Inspirações Literárias | Lendo Livros em Inglês

em 23 fevereiro 2023

    Olá meu povo, como estamos? Ao longo do tempo que tenho como leitora, meus gostos foram mudando bastante. Mas uma característica se manteve: eu só li livros em Língua Portuguesa. 
   Mesmo tendo feito curso de Inglês por anos (seis anos e meio), eu preferia deixar os conhecimentos de língua estrangeira para artigos e livros técnicos. Enquanto isso, a literatura de entretenimento eu preferia ler sempre em Português. 
   Pode parecer bobeira, mas na minha cabeça, era uma forma de descansar e, se eu lesse em um idioma que não fosse o meu, me sentiria trabalhando. Assim, digamos que meu Inglês "enferrujou" com o passar do tempo, por falta de exercício prático no dia-a-dia (até porque eu não falaria com as pessoas em nível técnico o tempo inteiro). 


Inspirações Literárias | Lendo Livros em Inglês
Foto: Creative Commons/Pixabay





   De uns tempos para cá, veio a ideia de mudar isso e voltar a exercitar o idioma estrangeiro através da leitura de entretenimento. Então procurei algumas dicas na internet, a fim de me orientar quanto a isso. E aproveitando, hoje iniciamos uma nova série aqui no blog, com dicas de leituras em língua estrangeira. 


   Para quem, assim como eu, está buscando dicas práticas para começar a exercitar o Inglês no dia-a-dia, separei algumas que achei interessantes e pretendo começar aplicando aos poucos. Quem sabe funcione com vocês também:



Inspirações Literárias | Lendo Livros em Inglês




1. Entenda seu nível de domínio em Inglês



   Os níveis de domínio em Língua Inglesa podem ser básico, intermediário, avançado e fluente. E isso influencia em sua escolha de leitura. Se em nossa língua materna, às vezes é complicado ler um clássico, imagine ler em sua versão original, sendo que seu nível é o mais básico, por exemplo? Assim, primeiro identifique o nível que está pisando antes de se aventurar em títulos muito rebuscados. 



2. Deixe o dicionário por perto



   Sei o quanto isso pode ser incômodo, pois interrompe a leitura diversas vezes. Mas um dicionário pode ser um grande aliado enquanto estamos aprendendo expressões e palavras novas. O próprio kindle tem instalado um dicionário que pode ser útil durante as primeiras experiências em língua estrangeira. 



3. Leia histórias que você já conhece



   Quando já conhecemos a trama, é bem mais fácil de se ambientar novamente e ter contato com os personagens. Assim, a leitura da obra em versão original se torna mais fluida e divertida, até porque você já compreende o contexto. 



4. Não tente compreender palavra por palavra, mas o contexto



   Aproveitando o gancho da dica anterior, algo que eu tenho a mania de fazer é parar para compreender palavra por palavra da frase. Isso demanda um tempo considerável e até desanima. Então, tente entender o contexto geral e deixe que as palavras fluam de modo mais natural. O significado delas acaba sendo compreendido mais facilmente assim.


5. E-readers podem ser aliados



   Aproveitando que falei dos dicionários, os leitores digitais tem uma vantagem na hora de aprender palavras novas. O dicionário que vem instalado permite que você selecione a palavra que tem dúvida e o aparelho já mostra a tradução, sem precisar recorrer a outros meios que possam te tirar da atividade principal. 



6. Comece com livros menores


   
   Sabe o ditado 'menos é mais"? Se aplica perfeitamente aqui. Quando lemos livros menores, temos a sensação de ler mais rápido, o que confere uma sensação de recompensa pela tarefa cumprida. No caso do desafio de ler em um idioma diferente, a recompensa pode ser dobrada, já que além de finalizar uma leitura, conseguiu vencer um desafio de você consigo mesmo. 


   Essas são dicas que pretendo cumprir e adquirir um hábito novo. Não sei quanto tempo vai demorar até me acostumar. E nem se irei dar conta, pois tenho muitas leituras para fazer ao longo do ano. Mas espero ao menos ir de pouco em pouco e ver no que dá. 
   Em relação aos livros que escolhi para iniciar o desafio, escolhi esses:


1. By a Thread - Lucy Score


By a Thread | Lucy Score
Foto: Divulgação




Dominic
I got her fired. Okay, so I’d had a bad day and took it out on a bystander in a pizza shop. But there’s nothing innocent about Ally Morales. She proves that her first day of her new job… in my office… after being hired by my mother.

So maybe her colorful, annoying, inexplicably alluring personality brightens up the magazine’s offices that have felt like a prison for the past year. Maybe I like that she argues with me in front of the editorial staff. And maybe my after-hours fantasies are haunted by those brown eyes and that sharp tongue.

But that doesn’t mean that I’m going to be the next Russo man to take advantage of his position. I might be a second-generation asshole, but I am not my father.

She’s working herself to death at half a dozen dead-end jobs for some secret reason she doesn’t feel like sharing with me. And I’m going to fix it all. Don’t accuse me of caring. She’s nothing more than a puzzle to be solved. If I can get her to quit, I can finally peel away all those layers. Then I can go back to salvaging the family name and forget all about the dancing, beer-slinging brunette.

Ally
Ha. Hold my beer, Grumpy Grump Face





2. The Match (Livro 1) - Sarah Adams



The Match | Sarah Adams
Foto: Divulgação



Having worked for Southern Service Paws for a few years now, I like to think I’m prepared for just about any client meeting under the sun. I am dead wrong.

The day I meet with single dad, Jacob Broaden, about potentially matching his daughter with one of our service dogs, I learn a few valuable lessons.

1) Always set my alarm clock.
2) Single dads are way hotter than I previously thought.
3) It is possible to go from fantasizing about kissing someone to wishing they would be run over by a truck in a matter of two minutes.

Unfortunately, I don’t hold that opinion of him for very long. Not when he shows me a different side of himself—one that’s sweet as maple syrup and hot as apple pie fresh out of the oven. And after a few days of working closely with him and his daughter, he starts looking at me with fire in his eyes, making me dream of something I probably shouldn’t…
A family.

The Match is a feel-good, closed-door romantic comedy! Perfect for readers who enjoy sweet, sizzling chemistry with passionate kissing only.




3. The Enemy (Livro 2) - Sarah Adams



The Enemy | Sarah Adams
Foto: Divulgação




Enemies should never get a second chance. But this one might...

It’s been twelve years since I’ve seen him. Twelve years since he won our war of wits by outsmarting me with a tactic I didn’t even know was allowed. But tonight…I resurrect the battle.

Ryan Henderson is back in town for our best friends’ wedding, and I plan on showing him exactly how much I don’t care about him—or the almost kiss he ruthlessly dangled over me after graduation. A lot has changed since our feuding days. I'm a successful bakery owner now, and I plan to rub every delicious detail of my life in his ugly face. Just one problem: his face is gorgeous. He wasn’t supposed to look like this or pursue me like a sexy guided missile. I must stay strong until the wedding is over and Ryan scurries back into whatever alternate universe he escaped from. His interest in me is nothing but a continuation of the games we played in high school...right?

But the longer he stays, the more I wonder if I’m wrong and his tender smile and heated attentions are genuine. Maybe it’s not a game. Ha! Who am I kidding? This is Ryan we’re talking about. Of course it’s a game. A game called war. And this time, I will win.

The Enemy is a feel-good, closed-door romantic comedy! Perfect for readers who enjoy sweet, sizzling chemistry with passionate kissing only.





   Todos eles foram emprestados no catálogo do Kindle Unlimited. Os livros da Lucy eu vi que são hypados tanto lá fora quanto aqui no Brasil (sim, muitos foram traduzidos). Porém esse de comédia romântica eu não encontrei a versão nacional. 
    Já os da Sarah Adams eu também não encontrei versão brasileira (mas pode ser que tenha). Então não posso afirmar se são muito famosos. 
    Infelizmente, já estou burlando minhas próprias dicas (faça o que eu digo, mas não o que eu faço, rsrs). Isso porque são livros relativamente grandes (o da Lucy é quase um calhamaço) e são autoras que nunca li antes (parabéns, dona Hanna). Mas vi comentários positivos sobre leitura fluida e um Inglês bem fácil. Veremos se dará certo. 


    E vocês, já leram livros em Inglês? Curtem se desafiar dessa forma? E conhecem alguma obra das autoras citadas? Me contem aí! 








    

2 comentários:

  1. Amei as dicas, preciso muito melhorar meu inglês e vou tentar assim

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo