De volta à terra de sempre | Camila Pelegrini

em 08 fevereiro 2022

    Olá meu povo, como estamos? Hoje temos resenha de mais um conto da antologia “Era uma vez... Vilãs”, escrito pela autora nacional Camila Pellegrini. 
   Em ‘De Volta à Terra de Sempre’, temos uma releitura do clássico “Peter Pan”, pela visão do vilão Capitão Gancho, aqui retratado como Joana Batista, que vai ganhar os holofotes dos noticiários.


De volta à terra de sempre | Camila Pelegrini
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




6/24

Livro: De volta à terra de sempre 

Autora: Camila Pelegrini 

Editora: Increasy 

Ano: 2022

Páginas: 66



Joana Batista é esposa, mãe e professora de pilates, levando sua vida de forma pacata. Ao menos até o dia em que ataca sua família e sai em uma fuga desesperada, arrastando a filha pequena atrás de si. Leva apenas uma mochila e um gancho, embora ninguém pareça capaz de compreender suas motivações. Enquanto o país inteiro acompanha, chocado, os passos da perigosa e incansável mulher, um novo apelido é cunhado “Capitã Gancho”. E ela está no comando de sua vida.


De volta à terra de sempre | Camila Pelegrini



    Joana Batista é a notícia do momento. Apelidada de Capitã Gancho pela mídia, ela é procurada em todo o Estado, acusada de agredir o marido, sequestrar a própria filha e sair munida com uma arma bem inusitada por aí.
   O que levou uma mãe e esposa exemplar a surtar e sair mundo afora desse jeito? 
   O país inteiro acompanha a história da Capitã Gancho, em busca de justiça para a pobre criança e pelo marido, que só quer a garotinha de volta.
   Está aí uma releitura que eu estava ansiosa para ver. E, sendo “brazuca”, foi melhor ainda! 
   Eu A-M-O a história de Peter Pan, apesar de achar uma das mais sombrias (rsrsrs). Além disso, sempre achei o Capitão Gancho injustiçado (me julguem!).
   Ver agora o Capitão em sua glória foi sensacional. Li a obra em menos de um dia, pois simplesmente não consegui largar.
   A trama é narrada ora em primeira pessoa, pela visão de Joana, ora em terceira, pela visão dos noticiários e do marido. 
   Então temos uma ideia dos dois lados da história (se é que ajuda em alguma coisa).
   Enquanto a mídia praticamente massacra Joana, vendendo a moça como uma mulher cruel, desequilibrada e que não tinha motivos para largar sua casa daquele jeito, vemos uma pessoa que só quer fugir o mais rápido possível.
   Sua filha, Wendy, é a vítima que os jornais vendem. Garotinha bonitinha, sequestrada pela mãe, é uma pauta quente e mais do que explorada pela mídia sensacionalista
   O marido, Pedro (Peter Pan), também não fica atrás. Alegando não saber o motivo de sua mulher ter feito o que fez, acaba ganhando fama de homem inocente e pai amoroso, praticamente idolatrado como um herói nacional.
   Joana, por sua vez, só quer sobreviver. Sabe que não pode parar em qualquer lugar e sua vida virou um filme de ação da noite para o dia. 


"O presente era o que era. Suposições não significavam nada além de uma espécie sutil de tortura, um incessante descumprimento de promessas."


   O motivo de ela ter feito o que fez permanece um mistério, delineado a cada capítulo.
   A única pessoa que não a olha como vilã é a policial que investiga o caso (que faz as vezes de Sininho). 
   E isso nos leva a algumas questões. Primeiro, o que vemos nos jornais realmente é aquilo tudo? Não estou falando de todas as notícias. Afinal, temos muitos profissionais de verdade por aí.
   Mas até que ponto grandes notícias não são apenas exploradas como uma maneira de vender um furo de reportagem, sem se importar com o que realmente aconteceu? 
   Joana passou a ser uma vilã da noite para o dia e nem se preocuparam em saber o porquê.
    Isso me revoltou profundamente e só torcia para que a mocinha tivesse seu final digno. Wendy, por sua vez, é uma garotinha doce e que nutre amor de forma incondicional pela mãe. 
    É muito lindo ver a relação das duas, mesmo nessa situação.
    Apesar disso, as atitudes e a visão de Joana sobre o que aconteceu torna tudo tão ambíguo, que não a faz um personagem confiável. 
    Enquanto isso, Pedro se aproveita da fama de bom moço que ganha da mídia e não se faz de rogado. Mas seu lado também revela não ser confiável, conforme as investigações caminham.
   Quem é o grande vilão dessa história? Aliás, essa é a mesma pergunta que me faço no conto original, pois sempre vi algo estranho no Peter Pan que não queria crescer. 
   O Pedro da releitura é igualzinho: lindo, sedutor e sempre com uma resposta pronta, mesmo que não faça sentido, mas convence a todos. Se está mesmo falando a verdade ou não, permanece um mistério.


"Não tinha medo de falar. Tinha medo de não ser ouvida. Havia uma diferença entre ambos, e ela, assim como toda mulher, a conhecia."


   Aos poucos, percebemos que toda história tem dois lados e a verdade só pode ser conhecida quando ambos são revelados na mesma proporção. Confesso que já esperava o desfecho, mas não deixou de me surpreender, com os olhos marejados ao ler.
   Além disso, esse conto é bastante atual, já que toca num assunto pesado, triste e ainda recorrente em várias famílias brasileiras. 
   Infelizmente, não posso comentar, para evitar riscos de spoilers. Mas posso dizer que é um conto profundo, reflexivo, necessário e emocionante.
   Talvez por isso, eu tenha me sentido tão próxima da Joana em diversos momentos. E, mesmo com as atitudes que tomou, não consegui julgá-la. Ela fez o que podia com o que podia.
   Aliás, acho que qualquer mulher gostaria de ter uma Sininho por perto, como a protagonista conseguiu. 


De volta à terra de sempre | Camila Pelegrini
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna





   Juntas, elas deram um show de resiliência, rede de apoio e muitas alfinetadas na sociedade por várias situações, que inclusive saíram na mídia tempos atrás.
   Eu amei a diagramação dessa obra. Mantendo o padrão, traz a protagonista bem fiel à descrição, com uma capa vermelha chamativa e o gancho, que não poderia faltar.
   Somando isso tudo, não poderia deixar de dar nota máxima para o conto, que é um dos meus favoritos dessa antologia. 


















    Já conheciam os trabalhos da autora? E outras releituras de Peter Pan, conhecem? Me conte aí! 
    Aliás, lembro que uma vez me pediram para colocar aqui a lista com a antologia em ordem de publicação. 
    Todas as resenhas publicadas de "Era uma vez... Vilãs" estão na ordem certinha aqui. Porém, caso tenha chegado no Mundinho há pouco tempo e ainda não saiba a ordem, segue abaixo: 

1. A Morte lhe Cai Bem (Sarah Fidelis)

2. Encarcerada em Mim (Deborah Strougo)

3. A Última Cantada (Raffa Fustagno)

4. Viúva Cansada Procura (Aimée Oliveira)

5. Pátio dos Milagres (Carol Camargo)

6. Modelo de (Im)perfeição (Thais Louzada)

7. De Volta à Terra de Sempre (Camila Pellegrini)

 



                                                                                Obs.: Texto revisado por Emerson Silva

10 comentários:

  1. Oie, a mensagem que ele traz me atraiu bastante. Ainda não conehcia a obra. Fico feliz que tenha se destacado para você.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu li alguns livros e amo a história. Não li ainda nessa versão mas amei conhecer aqui. Com certeza já entrou para minhas próximas leituras.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O conto parece muito interessante e com mistérios.
    As vezes eu também gosto mais do Capitão Gancho do que do Peter.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Adorei a referência a Peter Pan, parece ser bem interessante, gostei da dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Olá, Hanna.
    Está ai outro clássico que não li o original. Eu lembro de um desenho que eu assistia e ficava com pena do Gancho, e sempre achei o Peter meio ruim. Fiquei bastante interessada nessa releitura e se der vou ler ela.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, até no desenho fica óbvio que o Gancho é a verdadeira vítima, né? Achei genial essa releitura e recomendo. =)

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo