Amantes do cinema | Enola Holmes

em 29 setembro 2020

    Olá meu povo, como estamos? Hoje eu vou falar sobre um filme muito legal, que está disponível no catálogo Netflix, Enola Holmes

Enola Holmes | Netflix
Foto: Divulgação

Ficha técnica

Filme: Enola Holmes 

Gênero: Policial

Ano: 2020

Duração: 2h03min

País: Estados Unidos

Enola Holmes (Millie Bobby Brown) é uma menina adolescente cujo irmão, 20 anos mais velho, é o renomado detetive Sherlock Holmes (Henry Cavill). Quando sua mãe desaparece, fugindo do confinamento da sociedade vitoriana e deixando dinheiro para trás para que ela faça o mesmo, a menina inicia uma investigação para descobrir o paradeiro dela, ao mesmo tempo em que precisa ir contra os desejos de seu irmão, Mycroft (Sam Claflin), que quer mandá-la para um colégio interno só de meninas.



Enola Holmes | Netflix



   Enola Holmes é uma menina gentil e simples, que vive com sua mãe Eudora. Ela sempre soube do poder que seu sobrenome carrega, especialmente quando seu irmãos mais velhos, Sherlock e Mycroft, ganham Londres e se tornam famosos em seus trabalhos investigativos. 
  Depois da morte do pai deles, a mãe e a irmã acabaram caindo no esquecimento dos irmãos, que agem como se não tivessem deixado família no interior. 
  No entanto, um mistério assola a mansão dos Holmes, quando a mãe deles desaparece, sem deixar pistas, ficando apenas Enola para trás. 
  Depois de anos sem se ver, os irmãos acabam se encontrando, o que gera bastante faíscas entre eles, tentando ver quem será que vai controlar a situação e sair vencedor, principalmente quando Enola mostra o que se tornou. 
  Eu confesso que não sabia da série de livros com a história de Enola Holmes, só soube quando vi a notícia do filme no catálogo do Netflix. 
  Como uma fã de carteirinha do detetive consultor, eu gosto bastante de ver essas adaptações que fazem, contando diversas facetas que o personagem pode ter. 
  Aqui, no entanto, temos a história dos Holmes contada de uma forma que eu já tinha me perguntado se era possível, e parece que uma autora leu meus pensamentos e realizou (rsrsrs): como seria a história da família contada pelas mulheres Holmes? 
 Assim, somos apresentadxs a matriarca dos Holmes, Eudora, que fez questão de criar sua filha caçula como ela mesma é: uma mulher forte, inteligente, esperta e independente.   


Enola Holmes | Netflix
Foto: Divulgação


 Conforme Enola (que em inglês significa alone = sozinha) cresce, ela vai aprendendo que pode ser o que quiser ser, o que já imaginamos que será um filme bem empoderado. E de fato é. 
 Com a chegada dos irmãos de volta à mansão, tentando desvendar o que aconteceu com a mãe deles, Sherlock e Mycroft são confrontados com uma menina que eles não esperavam ver: uma moça linda, mas completamente fora dos padrões que eles achavam que uma mulher naquela época deveria ter. 
  Por causa disso, Mycroft só falta ter um ataque histérico, como fosse a pior coisa do mundo e trata de, com seus ideais machistas e grosseiros, fazer Enola se encaixar na sociedade, o que gera faíscas atrás de faíscas entre esses dois. 
  Nem preciso dizer que nunca fui muito simpatizante do Mycrotf, especialmente agora com a irmã mais nova dele. Mycroft é o retrato de uma sociedade conservadora demais, retrógrada e mesquinha, que achava que as pessoas não devem ser felizes, apenas devem ser iguais umas às outras, para manter um padrão. 
  Se você não quer seguir o padrão, das duas uma: ou lhe falta correção, ou lhe falta sanidade mental. São ideias ridículas e pequenas, mas levando-se em consideração que Enola vivia numa sociedade do século XIX, onde isso era perfeitamente "normal", tentei relevar, embora xingasse bastante Mycroft por dentro a cada cena. 
  Sherlock, por sua vez, é um curioso expectador. Ele não se mete, mas no fundo, parece concordar com os ideais de Enola, o que faz os dois terem um relacionamento meio "não mexo com você, e você não mexe comigo".  

Enola Holmes | Netflix
Foto: Divulgação


  Mesmo que eles estejam presentes o filme todo, a Holmes que ganha destaque é Enola. Enola é feminista, empoderada, e não foi criada para deixar homem nenhum ditar como sua vida será, nem mesmo seu irmão mais velho. 
  Assim, as cenas dela, tentando descobrir o paradeiro da mãe por conta própria são magníficas. Além disso, enquanto ela vai tentando descobrir o mistério da família, acaba esbarrando em outro mistério, que ocorrem em paralelo, e parece ter a ver com o sumiço de Eudora. 
  Enola então, mostra que foi muito bem criada por sua mãe, e pode muito bem ser detetive, afinal, está no sangue dos Holmes o dom de dedução. 
  E ela chega numa Londres que está fervilhando, com o movimento pelo voto feminino. Nem preciso dizer que o filme todo é um grito de empoderamento. 
  O tempo todo Enola é desafiada, duvidam dela, e ela vem e dá tanto tapa na cara da sociedade, que é de bater palmas de pé. 

Enola Holmes | Netflix
Foto: Divulgação


  Enola é uma protagonista a frente de seu tempo, pronta para ajudar nessa luta para que mais mulheres possam ser o que quiserem, sem depender de príncipe encantado, de marido, ou seja lá que papel o homem cumpra nesse mundo. 
  Como é um filme feito para adolescentes, a ação que vemos não é do mesmo jeito que vemos nos filmes mais tradicionais de Sherlock. Porém, podem crer que temos muito "tiro, porrada e bomba" pois se não for assim, Enola não seria uma Holmes (rsrsrs).
  Outra coisa interessante é que Enola o tempo todo é nossa protagonista e narradora. Então várias vezes ela para uma cena para conversar com o público, como numa espécie de teatro. Eu achei bem legal, pois nos dá a oportunidade de participar da história também, mesmo que ela não nos ouça... (rsrsrs)
  Além disso, quem dá vida ao personagem de Enola é a mesma mocinha que interpreta Eleven, de Stranger Things
  Então temos uma mocinha que saiu do scifi direto para um filme de época, e se saiu muito bem por sinal! 

Enola Holmes | Netflix
Foto: Divulgação


  Não apenas ela, mas Sherlock é interpretado pelo mesmo ator que fez o Superman nos últimos filmes da DC
  Confesso que nunca tinha pensado nele como Sherlock na vida, mas acabou me surpreendendo, fazendo um papel quase parecendo p personagem principal, já que faltava o clássico cachimbo e o chapéu. 
  A não ser isso, o que na realidade não tinha muita importância também, já que ele era apenas um coadjuvante nessa história, a trama ficou muito bem amarradinha, com um final bem amorzinho e a gente termina querendo bater palmas para a protagonista. 
  Dou nota máxima a esse filme e recomendo de olhos fechados! 😍


  Vocês já viram esse filme? Gostam dessas releituras dos clássicos da literatura? Me contem aí! 


  
   

22 comentários:

  1. Estou bem animada para ver o filme, mas pretendo ler o livro antes. Mas só pelos comentários e os breves trechos que vi, devo adorar.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Que legal que deve ser, Hanna, super quero conferir!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Vou assistir esse hoje ainda, ia ver agora a tarde mas, estou esperando o marido chegar em casa e assistir junto com ele.
    Amei saber que gostou, estou vendo diversas opiniões positivas sobre o desenrolar do filme.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Hanna... Ainda não tinha visto nada sobre ele ..mas amei sua resenha,já quero ver
    Beijinhos
    Cátila Santos

    ResponderExcluir
  5. Oi Hanna,
    Tudo bem?
    Ainda não assisti e até tenho curiosidade, mas acho que não estou pronta para um Sherlock que não seja o Benedict Cumberbatch.. rsrs.. Talvez o fato dele realmente não aparecer muito me instigue a assistir, porque achei a história interessante.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa & Universo Invisível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o outro ator conseguiu cumprir bem o papel também, mesmo aparecendo em segundo plano. Dê uma chance a ele. ;)

      Excluir
  6. Oi, Hanna como vai? Parece-me um filmaço. Porém pretendo ler o livro antes de assistí-lo. Que bom que curtiu vê-lo. Adorei a resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Hanna,

    Eu pretendo assistir esse filme hoje ou no máximo amanhã. Depois de ver o pessoal elogiando fiquei ainda mais curiosa, porque com o trailer que tinha sido lançado já tinha colocado na lista.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Verei esse filme em breve. Foram tantas as resenhas que li essa semana.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Olá, Hanna.
    Eu quero assistir esse filme, mas sempre que tem muito hype em cima eu acabo me decepcionando. Por isso vou aguardar um pouco para assistir. Eu nunca gostei do Mycroft nos livros do Sherlock e pelo jeito não vai ser diferente nessa versão hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mycroft sempre foi muito chato. E conseguiu ficar ainda pior... kkk
      Mas recomendo, acho que você não vai se decepcionar não. ^^

      Excluir
  10. OI Hanna, eu assisti "Enola Holmes" e gostei muito da história contada do ponto de vista das mulheres da família. Gostei da pegada feminista e ativista. Uma ótima dica de filme.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Chris! =) Esse filme é muito legal mesmo. ^^

      Excluir
  11. Dei muita risada com o filme. E vocês notaram que o diretor optou em filmar Henry Cavill em boa parte das vezes sentado ou de baixo para cima para que ele não aparente tão gigante?

    ResponderExcluir
  12. Assisti ontem e achei muito bacana, Hanna!
    A Enola é fofa e carismática e o Sherlock...avemaria...que homem lindo!!!
    Ótima dica
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo