Inspirações Literárias | 5 Motivos para Começar a Ler

em 23 abril 2022

    Olá meu povo, como estamos? Hoje, dia 23 de Abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro. E não poderia deixar passar essa data em branco, logo eu, a leitura assídua que vos escreve (haha). 



Inspirações Literárias | 5 Motivos para Começar a Ler
Foto: Creative Commons/Pixabay





    Apesar de ser um hábito que faz parte da vida de muitos, e que traz diversos benefícios, uma boa parcela da população não tem tal costume, por n motivos. Mas a principal frase é: "queria ter esse hábito, mas não sei como começar, nem se vou gostar."
    Assim, trouxe 5 motivos para começar a ler. Quem sabe eu consiga te ajudar a entrar no mundo maravilhoso dos livros. 




Inspirações Literárias | 5 Motivos para Começar a Ler





   A nível de curiosidade, a data de 23 de Abril não foi escolhida aleatoriamente para comemorar o Dia Mundial do Livro. Pelo que diz o Brasil Escola


O dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor pela Unesco, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995. Essa data homenageia os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.


    Além disso, em 2019, fiz um post exatamente nesse estilo. Ele ainda é bastante útil, porém hoje trouxe mais cinco motivos, para afirmar ainda mais a importância de ter a leitura em sua vida. 


1. Fazer novas amizades



Inspirações Literárias | 5 Motivos para Começar a Ler
Foto: Creative Commons/Pixabay





   Não, você não leu errado. Normalmente as pessoas associam o hábito de leitura a ficar isolado num canto e longe do convívio social. Mas é totalmente o oposto. 
   Um exemplo disso é quando você começa a acompanhar os eventos literários. Sejam grandes ou pequenos, o amor pela leitura une as pessoas e amizades lindas surgem (experiência própria! 😉).  



2. Aprender novos idiomas 


Inspirações Literárias | 5 Motivos para Começar a Ler
Foto: Creative Commons/Pixabay





   Se você está em busca de cursos para aprender novos idiomas, sabia que as melhores formas de auxiliar no aprendizado é assistir séries/filmes e ouvir músicas da língua que está estudando? E outra forma interessante é ler os livros no idioma original
   Assim, você pode ter uma noção das pronúncias das palavras, como se escrevem e até uma visão mais aprofundada da cultura local. O que leva ao ponto seguinte, aliás. 



3. Descobrir culturas ao redor do mundo 


Inspirações Literárias | 5 Motivos para Começar a Ler
Foto: Creative Commons/Pixabay





   Sabe aqueles projetos de ler um livro de cada país? Então, essa é uma forma incrível de aprender mais sobre as culturas de diversos países, especialmente aqueles que são esquecidos geralmente, quando pensamos em viajar a turismo. 
   Existem vários livros incríveis, que mostram uma cultura riquíssima, como a africana e asiática, que valem super a pena conhecer. 



4. Apoiar pequenos autores nacionais


Inspirações Literárias | 5 Motivos para Começar a Ler
Foto: Creative Commons/Pixabay




   De que adianta viajar o mundo, e não conhecer seu próprio país? Da mesma forma que existem várias culturas maravilhosas mundo afora, o Brasil tem uma vastidão de literatura (acredite, vamos muito além dos clássicos da escola), que vale a pena conhecer. 
   E muitos autores nacionais estão apenas começando. Então, quando procuramos por livros nacionais contemporâneos, estamos não apenas valorizando nossa cultura e literatura, mas também apoiando pequenos empreendedores, que estão buscando seu lugar ao sol nesse ramo. 😉 



5. Compartilhar conhecimento


Inspirações Literárias | 5 Motivos para Começar a Ler
Foto: Creative Commons/Pixabay




   No post de 2019, eu falei que ler é, também, acumular conhecimento. Mas esse conhecimento também pode ser compartilhado com o mundo. 
   Seja escrevendo ou gravando uma vídeo-resenha na internet, ou mesmo falando informalmente com seus amigos, já está compartilhando conhecimento. 
    Aliás, quando você compartilha o link de uma resenha legal que viu, seja em um blog, canal do YouTube, ou nas outras redes sociais, também apoia o trabalho dos produtores de conteúdo literário
    Da mesma forma que alguns autores estão buscando seu lugar ao sol, criar conteúdo na internet dá um baita trabalho e vocês não sabem o quanto ficamos felizes quando alguém aparece (ainda que discretamente) e fala que gostou do conteúdo, ou gostou de um livro que indicamos (muitas vezes por puro amor à literatura, embora eu ache super válido quem ganha dinheiro com isso, mas é papo para outro dia).   


   E aí, gostaram de saber desses novos cinco motivos? Já leram o post anterior? Qual outro motivo poderia entrar na lista? Me contem aí! 







16 comentários:

  1. Oi, Hanna! Como vai? Que post incrível e crível, não é mesmo? Seus motivos são fundamentais para se criar o hábito de leitura. O item 4 é de suma importância para apoiarmos nossos queridos(as) autores(as) nacionais contemporâneos. Adorei o post. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei o post. A leitura abre portas incríveis para se descobrir, conhecer pessoas e lugares e aprender sempre. Acho que todo mundo deveria tentar.
    Eu sempre fico indicando livros para quem conheço que não lê e sempre tento escolher algo impossível da pessoa não gostar para ver se dá certo rs
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Hanna! Ler traz muitas coisas boas para nossa vidas. O conhecimento é algo sem preço e sou muito mais feliz desde o dia que abri o meu primeiro livro. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Hanna, eu não tenho o
    Costume de ler mas preciso começar o quanto antes pra ser exemplo para minha bebê de 2 meses. O quanto antes ela se interessar por livros, melhor será e os motivos que vc pontuou são ótimos .
    Beijos

    https://www.momentoseoutrascoisas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jade, adorei sua iniciativa, viu? Espero que consiga ter uma mini leitora em casa, S2.

      Excluir
  5. ah que post bacana, adorei! eu que sempre amei ler ando com dificuldade em manter esse habito

    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  6. Oi Hanna, tudo bem? Eu dei uma sumida do blog. Parei mesmo, sabe? Mas agora eu dei uma animada e voltei. Bateu saudades. Gostei das motivações para leitura. Realmente não pensamos em quantas amizades a leitura pode nos trazer.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda de volta, Chris! =) Sim, a leitura pode nos trazer amizades incríveis, é fantástico. =)

      Excluir
  7. Olá, Hanna.
    O que mais escuto de pessoas que não leem é que não tem tempo. Esquecem que se deixar ficam horas lendo feed de redes sociais. Adorei os novos motivos e o que mais gostei foi o de descobrir novas culturas. Adoro conhecer outros paises e costumes através dos livros.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Sil. E sim, aprender novas culturas é maravilhoso, pois podemos entender diversos comportamentos e até aprender diversas coisas do mundo através dos livros.

      Excluir
  8. Motivos bem válidos. Gostei de lê-los!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo