Ler faz muuuuuito bem! =)

em 27 maio 2015

   Olá pessoal! Como estamos todos nessa linda quarta feira? Então, nesse mundo moderno em que vivemos, é muito comum ouvir as pessoas dizendo: “nossa, você faz tudo isso e ainda tem tempo de ler?!” ou “não tenho tempo para ler, pois minha vida é muito corrida e não consigo isso ou aquilo.”



   Mas, mesmo quando estamos correndo de um lado para o outro, ainda é possível encontrar pessoas que aproveitam para ler nas filas de banco e ponto de ônibus, dentro de trem, metrô e do próprio ônibus (eu mesma faço isso sempre, ainda mais porque é o tempo que me resta quando estou muito enrolada com as disciplinas do mestrado; como moro longe da universidade onde estudo, é o melhor passatempo, rs). E, exatamente porque faço isso, sou alvo de algumas pessoas que ainda me perguntam se não fico cansada com a rotina que tenho e ainda estou sempre com um livro na mochila.
   Pensando nisso, comecei a procurar pela internet por matérias que falassem sobre os benefícios da leitura, pois ainda duvidam que ler faz bem para saúde, rsrs. Com o que encontrei, resolvi fazer uma lista e fiz um top 11 de benefícios que ler uma vez ao dia traz para gente. E lá vamos nós! =)

  1. Ler é fazer exercício mental: o cérebro é um músculo e, como os demais músculos, precisa ser exercitado, se não ele atrofia. Para “mexer” com cérebro, não apenas a leitura, mas também outros exercícios, como palavras cruzadas, caça-palavras e jogos de memória ajudam bastante a exercitar nossa mente.
  2. Ler diminui o estresse: quando você lê um bom livro, acaba embarcando na história e vai parar em outros mundos, pois começa a usar a imaginação. Quando se faz isso, a gente esquece por um momento os problemas do cotidiano, logo fica mais tranquilo.
  3. Ler aumenta o conhecimento: quando lemos, damos de cara com alguns pensamentos, táticas e outras coisas que algum dia possam ser usadas. Como li numa das matérias, conhecimento é poder! =)
  4. Ler aumenta o vocabulário: quando lemos, damos de cara com palavras novas e nem nos damos conta quando começamos a usar em nosso dia-a-dia (minha amiga Thais que o diga quando começamos a usar gírias dos nossos livros favoritos! rsrs).
  5. Ler estimula a memória: quando estamos lendo, aprendemos e nos lembramos dos personagens e do contexto para passar adiante. Não apenas isso, mas ler mais de um livro ao mesmo tempo (coisa difícil, mas consegui conciliar) também estimula a memória, já que são personagens diferentes e mundos diferentes ao mesmo tempo.
  6. Ler melhora o pensamento crítico: a partir do momento que você lê um livro ou matéria numa revista e consegue dizer se ele foi bem escrito, consegue gerar um debate a cerca dos personagens e tal, isso é uma boa notícia, pois significa que seu pensamento crítico está em dia e você não faz parte do “senso comum”. =)
  7. Ler estimula a concentração: quando lemos, saímos do mundo real e acabamos relaxando (veja o segundo item) e nos concentramos mais no que lemos. Então, quando usamos isso ao nosso favor no trabalho, a produtividade tende a aumentar, pois acabamos nos concentrando no que estamos fazendo e nos desligamos do “mundo corrido”.
  8. Ler faz escrever melhor: assim como começamos a usar palavras novas quando temos o hábito da leitura, sabemos como escrever melhor as palavras, pois as vemos em maior frequência nos livros.  =)
  9. Ler traz tranquilidade: somando os itens 2 e 7, a leitura nos faz relaxar e, consequentemente ficar mais tranquilos. Logo o humor também melhora bastante! =)
  10. Ler ajuda no combate à insônia: estudos indicam que quando evitamos televisão e a tela do computador e optamos pelas páginas de um livro, a atividade cerebral tende a diminuir, pois começa a relaxar, e ajuda a pessoa a “pegar no sono”.
  11. Ler ajuda no tratamento de ARMI (age related memory impairment): ARMI é um distúrbio de memória do idoso. Uma das evidências relacionadas à leitura é que quando as pessoas mantém um hábito diário de leitura, há um estímulo que auxilia na formação de sinapses no corpo caloso (uma estrutura do cérebro). Quanto mais conexões através do corpo caloso, mais conexões de memória a pessoa tem, auxiliando esse processo.



   Bom pessoal, é isso. Espero que tenham curtido o post de hoje e até mais! =)


       Hanna Carolina.

5 comentários:

  1. Oii Hanna!
    Não entendo como tem gente ainda que não gosta de ler!
    Sou apaixonada por esse universo! Achei legal sua ideia de incentivar a leitura nas pessoas, fazendo esse post.
    Parabéns!
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa e obrigada pela visita! ^^ Pois é, vms ver se consigo conquistar mais alguns amantes da leitura com esse post.
      Bjks!

      Excluir
  2. Por isso eu falo Hanna. Ler é o melhor rreneédio pra tuuuudo. Adorei as dicas ;)
    Adrielli Oliveira
    loading1blog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Por isso eu falo Hanna. Ler é o melhor rreneédio pra tuuuudo. Adorei as dicas ;)
    Adrielli Oliveira
    loading1blog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo