I Dare You de Janeiro: A Tale of Two Cities

em 04 fevereiro 2017

Olá meu povo, como estamos? Hoje é dia de I Dare You (se não sabe o que é, clique AQUI) e o tema de janeiro é “Autor Inglês”. O livro escolhido para o tema foi ‘O conto de duas cidades’, de Charles Dickens. Vem ver!






Livro: O conto de duas cidades

Autor: Charles Dickens

Editora: Longman Classics

Ano: 1995 (Original de 1859)

   1775. A França passa por um período de tenso entre os aristocratas e os cidadãos mais pobres. Pessoas são enviadas injustamente para a Bastilha, pessoas desaparecem... Algumas pessoas partem para Londres e vivem escondidas... Assim está o clima nessa época... que culmina na Revolução Francesa em 1789.
   Eu li uma versão que eu tinha há um boooooooom tempo, mas que eu nunca tinha me interessado em ler mesmo... Eu recebi esse livro e fui “intimada” a ler como trabalho final dos níveis mais avançados no curso de Inglês que eu fazia na adolescência. Então sim, tenho alguns clássicos em Inglês aqui em casa, como ‘A tale of two cities’, o nome original do livro que li para o desafio. Eu lembro que não me interessei muito na época por esse livro, porque eu sempre achava (e ainda acho) que ler tem que ser por prazer, e não porque o professor te manda pra fazer um trabalho no final da disciplina, e você tem que fazer, se não toma bomba...
   Foi assim com muitos livros aqui em casa, muitos clássicos, que deixei jogados num canto e, só muito tempo depois eu resolvi ler por vontade própria... E acabei vendo com outros olhos e gostando deles (rsrsrs)...
Esse foi o primeiro livro de Dickens que eu li na vida e, depois dessa, vou procurar mais livros dele. Por mais que ele tenha colocado certa fantasia nas histórias que escreveu, a maioria dos fatos realmente aconteceu, como no caso de ‘O conto de duas cidades’, que ocorre durante a Revolução Francesa. Fatos que precederam o evento, como cenas de mortes violentas, julgamentos públicos e guilhotina.



Bom, o que eu achei do livro? Eu gostei, porque dessa vez eu não li por obrigação, mas porque me lembrei que tinha ele aqui em casa e nunca tinha dado uma “segunda chance” a ele (rsrs)... Como é uma versão para ensino de língua estrangeira, eu li em Inglês de nível intermediário, então não tive problemas, mesmo sendo uma linguagem mais rebuscada pela época que foi escrito... E é uma versão mais compacta, então li até bem rápido... E fiquei surpresa no final, porque quem eu pensei que ia terminar de um jeito, terminou de outro...
   E Dickens vale muito a pena ser lido, pois como eu disse anteriormente, ele conta em meio aos seus personagens fictícios fatos reais e acabamos aprendendo um pouco de História por tabela... 😊
   E o que mais gostei, por isso mesmo que me surpreendeu o final do livro, foi que Dickens não se conformava com o que tava acontecendo naquela época, isso dá pra notar nas palavras dele, ele meio que incita o povo a lutar pelos seus direitos, mas sem a violência que foi a Revolução.  Para ele tudo seria melhor resolvido se ambas as partes estivessem de fato dispostas a cooperar uma com a outra... O que bem sabemos que é beeeeeeeeeem difícil de acontecer, já que é algumas pessoas preferem ir pra guerra do que admitir que pisaram na bola... Imagina numa época atribulada como no século XVIII?
   Outra coisa que gostei, foi que não apenas eu li um livro de um autor clássico, mas também li em outro idioma. Entendo Inglês porque meu pai fez questão de me matricular num curso de idioma estrangeiro quando eu era mais nova e porque Inglês é a “língua da Ciência”, então acabei me habituando mais a ler o Inglês científico e, quando chegava em casa, corria dos livros em outros idiomas. Daí só lia em Português mesmo (rsrs)... Ler em outra língua um livro sem ser os científicos foi um desafio pra mim, pois tinha palavras que eu não me lembrava mais e acabou servindo também como um “exercício de revisão”... 😊

   



   Essa foi a postagem de hoje. E vocês, leram Dickens alguma vez? Já conheciam ‘O conto de duas cidades’? Ou algum outro livro dele? Me digam aí nos comentários! Bora conversar! 😊

   Bjks e até mais! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo