Inspirações Literárias | Livros de Fantasia para Iniciantes

em 19 março 2022

     Olá meu povo, como estamos? Depois do resultado que vi no post de thrillers para iniciantes, resolvi aproveitar a trazer dicas de outros gêneros por aqui. 
    Para hoje, separei algumas dicas de Fantasia, outro gênero que gosto bastante em livros (principalmente). 


Inspirações Literárias | Livros de Fantasia para Iniciantes
Foto: Creative Commons/Pixabay





   Uma definição rápida de Literatura Fantástica seria: 


Livros com histórias fictícias, nas quais o universo e/ou os personagens criados diferem da realidade. Normalmente, os fatos são explicados por intervenções de divindades, magia, forças ocultas ou sobrenaturais. [Fonte]



Ela pode ser dividida em subgêneros, como: 


Alta Fantasia - normalmente são tramas que ocorrem em mundos alternativos

Baixa Fantasia - histórias com elementos fantásticos, que acontecem no mundo real

Fantasia Sombria - narrativas fantásticas, com pezinho no terror/horror

Fantasia Romântica - onde os personagens desenvolvem relacionamento amoroso


   A maior parte dos livros de Literatura Fantástica vem em trilogias/séries, como: 



1. A Rainha Vermelha 



Autora: Victoria Aveyard 

Editora: Arqueiro 

Ano: 2015




A Rainha Vermelha | Victoria Aveyard
Foto: Divulgação




O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.

Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?

Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.


2. Artemis Fowl 



Autor: Eoin Colfer 

Editora: Record

Ano: 2001




Artemis Fowl | Eoin Colfer
Foto: Divulgação




Artemis Fowl é a história de um garoto diferente. O autor criou um anti-herói mal-humorado e pessimista que, com apenas 12 anos, é um gênio do crime. Misturando ação, internet e magia, Artemis Fowl vem conquistando uma legião de leitores em todo mundo.
Artemis é o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. O garoto imagina um plano para recuperar a fortuna de sua família, após o desaparecimento misterioso de seu pai. Seu plano poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies.
O garoto começa a pôr seu plano em prática em Ho Chi Minh, a calorenta capital do Vietña, em pleno século XXI. Lá, aliando tecnologia de ponta a seus dons criminosos, ele chantageia uma fada decadente para roubar seu Livro, objeto que permitirá desvendar os segredos do Povo das Fadas e descobrir onde esse povo guarda uma enorme reserva de ouro. O único problema é que o Livro está em gnomês - o idioma das fadas, um alfabeto ancestral, jamais decifrado por um humano. De volta à sua segura mansão na Irlanda, ele trabalha freneticamente, com a ajuda de seu superpotente computador, até conseguir desvendar o código e traduzir o texto. Mais isso é só o início.

3. Legado Ranger 



Autor: Raphael Draccon 

Editora: Rocco

Ano: 2014



Legado Ranger | Raphael Draccon
Foto: Divulgação




Em diferentes pontos do planeta Terra, cinco pessoas com histórias e origens completamente distintas desaparecem por motivos variados e acordam numa outra realidade. Em meio a guerras envolvendo demônios, dragões, homens-leão, seres fantásticos e metal vivo, os cinco precisam compreender os motivos de estarem ali e combater um mal que talvez não possa ser impedido. Este é o mote de Cemitérios de dragões, o novo romance de Raphael Draccon, que marca a estreia do selo Fantástica. No livro, o autor de Dragões de Éter apresenta uma versão moderna e adulta de um universo inspirado por séries queridas por toda uma geração como Jaspion, Changeman, Flashman, Black Kamen Rider e Power Rangers.


   Mas também podem ser de volume único, como: 



4. A Princesa Prometida 



Autor: William Goldman

Editora: Intrínseca 

Páginas: 416

Ano: 2018 (edição atual)



A Princesa Prometida | William Goldman
Foto: Divulgação 



Buttercup é uma camponesa que se apaixona perdidamente por Westley, o jovem humilde que trabalha na fazenda do pai dela. Juntos, eles descobrem o amor verdadeiro, mas um trágico acidente envolvendo um navio pirata os separa.

Em poucos anos, Buttercup se torna a mulher mais bonita de todos os reinos e acaba sendo pedida em casamento pelo sádico príncipe Humperdinck. Mas nada, nem um poderoso príncipe amante da caça, é capaz de separar esse amor, e o destemido Westley volta para resgatar sua princesa que foi prometida a outro.



5. O Circo da Noite



Autor: Erin Morgenstein

Editora: Intrínseca 

Páginas: 365

Ano: 2012




O Circo da Noite | Erin Mongerstern
Foto: Divulgação



Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar.

Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá.

À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam.

Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.


6.  O Mistério da Estrela - Stardust 



Autor: Neil Gaiman

Editora: Rocco

Páginas: 280

Ano: 2008




Stardust | Neil Gaiman
Foto: Divulgação




O mistério da estrela – Stardust conta a história do jovem Tristran Thorn, que promete capturar uma estrela cadente para conquistar o coração de sua amada. Para levar a cabo a missão, Tristran tem que atravessar o portal que separa o vilarejo de Muralha, encrostado “num alto afloramento de granito no meio de uma pequena região de floresta”, na Inglaterra Vitoriana, da Terra Encantada. Poucos ousam cruzar o portal, exceto durante a Festa da Primavera, que acontece de nove em nove anos. Nessa época, uma grande feira se instala no local e os moradores de Muralha, bem como visitantes de todas as partes do mundo, entram em contato com os seres que habitam o outro lado. Foi o que ocorreu muitos anos antes, quando Dunstan Thorn, o pai de Tristran, cruzou o portal e conheceu uma bela e misteriosa jovem de olhos cor de violeta, a verdadeira mãe de Tristran.

Em sua jornada pela Terra Encantada, Tristran Thorn, que desconhece sua origem, mas tem a força impetuosa dos apaixonados, enfrentará perigos e armadilhas, conhecerá seres fantásticos, que vivem num mundo regido por leis próprias, e precisará de inteligência, coragem e uma boa dose de intuição para realizar o Desejo de seu Coração, ao melhor estilo das narrativas de fantasia. Sua luta, no entanto, revela-se outra ao longo das páginas. E sua saga é temperada pelo bom humor, a ironia e a visão singular do bem e do mal, do certo e do errado, do real e do imaginário, da vida e da morte que caracteriza a obra de Neil Gaiman.

   E aí, já conheciam algum desses livros? O que acharam das indicações? Me contem aí! 





14 comentários:

  1. Oi!
    Dos subgêneros da fantasia o que eu menos gosto é a alta fantasia, mas ainda consigo listar uns livros queridinhos desse gênero! Desses eu já li A Rainha Vermelha e Cemitérios de Dragões (que não gostei muito).

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mesmo quando não gostamos muito do gênero, tem aquele 1% que nos entrega, né? haha
      E poxa, que pena que não curtiu A rainha vermelha, nem Legado Ranger. Mas é tudo questão de gosto, né?

      Excluir
  2. Oi Hanna, sua linda, tudo bem?
    Eu confesso que preciso investir mais em fantasia. Achei bem legal você trazer os subgêneros, pois sempre vemos esses termos nas resenhas e não sabemos diferenciá-los. Eu tenho tantas indicações na minha lista que às vezes fico até perdida e as editoras estão lançando mais e mais e mais, risos.. Gostei das suas dicas, vou anotar aqui para conferir!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é bem complicado mesmo acompanhar os lançamentos. Eu mesma nem sei de todos, haha. Que bom que gostou do post, =).

      Excluir
  3. Oi Hanna! Fantasia, romance e suspense/policial são os gêneros que mais leio. Destes já li Rainha Vermelha e estou lendo O Circo da Noite, que confesso estar achando bem diferente. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo? Que legal! Quero muito ler O circo da noite um dia. =)

      Excluir
  4. Oi, Hanna
    Já quis ler A rainha vermelha mas a narrativa não casou comigo e acabei nem lendo. O circo da noite tem uma capa linda e ainda quero conhecer futuramente.
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo. Reconheço que ela começou muito bem comigo, mas não li até o final também, haha. E sim, a capa de O circo da noite é linda. S2

      Excluir
  5. Oi, Hanna. Como vai? Sua lista de indicações ficou ótima. Já li alguns e gostei, mas a maioria eu não li, outros eu nem conhecia. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Hanna.
    Hoje em dia tem tantas subdivisões de gênero. Antigamente era fantasia e pronto hehe. Dos citados só li A Rainha Vermelha que gosto muito apesar do povo falar tão mal. O circo da noite e A princesa prometida eu tenho aqui na estante, mas ainda não li.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo totalmente, haha. Confesso que vim saber direito as subdivisões agora com o post. Eu acho que Rainha vermelha começou bem, mas desanda no meio do caminho. O que é uma pena, né?

      Excluir
  7. Oi Hanna, tudo bem?
    Eu amo 'O Circo da Noite'. A escrita da autora me encantou muito e tenho imensa vontade de reler. Não fosse minha lista de leitura tão longa já teria feito isso.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa | Universo Invisível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que legal amiga! =)
      Ah, isso é uma coisa comum a todos os leitores, né? Ter uma lista de livros para ler, maior que nosso tempo disponível, haha.

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo