Heloísa, Quem Conta Sua História? | Dayane Borges

em 18 março 2023

    Olá meu povo, como estamos? Vamos de mais um conto por aqui. Continuando com a antologia ‘Tudo Fica Melhor em Musicais’, agora trago minhas considerações sobre ‘Heloísa: Quem Conta sua História?’, inspirado no espetáculo ‘Hamilton’ e escrito por Dayana Borges.


Heloísa, Quem Conta Sua História? | Dayane Borges
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna





15/60

Livro: Heloísa, Quem Conta Sua História?

Autora: Dayane Borges

Editora: Se Liga! Editorial

Páginas: 29

Ano: 2021

Skoob | Compre na Amazon 



Matunde, um país localizado no continente africano, tem uma história de muita luta pela sua independência. Colonizado por Nianguá, com diversas medidas ocorridas para manter essa condição, uma figura muito importante foi a cabeça por trás de grandes modificações: Heloísa Breton.

Ela é a grande heroína dessa história. Sem ela, esse livro nunca existiria. Estamos aqui tentando resgatar o legado dessa mulher negra que não pôde se candidatar quando as eleições finalmente foram implantadas, mas que fez muito pelo seu povo muito mais que a maioria dos governantes

 


Heloísa, Quem Conta Sua História? | Dayane Borges



   A década de 1970 foi marcante para o povo de Matunde. Buscando independência de Nianguá, o país entrou em guerra e, infelizmente, muitas vidas foram perdidas. 
   Mas por conta de pessoas corajosas e que não abaixavam a cabeça diante de ameaças, a luta foi em frente e vencida. Uma dessas mentes brilhantes era Heloísa Breton, conhecida também como a princesa negra.
   No entanto, mesmo sendo a cabeça do movimento que tornou seu país independente, sua voz quase não era ouvida. E não demorou muito para que sua história fosse apagada dos autos. Ou quase, já que seus amigos lutam para manter a verdade acesa no coração dos moradores de Matunde.

 

“Ganharemos essa guerra? Teremos independência? Falarão de nós no futuro? Eu realmente tenho medo dessas respostas.”

 

   Esse conto é bem curtinho, com apenas 29 páginas, mas foi uma leitura densa e que ainda não sei definir o que senti ao terminar. A narrativa é contada em primeira pessoa, pelo ângulo de Heloísa. 
   Assim, acompanhamos os bastidores da batalha para tornar Matunde um país independente de Nianguá.

 

“Como mudar o mundo se não consigo mudar meu próprio país?”

 

   Sua coragem e ideias ousadas foram o estopim para o movimento que tomou fôlego quando seu irmão entrou na luta. Porém, apenas Heitor levou a fama como o grande herói e libertador do povo. 
   No entanto, mesmo amando seu irmão incondicionalmente, é nítida a sua revolta diante de tantos ideais machistas que vieram junto com os aliados.
   Logo a moça passa de protagonista a uma mera coadjuvante de sua própria história, sem direito de opinar ou debater. O posto de conselheira era seu, como uma espécie de menção honrosa, já que não poderia ser a presidente das terras pelas quais lutou. 


Heloísa, Quem Conta Sua História? | Dayane Borges
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




   Mesmo assim, suas opiniões eram levadas como brincadeira por homens imaturos que nitidamente não sabiam o que estavam fazendo, mas não admitiam.
   Como resultado, temos um clima tenso e revoltante, que poderia ser aplicado em qualquer outro país. Além disso, a história se passa entre as décadas de 1970 e 1990, é atemporal, quando vemos que muito conceitos machistas e preconceituosos ainda se mantém nos dias de hoje.

 

“Inteligência é uma arma, minha querida.”

 

   É uma leitura rápida, porém precisei ler alternando com outras obras, por ser indigesta e incômoda. Fora que é impossível não se identificar com Heloísa em algum momento. 
   Minha vontade era abraçá-la, lutar junto com ela, assim como ao lado de seus amigos, para que sua história nunca se apagasse.
   O que me fez lembrar de tantas outras mulheres que passaram por momentos semelhantes desde que o mundo é mundo. Só quem é mulher sabe a dor de ser calada, de ser humilhada dentro de sua própria casa pelo simples fato de ter o sexo que tem e lutar pelo que é certo.


Heloísa, Quem Conta Sua História? | Dayane Borges
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




   Terminei essa leitura respirando bem fundo, com uma mistura de raiva, revolta e tristeza. Ao mesmo tempo, senti solidariedade pela protagonista e poderia jurar que ela poderia ser real.
   Não assisti ao musical ‘Hamilton’, inspiração para o conto. Mas creio que teria me sentido de forma semelhante se me aventurasse na outra mídia, talvez até mais revoltada e triste. É uma leitura que recomendo, porém esteja com o estômago preparado.







   Vocês já leram esse conto, ou algum outro de 'Tudo Fica Melhor em Musicais'? Me contem aí!













Obs.: Texto revisado por Emerson Silva

2 comentários:

  1. Oi Hanna! Eu sempre fico nervosa com histórias onde mulheres são tratadas de forma injusta só por serem mulheres. Eu fiquei surpresa de um conto tão curtinho, ter uma história tão forte. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha. Não conhecia o conto e fiquei com vontade de ler. É muito complicado vermos esse apagamento feminino nas suas próprias histórias e em ver que é mais comum do que pensamos.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo