Amantes do cinema | A escavação

em 09 fevereiro 2021

    Olá meu povo, como estamos? Hoje eu vou falar de um filme novinho do catálogo do Netflix, e que muito me surpreendeu: A escavação.  

Amantes do cinema | A escavação
Foto: Divulgação/Netflix

Ficha técnica

Filme: A escavação

Gênero: Drama, Histórico

Ano: 2021

Duração: 1h54min

País: Reino Unido


A Escavação conta a história de um arqueólogo que embarca na escavação historicamente importante de Sutton Hoo, em 1938, onde um grupo descobre uma grande quantia de ouro em uma câmara mortuária de um navio enterrado. Baseado no livro de mesmo nome de John Preston e em uma história real.



Amantes do cinema | A escavação

 
   Eu estava curiosa com esse filme desde a primeira vez que vi o cartaz dele aparecendo no meu perfil do Netflix. 
  Sempre curti obras com essa pegada mais histórica e com um toque de drama, mas jamais poderia imaginar que se tratava de um fato real de nossa História. 
  O filme é ambientado no Reino Unido, nos arredores de Londres, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Uma jovem viúva vive nas terras que herdou do marido com o filho e mais alguns empregados. 
  Ela sempre se incomodou com uns morros que existem em forma de círculo numa parte das terras dela. 
  Esse círculo nada convencional mexe com o imaginário dos locais há séculos, que vão até lá fazendo rituais e simpatias em busca dos mais variados desejos. 
  Até que um dia, a viúva resolve ceder à curiosidade e contrata um arqueólogo amador para fazer a escavação. 
  O arqueólogo amador se chamava Basil Brown, um senhor simpático que nunca foi para a universidade, nem trabalhava em grandes museus de renome da época. Talvez por isso ele sempre era vítima de críticas pelos arqueólogos profissionais. 
  Mas os arqueólogos profissionais da época estavam para engolir muito de seu orgulho, quando o senhor Brown, escavando com a ajuda de uns poucos homens também sem experiência alguma, descobriram algo fascinante, que revolucionou o conhecimento da história do país. 
  A descoberta em si não é spoiler, pois está nos museus até hoje (felizmente sobreviveram aos bombardeios da guerra). 



A escavação | Netflix
Foto: Divulgação/SuperInteressante


  É a história da escavação de Sutton Hoo, na qual foram encontrados os vestígios de uma tumba, construída numa embarcação, com muito outro, armaduras maravilhosas e uma história revolucionária. 
  Ela é revolucionária pois mudou todo o pensamento que se tinha a respeito do povo. Até então, embarcações como aquelas eram relacionadas aos Vinkings, um povo conhecido por sepultar seus mortos em barcos. 
  Mas o "barco fantasma", como passou a ser chamado, era bem mais antigo, com datado do Império Bizantino, com os anglo-saxões retratados como muito mais organizados (e civilizados) do que se pensava do povo da "Idade das Trevas".  
  Uma descoberta dessas logo chamou a atenção de arqueólogos famosos da época, os quais estavam doidos para se dizerem donos do achado. 
  Assim, todo o drama acaba girando em torno não apenas de quem era o homem enterrado naquele barco, como também a quem pertencem os achados. 
  Para começo de conversa, achados desse tipo deveriam ficar em museus, para que o mundo tenha acesso ao conhecimento, que é público. 

A escavação | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix



  Mas convenhamos que, se não fosse a autorização e a curiosidade de Edith, a viúva, que contratou uma pessoa para escavar, nada daquilo teria sido descoberto. 
  E mais, aquele homem morto estava descansando há século naquele terreno. Para que seu barco tivesse sido levado até terra firme e enterrado como foi, no mínimo ele era alguém de patente alta e muitas posses. 
  Mas ainda assim, era uma pessoa, ninguém deveria ser o dono dele, mesmo depois de morto, sabe?  
  São tantos questionamentos que o filme nos leva a fazer, que nos vemos envolvidos com o filme a cada minuto. 
  Além disso, não é apenas sobre a descoberta, mas sobre os descobridores que vamos nos aproximando. 
  Edith tem seus motivos para, só agora, ter pedido para alguém escavar. Ela queria deixar algum legado para o mundo, e acabou conseguindo mais do que isso. 
  Basil nunca teve um diploma, mas tinha um talento para escavação que talvez nenhum outro arqueólogo com milhares de especializações tivesse. Isso porque ele trabalhava com amor ao conhecimento e à História em si. 
  Esses dois tem um relacionamento de amizade muito bonito de se ver. Ambos se compreendem e se respeitam de maneira linda, harmoniosa e que te faz também se apaixonar por eles. 
  Não apenas eles, mas também o filho de Edith gosta de Basil de graça, o que faz os três terem cenas muito fofinhas e que dão aquele quentinho no coração. 


A escavação | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix


  Isso desperta a ira do pessoal do Museu Britânico que, apesar de seguir as ordens de Edith, que fez questão de doar o material descoberto para sua coleção, colocou Charles Philips como o "grande descobridor" e simplesmente apagou Basil Brown da História, contrariando o último desejo de Edith, que morreu pouco tempo depois. 
  Apesar de ser uma descoberta incrível, quase nada foi feito com o material, já que no mesmo ano da descoberta o Reino Unido declarou que iria participar da guerra. 
  Apenas anos depois, com a guerra já finalizada, os pesquisadores foram estudar a fundo o material, o que rendeu vários trabalhos minuciosos e descobertas fascinantes, que até está no pódio como uma das mais importantes da Europa.   


A escavação | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix


  E, apenas recentemente, Basil foi reconhecido pela Sociedade de Arqueologia como o verdadeiro descobridor do material, como conta o livro homônimo de John Preston. 
  O filme foi retratado como "um elegante ensaio sobre o fim e uma quase homenagem a pessoas que ficaram apagadas da História por anos" [Fonte].
  E, sinceramente, eu concordo. Infelizmente na academia temos muitas brigas de ego, que ninguém conta. E são essas brigas que levam pessoas importantes a serem apagadas por puro egoísmo e orgulho ferido, como aconteceu com Basil e tantos outros. 
  Eu amei esse filme, amei saber mais sobre a história de Basil e sobre como os devidos créditos de uma descoberta tão importante foi finalmente dado a quem merecia, ainda que bem tarde. 



 

   E essa foi a postagem de hoje. Já tinham visto esse filme? Curtem tramas mais nessa pegada histórica? Me contem aí! 



12 comentários:

  1. Oi Hanna,

    Não conhecia o filme, mas a trama é super interessante. Ainda mais por trazer mais conhecimentos do tema.
    As cores são bonitas também trazendo aquele ar de época e mais sério.

    Dica anotada.

    Bjs
    http://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é lindo de uma forma bem cativante. E ainda é uma aula de História. S2

      Excluir
  2. Não sabia do que o filme tratava e ainda não o tinha visto no catálogo!!! É uma forma de conhecer nosso país e vou adicionar na lista.

    bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é sobre nosso país, mas sim, é uma história fantástica e que recomendo muito. ^^

      Excluir
  3. Oi Hanna, td bem?
    Fiquei curiosa e achei bem interessante essas questões que o filme traz à tona, vou dar uma olhada lá na netflix! Foi ótimo ler sua opinião!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  4. Eu já ouvi falar sobre este filme mais não sabia ao certo sobre a história do mesmo.
    Ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Hanna

    Eu tenho assistido mais ao Prime porque estou revendo TVD, por isso perdi alguns lançamentos. Achei o enredo muito interessante, esse negócio de apagamento histórico rola muito. E como gosto de filmes históricos, vou tentar conferir ainda este mês!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o filme toca em assuntos bastante delicados e que valem a pena serem debatidos. Espero que goste também. ^^

      Excluir
  6. Oi Hanna,
    Tudo bem?
    Ainda não tinha ouvido falar desse filme. Não é muito minha praia, mas pela forma como você contou que é, acho que eu assistiria se tivesse Netflix.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa & Universo Invisível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super te entendo, mas se achar que pode sair da zona de conforto algum dia, é uma boa pedida. ^^

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo