5 metas literárias para 2020

em 07 janeiro 2020

  Olá meu povo, como estamos? Eita que 2019 passou voando e 2020 chegou tão depressa quanto (rsrsrs). De acordo com a tradição popular, todo começo de ano fazemos várias promessas e traçamos metas e projetos para cumprir ao longo dos 12 meses que chegaram. Aqui no Mundinho também seguimos essa linha, então venham conhecer 5 metas literárias para 2020. 😉

5 metas literárias para 2020
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna





   Desde que iniciei o blog, confesso que não tinha parado para pensar muito em metas, só queria cumprir projetos e mais projetos, sem ao menos traçar objetivos para cumpri-los ou saber se eu teria tempo hábil para fazer tudo o que me propus. Apesar de parecer muito tempo, 365 dias se tornam pouco para arcar com tudo, se não houver um planejamento prévio e bem feito.
   A prova viva disso foi ano passado, quando planejei mil coisas, sem me organizar direito e não consegui manter nem a metade delas. Pensando nisso, começamos esse ano diferente, pensando não  em 1001 projetos, mas em metas literárias.


5 metas literárias para 2020


1. Ser mais organizada

   Apesar de não parecer, sou a pessoa mais desorganizada do universo. Até começo bem, mas logo perco a paciência com datas, horas e afins. Aí não consigo fazer nada dentro do prazo que me propus. Então, para 2020, minha meta será ter mais organização. Para isso, decidi (finalmente) fazer uso de agendas, daquelas pequenas mesmo, que cabem até na bolsa, para marcar TODOS os meus compromissos, sejam eles literários ou não. Também farei uso de alguns aplicativos de organização, para quando não der para levar a agenda comigo.


2. Conseguir ler ao menos um livro por mês

   Ano passado foi a treva no quesito leitura. Não consegui bater a quantidade que havia me proposto, pois escolhi leituras muito pesadas, que não dei conta no tempo que eu tinha, ainda mais com os compromissos do doutorado, que me consumiram bastante.
  Se deixarei de ler livros com essa temática mais pesada? Não, mas uma ideia é diminuir a quantidade deles na lista, assim consigo dar conta das leituras, já que estarão intercaladas com títulos mais leves e simples.
   Uma forma de fazer isso será mantendo o Projeto 12 livros para 2020, em parceria com a Claudia Leonardi, do blog MãeLiteratura, e Karla Samira, do Pacote Literário.


5 metas literárias para 2020




  Esse ano, escolhi livros físicos,  que estavam aqui na estante há um bom tempo, esperando para serem lidos. Eles já estão separados por mês, assim vocês também poderão acompanhar minha evolução nas leituras:


5 metas literárias para 2020



Leia também: Como ter uma rotina de leitura


3.  Não se cobrar muito com relação à quantidade de livros 

   É muito comum dizer que vai ler X ou Y livros. Tem vários desafios que fazem isso, 100 livros em um ano, 52 livros (um por semana). Como sempre digo por aqui, quantidade não é qualidade e o importante é que a leitura seja prazerosa, não uma obrigação.
  Mas volta e meia estava eu me sabotando, pois ano passado mesmo cheguei na portinha dos 33 livros e empaquei em 29. Pode não parecer nada, mas é frustrante você olhar para trás e e perceber que não leu o que queria, por pura falta de organização ou tempo mesmo.
   Assim, prezando qualidade e me cobrando menos, decidi que manterei apenas meus 12 livros certos em 2020. Caso dê tempo, colocarei em votação no nosso insta @mundinhodahanna, para o público escolher entre dois títulos, que serão a leitura extra de cada mês. O que eu conseguir ler a mais, será lucro. E se não conseguir, pelo menos os 12 planejados foram.


4. Participar mais de eventos literários

5 metas literárias para 2020
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

   Desde que me entendo por leitora, o único evento literário que eu não perdia era a Bienal do Livro, pois era o único que eu conhecia. Em 2017, descobri que existem n outros eventos e feiras literárias, em menor escala, mas tão bons quanto uma bienal. Nesse mesmo ano, descobri o LiteraCaxias, que acontece quase todo mês no SESC - Duque de Caxias e, em 2018, o Evento da Menina, mediado pela Raffa Fustagno do blog A menina que comprava livros. Ano passado, descobri que existe a Primavera Literária, no Palácio do Catete, que é um evento muito lindo e aconchegante. Pretendo continuar participando desses eventos, porém quero descobrir mais feiras e reuniões do tipo, ainda mais que, ao contrário da Bienal, esses são eventos/encontros com entrada gratuita.


Leia também: Livros para viajar: Mundo fantástico


5.  Parar de comprar livros compulsivamente

  Eu sei, isso é quase impossível, ainda mais sendo a louca das promoções. Mas desde o ano passado, comecei a acompanhar alguns canais de finanças no Youtube, inclusive o da Me poupe!, da Nath Arcuri, que me ajudou um bocado com relação a controle de gastos. Um dos passos para esse controle era identificar meus ralos de dinheiro. E um deles era exatamente em... livros!
  Percebi que tenho vários livros que comprei sem pensar muito, apenas pela paixão repentina. O que aconteceu foi que passou o tempo, não dei conta de todos, e muito menos tenho lugar para guardar tantos livros assim.
  Então, apesar de ser uma promessa furada (já que ano passado mesmo eu só a mantive por seis meses), esse ano estarei mais focada em cumprir essa meta e NÃO COMPRAREI MAIS LIVROS COMPULSIVAMENTE!
  Isso quer dizer que nenhum livro novo entrará na estante? Não. Apenas quer dizer que os livros serão comprados sim, mas de forma mais equilibrada e que eu saiba que de fato preciso deles para minha carreira (seja acadêmica ou mesmo para aprender alguma coisa importante para a vida). Aliás, se vocês estiverem passando por um período parecido com o meu, um livro que está me ajudando bastante é o da própria Nath, que segue no link abaixo:




    Essas são as metas literárias para o Mundinho da Hanna. Espero conseguir cumprir todas até dezembro. Vocês também tem alguma meta literária para 2020? Me contem aí!





34 comentários:

  1. Oi Hanna, tomara que vc consiga cumprir suas metas.
    Beijos
    http://momentoseoutrascoisas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Uma das minhas metas é não comprar livros esse ano por isso quero reler os que tenho como ano passado e os que eu ganhar. Ourea meta é organização, eu sou demais e com isso cumpro as metas, esse ano que estou participando de alguns desafios mas, espero conseguir completar tudo que planejei e amei a sua forma de organizar os livros que vai ler, feito um cronograma assim ficou bem visível e fácil para fazer e acompanhar. Amei suas metas e a sua organização.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, vamos cumprir nossas metas de 2020 numa boa! =)
      "Tamo junto" na missão de não comprar livros, mas achei super legal sua ideia de reler alguns livros. Realmente tem alguns que valem a pena serem lidos e relidos sempre. S2
      Bjks e boa sorte!

      Excluir
  3. Oi Hanna
    Tomara que você consiga alcançar todas essas metas.
    Não se cobre mesmo por quantidade de leitura ..eu até coloco uma meta simbólica em um desafio no Goodreads ,mas coloco um número que eu sei que vou cumprir.
    Mas cada um tem seu ritmo de leitura ,tempo disponível para ler e até o estado de espírito conta ponto.

    Eu coloquei que ia ler "Em casa para o Natal" em Dezembro e acabei nem chegando perto do livro haha.Quem sabe é para nós duas fazer leitura conjunta dele em Dezembro,neh?

    Gostei de como você organizou o cronograma.

    Beijos

    Mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahhaha
      Boa Babi! Aliás, precisamos conversar sobre nossas leituras conjuntas! S2
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oi Hanna, eu também estou com a meta de ler pelo menos um livro por mês e fazer o post. Comecei cumprindo, pois já li um e postei. Gostei desse "Meu Crush em Noca York". Vou procurá-lo.
    Beijos
    Chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Chris, aos poucos vamos cumprindo nossas metas, sem se cobrar tanto. =)
      Espero que curta 'Meu crush de Nova York'. Bjks e obas leituras para nós!

      Excluir
  5. Oi, Hanna!

    2019 passou mesmo voando, e acho que 2020 não vai ser muito diferente. É sempre bom ter metas no início do ano, parece que nos dá aquele empurrão que precisamos pra mudar nossa rotina, ano passado pra mim foi um desastre também no quesito leitura, acho que foi o ano que eu menos li, e pra esse quero corrigir isso também, por isso achei sensacional o seu projeto de 1 livro por mês, vou me empenhar a tentar cumprir esse esquema também, se eu me comprometer já ajuda bem a aumentar também a quantidade de livros lidos num total. Boa sorte pra nós!! Hahahha

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Hey Hanna! Tudo bem?
    Nossas metas literárias são muito parecidas, mas principalmente preciso parar de comprar livros compulsivamente, por isso minha meta é comprar só na BF desse ano.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Thamiris? Vamos cumprir nossas metas sim, vai dar tudo certo! =)
      Bjks e boas leituras em 2020!

      Excluir
  7. Oi, Hanna como vai? Eu espero que você consiga por em prática suas metas, muito embora seja difícil algumas serem devidamente cumpridas. No meu entender, talvez a mais difícil de ser realizada seja a de comprar livros de forma compulsiva, essa meta para todo leitor(a) é difícilima de ser cumprida, mas com disciplina ela pode ser alcançada. Eu estou estupefato com a sua afirmação em se auto declarar desorganizada, rsrsrs. Como você mesma relatou no seu post, você não tem cara de uma pessoa que não seja organizada, muito pelo contrário, quando a conheci, tive uma impressão muito boa e positiva em relação à você, mesmo sendo em um primeiro momento. Eu nunca imaginaria ( nem em meus mais insanos pensamentos ) que você fosse uma pessoa que não tivesse organização. Mas tenho a certeza de que, nesse ano que se inicia, você possa conseguir ser uma pessoa mais organizada. Este que vos escreve é tão organizado ( pelo menos acho que sou, e os que me conhecem e, que comigo tenham que conviver ) dizem que eu sou organizado, às vezes até chato, principalmente em relação aos horários e datas comemorativas. Forte abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luciano, as aparências enganam, rsrsrs. Mas pretendo mudar esse quadro da desorganização o quanto antes. Tomara que dê tudo certo.
      Bjks!

      Excluir
  8. Suas metas são ótimas e algumas uso sempre. Comprar livros compulsivamente e não me cobrar tanto são as que mais dou valor.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras Leyanne. Espero conseguir cumprir também esse ano essas metas. Vamos torcer. ^^
      Bjks!

      Excluir
  9. "Parar de comprar livros compulsivamente" deveria ser a meta número 1 da minha listinha. Comprei tanto livro esse ano que não sei nem mais onde colocar e não consegui ler nem metade. Também me cobro muito sobre quantidade de livros e sei que não devemos ser assim. Farei de algumas de suas metas as minhas também.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo Larissa, =/ Mas vamos parar de nos cobrar tanto assim com relação a leituras. Ficarei na torcida aqui por você também. ^^
      Bjks!

      Excluir
  10. Concordo em não se cobrar muito com leitura, fiz isso no ano passado e pra mim funcionou.
    Que 2020 lhe traga boas leituras!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso Felipe. Espero conseguir fazer isso também. Tomara que dê certo por aqui.
      Bjks!

      Excluir
  11. Adorei o Post! As suas metas estão otimas, e eu tambem pretendo ler sempre pelo menos um livro por mês e estou super feliz de estar participando esse ano do desafio DLL20 do Blog Livreando e ja montei meus desafios dos 12 meses ( Ler uma obra de Shakespeare a cada mês).

    Parabéns pelo Blog

    Bjs Aruom Fenix

    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que chique. Shakespeare é um clássico que todos deveriam ler. Sou fã da escrita dele. S2
      Boa sorte no seu desafio e nos projetos de 2020. =)
      Bjks!

      Excluir
  12. Oi oi querida,
    Adorei saber sobre as suas metas do ano, além das leituras você também criou metas pra fazer durante o ano e eu adorei. Espero poder fazer o mesmo, porque eu tenho a faculdade e isso já me para muito com as leituras, mas eu vou fazer o mesmo.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  13. Super concordo com você! Porque 2019 passou rápido demais pra mim também. Pisquei e já era 2020 Rsrs'. Enfim, muito bom poder conhecer as suas metas traçadas aqui no Cantinho. Quando um ano novo começa, eu sempre fico meio perdida. Então, preciso de um tempinho para me situar, antes de começar a propor as metas para realizar no novo ano! Boa sorte com as suas! Gostei bastante da proposta do post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Debora, boa sorte para você também nas suas metas para 2020, que já chegou com cara de que vai passar voando como 2019... rs
      Bjks!

      Excluir
  14. Meninaaaaa, adorei suas metas! Ah, como eu queria ser como você e estabelecer essas metas para mim também. Sou um pouco complexa ao seguir metas impostas por mim mesma. Mas, confesso que pretendo ler ao menos um livro por mês também e parar com a compulsão de comprar livros hahahaha, isso é um problema que reina em nós leitores. Te desejo todo sucesso do mundo e toda determinação para cumprir as metas.
    Um abraço,
    Kathlen (@nocairdaspaginas)

    ResponderExcluir
  15. Tinha comentado e a página fechou. 😭

    Bem tbm sou desorganizada e esse ano resolvi montar um 'planner' pra nao me perder, pelo menos com o conteúdo que to criando pro blog e canal...

    Falho miseravelmente qnd se trata de não gastar demais comprando livro, mas do ank passado pra cá, até que consegui me conter em alguns meses...

    Küss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todos falhamos no quesito não comprar livros... rsrs Culpa dessas promoções tentadoras que encontramos ao longo do ano.. kkkk Mas espero que esse ano eu consiga cumprir, mesmo com as tentações.
      Bjks!

      Excluir
  16. amei demais suas dicas.
    Ser mais organizada ta na minha lista tb e nao comprar compulsivamente é a minha prioridade

    ResponderExcluir
  17. Oi Hanna! Nossa, adorei suas metas pq reconheci nelas aquilo tudo q eu preciso tbm. Sério, tudo!
    Do seu planejamento anual eu adorei q vc incluiu Passarinha e Deixada apara Trás, pq são queridinhos meus, espero q goste tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina, que legal saber que minhas metas são comuns às suas. =)
      Espero que você também tenha sucesso nelas. =)

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo