Aniversário do Theatro Municipal

em 30 julho 2019

   Olá meu povo, como estamos? Hoje nosso colunista Erik Lourenço trouxe sua experiência ao assistir uma ópera, pelo aniversário de 110 anos do Theatro Municipal.

110 anos Theatro Municipal
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna



 


110 anos Theatro Municipal






Parabéns Theatro Municipal do Rio de Janeiro #110anos

Como vão meus leitores? Saudades de vocês! Essa publicação será muito especial, pois me senti muito especial sendo convidado para assistir uma ópera na principal peça do aniversário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Cá entre nós, me senti tanto um nojo de pessoa, nem estava pisando no chão. Sinceramente me senti mais importante do que o presidente da república). Vou deixar de blábláblá! E vou começar a contar minha experiência.

110 anos Theatro Municipal
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna



110 anos Theatro Municipal
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna



Ópera: ‘Fausto’ de Charles Gounod

Local e época: Alemanha, Idade média.

Resumo da ópera

ATO 1 – Desesperado de encontrar um sentido à sua longa vida de estudos, o velho doutor Fausto resolve colocar um fim nela. Leva um cálice com veneno à boca apesar dos cantos alegres que vem da vida que continua, fora de seu estúdio. Renegando Deus, amaldiçoando a existência, Fausto invoca Satã, que chega imediatamente e lhe oferece os seus serviços. Fausto despreza as riquezas, a glória e o poder; ele quer a juventude. Mefistófeles – forma com a qual Satã lhe apareceu – a oferece em troca de sua alma. Frente à hesitação do doutor, Mefistófeles faz aparecer a imagem de Marguerite em toda sua juventude. Fausto cede e Mefistófeles o convida a beber não mais o cálice da morte, mas o da vida. Fausto se transforma num jovem e parte, com seu companheiro infernal, ao encontro com sua bem-amada.

110 anos Theatro Municipal
Foto: Divulgação/Ana Clara Miranda


ATO 2 – Há uma quermesse e a aldeia está em festa. Valentin está de partida para a guerra. Seu amigo Siebel promete cuidar da irmã dele, Marguerite. Os estudantes são interrompidos de seus cantos por Mefistófeles, que leva todos ao delírio com sua canção ao Veado de ouro. Depois ele convida a todos beberem de seu vinho e, num brinde à Marguerite, provoca a ira de Valentin que, quando tira sua espada, a lamina se despedaça no ar. Todos apontam o cabo das suas espadas, que formam uma cruz, e o diabo é obrigado a sair. Fausto e Mefistófeles se misturam com o povo até que Marguerite surge. Fausto lhe oferece o braço, que ela recusa e continua seu caminho. A valsa retorna ainda mais animada.


110 anos Theatro Municipal
Foto: Divulgação/Ana Clara Miranda



110 anos Theatro Municipal
Foto: Divulgação/Ana Clara Miranda


ATO 3 – Siebel – apaixonado por Marguerite – deposita um buquê na porta de sua casa, depois de ele ter murchado e revivido quando imerso em agua-benta. Mefistófeles vê as flores e sai para procurar “um tesouro mais rico”. Fausto fica comovido pela atmosfera da casa, casta e pura. Mefisto volta com um cofre, depositando-o ao lado do buquê. Marguerite chega ainda perturbada pelo jovem misterioso encontrado na quermesse. Entoa a balada do Rei de Thulé para afastar os seus pensamentos. Indiferente ao buquê, ela encontra o cofre e não resiste em abri-lo e se adornar com as joias dele. Marta, uma vizinha, se extasia com as joias. Mefistófeles e Fausto voltam e o primeiro começa a fazer a corte a Marta para deixar Marguerite sozinha com Fausto, que declara a ela o seu amor. Os jovens se separam prometendo se rever no dia seguinte, mas Mefistófeles retém Fausto para que ele escute o que ela vai dizer às estrelas. Ela, na janela, confessa seu amor e chama por ele. Fausto a alcança na janela.

110 anos Theatro Municipal
Foto: Divulgação/Ana Clara Miranda



110 anos Theatro Municipal
Foto: Divulgação/Ana Clara Miranda



110 anos Theatro Municipal
Foto: Divulgação/Ana Clara Miranda


ATO 4 – I - Sozinha, abandonada e rejeitada por todos, Marguerite chora o amante desaparecido. Siebel vem lhe reforçar sua amizade.
II – Marguerite vai à igreja para tentar, com suas orações, obter o perdão de suas faltas. Mefisto toma a palavra no meio do Oficio dos Mortos, proferindo terríveis ameaças e amaldiçoando-a. Ela desmaia.
III - Os soldados estão de volta. Valentin, cujas evasivas de Siebel deixam entrever alguma desgraça, entra em casa. Chegam Fausto e Mefistófeles, que canta uma serenata escarnecedora para uma “namorada”. Valentin aparece para tomar satisfações. Segue-se um duelo com Fausto que, com o auxílio de Mefisto, fere mortalmente Valentin. Os dois fogem. Marguerite se precipita sobre Valentin, que morre amaldiçoando a irmã.

110 anos Theatro Municipal
Foto: Divulgação/Ana Clara Miranda



110 anos Theatro Municipal
Foto: Divulgação/Ana Clara Miranda



110 anos Theatro Municipal
Foto: Divulgação/Ana Clara Miranda

ATO 5 – I - Mefistófeles leva Fausto às montanhas do Harz para o Sabá da Noite de Walpurgis, onde ele se extasia com as cortesãs mais famosas da antiguidade. De repente surge, para Fausto, a imagem de Marguerite e ele sai para se reunir com ela.
II - Marguerite está num cárcere, louca, esperando sua execução por ter matado seu filho. Chegam os dois que penetram na cela suplicando que ela fuja com eles. Reconhecendo Fausto ela recorda o que se passou desde o primeiro encontro dos dois. Mefistófeles os apressa para fugirem mas ela reconhece nele o Demônio. Ela chama Deus e seus anjos, renega seu amante e morre. Os anjos exclamam “Salva”.

110 anos Theatro Municipal
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna

[Fonte

Curiosidades:
   A história se passa na idade média e existem cenas que representam alguns aspectos da contemporaneidade do século XXI. Foi escrita no período da segunda geração do Romantismo, também conhecida como Ultrarromantismo (1831-1864).
   Esse período é caracterizado por: solidão, egocentrismo, idealização da mulher, obsessão pela morte, satanismo, pessimismo. Ao longo do resumo da ópera é claro verificar todas as características citadas. Ao fazer análise com os dias atuais pode-se fazer um liame com o texto o:


Egocentrismo -  Como dizia Machado de Assis, o ser humano é egoísta e sempre pensa em primeira pessoa “EU”;


Solidão -  Com a disputa por um cargo melhor as pessoas se isolam para que os seus concorrentes não furtem as ideias, ou pior, a solidão de está em um contingente e se sentir sozinho por não confiar em ninguém;


Idealização da mulher - Sempre houve a idealização da mulher, atualmente é sinônimo de posse na fala dos homens, por exemplo, “minha mulher”. Como assim sua? Ela é seu pertence? Escravidão não foi abolida? Vagarosamente esse paradigma está sendo rompido, porém é um dos exemplos de idealização da mulher que temos hoje;


Obsessão pela morte -  Na época que retrata a peça era normal às pessoas quererem morrer pelo amor, havia um ufanismo de amor eterno. Hoje o amor pela morte metamorfoseou, ele se dá pelo amor ao trabalho e/ou estudo no qual a sociedade faz uma pressão para que obtenham sucesso rápido e as pessoas se frustram e comentem suicídio, dentre outros fato.


   Além das características do Romantismo, é nítido perceber a influência do Barroco, pois a peça tenta unir a carne ao espírito. Em uma visão mais abrangente, a sociedade do século XXI está entrando em uma fase mesclada em Barroco com Ultrarromantismo tecnológico.

Agradecimento
   Obrigado Ciro d’Araújo pelo convite especial, amei o espetáculo. Você e todos na apresentação estavam magníficos! Um grande abraço!




10 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Nossa, nunca tive a oportunidade de assistir uma ópera (eu tbm ficaria um nojo rsrs), mas deve ter sido incrível. As fotos ficaram maravilhosas!

    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana, que bom que gostou do post. Realmente é um sonho ir numa ópera, quase fui com o Erik dessa vez, mas vai ficar para uma próxima oportunidade. S2
      Bjks e obrigada pela visita! =)

      Excluir
  2. Oi, Erik! Nunca vi uma ópera na vida, acredita? Achei muito legal você ter sido convidado! Também me sentiria honrada (da licença que eu fui c o n v i d a d a haha). Post super completo e bem explicativo! Amei saber mais :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post Laura! S2
      Realmente, ser convidada para um evento desses, qualquer um ficaria um nojo de pessoa... kkk
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. OI Hanna, eu já fui ao Municipal para assistir a espetáculos de balé, mas nunca assisti a ópera. Fiquei com vontade depois de ver esse post. Vou ficar de olho na programação.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que goste quando for também Chris. Super recomendo! S2
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Uau, deve ter sido tão incrível. Nunca fui ao teatro, porque nem na minha cidade, nem na região tem. Mas deve ser marcante!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Kaila, que chato isso. Mas quando puder, estiver viajando e passar por um teatro, não perca a oportunidade, é uma experiência incrível. ^^
      Bjks e obrigada pela visita! =)

      Excluir
  5. EU nunca fui a nenhuma Ópera, mas creio que deva ser uma experiência única! Adorei saber mais sobre ela ♥️

    Bjo
    https://www.imersaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim uma experiência única Leyane. S2
      Bjks e obrigada pela visita! =)

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo