Andante, Andante! | Eduardo Tadeu

em 11 maio 2023

    Olá meu povo, como estamos? Hoje temos resenha de mais um episódio da antologia ‘Tudo Fica Melhor em Musicais’. Dessa vez, trago minha opinião sobre ‘Andante, Andante’, um conto inspirado no espetáculo ‘Mama Mia’.





Andante, Andante! | Eduardo Tadeu
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna






24/60

Livro: Andante Andante!

Autoria: Eduardo Tadeu

Editora: Se Liga! Editorial 

Ano: 2021

Páginas: 24





Quando os rumores de um terceiro filme de ‘Mamma Mia!’ começaram a surgir, Stefano Waterloo não levou muita fé. Embora acreditasse que a franquia poderia ter tantos filmes quanto ‘Velozes e Furiosos’, ele não queria correr o risco de se decepcionar depois de ter criado expectativas imensas.

Pouco tempo depois, quando lançaram um sorteio superespecial entre os fãs, ele soube que os rumores eram verídicos. O prêmio? Um casamento na ilha onde o primeiro filme fora gravado. E embora Kaique e ele não fossem noivos e tampouco tivessem pretensão de se casar, ele decidiu que seria uma boa ideia inscrevê-los. Afinal, competindo com casais do mundo inteiro, quais seriam as chances?

O destino, é claro, tinha seus próprios planos e estava pronto para promover um furacão de dúvidas e incertezas dentro dele.







Andante, Andante! | Eduardo Tadeu




   Stefano Waterloo não tem esse nome à toa. Seus pais são fãs assumidos de ‘Mama Mia!’ e não perderam a oportunidade de batizar o filho dessa forma logo que nasceu. A paixão pelo espetáculo parece ser passada geneticamente, pois o rapaz compartilha do sentimento e até sabe as músicas e cenas de cor.
   Agora, já crescido, o amor pela obra mudou pouco. Muito pelo contrário, ainda mais agora que o rapaz tem um namorado com quem dividir os surtos ao saber que teria um novo filme da franquia. Kaíque (ou Kai, para os mais íntimos) é um garoto super apaixonado por Stefano e está sempre apoiando seus sonhos.
   Numa dessas, eles se inscrevem para um concurso valendo uma viagem até o país onde estão sendo feitas as gravações. O requisito obrigatório? Deveriam ser noivos. O que o casal nem ligou, pois já contavam que seriam apenas mais dois na multidão de candidatos.
   Porém, a sorte sorriu para eles e agora precisam concretizar o matrimônio num paraíso. A questão é: Stefano e Kai estão prontos para isso?

 

“Estamos aqui por um motivo. Não se ganha oportunidade dessa magnitude sem nenhuma explicação.”

 

   Estou lendo os contos desta antologia aos poucos, para aproveitar ao máximo cada tema. Além disso, acho que são ótimas saídas em momentos de leituras muito densas e ressacas literárias. Fora a chance de conhecer um pouco de cada musical famoso abordado neles (rsrsrs).




Andante, Andante! | Eduardo Tadeu
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna






   Aqui, tudo gira em torno de ‘Mama Mia!’, uma franquia bem conhecida (mas que eu só conheço umas músicas aleatórias. Shame!). A narrativa é em terceira pessoa, pelo ângulo de Stefano.
   Ele é um rapaz que seria um de meus grandes amigos se fosse no mundo real. É simpático, gente boa e não tem vergonha alguma de dizer o quanto ama o espetáculo que deu origem ao seu nome.
   Filho de um casal gay, Ste não tem medo de assumir seus sentimentos por Kaíque, com quem namora há dois anos. Tanto os pais quanto o namorado dão total apoio aos sonhos do garoto, que não se aguenta de ansiedade ao saber dos rumores sobre um novo filme da franquia ‘Mama Mia!’. Se torna maior ainda ao saber do concurso que vai levar um casal felizardo para realizar o matrimônio no local das gravações.
   A ideia de viajar e conhecer, não apenas um país paradisíaco da Europa, mas também o estúdio do musical, é maravilhosa. Entretanto, Stefano sabe que não deve criar tantas expectativas. Afinal, quem é ele na fila do pão, diante de tantos outros fãs ao redor do planeta? Além disso, um dos requisitos seria que o casal deveria estar noivo para concorrer. Coisa que ele e Kai mentiram, só para se inscrever.
   No entanto, o destino conspira a favor (ou não) deles. Isso porque são os escolhidos para embarcar rumo ao Velho Mundo com tudo pago, inclusive um casamento que não estava nos planos. Embora a família tenha recebido bem a ideia, Stefano entra em parafuso.

 

“E eu quero saber qual é o nome do jogo. Porque, no momento, ainda não estou certo sobre minha próxima jogada.”

 

   Tudo aconteceu muito rápido e o que era para ser apenas uma brincadeira agora está a poucos passos de se tornar real. O rapaz fica cada vez mais inseguro e começa a repensar seus atos. O que é perfeitamente normal para qualquer pessoa diante de uma situação como essa (eu acho, pelo menos).
   Casamento é coisa séria e traz uma responsabilidade muito grande. Kaíque parece não se preocupar com isso, o que faz seu noivo ficar cada vez mais nervoso. Assim, acompanhamos suas reflexões, bem como ensinamentos que ele descobre ao longo da viagem.




Andante, Andante! | Eduardo Tadeu
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




   O desfecho é previsível e fofo, assim como o conto inteiro. A escrita fluida do autor e o protagonista que cativa o leitor logo nos primeiros parágrafos também ajudaram um bocado. 
   No entanto, mesmo ciente de que seria uma leitura curtinha, senti falta de mais algumas páginas para amarrar melhor as pontas. A não ser isso, adorei a trama e terminei a leitura sentindo saudade dos personagens.

 

“A vida é feita de riscos, mas não precisa necessariamente ser feita de arrependimentos.”

 

   Falando sobre a obra em si, gostei bastante da diagramação e da capa, que segue o padrão da antologia. A revisão está bem feita, com a fonte legível e confortável à leitura.
   Vocês já leram algum conto de ‘Tudo Fica Melhor em Musicais?’. Gostam de obras baseadas em espetáculos desse tipo? Me contem nos comentários.

 























Obs.: Texto revisado por Emerson Silva

4 comentários:

  1. Amei conhecer esse livro e a escrita da autora eu quero conhecer em breve. O livro parece que trouxe temas bem bacanas de serem lidos, temas que eu gosto.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Hanna! Tudo bem? Particularmente gosto bastante de contos. Este aí parece ótimo, né? Que bom que curtiu. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo