5 motivos para começar a ler

em 27 julho 2019

   Olá meu povo, como estamos? Hoje eu trouxe cinco motivos para te inspirar a ler mais. Sei que todos temos uma vida corrida e parece que 24h é muito pouco para fazer tudo o que nos propomos a fazer, que dirá começar a ler, sendo que você nem tem tempo de ler o rótulo do café (rsrsrs).
   Mas começar a ler na verdade vem com doses homeopáticas, muitas das quais mencionei outro dia aqui no blog, que se levadas adiante, logo você será um(a) leitor(a) assíduo(a) sem muito esforço...

5 motivos para começar a ler



    E, se mesmo assim não está convencido(a) de que ler é algo muito bom, para reforçar, cá estou eu com 5 motivos para começar a ler.





 Leia também: Como ter uma rotina de leitura


1. Ler te faz viajar sem gastar nada



Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay


   Quantos memes você já viu de pessoas perguntando o que você fez nas férias e a pessoa responde que viajou o mundo inteiro? Pois é, o livro é o meio de transporte mais barato que você vai encontrar na vida, pois do sofá de sua casa você pode rodar o mundo inteiro, conhecer dimensões paralelas e ainda outros planetas. Fora que ainda pode viajar no tempo, sem nem precisar de uma máquina do tempo.
   Isso porque a leitura estimula nossa imaginação e podemos viajar junto com os personagens dos livros que lemos, sem nos preocupar com passagens aéreas, atrasos de voos, hospedagem, nem nada do tipo. Claro que viajar desse jeito e ter fotos e vídeos de recordação é muito bom, mas na falta da grana para isso, custa nada estar na Europa e em outros planetas junto com os personagens dos livros. 😉


2. Ler te faz relaxar e até ter um sono mais tranquilo



Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay



   Muitas pessoas pessoas tem o famoso livro de cabeceira, que é comum até em filmes/séries, onde alguém está lendo na cama, com a luz do abajur. Isso também acontece no mundo real (inclusive eu sempre faço isso). De acordo com pesquisas, ler livros, em especial os impressos, fazem sua vista descansar, ainda mais se você trabalha olhando a tela de computadores e celulares o dia inteiro. E a medida que sua vista descansa, pegar no sono é até mais fácil.
   Claro, tenha cuidado com o livro que você vai colocar para ler de noite, para não te dar pesadelos ou te fazer ter uma ressaca literária, querendo saber logo o final do livro (rsrsrs). Mas também não precisa colocar um livro chato de propósito. Leia o que te faz bem, mas que também te faça relaxar com mais facilidade. Ler ao menos duas páginas por dia (ou melhor por noite) podem ser suficientes para te fazer pegar no sono mais fácil e ter uma noite tranquila.


3. Ler nos faz ter mais pensamento crítico


   Quando lemos, começamos a questionar o porquê de certas coisas terem acontecido com o personagem, principal ou não. Quando fazemos isso, temos o hábito de trazer logo para nossa realidade. Isso nos torna mais questionadores ao mundo que nos cerca, o que é bom, pois nos ajuda a pensar fora da caixa.


4. Ler é uma terapia



Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay



   Sim! Ler é uma terapia. Já mencionei aqui no blog, bem no nosso comecinho, sobre a chamada biblioterapia. Ela é uma terapia comum em hospitais e orfanatos, onde as pessoas podem passar bastante tempo. Além disso, mesmo que você não se encaixe nesses quesitos, ler é uma terapia, já que te afasta de um momento estressante do seu dia, por exemplo. Pode te fazer relaxar e pensar sobre o que deve fazer em determinadas situações com a cabeça mais fria. Enfim, ler é um ótimo remédio. 😉


5. Ler é acumular conhecimento 


   Ler é acumular conhecimento, que de acordo com meu falecido pai, é uma riqueza que ninguém pode tirar de você. E não pense que isso quer dizer que você só pode ler livros de cálculo ou de direito para ter conhecimento. Às vezes um livro de autoajuda pode te dar a resposta que estava procurando. Um livro de fantasia tem uma mensagem que pode virar uma filosofia de sua vida, ou até mesmo os clássicos podem ter palavras rebuscadas, que você nem conhecia, mas pode vir a usar algum dia em uma conversa mais formal. Ler é conhecimento, mesmo que você não perceba. 😉


Leia também: Você sabe o que é bilbioterapia? 


   E aí, o que acharam desses cinco motivos que elenquei aqui? Tem mais algum motivo que não citei aqui, mas que você acha fundamental? Me conta aí, bora conversar!





18 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Na verdade ler é tudo de bom, poucas atividades em nossa existência proporciona tanto prazer, pelo menos para mim. Adorei!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Luciano. Obrigada pela visita e volte sempre. ^^

      Excluir
  2. Oi, Hanna! Desde que descobri o mundo dos livros aos 8 anos, não parei mais! O que eu mais gosto na leitura é a possibilidade de viajar para outros lugares e até ser uma pessoa diferente ♥ Por isso que não sou muito chegada à filmes e séries, porque não me envolvo tanto quanto faço com livros! Amei a sua postagem e concordo com todo os motivos!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post Laura. S2 Ler é tudo de bom, né? ^^
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Amo ler, me acalma demais!
    Amei o post.
    Beijos,
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Ler realmente é tudo isso. Amei o post pois assim mais pessoas podem se interessar e começar a ler
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Thayná! Bjks e seja sempre bem vinda no Mundinho! ^^

      Excluir
  5. Oi Hanna!
    Ótimo post!
    Ler melhora muito a escrita tbm, e com certeza o pensamenro crítico e o conhecimento de mundo!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza melhora a escrita Carol! Ler é tudo de bom mesmo!
      Bjks!

      Excluir
  6. OI Hanna, um ótimo incentivo. Ler é muito bom mesmo. Ótimo para relaxar, viajar em outras histórias, criar pensamento crítico, ter repertório, inspirar, nossa... amei o seu incentivo a leitura.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir
  7. Não poderia concordar mais com esse post, estou em falta com as minhas leituras, confesso, isso é algo que quero mudar com urgência!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post Kaila! =)
      Realmente ler é algo inimaginável, só experimentando mesmo para saber a sensação. Espero que consiga atualizar suas leituras. S2
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  8. ler é mesmo tudo de bom! é passatempo e conhecimento, nao vivo sem leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Oi, Hanna! Tudo bom? ^-^
    Concordo com todos os motivos listados e ainda acrescentaria o fato de a leitura, além de melhorar a sua escrita e vocabulário, também te ajuda na concentração e interpretação de textos mais extensos, coisa que eu acho essencial nos dias de hoje, onde a maioria está acostumado apenas a ler legendas do instagram e acabam penando um pouco na hora de ler e interpretar textos mais aprofundados.
    Os motivos para a prática da leitura são infindáveis e só trazem benefícios. Mas, é como diz aquela frase do Drummond né? "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede".

    Um super beijo e uma ótima semana! :* <3
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, falou tudo! Hoje em dia um dos grandes problemas é interpretação de texto. E a leitura é um processo tão calmo, tão divertido e barato. E tão importante. Obrigada pela visita.

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo