Inspirações Literárias | 5 Thrillers para iniciantes

em 19 fevereiro 2022

    Olá meu povo, como estamos? Thriller é um dos gêneros literários que fazem parte da minha zona do conforto. Mas vejo que ainda há certa resistência a ele por parte dos leitores, especialmente por trazer elementos que possam causar desconforto num primeiro momento. 
    Acontece que nem todos os livros desse estilo são assustadores; muito pelo contrário, mantém o clima de mistério no ar, sem te render pesadelos à noite. 


Inspirações Literárias | 5 thrillers para iniciantes
Foto: Creative Commons/Pixabay





    Hoje trouxe alguns exemplos de thrillers mais levinhos, para você que tem curiosidade, mas tem medo de se aventurar no gênero, ou não sabe muito bem por onde começar. 


   Antes, para quem só ouve o termo, mas não sabe o que o termo significa: 



Thriller é um gênero literário conhecido por promover o clima de tensão e suspense, com muitas revelações bombásticas e adrenalina. 


Ele ainda pode ser dividido em alguns subgêneros, como: 

Thriller Tecnológico - normalmente associado ao desenvolvimento de uma tecnologia cara e rara, que pode causar a destruição do mundo. 

Thriller Psicológico - normalmente é contado pelo ponto de vista do protagonista. Envolve uma percepção do personagem quanto ao mundo à sua volta, uma mente confusa e um medo ou fascínio pela morte. Como os personagens tem uma carga emocional grande, podem ser os romances mais densos e assustadores. 

Thriller de Conspiração/Mistério - envolve um segredo a ser desvendado pelo protagonista (que pode ser um detetive amador ou não). Normalmente tem questionamentos sobre moralidade dos personagens, onde sabemos quem é o mocinho e "o culpado". 

Thriller Médico - normalmente envolve uma doença misteriosa, que acaba saindo de controle e precisa ser combatida. 

Thriller Político - envolve, normalmente, conspirações políticas ou jurídicas. Conspirações que podem ter um toque de realidade convincente, além de envolver bastante adrenalina e cenas de "tiro, porrada e bomba".

   E algumas dicas de thrillers mais levinhos podem ser: 



1. Um Estudo em Vermelho



Autor: Arthur Conan Doyle

Editora: Zahar

Páginas: 192

Ano: 2013 (edição atual)




Um Estudo em Vermelho | Arthur Conan Doyle
Foto: Divulgação





Publicado originalmente em 1887, Um estudo em vermelho chegou a ser considerado uma espécie de "livro do Gênesis" para os casos de Sherlock Holmes, pois marca não só a primeira aparição pública do detetive mais popular da literatura universal como o primeiro encontro entre Holmes e Watson. Ao buscar conhecer melhor seu novo amigo, em pouco tempo Watson vê-se envolvido numa história sinistra de vingança e assassinato...
Essa edição traz texto integral e cerca de 30 ilustrações originais. A versão impressa apresenta capa dura e acabamento de luxo.

2. Assassinato no Expresso Oriente 



Autora: Agatha Christie 

Editora: Harper Collins

Páginas: 240

Ano: 2020 (edição atual)




Assassinato no Expresso Oriente | Agatha Christie
Foto: Divulgação





Em meio a uma viagem, Hercule Poirot é surpreendido por um telegrama solicitando seu retorno a Londres. Então, o famoso detetive belga embarca no Expresso do Oriente, que está inesperadamente cheio para aquela época do ano. Pouco tempo após a meia-noite, o excesso de neve nos trilhos obriga o trem a parar. Na manhã seguinte, o corpo de um dos passageiros é encontrado, golpeado por múltiplas facadas. Com os passageiros isolados por conta da neve, e tendo um assassino entre eles, a única solução é que Poirot inicie uma investigação para descobrir quem é o criminoso ― antes que se faça mais uma vítima.


3. O Último Templário



Autor: Raymond Khoury

Editora: Ediouro

Páginas: 480

Ano: 2006





O último templário | Raymond Khoury
Foto: Divulgação




Durante o ataque muçulmano, em 1291, à antiga cidade de Acre, no Reino Latino de Jerusalém, a galé "Templo do Falcão" zarpa, levando um pequeno grupo de cavaleiros, entre eles o jovem templário Martin de Carmaux, seu mestre, Aimard de Villiers, e um misterioso baú a eles confiado pelo grão-mestre da Ordem dos Templários momentos antes de sua morte. O barco desaparece sem deixar rastro.
Sete séculos depois, na cidade de Nova York, quatro homens vestidos de templários e montados a cavalo irrompem na festa de abertura de uma exposição de relíquias do Vaticano no museu Metropolitan, espalhando pânico e roubando os objetos expostos. A arqueóloga Tess Chaykin, uma das convidadas da festa, testemunha quando um dos cavaleiros, que parece liderar o grupo, se atém, como num ritual solene, a um único objeto: um misterioso decodificador medieval.
Após o incidente, o FBI instaura uma investigação sobre o caso liderada pelo especialista em anti-terrorismo Sean Reilly. Juntos, Reilly e Tess se envolvem em uma corrida mortal por três continentes em busca do local de descanso do "Templo do Falcão" e da perturbadora verdade sobre sua carga.



4. Deixada para Trás



Autor: Charlie Donlea

Editora: Faro Editorial 

Páginas: 368

Ano: 2017




Deixada para trás | Charlie Donlea
Foto: Divulgação




Nicole Cutty e Megan McDonald são alunas do ensino médio na pequena cidade de Emerson Bay, Carolina do Norte. Quando elas desaparecem de uma festa na praia em uma noite quente de verão, a polícia inicia uma busca maciça. Nenhuma pista é encontrada e a esperança é quase perdida, até Megan milagrosamente aparecer depois de escapar de um bunker no fundo da floresta.


5. Cisne Ferido



Autora: Francine Candido 

Editora: Increasy

Páginas: 133

Ano: 2020





Cisne ferido | Francine Candido
Foto: Divulgação




Odete está morta, mas sua lembrança ainda vive. Odila sabe que a irmã tinha motivos suficientes para desejar o fim de sua vida, mas não se conforma que Odete tenha cometido suicídio. Havia, entretanto, seu casamento destruído. O desaparecimento das filhas. A vida profissional abandonada. Nada nos dias de Odete levava à felicidade, e apesar de Odila guardar rancor desse adeus sem despedidas, também sabia que não era, ela mesma, considerada um exemplo de saber viver.
Odila era uma dublê apaixonada pelo seu trabalho, e apesar do casamento tóxico com o marido e a intensa atração pelo cunhado, tinha certeza que colocaria sua vida nos trilhos. Só precisava de coragem, a mesma coragem que Odete havia demonstrado nos momentos finais. E talvez seguir cada passo dos últimos momentos da irmã fosse a única maneira de Odila encontrar a própria salvação.
"Cisne Ferido" é um suspense inspirado na história de Odete e Odila, personagens do filme "A Princesa Encantada" e do ballet dramático "O Lago dos Cisnes". O livro faz parte da antologia Femme Fatale, composta por 12 novelas sem relação entre si de 12 diferentes autoras da Increasy Consultoria Literária, com a proposta de trazer uma releitura de princesas e heroínas da literatura.



   E aí, já leram algum desses livros? Tem alguma outra sugestão de thrillers para iniciantes? Me contem aí! 






24 comentários:

  1. Oi!
    Ao ler a definição de subgêneros eu notei que adoro assistir séries de ficção científica que tem um pézinho no thriller aushuahsuahsuahs, raramente leio thrillers e costumo selecionar bem quais pretendo ler por conta de violência e gatilhos. Dos indicados que eu li (e adoro!) são Um Estudo em Vermelho e O Assassinato no Expresso do Oriente.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é uma maravilha quando misturam os gêneros nas obras, né? Eu também adoro isso, hahaha.

      Excluir
  2. Oi Hanna,
    Os thrillers também fazem parte da minha zona de conforto, tanto que eu nem me abalo mais com cenas fortes nesses livros, haha. Mas, realmente, muitos livros do gênero envolvem apenas mistério e nada pesado.
    Da sua lista eu li apenas Assassinato no Expresso Oriente, mas Cisne Ferido e Deixada Para Trás estão na minha lista de futuras leituras, inclusive, amo Charlie Donlea.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super te entendo, viu? hahaha A gente acaba acostumando, de tanto que lê cenas mais fortes.
      E recomendo 'Deixada para trás', é maravilhoso.

      Excluir
  3. Oi, Hanna. Como vai? Destes da sua lista li somente o da Agatha Christie. Os demais parecem excelentes, não é mesmo? Gosto bastante do gênero também. Abraço!




    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da lista. ^^ E sim, são maravilhosos livros.

      Excluir
  4. Oi Hanna! Eu comecei a ler este tipo de história com Agatha C, depois enveredei pelas histórias de Sherlock Holmes e daí em diante fui conhecendo vários tipos de histórias. Já li um pouquinho de tudo e é meu gênero literário favorito. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Você foi no cerne da minha questão com thrillers: me causam desconforto, o mesmo se aplica a livros de terror. Ai vem esse post informativo, gostei! Achei lúdico e trouxe coisas que não sabia por me distanciar do gênero. Sabe que "Um estudo em vermelho" está em minha estante desde... 2015 kkk e ainda não li?!?!? Deu até um animo para pegar nele.

    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que maravilhoso saber disso! Muito bom saber que te ajudei! =)

      Excluir
  6. Olá, Hanna.
    Comecei a ler com os thrillers e claro é para onde sempre volto hehe. Dos citados tem dois ai que considero dos melhores que já li, o da Agatha e o do Doyle. O do Donlea é muito bom também, mas o autor ainda tem um caminho bem longo a percorrer hehe. Adorei a postagem.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Sil. Espero que o Donlea se mantenha no caminho promissor, tem futuro, hehe.

      Excluir
  7. Olá! Nunca li assim mas fiquei curiosa, vou escolher algum do seu post para ler em breve.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie ! Não conhecia esse gênero, e pelo visto nunca li nada parecido, fiquei muito interessada.
    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  9. Oi. Dos indicados, só li 'Assassinato no Expresso Oriente' há bastante tempo, já anotei as outras dicas e lerei o mais rápido, é um gênero que não tenho tanto conhecimento.

    ResponderExcluir
  10. Thriller é definitivamente meu gênero favorito. Gosto muito dos psicológicos, como a profissão já deixa claro. hehehehe Bom, para os iniciantes, eu recomendaria muito Harlan Coben. Por seu poder de nos prender até a última página, e seus livros não serem muito grandes. Assim como a Rainha do Crime, Agatha Christie.
    Eu amo Sherlock também... mas, acho que é preciso pegar um ritmo primeiro pra se aventurar de braços abertos em Sir Conan Doyle.
    Adorei o post, e as indicações. Não li 2 dos indicados.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então está explicado, hehe. Eu nunca li os do Harlan Coben, mas tenho vontade. Dica anotada, =)

      Excluir
  11. Oie, tudo bem? Durante um tempo li muito thriller, tanto que já conhecia a "fórmula" de alguns autores e era fácil desvendar o final. Já criei teorias bem interessantes, algumas não deram em nada haha mas o exercício foi divertido. Hoje tenho investido mais em livros de desenvolvimento pessoal e tenho aprendido muito. Mas de vez em quando coloco um na lista. No momento estou lendo O sanatório, da Editora Intrínseca, até agora estou gostando. Da sua lista conheço o da Agatha Christie e do Charlie Donlea. Gosto da escrita dos dois. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, alguns a gente adivinha mesmo a "receitinha de bolo", haha. Esse 'O Sanatório' eu até me programei para ler, mas li tantas resenhas negativas, que acabei desistindo. =/ Depois me conta o que achou?

      Excluir
  12. Eu gosto bastante do gênero, seja pra libro, série ou filmes.
    Da lista, li os dois primeiros e amo.
    Fiquei curiosa com o último título, ainda mais por Odete ser o nome da minha mãe jajajaj

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo