O morro dos ventos uivantes

em 23 julho 2019

   Olá meu povo, como estamos? Hoje temos resenha de mais um clássico, que fui desafiada a ler pela minha amiga Babi Bueno, do Meu Mundinho Quase Perfeito. Fizemos uma leitura coletiva e aqui está a resenha do livro O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë.


O morro dos ventos uivantes
Foto: Divulgação



18/33

Livro: O morro dos ventos uivantes

Autora: Emily Brontë

Editora: Scipione (versão resumida)

Ano: 1997

Páginas: 110

Skoob | Amazon



Morro dos Ventos Uivantes, solar de aspecto sombrio, onde se desenrolam cenas assombrosas e violentas, juntamente com episódios de intrigas e paixões. A mais estranha história de amor escrita até hoje. Obra famosa no mundo inteiro, publicada há mais de um século, continua a desafiar o tempo, crescendo com ele em importância. Sendo o único romance da autora, bastou, entretanto, para assegurar-lhe lugar entre os maiores gênios da literatura. 


O morro dos ventos uivantes



   Esse é um clássico que muita gente ama ou odeia. Ele já foi citado no filme 'A proposta', onde a personagem de Sandra Bullock afirma que lê esse livro todo Natal e, se não me engano, foi inspiração para a famosa saga de 'Crepúsculo'.
   Sejam apresentados às famílias Heathcliff, Linton e Earnshaw. Os representantes dessas famílias são protagonistas de uma história que tem muito sangue, raiva e discórdia. O que ficou tão pesado que assombra a própria casa.
    A história é narrada pelo Sr. Lockwood, um inquilino que chega até ao Morro dos Ventos Uivantes, que tem esse nome por causa do som que o vento faz quando passa pelas janelas e portas. Ele é muito mal recebido pelo seu senhorio e, sem entender nada, sua empregada provisória, a Sra. Dean lhe conta o motivo de tanta maldade numa pessoa só. E eis que nos é apresentada a rixa entre as famílias, por conta de um amor doentio entre Heathcliff e Catherine Earnshaw.
   Mesmo que ambos se gostem, a questão toda se deu porque eles nunca ficaram juntos. Apesar de serem feitos um para o outro, acabaram se casando com pessoas diferentes. Catherine ficou com um dos irmãos Linton, enquanto Heathcliff ficou com Isabela Linton, como "prêmio de consolação" e vingança por ter tido o amor de sua vida roubado pelo amigo e irmão de Isabela.
    Heathcliff é uma pessoa amarga, que ama espalhar discórdia por onde passa e não descansa até que as pessoas ao seu redor fiquem tão amargas quanto ele. Quem aguenta vai ficando, e quem não aguenta acaba indo para bem longe. Catherine, tão dissimulada quanto Heathcliff, acaba cedendo ao marido e "tenta" viver um casamento feliz, mas ela sempre amou sua cara metade Heathcliff. E ele sabe disso, tanto que faz de tudo para atrapalhar a vida da moça, que acaba por morrer, deixando uma filha, que leva seu nome.
   Heathcliff, casado com Isabela, é um péssimo marido, e só falta matar a esposa de pancada. Cansada de ser torturada, ela foge de volta à Granja dos Tordos, mas seu filho Linton acaba ficando para trás, nas mãos do pai que faz questão de prender a criança, como uma forma de trazer sofrimento a Isabela, que não pode mais voltar para casa.
   Essa geração acaba por ficar mais velha e morre. O que dá espaço para a segunda parte do livro, onde os primos crescem e se aproximam, sem imaginar a história que há por trás de seu nascimento. E mais inocentes ainda ao que estão para sofrer nas mãos do velho Heathcliff, que não cansa de atrapalhar a vida das pessoas.
   Li esse livro, como já falei lá no início, numa leitura coletiva, um tipo de desafio literário que a Babi me propôs. Depois do clássico do mês passado, ela se empolgou e quis ler 'O morro dos ventos uivantes', que também é um clássico polêmico.


Leia também: O apanhador do campo de centeio  

    Muitas pessoas amam, falam que é emocionante, que faz a pessoa chorar, pensar na vida e blablabla. Eu, sinceramente, não vi nada disso. Esse é só mais um livro que me faz me perguntar porque se tornou um clássico. Primeiro, o narrador da história, que faz questão de anunciar que vai nos contar tudo o que sabe, é o Sr. Lockwood. Mas ele passa o tempo todo bancando o fofoqueiro, apenas ouvindo o que a verdadeira narradora Sra. Dean lhe conta sobre a briga das famílias entre a Granja dos Tordos e o Morro dos ventos uivantes. Ele fica curioso para saber o porquê de Heathcliff ser tão amargo e recluso.
   Mas quando descobre tudo o que quer saber, vai embora atrás de outro lugar para morar e descobrir as fofocas locais (Sr. Lockwood não me engana). A Sra. Dean, doida para desabafar anos de sofrimento alheio, acaba por fazer a vontade do inquilino e conta todos os detalhes. E, sinceramente, levantei as mãos para o céu por ter lido a versão resumida que, coincidentemente, consegui no mês passado, pelas mãos de um amigo meu.


Leia também: Aquisições literárias do mês - Junho


   Como era a versão resumida, a editora só colocou as partes realmente importantes da história e, mesmo assim, eu detestei. A Sra. Dean é a única sensata naquela casa. Tanto na Granja dos Tordos quando no Morro dos ventos uivantes o povo só pensa em ficar enchendo o saco do parente.
   E Heathcliff leva o caso tão a sério, que além de perder a mulher que ama, decide se vingar e atrapalhar a vida do casal até o último minuto. Não satisfeito com a morte de Catherine, faz questão de colocar seu filho no caminho da filha da mulher que amava, que leva o mesmo nome da mãe, para que eles se apaixonem e ele possa se vingar da segunda geração da mulher que o deixou para trás.
   A pobre da Catherine segunda é tão idiota (perdoem a palavra, mas ela é muito idiota mesmo), que cai na armadilha! O filho de Heathcliff foi criado do jeito que ninguém merece ser tratado. Passou a vida inteira jogado num canto, como se não valesse nada. E realmente não valia, até que cresceu e poderia ser um bom partido para a filha da mulher que o largou e também merecia pagar pelo que fizeram antes dela nascer. O filho seguiu o exemplo do pai e ficou ainda pior que ele, malvado, dissimulado e sem amor nem pela própria sombra. E o pior meu povo, é que Catherine se apaixona por ele!





   Se apaixona, sofre e ainda faz tudo por ele! É o cúmulo da idiotice! Por mais que o pai de Catherine falasse para ela ficar longe do Morro dos ventos uivantes, ela não resistia e ia até lá contra a vontade do único que queria proteger a menina. 
   Eu não sabia o que realmente se passava na cabeça dessa menina. Será que ela não sabia como sua mãe ficou e morreu por causa do seu tio? Que estava fazendo o mesmo com ela? A vontade que me deu foi simplesmente entrar no livro e dar uns tapas na cara dessa menina para ela acordar para a vida. 


"O ódio que Heathcliff dedica a mim é de tal natureza, que seus músculos se contraem quando me vê. O resultado é que hoje sinto o mesmo por ele."


   E Heathcliff não passa de um ser sem amor, que só veio ao mundo espalhar o caos. E é de uma forma tão assustadora, que você não vai querer estar perto dele nunca. Além disso, ele sabe que a Catherine primeira morreu por causa do que ele fez a moça sentir. E espera ansiosamente que ela não descanse, para que o venha assombrar toda noite. Ele decididamente não bate bem da cabeça... 
   O final não foi muito do jeito que eu esperava, assim como a história inteira. Sei que li a versão resumida, então não li um bocado da  história real, mas se lesse a versão inteira, talvez não tivesse terminado o livro. 
   Não é algo que tenha me surpreendido, ou que tenha me marcado, além de me dar uma vontade imensa de jogar o livro contra a parede, já que nenhum personagem me agradou. Só serviu para eu saber que as pessoas são más por natureza, e se influenciadas, conseguem ser ainda piores. A mocinha é inocente demais e parece aquelas princesas de contos de fadas, que encontrou o primeiro cara que viu na vida e é o amor verdadeiro para toda a vida, mesmo que sofra bastante pra ficar com ele, porque tá "serto". 

"Não é um ser humano e não tem direito à minha caridade. Ainda que gemesse até a morte e vertesse lágrimas de sangue por Catherine, eu ficaria insensível."


   Mesmo sendo a versão resumida, não leria esse livro novamente e não dou mais que três estrelinhas para ele. Definitivamente tem alguns clássicos que não dá para entender por que são considerados assim. Se tem uma coisa que aprendi é que gosto não se discute, mas realmente não consigo entender como tem gente que chora lendo esse livro. Ele não tem amor, ele não tem romance sadio, ele só tem dor, rancor e muita mágoa e vingança. Não me arrancou lágrimas, me arrancou desprezo, isso sim. 









     Já tinham lido esse livro antes? Amam ou odeiam ele? Me contem aí!  




24 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Esse livro está a tanto tempo em minha lista de leituras que já tinha até esquecido dele.
    Uma pena que o livro não te conquistou tanto assim, algumas história realmente só tem a fama, mas não agrada.

    Beijos
    Eliana
    https://construindoestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, algumas histórias realmente me fazem questionar o motivo de terem se tornado clássicos da literatura. Mas vida que segue... rsrs
      Bjks e obrigada pela visita. ^^

      Excluir
  2. Esse não é o tipo de história que gosto de ler e depois de ver que você odiou a história, agora que não a lerei mesmo.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahhaha
      Pelo visto temos gostos literários parecidos então Kaila.
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. das irmas Bronte eu só li Jane Eyre mas esse livro super está na minha TBR da vida, quero muito ler com certeza

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Eu li esse livro já faz um tempão, lembro que quando o li, não curti muito a história, apesar de ser um "clássico" nunca me interessei por essa obra. Eu o li porque me deram de presente de aniversário, se não me engano foi minha tia. Mas gosto não se discute não é mesmo. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luciano, gosto não se discute e não é por ser um clássico que todos iremos curtir a leitura, né? rsrs
      Bjks e obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Oi Hanna, tudo bem?
    Menina do céu, tô chocada. Sabia por cima do que se tratava a história, mas não sabia que era tão medonha.
    As pessoas falam do livro como uma história de amor mas, na boa, isso é doentio. Esse Heathcliff é um psicopata. Obrigada pela dica do que NÃO ler, porque eu acho que ia odiar esse personagem com todas as forças HAHAHA!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Prih, às vezes é bom ter uma dica do que não ler, rsrsrs.
      Bjks e obrigada pela visita! =)

      Excluir
  6. Já li esse livro e ele me dilacerou. Um dos meus clássicos favoritos! Adorei o blog e já estou seguindo.

    bjo
    https://www.imersaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leyanne, que bom que você gostou... para mim não fluiu mesmo... =/
      Bjks e obrigada pela visita.

      Excluir
  7. Eu sou apaixonada por esse livro a Emily Brontë é uma das maiores representantes da literatura inglesa os aspectos estéticos e estilísticos da obra transcendem o tempo, pelos quotes que você separou eu não gostei muito da tradução dessa versão a minha favorita foi feita pela editora lua de papel e é muito boa, o livro na verdade conta duas histórias e é uma viagem pela natureza humana. Mas não é uma obra fácil de ler se você quiser conversar sobre a obra depois me chama no Direct do Insta @aruomfenix 💜💜💜

    Parabéns pelo lindo trabalho na resenha e no Blog 💜

    Bjs Aruom Fênix
    Blog: leiturasdearuom.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu sinceramente não consegui compreender a mensagem desse livro, viu? Realmente ele não é fácil de ser compreendido. Me deu ranço de muito personagem, medo e até raiva. Foi complicado levar até o fim. E essa edição foi relativamente antiga, e ainda de escola, resolvi ler ela por ser "mais fácil" a linguagem. Mesmo assim não deu muito certo. =/
      Bjks!

      Excluir
  8. Adorei a sua resenha! Muitas vezes também me pego com vontade de dar um tapa na cara da mocinha por ela cair em armadilhas tão bestas! Eu não gosto de ler livros resumidos, já li alguns e, quando fui ler a versão completa, me deparei com uma obra completamente diferente e muito mais complexa, mas no caso desse livro não sei se realmente a sua opinião mudaria muito, pois vejo muitas pessoas batendo nas mesmas teclas que você. Eu nunca li, mas ultimamente fico bem curiosa pra poder formar a minha própria opinião, mas acho que também vou mais é passar raiva.
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se você resolver ler, me conta o que achou. Confesso que fiquei tentada a ler a versão completa, mas tem aquela vozinha interior me dizendo para não fazer isso, pois vou passar é mais raiva ainda do que já passei com a versão resumida. Acho que vou ouvir essa vozinha... rsrs
      Bjks!

      Excluir
  9. Oi Hanna, tudo bem? Acho incrível fazer leituras coletivas ainda mais quando escolhemos livros assim tão diferentes. Esse é um dos favoritos da minha mãe. Não li o livro mas assisti o filme e confesso que na primeira vez não compreendi a história então assisti de novo. O relacionamento deles é bem complexo e é difícil entender porque Heatclif agia daquela forma mesmo quando ela demonstrava se importar com ele. Espero ler em breve. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, se nem o filme é fácil de entender de primeira, então eu não estava tão ruim assim por não compreender o livro, que normalmente é mais complexo... =s
      Bom, espero que você possa ler ele depois e me contar o que achou dele. Bjks e obrigada pela visita! =)

      Excluir
  10. O Morro dos ventos uivantes, da Emily Brontë, é uma obra espetacular. Eu acho um dos melhores clássicos da literatura inglesa. Gostei bastante de relembrar desse enredo cativante do livro. Embora, o meu predileto de todos, ainda e sempre será Jane Eyre, da Charlotte Brontë.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes eu acho que li o livro errado... Ou realmente minha mãe tem razão e eu não sou todo mundo... rsrs Ainda não consigo gostar desse livro de jeito maneira... rsrs
      Mas vida que segue... rs
      Bjks!

      Excluir
  11. Li esse livro há bastante tempo e achei incrível. É um clássico que precisa ser lido por todos. Fiquei até com vontade de reler agora!

    ResponderExcluir
  12. Oi Hanna .
    Infelizmente não pode me redimir da decepção de "O apanhador "com a de "O morro dos ventos uivantes "

    Eu não cheguei ter raiva de Catherine (A filha) porque o Linton não compartilhou essas histórias com ela e criou ela em uma bolha. O que faz ela ser tão ingênua e intensa.
    Como eu disse no grupo,o que mais me incomodou nela foi a forma que ela tratava o Harenton apenas por ele não saber ler e ser um empregado.

    Agora sobre o sr.Lockwood , eu acho que entendi porque ele é o narrador da história depois que li um pouco sobre a Emily Brontë.
    Ela publicou pela primeira vez "Os morros dos ventos uivantes " usando o nome de um homem para ser mais aceito tanto para ou publicação quanto pros leitores da época .Então acredito que por piada ou para não entregar um livro com uma narradora de mulher,ela colocou esse personagem masculino para todos pensarem que fosse o narrador oficial enquanto na a narradora de verdade é uma mulher .Como você disse ,a única personagem sensata desse livro todo.

    Ainda não acredito que esse livro foi romantizado a ponto de ser comparado com o Sr.Darcy de "Orgulho e preconceito" .

    Amei a resenha amiga .É obrigada por ter embarcado nessa aventura literária comigo

    Beijão

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensando por esse lado, faz até sentido que o narrador seja uma narradora disfarçada... rsrs Mas sinceramente não é um que eu leria novamente, seja versão resumida ou completa. =/
      E de nada moça, quando quiser leitura coletiva novamente, é só falar. ^^
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo