Dentes de dragão | Michael Crichton

em 12 agosto 2021

    Olá meu povo, como estamos? Hoje temos o projeto #12livrospara2021 no ar, em parceria com as meninas do MãeLiteratura e Pacote Literário. O tema de agosto era livro com "tiro, porrada e bomba", e o escolhido por vocês foi Dentes de dragão, de Michael Crichton. 


Dentes de dragão | Michael Crichton
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


43/24

Livro: Dentes de dragão 

Autor: Michael Crichton 

Editora: Arqueiro

Ano: 2018

Páginas: 304



Desde Jurassic Park, nunca foi tão perigoso escavar o passado.
Em 1876, no inóspito cenário do Oeste americano, os famosos paleontólogos e arquirrivais Othniel Marsh e Edwin Cope saqueiam o território à caça de fósseis de dinossauros. Ao mesmo tempo, vigiam, enganam e sabotam um ao outro numa batalha que entrará para a história como a Guerra dos Ossos.
Para vencer uma aposta, o arrogante estudante de Yale William Johnson se junta à expedição de Marsh. A viagem corre bem, até que o paranoico paleontólogo se convence de que o jovem é um espião a serviço do inimigo e o abandona numa perigosa cidade.
William, então, é forçado a se unir ao grupo de Cope e eles logo deparam com uma descoberta de proporções históricas. Mas junto com ela vêm grandes perigos, e a recém-adquirida resiliência de William será testada na luta para proteger seu esconderijo de alguns dos mais ardilosos indivíduos do Oeste.



Dentes de dragão | Michael Crichton

 

    Este não é um romance histórico, embora alguns personagens que estão descritos aqui tenham, de fato, existido e sejam até bem famosos. 
    Dentes de dragão retrata uma das rixas mais famosas da Paleontologia, a rixa que tem o apelido de Guerra dos Ossos, liderada entre os célebres pesquisadores Edward Cope e Othniel Marsh, em busca de saber quem era o melhor paleontólogo e quem descrevia mais dinossauros que o outro. 
    De acordo com o próprio autor, a estória foi baseada em fatos reais, com várias mudanças ao longo da narrativa, o que dá uma licença poética e uma nova visão, mais aventureira e até mais cômica em alguns pontos. 
   A trama se passa no Velho Oeste, local de grande desenvolvimento, graças ao surgimentos de várias linhas de trem, e também palco de várias guerras entre brancos e índios. 
   É também em meio a esses acontecimentos que podem estar os fósseis de espécies mais fantásticas que o mundo já viu, basta saber quem vai chegar primeiro para coletar, descrever e publicar as espécies. 
   Com olhos observando todos os lados, de um lado, em Yale, temos o professor Marsh, um cara excêntrico, solitário e chamado nos corredores de doido pelos alunos. 
    Todo verão ele organiza uma saída de campo até os confins dos Estados Unidos, para coletar fósseis, e sempre escolhe os alunos mais ricos da universidade, para bancar as aventuras de as próprias coletas. 
    Entre esses alunos, está William Johnson, um rapaz que nunca desejou passar as férias de verão no meio do deserto, mas acaba partindo em nome de uma aposta que faz com um outro rapaz, Harold Marlim, de que não sobreviveria a um verão ao lado do professor. 
   Para não ficar mal entre os outros rapazes, William acaba aceitando a aposta e entre o time de Marsh como fotógrafo da expedição. 


"E naquele momento me dei conta de que seria obrigado a passar o verão inteiro na companhia de um professor que todos consideravam doido, catando ossos velhos em algum deserto escaldante e horroroso."


   Mas parece que algumas coisas que faziam de Marsh um louco podem ser um pouco de verdade (ou não?), quando eles embarcam oficialmente. 
   William é apenas um jovem, que quase não teve experiências de vida. E embarcar nessa viagem logo com Marsh parecer uma loucura. 
    Mas, aos poucos, William vai aprendendo mais sobre o mundo, sobre os fósseis e sobre as próprias pessoas que o cercavam. 
    Marsh, por sua vez, desconfia da sombra, pois de qualquer lugar, Cope pode surgir e roubar os fósseis para publicar na sua frente. 
    Conforme o decorrer do livro, conhecemos também algumas coisas pelo lado de Cope, que tem sua versão dessa história também.   
     Ao contrário de Marsh, Cope é um professor com seus 36 anos, com família e filho pequeno, que gosta do que faz, mas aparenta ter certos limites, principalmente no que se refere à sua rixa com Marsh. 
    Narrado em terceira pessoa, temos uma ampla dos acontecimentos e podemos ter nossa própria opinião. 
    As aparências enganam bastante e, de perto, ninguém é normal, como Johnson vai descobrir. Assim como também vai descobrir que, para algumas pessoas, existem coisas mais valiosas que dinheiro e amizades que podem lhe ensinar grandes lições. 

"Essa é a natureza do fanatismo: atrair e incitar extremismos. E é por isso que, qualquer que seja a linha do fanatismo, todos os fanáticos são iguais." 


    Eu só tinha lido um único livro do autor, e até gostei bastante, mas ainda notava que faltava algo. 



Dentes de dragão | Michael Crichton
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

   Dentes de dragão foi um livro que, segundo a viúva, estava guardado no computador do autor há bastante tempo, porém só foi publicado postumamente, como uma homenagem. 
   E, cá entre nós, foi uma grande homenagem, principalmente pela história que traz. Apesar de não ser de todo verdade o que acontece aqui, alguns personagens são, assim como os lugares e algumas curiosidades também, então me senti lendo os livros de Dan Brown, só que no passado. 
   Apesar de ser narrado em terceira pessoa, o foco fica mais pelos olhos de Johnson, um personagem fictício, mas que funciona como um guia para nós. 
   Ele, sendo o protagonista principal, vê de perto a eterna briga de egos entre pesquisadores, e até onde eles são capazes de ir, não pela ciência, mas pela fama de ser um bom cientista. 
   Gostaria de dizer que isso é ficção, mas essa parte, como uma cientista, infelizmente é verdade e ainda existe bastante, inclusive, na academia. 

"A ciência é uma consorte exigente, professor. Faz questão da verdade acima de todas as coisas."


   O que é bem ruim, pois não avançamos mais por causa dessas brigas, que duram gerações em alguns casos. 
   Mas no livro, Crichton suaviza várias coisas e dá até um toque mais divertido em algumas passagens, o que torna a leitura mais fluida e leve em alguns pontos, mas ao mesmo tempo, com um toque de realidade tão marcante, que não sabemos o que é real e o que ficção, o que ficou uma boa combinação até. 


"[...] Nunca tinham visto alguém caçar aquilo antes: ossos."
  

Dentes de dragão | Michael Crichton
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


   Com relação ao protagonista, Johnson vai amadurecendo e aprendendo que a vida é dura de uma maneira bem direta, o que gostei bastante, pois ele se mostrou até mais adulto do que eu esperava, dada a origem dele. 
   Sendo real ou não, o fato é que os fatos ficaram tão bem amarrados e detalhados na medida certinha, que me senti  de fato no Velho Oeste, com os típicos duelos, diligências, poeira passando de um lado para o outro e os salões com jogatinas. 
   Também terra de índios, que nem sempre eram os bandidos da história mas, de uma das raras vezes, eram vistos como os seus próprios heróis e com suas próprias missões de vida e de honra, o que curti bastante também. 

"Despertavam interesse em quer que os visse e, pelo menos na imaginação popular, eram um símbolo de todos os povos ameríndios."


   Com esse clima de aventura, "tiro, porrada e bomba" e descobertas, ainda tinha espaço para amizades, romances e lições de vida, fechados de uma forma tão sensacional, que me senti lendo um filme. 
   Além disso, eu gostei bastante que no final do livro existe uma lista com referências bibliográficas usadas nas pesquisas do autor, o que dá até um toque de credibilidade à história. 
   Não só isso, encontramos também uma pequena biografia dos personagens reais, falando o que era real e o que era mentira no livro, o que achei bem legal, pois fechamos o livro com o gostinho de "você sabia?" também. 
   Mesmo se você não curte paleontologia, recomendo esse livro, pois certamente vai gostar da aventura e do toque nostálgico do Velho Oeste. 


Dentes de dragão | Michael Crichton
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


   A minha edição é bem bonita, com o título escrito em letras de alto relevo, com um dos "dragões" como fundo da capa, em contraste com o fundo branco, o que dão um verdadeiro charme. 
   A revisão está bem feita, a diagramação também não fica atrás, assim como a fonte está bem legível e as páginas são bem grossinhas e fáceis de passar.  




   E, seguindo o cronograma do projeto, esse é o resultado até o momento: 



12 livros para 2021 | Agosto






     
         

   

18 comentários:

  1. Dá muita satisfação ver um desafio sendo concluído e a leitura parece realmente maravilhosa. Não cheguei a ler e conheci através de você.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né menina, dá até um orgulho de missão cumprida, haha. E sim, essa leitura foi fantástica mesmo. Eu amei e vou guardar esse livro para sempre na lembrança. ^^

      Excluir
  2. Oi, Hanna. Tudo bem? Parece um livro de excelência, não é mesno? Que bom que gostou do que leu. A resenha ficou ótima. Abraço!



    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que existia um livro assim do mesmo autor de Jurassic Park!!! Adorei a trama, pois mostra que o mundo academico é bem mais que ficar com a cara nos livros. Já adicionei aqui na minha whishlist e mal posso esperar para lê-lo

    Abraços
    http://www.auniversitaria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele escreveu, mas só foi publicado após sua morte. E sim, é sensacional ver esse outro lado da moeda com relação ao mundo acadêmico. Espero que goste da leitura. ^^

      Excluir
  4. Nunca li nada parecido. Tenho vontade de ler um livro com esse tema, deve ser muito bom. Já anotar aqui sua dica. A resenha ficou perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada! S2
      Espero que curta a leitura tanto quanto eu. ^^

      Excluir
  5. Achei essa edição bonita igualmente. E o enredo do livro chamou minha atenção. Sem dúvida, gostei de saber que a história foi baseada em fatos reais apesar das mudanças na narrativa, de acordo com o próprio autor. O título me atraiu logo de cara, então achei ótimo saber do que se trata o conteúdo. Muito bom que a revisão está bem feita.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas achei incrível a proposta. Confesso que nunca acreditei muito em dinossauros haha Mesmo tendo morado em Minas e lá ter registros da existência de alguns. Inclusive tem museus, fósseis e ossos de dinossauros montados em tamanho real. Sou meio cética (eu acho haha). Talvez seja por influência de não acreditar em ETs também. Já meu namorado adora esse universo e sempre assiste documentários a respeito. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí eu já não sei te responder sobre o ceticismo Erika, rsrs.
      Mas que bom que gostou da proposta do livro. =)

      Excluir
  7. Que projeto genial, acho que vi algo no ig da Mãe Mãe Literatura. Esse livro parece bom, não conhecia, a capa chamou minha atenção desde o início (sou a doida das capas e amo isso), mas a história, imaginar como tudo se encaixa, é o que mais despertou meu interesse pela leitura, espero ter oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super te entendo no quesito capas que chamam atenção, haha.
      Espero que tenha a oportunidade de ler e que goste da experiência, tanto quanto eu. ^^

      Excluir
  8. Oi Hanna
    Fiquei bem curiosa para ler este livro!
    E gosto muito de livros que nos trazem curiosidades (adoro um você sabia....rs)
    Dica anotada!
    Adoro a nossa TAG e fico muito feliz com a sua participação
    Beijos e até setembro
    Clauo

    ResponderExcluir
  9. Hanna, adorei a sua resenha, eu não sabia dos detalhes desse livro, mas para os amantes de Jurassic Park, deve ter sido ótimo ter contato com essa obra, mesmo tendo sido publicada postumamente. A história em si não me desperta tanto interesse, pois tenho dificuldade com fantasia, mas me pareceu ter elementos bem interessantes que vão além disso. Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Karlinha. Mas não é bem fantasia não, é uma aventura no Velho Oeste mesmo, rsrs.

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo