Inspirações Literárias | Livros para jovens leitores

em 26 janeiro 2023

    Olá meu povo, como estamos? Hoje eu trago uma proposta um tanto diferente aqui no blog. Esses dias eu fiz um vídeo no instagram do Mundinho, indicando livros para ler nas férias. E uma das leitoras me perguntou qual desses eu indicava para o público entre 11 e 12 anos. 
    Isso me chamou atenção, dado que não é um tipo de assunto que costumo abordar por aqui. Sendo assim, trago uma pequena lista com indicações literárias para jovens leitores. 



Inspirações Literárias | Livros para jovens leitores
Foto: Creative Commons/Pixabay






1. Coraline




Coraline
Foto: Divulgação





Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar.

Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente... em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil ― e assustador ― do que imaginava.



2. Artemis Fowl 




Artemis Fowl
Foto: Divulgação





Artemis é o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. O garoto imagina um plano para recuperar a fortuna de sua família, após o desaparecimento misterioso de seu pai. Seu plano poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies. O garoto começa a pôr seu plano em prática em Ho Chi Minh, a calorenta capital do Vietnã, em pleno século XXI. Lá, aliando tecnologia de ponta a seus dons criminosos, ele chantageia uma fada decadente para roubar seu Livro, objeto que permitirá desvendar os segredos do Povo das Fadas e descobrir onde esse povo guarda uma enorme reserva de ouro. O único problema é que o Livro está em gnomês — o idioma das fadas, um alfabeto ancestral, jamais decifrado por um humano. De volta à sua segura mansão na Irlanda, ele trabalha freneticamente, com a ajuda de seu superpotente computador, até conseguir desvendar o código e traduzir o texto. Mas isso é só o início. Em um lance ousado, Artemis sequestra uma das criaturas do Povo das Fadas para assegurar o sucesso de seu plano. O que ele não esperava era se deparar com a capitã Holly Short, uma elfo valente e irritada da LEPrecon, a unidade de elite da polícia das fadas. Resultado: em pouco tempo, Artemis se vê em meio a um exército de fadas, gnomos, duendes, elfos e trolls, com armas muito mais avançadas que as dos humanos. Artemis está confiante que pode vencê-los quando bem entender, mas eles pararam de jogar conforme as regras. Aliando cenas de ação no melhor estilo James Bond, lendas celtas, seres encantados nada adoráveis e um charmoso anti-herói, Artemis Fowl: O menino prodígio do crime é diversão garantida para leitores dos oito aos oitenta anos.



3. O Guia do Mochileiro das Galáxias




O Guia do Mochileiro das Galáxias
Foto: Divulgação





Para celebrar o aniversário de 42 anos deste ícone da cultura pop, O Guia do Mochileiro das Galáxias ganha nova edição com ilustrações do premiado Chris Riddell.


NÃO ENTRE EM PÂNICO

Arthur Dent já estava tendo um dia péssimo antes mesmo de a Terra ser demolida para abrir espaço para uma via expressa hiperespacial.

E depois disso as coisas ficaram muito, muito piores.

Com apenas uma toalha, um peixinho amarelo e um livro, Arthur vai ser obrigado a navegar por um universo hostil na companhia de alienígenas pouco confiáveis e viver as mais estranhas aventuras. Sua sorte é que o livro em questão é O Guia do Mochileiro das Galáxias...

“Uma das maiores conquistas da comédia. Uma obra de um gênio impressionante” – David Walliams

“Realmente muito divertido.” – Michael Palin

“Estranho e maravilhoso.” – Eoin Colfer

“Este livro mudou a minha vida. É literalmente de outro mundo.” – Tom Baker




4. As Aventuras de Tintim




As Aventuras de Tintim
Foto: Divulgação




Depois de comprar uma miniatura de licorne, o jovem repórter Tintim descobre uma mensagem secreta escondida dentro do mastro do navio. Mas, o que ela realmente significa? Quem são s três irmãos e porque mencionam três Licornes, quando existe somente um navio com esse nome?

As pistas começam a aparecer... Tintim conhece o amigável lobo do mar; Capitão Haddock. O ancestral do Capitão, Senhor Francis Haddock, comandou o navio e lutou bravamente contra o dissimulado Rackham, o Terrível. Será que ele deixou pistas para solucionar este mistério? Seria o segredo do Licorne a localização do tesouro de Haddock?

A medida que vão descobrindo a verdade, nossos amigos, Tintim, Milu e o Capitão Haddock, se deparam com inimigos e grandes perigos em cada lugar que passam. Os aventureiros conseguirão desvendar o mistério antes que o segredo caia nas mãos erradas?




5. Coração de Tinta



Coração de Tinta
Foto: Divulgação




Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.

É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.



6.  As Crônicas de Nárnia 



As Crônicas de Nárnia
Foto: Divulgação




Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é 'O leão, a feiticeira e o guarda-roupa', escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. MasLewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como 'As crônicas de Nárnia'. Nos últimos cinqüenta anos, 'As crônicas de Nárnia' transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literaturaclássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, 'As crônicas de Nárnia' continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades.



7. Harry Potter 



Harry Potter
Foto: Divulgação




Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.

O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.



   Todos esses livros eu li, alguns ainda adolescente, outros já adulta. E mesmo assim, gostei bastante e indico de olhos fechados. E vocês, o que acharam? Tem alguma outra sugestão de leituras para jovens nessa faixa etária? 
    Aproveitem e compartilhem essa lista com outros pais que estão tentando incentivar a leitura de seus filhos. Afinal, conhecimento nunca é demais e deve ser dividido, né? 




6 comentários:

  1. Ahhhhhhh eu já tenho 32 anos mas amo demais Coraline e As Crônicas de Nárnia hehe ♥
    Acho que gosto bastante dessa coisa mais juvenil hahahah!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Tamo junto" então, hahaha
      Mas alguns livros fazem isso com a gente mesmo, né? Não importa a idade, a história nos prende de uma tal forma que a gente leva para a vida.

      Excluir
  2. Oie, só não li dois desses, mas pretendo. E ameiii o post, eu amo Coraline, e acho essas dicas ótimas tanto para o público juvenil quanto para nós mais velhos haha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Adorei essas sugestões de leitura. Uma melhor que a outra. Alguns desses livros são os meus favoritos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo