Amantes das séries | Star trek (original)

em 15 setembro 2020

    Olá meu povo, como estamos? Hoje o Amantes das séries traz a dica de uma série clássica das telinhas mundiais: Star trek original. Fazia tempo que eu já tinha visto os filmes mais recentes e os spin offs, mas sempre me bateu a curiosidade de ver os episódios originais. Pense na minha alegria quando vi que estão disponíveis no Netflix
   E hoje eu vou compartilhar minhas impressões com vocês. ^^


Star trek
Foto: Divulgação



Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos... para explorar novos mundos... para pesquisar novas vidas... novas civilizações... audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve.


   Essa é a mensagem que ouvimos a cada começo de episódio. E, se parar para pensar, é bem isso mesmo que a série promete. 
   A cada episódio é uma nova aventura, um novo planeta, uma nova civilização... Alguns contatos são mais cômicos, outros mais sérios e com bastante ação, mas sempre temos uma novidade a cada episódio. 


Star trek




  Estreada em 1966, a série de ficção científica foi realmente bem audaciosa, trazendo uma imagem de futuro, na qual vencemos o obstáculo de sair do planeta e da nossa galáxia. 
  Ela é composta por três temporadas, cujo primeiro episódio é sempre o mais longo, com cerca de 1h30min (um filme mesmo), seguido de outros de cerca de 40-50min. 
  Apesar de parecerem longos, é bem fácil maratonar, pois faz parte da trama que as coisas aconteçam bem rápido e não dá tempo de se tornarem chatas, nem morosas. 
  Na série original, temos as aventuras da nave USS Enterprise, comandada pelo eterno Capitão Kirk e seus amigos Macoy como médico e Spock, o vulcano que não vê lógica em esboçar emoções, mas é um poço de simpatia quando quer. 
  A nível de curiosidade, apesar do Capitão Kirk ser mais lembrado entre os fã de Star Trek, o capitão original da nave se chamava Christopher Pike. 
  Porém, no ano da estreia da série, o orçamento não era lá essas coisas para uma série que demandava certa tecnologia. Apesar do episódio piloto ter saído, ele não foi bem recebido e a missão cancelada. 
  Tempos depois, com um orçamento já mais rechonchudo, a série decolou e teve a temporada toda filmada, uma tripulação toda nova, sendo apenas Spock mantido no elenco. 
  O que achei mais legal foi que, apesar do ator que fez o Capitão Pike não ser citado com frequência na série, o episódio piloto não ficou esquecido, já que em certo ponto da primeira temporada tem uma espécie de homenagem ao personagem, como se o Capitão Kirk tivesse assumido a nave 10 anos depois. 


Star trek
Foto: Divulgação


  Outra curiosidade é que a série não foi bem recebida logo no começo e, mesmo com a segunda temporada rolando, várias foram as ameaças de cancelamento, por causa da baixa audiência. 
   Depois de tantas ameaças, finalmente cancelaram depois da terceira temporada... Mas, como o mundo dá muitas voltas, a década de 1970 foi marcada com a reprise dos episódios, que geraram "somente" mais 11 filmes a respeito, além dos spin offs, que levaram Star trek ao livro dos recordes como a série que mais originou spin offs da História. 
  Muitos desses spin offs estão disponíveis no catálogo Netflix, além de um, contando a história do Capitão Piccard, no catálogo da Amazon Prime. Alguns desses spin offs estão resenhados aqui, inclusive. 


  • Leia também: Star trek Discovery 
   Falando sobre a série em si, depois de ver os filmes mais recentes, com elenco novo, além dos spin offs mais tecnológicos, ver a série original é um tanto esquisito, por causa dos efeitos especiais. 
   É uma série de ficção científica, que fala sobre viagens interplanetárias e seres de outras galáxias, então merece ter mais atenção com relação aos efeitos. 
  Hoje, é nítido, e até cômico, como algumas cenas assim foram feitas, em cenários de papelão e efeitos nada chamativos, parecendo até luta de telecatch


Star trek
Foto: Divulgação

  Mas levando em consideração a época em que foi filmada, e o orçamento que tinham, realmente foi uma missão audaciosa, que ainda mexe com o imaginário de muita gente, se deixar esses detalhes de lado e embarcar na magia da viagem interplanetária.
  Acho engraçado também a forma como eles contornaram a ideia de encontrar vida inteligente nos planetas, sempre em forma humanoide... interpretados por humanos... que continuam humanos... Só sabemos mesmo que são de outro planeta pelas vestimentas. 
  Outra coisa que achei engraçada é que, mesmo que eles descrevam o planeta por onde estão alcançando a órbita, parece que estão sempre sobre a Terra. 


Star trek
Foto: Divulgação


  Me pergunto se isso não foi influência da corrida espacial que tinha na época, com as imagens vindas da Lua, aproveitadas trocentas vezes nos episódios.    


  • Leia também: Star trek Enterprise 
  Agora uma coisa que é sensacional e precisa ser comentada é a tenente Uhura, uma personagem icônica, principalmente por ser a única negra no elenco. 
  Numa época em que era comum ver atores negros somente em papeis sem muita importância, ou mesmo aparecendo mais vezes, como a babá, a empregada doméstica, o jardineiro, etc., ver uma mulher negra como uma personagem principal, e uma tenente da Frota Estelar foi incrível! 
  Não apenas era tenente, como era a única personagem do elenco que atuava tanto na ponte de comando como em terra, em várias missões. 


Star trek
Foto: Divulgação



Star trek
Foto: Divulgação


  Para quem não sabe, a atriz que interpretou a Uhura original se chama Nichelle Nichols, e foi a primeira atriz que filmou uma cena de beijo inter-racial nos Estados Unidos (exatamente em Star Trek), que foi ao ar em 1968, um ano depois que a Suprema Corte dos Estados Unidos eliminou as leis contra casamento inter-racial no país. 
  Além disso, o nome Uhura foi inspirado em 'Uhuru', que significa 'liberdade' em suaíli. E, o que eu acho mais sensacional, Uhura acabou marcando a história por representar a luta dos negros pelos direitos civis na tv. 
  Ela foi a inspiração até para Whoopi Goldberg que, que falou a famosa frase: "Eu acabei de ver uma mulher negra na televisão, e ela não é nenhuma empregada! Se ela pode ser uma tenente, eu posso ser o que eu quiser!" Coincidentemente, ou não, a atriz fez parte do elenco de Star trek: Nova geração. 
  Além disso, Uhura foi a inspiração para muitos jovens negros, que acabaram entrando no programa espacial por causa de incentivo dela. 


Star trek
Foto: Divulgação

  Inclusive a Nasa aproveitou o sucesso na época e convidou a atriz para fazer parte da campanha, o que também rendeu uma participação maior de Uhura em Star trek na segunda temporada, chegando até a capitã em outras produções da franquia. 
  Hoje em dia, Nichelle Nicols passou o posto de Uhura para Zoë Saldaña, que está cumprindo muito bem o papel e fazendo jus ao que a personagem representa. 


Star trek
Foto: Divulgação

  Sei que já falei demais dessa série, mas é que realmente sou apaixonada por ela, pelo que representa na história da tv, e de muita gente. 
  Muita coisa que é dita ali nos faz pensar, principalmente do motivo de a Frota Estelar ter sido finalmente criada: o fim das guerras entre humanos. No dia em que isso acontecer, aí sim, a frase do Kirk vai fazer total sentido. 
  Vocês já se apaixonaram tanto assim por uma série? Já viram Star trek? Me contem aí! 😉




23 comentários:

  1. Ah é tão legal ver a empolgação de alguém falando de algo que gosta muitoo :D
    Eu nunca vi Star Trek, nunca fui muito desse gênero, mas fique curiosa pra ver pelo seu post e ainda mais que agora tem na Netflix hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobri há pouco tempo que tinha no catálogo e fiquei louca! kkk

      Excluir
  2. Oi Hanna! Amei o post, dá pra ver como você curte! Já eu nunca fui fã desse tipo de história, mas confesso que me bateu uma curiosidadezinha de procurar para ler e assistir! Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe também nunca foi fã de Star trek, mas agora já está super amiga do sr Spock... kkk

      Excluir
  3. Oii parece estranho assistir a versão mais antiga mesmo... E olha como eu amo séries...
    Beijinhos
    Cátila Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É estranho, mas é legal ao mesmo tempo, né? Vai entender... rs

      Excluir
  4. Oi, Hanna!
    Eu nunca me interessei muito por Star Trek e Star Wars, apesar de nunca ter assistido a nenhum dos dois haha.
    Mas amei conhecer os diferentes aspectos dessa franquia de sucesso! E amei conhecer a importância da Uhara!! E ainda tem gente que diz que representatividade não é importante, aff.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde antes dos anos 2000 se fala sobre isso e ainda negam... =/

      Excluir
  5. Olá, Hanna.
    Não sabia que tinha na Netflix, claro que vou querer rever. Rever porque assisti os episódios na TV. E era em preto e branco hehe. Hoje em dia se a gente for ver os efeitos são bizarros mas naquela época eram ótimos hehe. É engraçado porque enquanto todo mundo era mega fã de Star Wars eu era de Star Trek. Até cheguei a ler alguns livros mas não tinha todos aqui na biblioteca e e os que tinham estavam todos fora de ordem.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo que tem essa "guerrinha" mesmo entre Star Wars e Star trek. Eu sou do time Star trek e não me importo! kkk Mas são coisas tão diferentes, não sei se teria como comparar as franquias... enfim, vida que segue... rs E sim, é bem bizarro ver os efeitos da época, mas para quando foi feito, era um marco.

      Excluir
  6. Oi Hannah, tudo bem?

    O que falar de uma das minhas séries favoritas? Star Trek marcou a minha infância! Gosto bastante de filmes também, mas nada supera a nostalgia de assistir a série original. Mesmo com a qualidade baixa dos efeitos especiais, quando comparados a tecnologia de hoje, dá um quentinho no coração rever esse clássico!

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Hanna como vai? Ah, esta série é maravilhosa. Legal você curtir este seriado, mas não tem como não gostar dela não é mesmo! Ótimo post. Adorei matar a saudade sobre este seriado que tanto me marcou. Eu desconhecia sobre sua exibição na Netflix. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles tem a série original e vários spin offs, vale a pena conferir o catálogo... ;)

      Excluir
  8. Me julgue, mas nunca vi essa série kkkkkk. E olha que tenho muita vontade de conferir essa original! Vou começar a ver logo! xD
    Gostei bastante dessas curiosidades que citou!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Não é muito meu estilo, mas curti a dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  10. Apesar de ser um clássico, eu nunca assisti Star Trek. Não é muito o gênero que eu gosto. Mas eu amei ver a forma como você falou com tanta admiração sobre a série! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Hanna, eu adorei a empolgação sobre a série! Eu só vi os filme e há muito tempo, mas gosto de Star Trek, gosto dos personagens e ainda verei a série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que a série tinha pouca audiência. Seu post foi bem curioso e eu fiquei com vontade de ver a produção.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! ^^ Ela tinha pouca audiência na época, mas depois a legião de fãs só aumentou, era só questão de tempo... rs

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo