Elas Merecem | Mariana Mortani

em 16 março 2023

   Olá meu povo, como estamos? Hoje temos resenha de conto por aqui. Após uns dias em que quase entrei de ressaca literária, voltei a dar uma chance para as histórias da antologia ‘Tudo Fica Melhor em Musicais’. E o lido da vez é ‘Elas Merecem’, de Mariana Mafra.


Elas Merecem | Mariana Mortani
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


 

14/60

Livro: Elas Merecem

Autora: Mariana Mortani

Editora: Se Liga! Editorial

Páginas: 30

Ano: 2021

Skoob | Compre na Amazon 



Rosa e Catarina possuem um mesmo objetivo: ser protagonista do espetáculo de fim de ano do colégio. As duas competem entre si há tempos, porém a rivalidade está com os dias contados. Quando percebem que precisam trabalhar juntas para que o musical dê certo, os conflitos e olhares provocantes ganham um novo sentido, enquanto dão espaço para conversas reveladoras e coreografias marcantes. Agora, ao invés de disputar por um lugar de destaque no palco, elas estão prestes a perceber que merecem mais.

 


Elas Merecem | Mariana Mortani


 

   E vamos a mais um conto dessa antologia que me conquistou. Hoje a resenha será bem curtinha, até porque o conto tem menos de 50 páginas. 
   Aqui, temos uma narrativa em primeira pessoa, pelo ângulo de Rosa. A jovem está terminando o Ensino Médio e já está com o clima de saudade da escola.
   Mas também está ansiosa por enfim ter conseguido realizar o seu sonho de brilhar nos palcos e mostrar seu talento no grupo de teatro. Porém, mais do que apenas atuar, ela quer mostrar para o mundo que consegue ser uma protagonista decente. É nesse clima de disputa que conhecemos Catarina, a outra veterana com quem sempre briga pelos papéis principais nas peças.
   Contudo, tentando apaziguar as inimizades, a professora tem uma ideia fantástica e decide escolher um espetáculo bom o bastante para a despedida da turma. Além disso, seria a oportunidade perfeita para acabar com a eterna guerra das meninas: ambas serão as protagonistas de ‘Chicago’, um espetáculo da Broadway superpremiado.
   Embora a ideia tenha sido aprovada por diversos alunos, Rosa não está muito feliz. A verdade era que ela queria de toda forma brilhar sozinha no palco para esfregar na cara de Catarina que também tinha talento. No entanto, mesmo que fosse possível, a jovem teria problemas para fazer isso, dado que mal conhece a peça, muito menos sua personagem.


Elas Merecem | Mariana Mortani
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




   E, surpreendentemente, eis que Catarina resolve ajudar a colega. Seja por motivos egoístas e provar que é melhor que Rosa em tudo, ou mesmo por ser algo genuíno, não se sabe. Mas a verdade é que as duas precisarão se ajudar se quiserem brilhar no espetáculo e ter uma formatura memorável.

 

“Talvez a rivalidade de anos ajude, no final das contas.”

 

   Confesso que, quando comecei a ler o conto, esperava algo no estilo ‘Meninas Malvadas’, com aquela eterna disputa adolescente para ver quem seria a mais popular (como se isso valesse de alguma coisa). Lendo os fatos pelo ponto de vista de Rosa, somente, pude conhecer um pouco de sua vida e o porquê de querer tanto ser a melhor em tudo.
   O mesmo se dá quando Catarina se abre um pouco mais a respeito de fatos desconhecidos. Aos poucos, não vi mais duas rivais, mas como jovens mulheres que foram podadas de certa forma para fazerem as vontades dos outros. 
   Rosa sofre preconceito de seu pai por querer ser atriz. Já a suposta inimiga tem seus próprios motivos para parecer metida e infame em um primeiro momento. No entanto, só vi uma mulher cansada de ser passada para trás em diversos sentidos.
   Além disso, foi meu primeiro contato com um romance sáfico. Mesmo sendo uma história curtinha, eu gostei da experiência, por ter me feito sair da zona de conforto. Eu conheci a autora há pouco tempo e, desde quando comentou sobre seu trabalho, eu estava bastante curiosa.
    Assim, foi bom finalmente ter dado uma chance à obra, que já estava, de certa forma, encalhada no kindle. A leitura é rápida e divertida, mas também com espaço para diversos assuntos importantes, como empoderamento feminino, liberdade de ser quem você é e descobertas.

 

“Porque sei que é isso que nós merecemos. Uma reviravolta emocionante, digna do nosso musical.”

 

   O desfecho é esperado, coisa que já vemos mais ou menos pela capa. Mas a forma como ele se desenvolve é o grande “tchan” do conto. 



Elas Merecem | Mariana Mortani
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




   Eu ouvi muito falar sobre ‘Chicago’ e sei que tem uma versão em filme e uma nacional de teatro. Porém, nunca assisti por completo. Então, não sei dizer se está próximo do original. Contudo posso afirmar que amei a escrita da Mariana e que ela conseguiu um conto maravilhoso.
   Em relação ao livro em si, a diagramação e a revisão estão bem feitas. A capa traz as duas protagonistas em destaque, com um DVD do espetáculo original. 
   Gostei bastante da leitura e recomendo, especialmente se estiver tentando sair de uma ressaca ou da sua zona de conforto, mas tem medo de encarar um livro completo.






    Já leram essa antologia, ou algum outro livro da autora? Curtem obras com representatividade? E com música? Me contem aí!














Obs.: Texto revisado por Emerson Silva

5 comentários:

  1. Adorei as fotoss, achei a sinopse cativante. Fiquei curiosa com essa leitura.

    Visite: https://www.tattooselivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, amiga. Tenho certeza de que vai amar a leitura também, =)

      Excluir
  2. Nunca li esse tipo de romance também. Diferente. Gostei da capa. Parece um conto muito envolvente.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Hanna. Como vai? Particularmente gosto bastante de contos. Este aí parece ser agradável e ideal para sair da ressaca literária, né? Que bom que curtiu a leitura. Fiquei curioso com este conto. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo