Minhas autoras favoritas

em 10 março 2020

   Olá meu povo, como estamos? Ontem, dia 08 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. E é sempre bom lembrar de pessoas importantes, que nos servem de exemplo, seja no mundo real ou fictício.

Minhas autoras favoritas
Foto: Creative Commons/Pixabay

   Exemplos de empoderamento, de mulheres que lutaram para serem o que queriam ser, inclusive na literatura. Como homenagem a essa data, separei aqui minhas autoras favoritas, para vocês conhecerem e, quem sabe, conhecerem suas obras também. 😉




   Só para vocês entenderem, eu fiz essa lista a partir as autoras que conheci há menos tempo, mas que já me apaixonei pela escrita, até aquelas que, só de olhar o livro na prateleira, eu já levo de olhos fechados, porque sei que é bom.


5 autoras que você deve conhecer




1.  Victoria Aveyard

Victoria Aveyard
Foto: Divulgação

Victoria Aveyard cresceu em Massachusetts e frequentou a Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles. Formou-se como roteirista e tenta combinar seu amor por história, explosões e heroínas fortes na sua escrita. Seus hobbies incluem a tarefa impossível de prever o que vai acontecer em As Crônicas de Gelo e Fogo, viajar e assistir a Netflix.

   Conheci a escrita da Victoria recentemente, através da série 'A rainha vermelha'. Esses livros me chamaram atenção por serem de fantasia, meu gênero favorito. Mas logo a autora me ganhou, por ter em sua escrita fluida e sem enrolação, algo que me fisgou. Ela consegue juntar fantasia, mistério, romance e, ainda, o "tiro, porrada e bomba", que tanto gosto, de uma forma que não fica chato, sabe? Apesar de algumas pessoas não gostarem muito dela pessoalmente, eu a tenho como uma de minhas autoras favoritas, mas ainda a tenho em quinto lugar, por ser nova nesse hall (rsrsrs).




2. Agatha Christie

Agatha Christie
Foto: Divulgação/TAG Livros

Dame Agatha Mary Clarissa Mallowan (Torquay, Devon, Inglaterra, Reino Unido, 15 de setembro de 1890 — Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, 12 de janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas.Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre outros tútulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Agatha Christie escreveu também sobre o pseudônimo de Mary Westmacott.

   Essa, apesar de ser um clássico para muita gente, para mim ainda é novidade. A "Rainha do crime" me conquistou pelos seus mistérios que são resolvidos bem rapidinho, já que seus livros são em tamanho de bolso, já de caso pensado. Ela tinha o dom de fazer seus leitores de trouxa, mesmo quando você presta atenção em todos os detalhes. É uma autora que ficou na história, por livros que mexeram tanto com nossa mente de detetive amador(a), que até viraram filmes e séries n vezes. Sério, se nunca leu um livro dela, recomendo que leia, ao menos uma vez. 😉



3. Anne Rice 

Anne Rice
Foto: Divulgação/Blog Estante Virtual

Anne Rice cresceu em New Orleans vivendo num espectro de estimulação física e artística. Ela foi criada de um jeito diferente e exposta a grandes ideais que deram-na um apurado senso de auto-valorização. Sua imaginação desenvolveu-se e populou um mundo de fantasia, usando vários elementos do mundo do mistério e sobrenatural. No entanto, seu senso de nuance e sua herança sulina e irlandesa teve influencia suficiente no seu estilo para torná-la uma 
grande escritora. Os eventos dramáticos que aconteceram em sua vida resultaram numa riqueza emocional que recheia suas obras e cativa muitos leitores.

   Esse é o momento em que vocês vão gritar "por que???" Ainda mais quando digo a importância de Anne Rice em minha vida. Bom, para você que está chegando aqui pela primeira vez, Anne Rice é a mente por trás dos livros sobrenaturais mais famosos do século XX. Ela escreve sobre múmias, bruxas, vampiros, lobisomens, fantasmas... Mas ela tem um toque completamente diferente, pois não é apenas terror, mas também um tipo romance bem mórbido, daqueles que você sente medo, e ainda assim, se apaixona pelos personagens dela. 
   O que me conquistou, ainda na adolescência, foram os livros da série 'As crônicas vampirescas'. Ela faz exatamente isso com os vampiros; eles são cruéis por natureza, são sedutores ao ponto de seduzirem até os leitores com suas palavras e promessas de vida longa. Mas acho que o ponto chave é que ela faz questão de mostrar que seus personagens podem ter saído da humanidade mortal, mas a humanidade mortal não sai deles nem por um decreto. 
   Quando somos apresentados a eles, eles nos vem com sua vida antes de se tornarem os "monstros sedutores", e vemos que eram gente como a gente em muitos casos. Isso acaba nos aproximando dos personagens e até criamos certa empatia, se é que isso é possível com os atos deles. Não consigo explicar mais que isso, mas posso dizer que, graças aos livros dela, eu senti vontade de saber "o que acontece depois?", e tive a curiosidade de procurar pelos livros seguintes. 
   Apesar dela ser a responsável por isso, hoje ela ocupa o terceiro lugar aqui nessa lista, por ter uma escrita que não sei se eu teria paciência para ler nessa fase da minha vida. Para quem nunca foi apresentadx aos livros da autora, ela gosta de suas cenas super detalhadas, o que na época era super legal, mas depois eu fui meio que perdendo a paciência e pulo as páginas até chegar na ação de fato. Mesmo assim, são histórias incríveis e seria muito errado de minha parte não colocá-la nessa lista.     



Leia também: Corra!


4. Gabrielle Ruas  

Gabrielle Ruas
Foto: Gabrielle Ruas/Mundinho da Hanna

Gabrielle Venâncio Ruas é mineira, graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, atualmente, atua como escritora e revisora de língua portuguesa. Cresceu em meio aos livros e, principalmente, acompanhando os animês japoneses na televisão, que ainda hoje inspiram suas estórias. O percurso na escrita se iniciou ainda na infância, quando criava jornadas fantásticas e histórias em quadrinhos. Desde então, conceber novos universos por meio da escrita tornou-se verdadeiramente uma paixão.

   A Gabi é nossa autora parceira aqui do Mundinho já tem um tempo. Mas não foi por isso que eu a coloquei aqui na lista. Ela está aqui por unir duas coisas que amo: romance sobrenatural e "tiro, porrada e bomba". A escrita dela é super fluida e a gente vê bem o carinho e a dedicação que ela tem ao escrever os livros, pesquisando cada detalhe, ainda mais sendo uma aventura em solo brasileiro. 
   Além disso, ela dá os detalhes na medida certa, sabe? Sem exagerar demais, nem a gente ficar com a sensação de que falta alguma coisa. Como estou nessa vibe de cenas mais rápidas, ela é uma das autoras que sai o livro, já estou providenciando meu exemplar de olhos fechados.  
     



5. Gillian Flynn

Gillian Flynn
Foto: Divulgação/Jornal O Globo

GILLIAN FLYNN é jornalista e trabalhou por dez anos como crítica de cinema e TV para a Entertainment Weekly antes de se dedicar integralmente à carreira de escritora, Nascida no Missouri e formada em Jornalismo e inglês pela Universidade do Kansas, escreveu durante dois anos para uma revista de negócios na Califórnia e concluiu um mestrado em jornalismo na Northwestern University, em Chicago. Atualmente, Gillian mora em Chicago com o marido e o filho.
   A escrita da Gillian eu conheci muito por acaso... e foi paixão á primeira lida (rsrsrs). Sabe quando um livro te fisga logo no primeiro parágrafo? Foi assim com o primeiro livro dela que li: 'Garota exemplar'. Ela tem o dom de mexer com nossa mente, ainda mais por escrever thriller psicológico. Mas ela mexe de uma forma conosco, que temos medo até da sombra depois de terminar o capítulo. Com ela, o "tiro, porrada e bomba" dá lugar ao maior mistério que a Humanidade tenta desvendar: a mente humana. Com a escrita envolvente dela, vemos que não existe mocinho(a) 100% inocente, não existe "final feliz", não existe essa de coração puro. Todo mundo tem culpa no cartório, todo mundo tem medo de alguma coisa, até quem está lendo... E a gente acaba ficando ligadx na leitura e nem sente as páginas passarem. Ela hoje é minha autora favorita, aquela que chego na livraria e levo o livro sem nem pensar duas vezes.



Leia mulheres


   Como vocês viram, não conheço muitas autoras, o que estou tentando mudar de uns tempos para cá. Então, caso tenham indicações de autoras, podem mandar aqui nos comentários, vou amar saber quem são as autoras favoritas de vocês. 😉






6 comentários:

  1. Fiquei pensando aqui se conheço alguma autora mulher e tals.
    Conhece a Vanessa Brunt??
    Ela tem um blog também, conheci ela lá e ela também é autora de vários livros de poemas.
    Eu gosto demais das coisas que ela escreve! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Val! Eu não conheço essa autora, mas como ela tem um blog, vou procurar para ver os trabalhos dela. S2
      Obrigada pela visita e pela indicação. =)
      Bjks!

      Excluir
  2. Meu amor todinho vai para Agatha Christie, a rainha do crime foi quem despertou o meu interesse nos livros
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que legal isso Ana! S2
      A gente acaba tendo um carinho imenso por esses autores que nos trazem para o mundo dos livros, né? ^^
      Bjks!

      Excluir
  3. Oi, Hanna como vai? Muito boa as suas escolhas. Eu não li nenhum livro da Gabrielle Ruas, tenho curiosidade de conhecer sua escrita, as demais escritoras escolhidas por você eu conheço a escrita e me agradam. Adorei poder conhecer suas preferências. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo