Inspirações Literárias | Organização de Leituras

em 13 junho 2023

    Olá meu povo, como estamos? Quando se fala em ter uma rotina de leitura, em algum momento esbarramos no assunto "planejamento e organização". Afinal, é mais fácil manter a disciplina quando temos uma visão mais apurada sobre os livros que temos à nossa disposição.  Além disso, materiais de apoio para manter uma rotina de leitura mais organizada podem ser ótimos aliados se for um hábito novo. 


Inspirações Literárias | Organização de Leituras
Foto: Creative Commons/Pixabay






    Falando por mim, mesmo tendo os livros como parte do meu cotidiano, me guio bastante por meios de organização. Assim tenho ideia de quais livros consigo ler ao longo do mês, datas para debates de leituras coletivas, etc. Hoje, vou mostrar como me organizo para manter as leituras em dia. 


1. Planilhas 




Planilha de leitura
Foto: Google/Mundinho da Hanna





   Embora assuste em um primeiro momento, as planilhas são o meio mais fácil para manter suas leituras em dia. Tanto faz se você usa a do Excell (Microsoft) ou do Google, montar uma planilha não precisa de muitos recursos. Além disso, é uma ferramenta simples e objetiva, que utilizo até hoje. 
    Conforme foram passando os anos, acabei fazendo uso de outras ferramentas. Mas sempre recorro para a planilha em algum momento, para ter uma ideia de quantos livros consegui ler da TBR anual. 





2. Diário/Planner de Leitura 



Diário de Leitura
Foto: Google






   Esse é um recurso que comecei a usar há pouco tempo, mas que já me conquistou. Hoje em dia existem vários modelos no mercado, os quais se adequam a todos os bolsos. 
   Além disso, o que mais gosto no diário/planner de leitura é que posso escrever minhas percepções ao longo da leitura. Isso me facilita bastante para escrever as resenhas depois, ou mesmo participar dos debates em casos de leituras coletivas. 





3. Trello 



Trello
Foto: Google





   Essa é a mais recente da minha lista. Apesar de já conhecer há muitos anos, só vim me render ao aplicativo (gratuito) há exatas duas semanas (rsrsrs). 
   Ele é bastante comum para organização de modo geral e descobri que é possível usar também para leituras. Assim, também tenho espaço para escrever minhas impressões sobre as leituras, ou mesmo criar minhas TBR's. 





4. Skoob 



Skoob
Foto: Google/Mundinho da Hanna






   E não poderia deixar a minha ferramenta favorita de fora. Para quem não conhece, o Skoob é uma rede social brasileira, voltada para leitores. 
   Através dela, é possível cadastrar novas leituras, identificar as que você já fez, lista de desejados, trocas de livros usados, etc. Dessa forma, é um ótimo recurso para quem está começando a se aventurar no mundo dos livros e não tem muita noção dos lançamentos do mercado.  



    Já conheciam algum desses meios de organização de leituras? Aproveitem e me contem: como organizam suas leituras em casa? E caso tenham alguma dúvida sobre essas ferramentas, me contem, pois será um prazer explicar como uso cada uma delas. 




 

6 comentários:

  1. Adorei as dicas, já tentei fazer um caderno de leituras, mas acabava sempre por me esquecer de atualizar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando começamos algo novo, é normal esquecer dele de vez em quando mesmo, haha.

      Excluir
  2. Amei demais.
    Eu só não usei ainda o trello para anotar as leituras, os outros eu já usei e ainda uso. Só o meu excel que ficou desatualizado porque já faz algum tempo que parei de anotar.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal saber que também usa essas ferramentas, Vanessa. ^^ O Excell ajuda bastante, o negócio é se lembrar de atualizar, haha

      Excluir
  3. Oi Hanna, da sua lista o único que eu uso é o Skoob, e tem me servido bem, pois uso o histórico de leitura para fazer anotações que me ajudam a escrever a resenha mais tarde. Quando preciso acrescentar um spoiler é só sinalizar, então o Skoob é perfeito para mim. Estou tentando retornar ao hábito de leitura, quando adolescente lia muito depois do almoço. Eu ainda tenho esse horário disponível, mas não estou conseguindo me motivar a ler, acho que vou precisar trocar o horário.

    Apesar de estar satisfeita com o Skoob, fiquei tentada a pensar em algumas das outras opções que você citou.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Skoob é uma ótima ferramenta mesmo. Acho bem completa e adoro. E é isso mesmo, vai testando novos horários para leitura, quem sabe dá certo?

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo