Projeto 52 Semanas: Semana 7/52

em 20 fevereiro 2017

   Olá meu povo, como estamos? Ontem não consegui postar a semana 7/52 do projeto em parceria com o Prateleiras da Fê, mas estou aqui hoje para falar do tema da semana que é... Carnaval! Pois é, dessa vez entramos no clima dos confetes e purpurinas e vamos falar de livros que se passam no carnaval. Eu me dei conta que nunca tinha lido nenhum que se passava nessa época do ano, mas fiz um Top 3 de alguns títulos, que até eu fiquei curiosa e acho que vou ler no futuro... 
   Quer saber quais foram meus escolhidos? Então vem ver!  😊


   Então, lá vamos nós...

1. O País do Carnaval (Jorge Amado)




Sinopse: Romance de estreia, escrito quando Jorge Amado tinha dezoito anos, O país do Carnaval (1931) é, apesar do título irônico, mais sombrio e introspectivo que a maioria dos livros que fizeram dele o ficcionista mais popular da literatura brasileira.

A narrativa começa no navio que traz de volta ao Brasil o jovem filho de fazendeiro Paulo Rigger, depois de sete anos em Paris, onde cursara direito e absorvera comportamentos e ideias modernas. Nos primeiros dias que passa no Rio de Janeiro, Rigger tenta compreender um país onde já não se sente em casa, um país que tenta timidamente superar seu atraso oligárquico e ingressar na era industrial e urbana.
De volta a Salvador, ele participa de um grupo de poetas fracassados e jornalistas corruptos que giram em torno do cético Pedro Ticiano, cronista veterano. Todos se sentem insatisfeitos e buscam um sentido para a existência: no amor, no dinheiro, na política, na vida burguesa ou na religião. Nesse romance de geração, as dúvidas e angústias dos personagens espelham a situação do país, que naquele momento passava pela Revolução de 30 e procurava redefinir seus rumos.




2. Contos de Carnaval: deixe o abadá de lado 



Sinopse: As fantasias, os amores, os desamores, as loucuras, a alegria... Os quatro dias de carnaval podem gerar muita inspiração. 
Pensando nisso, o Grupo Editorial Novo Conceito criou um livro exclusivo para o carnaval reunindo alguns de seus autores nacionais: Marina Carvalho, Tammy Luciano, Graciela Mayrink, Chico Anes, Germano Pereira, Felipe Colbert, Pedro de Camargo e Danilo Barbosa.
Cada autor utilizou seu estilo de narrativa e experiências pessoais, e teve como inspiração o carnaval de sua região.


3. Carnaval (João Gabriel de Lima)



Sinopse: Pedro, um paulista cansado de sua monótona rotina como dono de locadora de DVDs, decide passar o carnaval no Rio atrás da amante, uma chef famosa. Ao caminhar pela cidade ensolarada, misturar-se aos blocos de uma Zona Sul em festa e descobrir os personagens de uma Lapa renascida, Pedro acaba encontrando também um novo roteiro para sua vida. A jornada carnavalesca de Pedro evoca a vertigem de 'Depois de Horas', filme de Martin Scorsese. Num estilo que remete à prosa de Borges, João Gabriel de Lima faz de Carnaval um romance sobre encontros, desencontros, mas, antes de tudo, sobre o poder mágico da criação. O leitor se vê convidado para um instigante jogo - afinal, o que é fruto da imaginação desse narrador viciado em filmes e o que é realidade?


   Então, vocês já conheciam ou já leram algum desses livros? Contem pra mim! 
   E não se esqueçam de conferir o que tem no Prateleiras da fê!
   Até mais! 😌


    

4 comentários:

  1. Olá! Ah! Que interessante esse tema do desafio! Não sabia sobre esses livros que se passam no carnaval, mas já recomendo que leia o primeiro! Jorge Amado, em minha opinião, não tem como dar errado! Bom carnaval e, claro, boas leituras!!!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karla! Pode deixar que sua sugestão está anotada! =)
      Bjks!

      Excluir
  2. Ainda não li nenhum. Mas sou apaixonada pelo Jorge Amado, vou incluir em minhas próximas leituras.
    Boas leituras!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo