um livro bem curtinho, vou querer ler mais livros desse tipo além de ser divertido e dá para ler em uma única tarde.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Hanna, tudo bem?

    Não conhecia o livro e nem autora, mas pela sua resenha a história me pareceu leve, singela e divertida. Às vezes nos livros mais curtinhos é que encontramos grandes histórias.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Eu li algumas releituras, mas nunca da Rapunzel. Fico contente que a leitura tenha lhe agradado e por estar disponível no Kindleunlimited já é fica mais fácil para eu ler.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Nossa, não sabia que já estavam saindo histórias sobre a quarentena que estamos vivendo! Mas adorei principalmente o link com rapunzel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, já está saindo livros e séries do Netflix. Recomendo! =)

      Excluir
  6. Oi Hanna, eu nunca havia nada sobre os livros da autora Aimee Oliveira e fiquei feliz por saber que você apoia autores nacionais. Ano passado sairam várias histórias sobre a pandemia, cada uma com abordagens diferentes e eu consegui ler apenas dois livros com essa temática, um deles escrito por um autor indígena e outros estrangeiros. Fiquei interessada na história da Aimee e vou adicionar na minha lista de leituras.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  7. Oi, Hanna. Como vai? Me parece uma obra muito boa. Que bom que gostou da leitura. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Realmente, pela sua resenha, o livro parece mesmo ser bem envolvente. Gostei muito da história ter trazido a questão do covid-19... muito boa essa abordagem.
    Fiquei super curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  9. Achei bem interessante pegar uma princesa clássica e transformar a sua história em atual.
    Bem criativo, e Rapunzel super combina com esse momento pandemia, presa em casa.
    Bem pensado :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série está fazendo as releituras com maestria, viu? S2

      Excluir
  10. Adorei a proposta, fico feliz que tenha amadado tanto a leitura. Coloquei na minha listinha de leitura do Kindle ♥

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  11. Poxa gostei demais dessa proposta..nesses tempos... Ainda não tinha ouvido falar..e tb não conhecia a autora! Anotado!

    Beeijos

    http://estanteflordelis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha! E fiquei bem curiosa para saber o que Rapunzelly fez. rsrs...
    É muito bom quando os escritores registram acontecimento históricos importantes. Daqui uns anos, estas literaturas serão muito legais de ler para relembrar o fatídico 2020.
    :D
    Paula

    ResponderExcluir
  13. Oi Hanna,

    Parece ser um conto super gostosinho de ler, ainda mais por ser curtinho e divertido.
    Muito bacana a autora colocar um tema tão sério e complicado e conseguir descontrair o leitor.
    Dica anotada!

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

  14. Dessa coleção comecei pelo livro A Filha Ideal, da Aione Simões. Confesso que a sinopse dessa história não tinha me chamado a atenção, mas sua resenha me convenceu a dar uma chance, principalmente por ser uma história divertida. Obrigada pela dica!


    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu me vi na Rapunzelly, querendo salvar as pessoas rs. Mas infelizmente muitas dessas pessoas não estão nem aí quando você quer ajudar.
    Achei muito interessante a autora trazer esse tema tão atual. Já quero ler.

    Beijos

    Camila por Aí

    ResponderExcluir
  16. Hanna do céu, você me deixou com MUITA vontade de ler esse conto, sério... Tô aqui com vontade de largar tudo e começa-lo agora!
    Que jeito mais criativo a autora teve de criar uma releitura de um conto de fadas já tão explorado e ainda colocar todas as nossas questões da pandemia junto. Aliás, todos nós que estamos sendo responsáveis temos essa sensação dela de querer prender salvar geral da própria irresponsabilidade, né? E ainda mais se tratando de quem tem profissionais da saúde em casa.

    Muito obrigada pela indicação! Eu ainda AMEI você usando as miniatura do Kinder Ovo na foto do início do post, ficou muito fofo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico que feliz que gostou do post e da indicação. ^^ Espero que goste da leitura também S2

      Excluir
  17. Olá, Hanna.
    Como você viu eu li A Fera mais Bela por indicação sua e gostei bastante apesar de algumas ressalvas. E já quero ler esse também hehe. Adorei que o tema é super atual. E nem me fale viu, aqui na minha cidade só Deus na causa. Eu fico até me sentindo um ET usando máscara porque parece que a pandemia acabou e ninguém me avisou hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Oii, gostei bastante da resenha, fiquei interessada na história por ser bem atual. Vou colocar n minha lista de leitura ♡

    https://diariodumadesastrada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu até acho legal escrever histórias dentro do contexto atual que estamos vivendo, mas não sei se teria paciência de ler, porque já estamos vivendo uma loucura tão enorme que o que eu mais quero é fugir um pouco disso, hehehe.

    Fora isso, a história parece ser bem legal e leve.

    Estante da Pipoca | @estantedapipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei que não iria conseguir ler, mas quando vi, já tinha terminado a leitura... rs

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo