Resenha do Livro: Zodíaco

em 13 setembro 2018

   Olá meu povo, como estamos? Hoje vou falar sobre minha última leitura, em parceria com a autora Ge Benjamim. O livro se chama Zodíaco e é uma coletânea de contos de terror. Se você curte esse gênero literário, então vem conferir essa resenha! 😉

Zodíaco
Foto: Ge Benjamim




Zodíaco


32/30

Livro: Zodíaco

Organizadora: Ge Benjamim

Editora: Independente

Ano: 2018

Páginas: 264

Adicionar ao Skoob

12 signos.12 personalidades.12 monstros.Não sabemos o que o destino nos reserva, nem escolhemos o que carregar em nosso interior. Nascemos predestinados ao futuro e a maldade que reina foi determinada pelos astros, pois o Zodíaco quis assim e assim será.Os astros podem revelar muito sobre cada um, até mesmo seu lado mais obscuro. Cuidado, nunca se sabe o que o espera!
"E se parte de quem somos sofre influência dos astros? E se essa influência for escura, demoníaca? Conseguiremos ser mais fortes e sobrepujá-la? Ge Benjamim juntou um grupo eclético de escritores para dar vida ao lado obscuro do zodíaco nas páginas desta antologia macabra. Sugiro que deixe as luzes acesas na hora de dormir."


    Por serem contos independentes, não posso falar muito a respeito de cada um, pois acabarei dando spoiler (e não é essa minha intenção). Mas tentarei deixar minha opinião mais clara possível. 😉


Zodíaco
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



   Essas são histórias de pessoas aleatórias, cada uma capaz de mostrar seu lado mais perverso para conseguir alcançar os objetivos. A grande justificativa dessas ações estaria nos signos: signos vingativos, sedutores, predadores... signos capazes de justificar todo ato que a sociedade condena.
   Eu já conhecia a obra da Ge, de terror também, e fiquei com o estômago um tanto revirado ao ler Onde habitam as trevas. Dessa vez, a obra é uma antologia, organizada pela autora, que também tem um conto no livro, dividido com vários outros autores, de diversos gêneros literários diferentes.
   Todos tinham uma missão, deixar a gente de "cabelo em pé" depois de ler os contos. Alguns eu até levei de boa, mas tinha outros que me fizeram quase ter pesadelos... digo quase, porque fui esperta e li durante o dia (rsrsrs)...
   Cada conto começa com o símbolo de um signo diferente (os 12 estão presentes no livro), marcando o signo do personagem principal. A maior parte dos contos é narrada em terceira pessoa, intercalados com outros contos em primeira pessoa. Cada autor teve um jeito só seu de deixar a marca na antologia, e o resultado foi fantástico! Eu amo histórias de terror mas, por incrível que pareça, morro de medo de fantasmas/espíritos. Então passo longe filmes/séries desse tipo... Com livros não seria diferente... mas para minha sorte (ou não), eu já estava tão abismada com o que os vivos foram capazes de fazer, que ler os contos de fantasmas não me deixaram mais assustada do que já estava... 😱
   Sério, tem para todos os gostos, assassinato, vingança de espíritos, pessoas querendo subir na vida, venda de alma... tudo o que você possa imaginar, em meio a horóscopo... sim! Tudo gira em torno de pessoas que acompanham o horóscopo e o real motivo para elas cometerem tudo o que podem e não podem para se dar bem, era simplesmente por causa do horóscopo do dia, que dizia que "hoje você receberá um dinheiro inesperado", ou "hoje sua vida terá uma grande mudança". Enquanto algumas pessoas (como eu) ignoram solenemente esse tipo de coisa, os personagens desse livro levam a sério seu destino escrito no jornal. Se vai haver grande mudança, eles fazem acontecer, se vão ter uma grande novidade, eles fazem a grande novidade acontecer... Afinal, o horóscopo dita seus destinos e precisam acontecer para ter sentido...


"O que Cornélia gostava na astrologia era a previsibilidade dos acontecimentos. [...] Vários fatos realmente se encaixavam nas circunstâncias atuais de sua vida." 



"Você pode descobrir que o que realmente pensa ser verdadeiro, não passou de uma ilusão. Seu amor está propenso a lhe deixar, seus amigos podem se afastar. Mas não desanime, você é mais forte e pode lutar com isso."


   Ao final de cada conto tem uma pequena biografia dos respectivos autores. Achei incrível que foram pessoas do país todo (também de Portugal,, rsrs), que já haviam publicado livros, mas de gêneros completamente diferentes. Foi mesmo uma missão dada a eles, e cumpriram muito bem! 😊
   Apesar de serem mentes diferentes pensando sobre o mesmo assunto _ terror _ os contos tem uma linguagem bem fluida e podem ser lidos rapidamente. Alguns são mais pesados que outros, mas a organizadora soube dosar bem a ordem deles para não perder o equilíbrio no decorrer das páginas.
   Eu li a versão em pdf, então posso falar da diagramação até certo ponto... Bom, a fonte é bem legível, de fácil leitura, e achei legal ter o símbolo do signo correspondente da personalidade do personagem principal no início. Achei legal também que cada autor pesquisou sobre os defeitos/qualidades de cada signo e ficou bem convincente cada horóscopo. Apesar de ser uma obra de ficção, na parte dos contos "mais próximos da realidade", dá para ter uma noção do quanto o ser humano pode ser perverso quando quer... basta ele querer muito algo que lhe é proibido, seja lá qual for a razão.

Zodíaco
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



   Fiquei mais assustada com eles, por incrível que pareça... São umas coisas que você acha besteira, afinal quem hoje em dia acredita em astrologia? Mas vou te dizer que tem muita gente que ainda acredita e só falta te amarrar numa cadeira e te fazer ler as previsões do seu signo do ano inteiro se duvidar dela... 😨 E esses contos mostram exatamente o lado dessas pessoas, que se você não concorda com a previsão do dia, deve pagar... Se barato ou caro, aí foi de cada autor, mas continuo dizendo que precisam de estômago para ler até o fim...


"Aquário: Dia de se precaver de novas situações, coisas ruins podem acontecer com você ou com quem cruzar seu caminho. Cuidado com projetos que deseja iniciar. Não confie em pessoas que não conhece. Pense bem antes de agir."


  Falando em fim, cada conto teve a liberdade de deixar como queria, então alguns deixaram um final aberto para o leitor, enquanto outros são mais amarradinhos e já te falam o que acontece no fim. Eu não me incomodei com esse fato, achei até interessante não saber o fim de alguns contos, pois dá mais liberdade para a gente pensar na próxima previsão do signo deles. A capa é linda também, super criativa e elaborada, que deixou bem já na vista o conteúdo do livro, o que é ótimo! 💓
   Se você curte ler contos de terror, eu indico Zodíaco. É, literalmente, de arrepiar os cabelos e dar pesadelos. A ideia era essa mesmo e dou nota máxima por terem conseguido me deixar com medo. 💀



   Vocês já conheciam as obras da Ge Benjamim? E contos de terror, curtem? Gostam de acompanhar seu horóscopo? Me falem aí, bora papear! 😉




 







Zodíaco
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

4 comentários:

  1. Oi, Hanna!

    Eu já tinha me apaixonado antes pela capa e agora eu to louca pra conferir os contos. Amo terror e signos e nunca li um livro com a junção dos dois, sem dúvida deve ser algo sensacional mesmo. E se você que não é chegada no gênero gostou, imagina eu, taurina, que curto os horrores da vida hahahaha preciso pra ontem!! As fotos ficaram lindas <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curto os horrores da vida foi ótima! kkkk
      Que bom que gostou da resenha Carol! Quando ler o livro, espero que alcance suas expectativas. =)
      Bjks!

      Excluir
  2. Hey Hanna! Tudo bom?
    Eu não conhecia o livro, mas adoro contos de terror, então já coloquei na minha lista! Adorei a sua resenha.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo