O Chamado do mar | Emerson Silva

em 06 maio 2021

    Olá meu povo, como estamos? Hoje eu trago mais uma resenha de livro "brazuca", com o conto Chamado do mar,  de Emerson Silva. 


O Chamado do mar | Emerson Silva
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



OBS. Livro cedido em parceria com a editora Confraria Crônicas Fantásticas



21/24

Livro: Chamado do mar

Autor: Emerson Silva 

Editora: Confraria Crônicas Fantásticas 

Ano: 2021

Páginas: 131


Os mares estão revoltos a muito tempo para ser algo natural. Jasmine, uma capitã da Companhia da Tempestade, grupo militar devoto a proteger o oceano, recebe a missão de ir até a Ilha Sagrada e consultar os sacerdotes, para saber o que está deixando o oceano agitado. No entanto, a jornada leva-a para um conflito acirrado, onde a capitã irá testar sua fé. Além disso, Jasmine busca aprovação de sua mãe, Oriana, a comandante da fortaleza da Companhia da Tempestade, a mesma que a deixou responsável pela missão. Muito está em risco, seja pelo seu desejo emocional ou pela causa da Companhia, e a capitã precisa lidar com os perigos dessa breve jornada.


O Chamado do mar | Emerson Silva

 

   Jasmine é uma capitã respeitada na Companhia da Tempestade. Ela comanda um dos navios mais poderosos da frota, com o objetivo de proteger os mares de potenciais inimigos. 
   Em seu navio, ela é a mais poderosa e ninguém a tira de seu pedestal. Mas por trás de uma capitã poderosa, existe uma filha que que só queria atenção de sua mãe, Oriana, a comandante da Companhia e de quem todos tem medo. 
  Disposta a ser sempre a melhor em tudo, Jasmine obedece sua mãe nas missões que recebe, o que não é diferente quando ela recebe uma bem perigosa: a de ir até a Ilha Sagrada, para falar com os sacerdotes e descobrir o que está deixando o mar tão revoltado. 
  Mas Jasmine vai ter que enfrentar uma agitação ainda maior, já que não é apenas o mar que anda agitado ultimamente...

"Nem a fúria dos mares seria capaz de impedi-la."

  Eu não sabia o que esperar desse conto. Como sempre, Emerson tem uma predileção por protagonistas femininas fortes.  
  Admiro isso nele, pois é um caminho perigoso para um homem escrever sobre uma mulher forte, sem ficar enviesado. 
  Mas acho que ele conseguiu criar uma marca, de personagens empoderados e que nos trazem exemplos. 
 Jasmine é uma capitã bastante respeitada pela sua tripulação, especialmente por Kain, seu fiel escudeiro. Eles são parceiros de longa data e estão sempre juntos, custe o que custar. 
  A missão principal deles na Companhia da Tempestade é proteger o Oceano, que aqui parece ter vida própria e é tratado como uma pessoa quase. 
  Nos últimos tempos, os tripulantes estão bem desconfiados, já que o Oceano anda bastante agitado e está bem difícil de navegar.
  Uma solução para entender o que está acontecendo seria consultar os sacerdotes que moram na Ilha Sagrada, mas chegar até lá é quase uma missão suicida, levando em conta o próprio perigo de navegar.
  Oriana, a comandante da Companhia da Tempestade, confere a Jasmine essa missão, que ela aceita cm muito medo, mas também muito orgulho para recusar. 
  Todos na Companhia sabem que elas são mãe e filha, mas o que ninguém imagina é a relação que existe entre elas. 
  Oriana sempre foi durona e nunca demonstrou sentimentos pela filha. Jasmine, por sua vez, sabia que sua mãe apenas se importava com o que acontecia na Companhia. 
  Assim, fez de tudo para seguir os passos da mãe e ser sempre exemplar em tudo, como uma forma de conseguir atrair a atenção dela.    
  Acabou conseguindo, já que é a melhor capitã da Companhia. O problema é que a máscara de Jasmine esconde uma mulher frágil, abandonada e magoada por anos de negligência materna. 
  Mas parece que essa situação virou uma zona de conforto para ela, o que a faz se tornar cada vez mais fechada em seu casulo de infelicidade e falta de fé na vida. 
  O único que parece se importar com isso é Kain, que sempre ficou ao seu lado. E será seu companheiro também rumo à Ilha Sagrada. 
  Para chegar até lá, é necessário encarar um Oceano, que está mais agitado do que o normal. Depois de quase morrerem, eles conseguem chegar na Ilha Sagrada. 
  Mas a missão, que parecia simples e rápida pode mudar a vida de Jasmine para sempre. A Ilha Sagrada não é chamada assim à toa. Ela tem muitos segredos, que podem remexer no mais íntimo do seu ser. 
  Jasmine descobre isso assim que pisa na ilha, e vai ser praticamente outra missão sair de lá com vida. 
  De todos os contos que já li do Emerson, esse foi o que mais gostei. Parece que finalmente ele "acertou no ponto" dos detalhes, que agora ficaram menos cansativos de ler. 
  Além disso, Jasmine é uma mulher que traz muitos fantasmas consigo, mas ela não pode esconder isso tudo para sempre, ainda mais quando chega numa ilha com magia profunda. 

O Chamado do mar | Emerson Silva
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

  É incrível como ela vai mudando com o passar do conto, aprendendo com seus erros, refletindo sobre sua vida e vendo que nem tudo gira em torno de atrair atenção de quem não quer lhe dar. 
  A relação entre ela e a mãe é digna de pena. Enquanto a mãe só quer olhar para a filha se ela tiver algo interessante para mostrar, Jasmine parece achar que esse é o único modo de viver, mendigando toda migalha de atenção que conseguir arrancar da mãe. 
  Apesar de ser um conto de fantasia, é uma situação que existe bastante no mundo real. Então é bem fácil se sentir solidárix com a mocinha em alguns momentos. 
  A única pessoa que parece gostar e respeitar Jasmine de verdade é Kain, que tem uma cumplicidade gigante com a protagonista. 
  Esse foi um conto bem rapidinho de ler, com uma escrita bem fluida e detalhes na medida certinha. Gostei bastante das cenas de ação, que foram descritas como se eu estivesse lá junto com os personagens. 
  Gostei também de ver como a protagonista cresce e começa a enxergar o mundo que a cerca de outra forma. É um conto de fantasia, mas também de lições, de fazer as pazes consigo mesmo e saber que você é bem mais do que imagina. 

"E, às vezes, mais difícil do que aceitar o outro, é aceitar a si mesmo."

  A diagramação está espetacular, como sempre. A revisão está bem feita e, seguindo um padrão, os contos do Emerson são sempre em terceira pessoa. 
  Gostei bastante e recomendo esse conto. 



  Já tinham lido esse conto? Conhecem a Confraria Crônicas Fantásticas? 



       
  



10 comentários:

  1. Oi Hanna, tudo bem?
    Ainda não conhecia o trabalho do Emerson Silva. Esse conto parece ser bem interessante. Gosto de fantasia, mas das que trazem uma certa profundidade na relação dos personagens e não só aventura sem explorar o lado humano. Parece que essa história tem tudo para me agradar. Dica anotada!

    Te indiquei para uma tag no meu blog: https://hipercriativa.blogspot.com/2021/05/tag-minha-rotina.html

    Beijos;

    ResponderExcluir
  2. Oi Hanna, tudo bem?

    Gostei bastante da premissa do livro. Faz um bom tempo que não leio fantasia e o que me chamou a atenção em O Chamado do Mar foi a relação de mãe e filha e o fato de as duas aparentemente serem personagens fortes. Espero ter a oportunidade de ler em breve!

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, gostei bastante dessa parte também. Uma pena que num conto não tem muito espaço, mas gostaria até de saber mais sobre elas.

      Excluir
  3. Oi, Hanna. Tudo bem? Parece-me uma obra muito boa. Que bom que gostou da leitura. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros que tem personagens femininas fortes. Não conhecia esse e também gostei por parecer bem rápido.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Hanna,
    Quando vejo que é a 'Confraria' sei que vai ser uma novidade para mim!
    Não estou por dentro desse mundo dos contos, então é sempre uma surpresa conhecer o que você recebeu.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo