Metas Literárias para 2023

em 10 janeiro 2023

   Olá meu povo, como estamos? Depois de um tempo de descanso  (estava mesmo precisando), estou de volta com as energias recarregadas. E, aproveitando esse momento de início de ano e motivações para o ano que começou, trago minhas metas literárias. 


Metas Literárias para 2023
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna





   Assim como nos últimos anos, pretendo manter o pé no chão e estabelecer planos fáceis de serem realizados. Isso porque são hábitos que eu já tinha, ou percebi que adquiri ao longo dos desse tempo. 


Metas Literárias para 2023



1. Ler 60 livros 


   Sei que deve estar pensando: "mas Hanna, que ideia louca! Você acabou de falar que queria algo executável!". Pois bem, de 2020 para cá, notei que minha média de leitura anual aumentou consideravelmente. O fato de ter ficado em casa durante a pandemia me permitiu ler mais, tanto os livros físicos e encalhados da estante, quanto os e-books (também encalhados no kindle).
   E, mesmo voltando para a minha rotina (ou parte dela, pois ainda não estou mentalmente saudável para isso), notei que mantive a média de 4-5 livros lidos por mês. Parte disso é por ter aprendido a equilibrar mais as leituras densas e leves, além de encontrar livros mais curtinhos no Kindle Unlimited.  
    Assim, pretendo manter essa quantidade de livros como meta, mesmo sabendo que consigo ultrapassar. Porém acho 60 um número mais redondo e fácil de alcançar até dezembro. 

    Para conseguir chegar nessa média, seguem outras metas:


2. Participar de mais leituras coletivas


   Ano passado descobri vários clubes de leitura online, através dos quais conheci várias pessoas incríveis, além de livros que jamais passariam pelo meu radar. Porém, fiquei tão animada com a possiblidade, que entrei em uns três, mas mal dei atenção a eles, devido às leituras que queria fazer ao mesmo tempo e travei.
   Para 2023, pretendo continuar em todos os grupos, mas de uma maneira mais leve e sem cobranças. Assim, vou eleger um grupo de leitura coletiva para participar. Assim leio com mais calma a escolha coletiva e as de minha TBR (a qual já terá um espaço reservado para as leituras coletivas).  

3. Ler mais e-books


   Isso parece óbvio, já que boa parte de minhas leituras são nesse formato. Mas desde que assinei o Kindle Unlimited eu percebi que quase não usei o serviço. O pouco que usei foi o suficiente para fazer grandes achados e de uma forma mais barata e ecológica, já que não precisei comprar o livro físico. 
   Além disso, não preciso ficar com ele depois, pois é um sistema de empréstimo de arquivos, evitando acúmulo no aparelho também (embora a Amazon prometa armazenar até 1.100 títulos no modelo que eu tenho). Como ando numa fase de mais desapego em relação a obras físicas (talvez até chame de minimalismo literário, se é que isso existe), pretendo fazer valer os R$19,90 que pago todo mês e usar mais o catálogo do KU.  


4. Recorrer a sistemas de trocas e sebos online


   Sim, estou numa fase de desapego e, também, muito feliz por estar mais controlada em relação a compras de livros. Já tem uns quatro anos, mais ou menos, desde que parei de comprar livros descontroladamente e me foi uma boa escolha. 
   Claro que ter novos moradores na estante é maravilhoso. E não pretendo deixar de ter esse prazer em minha vida. Mas comprar livros da forma como eu fazia só me deixou sem espaço na estante (que é pequena) e frustrada, por não ter tempo de ler nenhum deles. 
    O sistema de trocas do Skoob foi uma boa solução para driblar a falta de espaço que tinha aqui. Além disso, pude ter acesso a outros livros desejados há um bom tempo. Muitos até já foram lidos e viajaram para novas casas, fato que jamais imaginei que fosse possível. 
    Para 2023, pretendo manter as trocas. Já tenho até uma pilha de livros aqui esperando para serem disponibilizados para troca; caso queiram acompanhar as atualizações e também usem o sistema, basta acompanhar o meu perfil no Skoob
    Além disso, posso até comprar livros ao longo do ano. Mas além de recorrer a livrarias atrás de livros novos, quero colocar em prática usar os sebos também. Infelizmente na minha cidade não tem, mas conheço alguns online que parecem valer a pena o teste. 


5. Desencalhar, ao menos, 12 livros da estante


   O projeto 12 Livros para 20xx tem dado muito resultado, desde que foi implementado aqui no Mundinho. Em parceria com as meninas do MãeLiteratura e Pacote Literário, descobrimos verdadeiros tesouros há muito esquecidos nas prateleiras. 
   Esse ano, o projeto se mantém, porém em um formato diferente. Em vez de apresentar uma lista a ser seguida de forma ordenada e sem alterações, resolvi entrar em um formato proposto pela Ana do Morcegos Literários. Os livros foram previamente escolhidos, embalados e numerados de 1 a 12. Todo começo de mês ela irá sortear um número e todos os participantes irão ler o livro correspondente. Assim, mesmo já sendo escolhido meses antes, ainda teremos a surpresa de saber quem é o sortudo da vez. 


Metas Literárias para 2023
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna





   Embora não esteja participando do mesmo grupo que eu, a Karlinha do Pacote Literário vai fazer um sistema parecido de sorteio e se manterá em parceria por aqui em 2023. Então, quando eu postar a resenha de um livro participante do 12 Livros, ela será também mencionada no post. 
   Além disso, para esse ano, optamos por não ter mais a data fixa do dia 12. Eu tenho problemas sérios com datas fixas, por me lembrar obrigações. E ler tem que ser um ato prazeroso, mesmo quando estamos em um desafio. Dessa forma, os livros serão lidos e resenhados até o fim de cada mês, para ser mais leve e divertido. 

6. Conhecer mais livros fora dos EUA X Reino Unido


   Mais uma meta que está sempre presente por aqui, porém difícil de ser cumprida (rsrsrs). Isso porque meu olho já está tão acostumado com algumas tramas, que leio sem prestar atenção na nacionalidade. Quando vejo, já estou dentro da bolha novamente. O que não é ruim, mas perco a chance de conhecer outros livros tão bons quanto, vindo de outros países. 
   Para sair um pouco disso, entrei em um desafio mediado pelo Leitor Oculto, que se chama Livros ao redor do mundo. Inclusive, para esse mês, já foi proposto um livro vindo da Espanha, um país que há muito tempo não entrava em minhas TBR's. 

   
   Essas foram minhas metas para 2023. O que acharam delas? Tem alguma em comum comigo, ou não curtem criar metas para o ano? Me contem aí! 
    Aproveitando, espero que todos tenhamos um ano muito abençoado, repleto de boas leituras e realizações em todos as áreas da vida. 

 
   

     

17 comentários:

  1. Hey Hanna, que post maneiro. Adorei suas resoluções literárias. Eu ainda não sou a pessoa que parou de comprar livros. Ganho muitos também, e recebo alguns das parcerias. Então, o que acontece é que leio desenfreadamente... Quero fazer valer o dinheiro gasto em tempo investido em leitura hahahahaa
    Novembro passado, participei de uma maratona de terror que tirou MUITO livro encalhado nas minhas estantes. Eu adorei isso. Esse ano eu já separei vários livros que estão novos, e nunca tocados. E vou, assim como você, me adequar a algum projeto onde os devore devidamente.
    Tenho inúmeros grupos de LC, de vários gêneros e formatos. Isso funciona muito muito muito bem pra mim. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou tentando me adaptar para ler os livros de LC's, que ainda estou com dificuldades para encaixar as datas. Mas aos poucos, vamos tentando. E estou como você, tentando fazer valer o que gastei comprando tantos livros e encalhando na estante, haha. Espero que dê certo suas maratonas temáticas e que possa desencalhar vários da sua estante também, =)

      Excluir
  2. Oi Hanna que bom que voltou ao blog!!
    Primeiro muito obrigada pelo comentário lá no blog, de verdade ♥
    Segundo feliz ano novo, que 2023 seja incrível pra você!
    E terceiro, adorei suas metas literárias, fico na torcida pra que você consiga realizar todas elas e claro, compartilhar tudinho aqui com a gente! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownt, por nada, amiga! Espeor que 2023 te seja um ano incrível também, viu? E obrigada pela torcida, haha. Pode deixar que vou compartilhando sim.

      Excluir
  3. oi, Hanna. Tudo bem?

    Início de ano todo leitor faz as famosas resoluções literárias. Eu adorei muito alguns de seus projetos. Acredito que você consegue ler os 60 livros da meta. A ideia de 12 livros para o ano de forma "cega" com sorteio parece ser bem divertida e interessante, mas não sei se faria pois tenho um sério problema em ler algo que não estou no momento, bem como você também não gosto de datas fixas pelo mesmo motivo da obrigação. Uma coisa que também faço e diversificar a nacionalidade dos autores e também os gêneros, é bem interessante conhecer outras culturas, eu espero muito que você consiga. Ah, e eu adorei esse projeto de "inspirações literárias".
    Abraço!
    https://decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, Pedro, S2. Pois é, esse negócio de datas fixas me incomoda profundamente e eu sempre fico empacada nas leituras, por virarem obrigações. Obrigada pela torcida, por enquanto, as leituras estão caminhando bem. Vermos até dezembro, haha.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Compartilho contigo com a meta de desencalhar livros da estante e ler mais e-books! Mas, no meu caso isso tá aliado a um consumismo menor (comprar menos livros). É por isso que desencalhar da estante vai ser uma boa já que tenho vários não lidos, e não preciso parar de ler. Curto bastante também fazer metas de leituras e 2023 tenho algumas outras também. Adorei a postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, adorei! Espero que também consiga manter suas metas, viu? Feliz 2023 e muito sucesso! =)

      Excluir
  5. Olá, acho incrível quem planeja metas literárias longas assim, eu mesma não consigo o máximo que faço é escolher as próximas leituras e tal. Da foto com os livros para ler super recomendo para você Recursão e O Sorriso da Hiena gostei muito dos dois e A Mulher Entre Nós é uma das melhores farofas que já li huahauhauha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acho que metas mais curtas também funcionam. Vai de cada um, né? Eu finalizei A Mulher Entre Nós e curti bastante, hehe.

      Excluir
  6. Oi, querida! suas metas são ótimas e acredito que possíveis de materializar. Ano passado eu li mais ebook e gostei da experiência, lógico que me identifico mais com o livro físico. E que bom que vai sair do eixo EUA e Reino Unido na literatura, espero que a produção literária de países africanos, latinos e australianos ganhem sua atenção.

    ResponderExcluir
  7. Oie!!! Adorei o post! Achei muito bacana sua disposição e como você tem mesmo os pés no chão, quando o assunto é leitura! Estou tentando organizar minhas metas por aqui e acredito que você me deu boas ideias viu. Também parei de comprar livros desordenadamente. Sinto falta, mas ainda há muitos que quero ler. Então, estou indo mais de vagar. Meu Kindle é uma biblioteca esquecida em Nárnia, tenho que fazer um passeio por lá!

    Desejo sucesso em tuas metas!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! =) Estou tentando ao máximo não extrapolar as coisas, para que continue sendo uma atividade divertida, espero que se mantenha assim. E adorei a definição do seu kindle, acho que o meu é assim também, haha.

      Excluir
  8. Oie, tudo bem? Apesar de achar bem legal sentar e definir metas literárias confesso que algumas vezes acabo deixando elas de lado e seguindo meu próprio ritmo. No ano passado, por exemplo, grande parte do que li eram livros de parceria e acabei não dando tanta atenção a livros que eu realmente queria ler e estavam na minha lista. Então, esse ano decidi focar em menos leituras, porém com mais qualidade aproveitando realmente cada livro. Também estava sentindo falta de fazer desafios, é algo que gosto muito. Assistir mais filmes, séries, inclusive aprender coisas diferentes. É bom pensar que temos um ano inteiro repleto de opções. Sucesso nas suas metas. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acho que do seu jeito também é super válido. O importante é que a gente se sinta bem, né?

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu amei o post e conhecer suas metas para esse ano. Como tenho pouco espaço, sou frequentadora constante em sebos, estou sempre levando livros antigos para vender ou trocar. Outra coisa que tem me ajudado a desapegar e diminuir a quantidade de livros parados na estante é doar na biblioteca da minha cidade. E sobre a meta de ler mais livros fora do eixo EUA x Reino Unido, também quero tentar esse ano. Espero que você consiga cumprir suas metas e que 2023 seja um ano de ótimas leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo