Amantes do Cinema | A ascensão do cisne negro

em 14 setembro 2021

    Olá meu povo, como estamos? Hoje temos resenha de um filme super recente no catálogo da vermelhinha, A ascensão do cisne negro, da Netflix. 

A ascensão do cisne negro | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix


Ficha técnica

Filme: A ascensão do cisne negro 

Ano: 2021

Gênero: Ação, Suspense 

Duração: 2h04min

País: Reino Unido

Em Ascensão do Cisne Negro, acompanhamos a história de Tom Buckingham (Sam Heughan), um agente das forças especiais que está levando a sua namorada Sophie (Hannah John-Kamen) de Londres à Paris para propor casamento. Durante a viagem, Grace Lewis (Ruby Rose) e sua equipe de criminosos apreendem o trem e mantêm centenas de passageiros como reféns. Desarmado e isolado de sua equipe de contra-terrorismo, Tom é a única esperança que Sophie e os outros passageiros têm de escapar com vida.


A ascensão do cisne negro | Netflix


    Tom Buckingham é um agente da SAS, forças especiais britânicas, que está prestes a pedir sua namorada em casamento. 
    Sophie, a namorada de Tom, nem imagina o que poderia vir do pedido inesperado de Tom para passar uns dias em Paris. 
    Porém, ao embarcar no trem que liga Londres a Paris, eles vão passar por uma situação bastante perigosa, que pode custar a vida de muitos, e cabe a Tom decidir pelo que vale a pena lutar. 


   Já tinha alguns dias que eu vi esse pôster no catálogo e estava bastante curiosa para assistir... mas quando finalmente consegui, não acreditei que gastei meu tempo vendo um filme tão sem sentido. 
   E por onde começo falando sobre esse bendito? Bem, Tom é um membro da realeza, isso percebemos pelo sobrenome dele e pelo verdadeiro castelo que ele herda da avó. 
   O castelo é ocupado apenas pelo mordomo e alguns empregados, enquanto Tom vai trabalhar pelas forças especiais. 
   O que seria muito "Batman da vida", se não fosse pelo fato que todo mundo sabe do emprego dele. 
   Sophie, namorada de Tom, é médica e trabalha no pronto socorro. Apesar de não ser tão rica quanto Tom, ambos parecem se dar muitíssimo bem, e a família de Tom nem parece se importar com isso também, o que muito me chama atenção, sendo que o cidadão é um membro da realeza e eles nem aparecem no filme, mesmo que para sorrir e acenar quando o rapaz fala que vai se casar com uma plebeia... 👀


A ascensão do cisne negro | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix



   O pedido de casamento era para ser feito em Paris, o que Tom planejava há algum tempo. Mas parece que o pedido vai demorar mais do que o esperado, já que o trem no qual eles embarcam foi rendido por um grupo terrorista, intitulado Cisnes Negros. 
   O sequestro acaba tendo grande repercussão na mídia, especialmente quando a líder, Grace Lewis, faz acusações graves sobre o motivo de ter sequestrado exatamente aquele trem, naquele Eurotúnel. 
   Enquanto o governo britânico busca soluções para tentar contornar essa situação de maneira diplomática (ou nem tanto), Tom acaba assumindo o papel de super-herói sem capa, para salvar o dia e pedir sua namorada em casamento, finalmente, caso saiam vivos dessa. 
   O filme tinha tudo para ser interessante, pois a ideia era boa para um filme de "tiro, porrada e bomba", mas o roteiro, infelizmente, acabou se perdendo no meio do caminho. 
    A equipe dos Cisnes Negros, liderada agora por Grace Lewis, é uma das mais temidas em toda a Europa, por causa dos métodos que usam. 


A ascensão do cisne negro | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix



   Depois da última missão deles, Grace acabou sendo filmada e está estampada em todos os jornais, como uma das mais procuradas pela polícia. 
   E ela quer render o trem, por motivos que são revelados ao longo do filme, mas de uma maneira tão óbvia e até desnecessária, que me perguntava se era um filme mesmo de ação ou uma paródia de um. 
   Apesar de ter um elenco chamativo, infelizmente os atores não foram tão bem aproveitados. 
   O próprio Tom se metia a Batman o tempo inteiro, sem necessidade. Sophie, a médica boazinha, nem era necessária num monte de cena, mas aparecia, só para chamar atenção e ter um motivo para Tom sair dando "tiro, porrada e bomba" por onde passava. 

A ascensão do cisne negro | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix



   A equipe em que Tom trabalha é uma das melhores do país, mas toma tanta rasteira dos Cisnes Negros, que chega a ser triste pensar que são altamente treinados. 
   A própria equipe dos Cisnes Negros é 8 ou 80. Ora são super vilões, querendo matar todo mundo, mas no instante seguinte, eles mudam de ideia e não era bem assim, o que fiquei sem entender em vários momentos. 
   Tem vários mistérios no filme, que teriam sido bem melhor amarrados, se não tivessem sido jogados de qualquer jeito, achando que os telespectadores não notariam as falhas no meio do caminho. 
   Por se tratar de um sequestro de trem num túnel, não eram necessários tantos efeitos especiais, mas os poucos que tinham eram tão previsíveis, que quase dava para ver os bastidores, o que desanimou um pouco. 
   Além disso, o filme todo se passa em torno do dilema que Tom vive com Sophie, em que ela condena o modo como Tom trabalha (matando pessoas), enquanto ela salva no hospital. 
   Mas é só pisarem no calo dela, que num instante ela muda de ideia e manda o cão de guarda dela sair metendo bala em todo mundo que ela não gosta. O que ficou muito sem sentido por sinal. 

A ascensão do cisne negro | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix


   Fora que o filme também queria abordar um tema interessante, como a psicopatia. Mas perdeu a chance que tinha e, para não perderem o tema, jogaram algo resumido a poucos minutos de filme, onde "psicopata reconhece psicopata e vamos sair por aí sem amar ninguém". 
   O que, por sinal, tinha o intuito de ser o principal, mas se mostrou desnecessário no final das contas e ficou uma informação jogada no vento apenas. 
   A princípio, era claro quem eram os psicopatas, mas pelas atitudes de outros personagens, me perguntava quem era psicopata realmente, ou se a ideia era mostrar que todo mundo tinha um fundo de psicopata mesmo, era só prestar mais atenção. 

A ascensão do cisne negro | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix



   O final, assim como o restante do filme, não foi como eu esperava. O tempo todo percebi que estava sendo forçado para um "final feliz", que até fazia sentido num primeiro momento, mas senti falta de vários detalhes, em especial uns personagens a mais, para dar mais embasamento aos acontecimentos, o que não aconteceu. 
  Além disso, o final é aberto, o que dá a entender que teríamos uma sequência, que estaria sendo filmada. 
  Mas, sinceramente, se for sem sentido como o primeiro, não sei se verei. O que é uma pena, já que ele tinha tudo para ser um ótimo entretenimento, mas apenas vi um monte de nada batendo com nada... =/





   Já assistiram esse filme? Já se decepcionaram com algum filme desse jeito? Me contem aí! 





  

    
   


 

12 comentários:

  1. Olá!
    Eu quero ver o filme mesmo sabendo que no meio do filme as coisas se perdem por um período.
    Mas, amei ver a sua resenha aqui.
    beijos.




    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Hanna,

    Que pena que o filme não tem agradou tanto.
    Confesso que me animei para assistir por causa do Sam (que faz Outlander) pois adoro o ator.
    Eu ainda quero assistir, mas espero gostar um pouquinho mais que você.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Hanna,
    Meu sogro me falou desse filme no fim de semana, mas ele só focou na ação, não comentou sobre a história em si. E agora, lendo sua resenha e sabendo mais sobre o filme, acho que passarei longe dele, haha. Eu sou bastante ligada à história sobre monarquia e realeza, então realmente, já achei estranho que a família do protagonista não se meta no seu relacionamento com uma plebeia, essa parte já não é verossímil. E confesso que o final aberto e um roteiro que leva do nada à lugar nenhum também não me seria satisfatório.
    Obrigada por me distanciar dessa bomba! Haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se foi ou ruim eu ter te afastado da bomba, hahaha. Se olhar pelo lado da ação, realmente o filme é bom. Mas a história em si, de fato não existe, infelizmente... =/

      Excluir
  4. Oi Hanna,

    Então essa sensação de "perder tempo", "filme sem sentido", aconteceu muito comigo nos últimos filmes que assisti na Netflix. Uma pena que tinham um foco e se perdeu, medo da sequencia que vem por ai, que sabe é melhor né?

    Um beijo
    https://cinthyaraujo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cinthya, tive essa sensação nos últimos filmes também. Vamos torcer para a sequência não se perder também... rs

      Excluir
  5. Oie, geralmente filmes nesse estilo me chamam atenção, é uma pena quando não funciona como gostaríamos.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também curto filmes nesse estilo, mas gosto mais quando a história deles faz algum sentido... rs

      Excluir
  6. Olá, Hanna.
    Eu gostava muito desse tipo de filme antigamente, hoje nem me interesso mais hehe. Ainda mais esse que parece ser uma confusão só hehe. E também cancelei a Netflix porque subiu muito hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, te entendo perfeitamente. Eu só não cancelei a Netflix porque é a única que pega na minha TV... =/ Se não fosse por isso, teria cancelado faz tempo.

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo