Entrevista com a autora: Talita Salvador

em 16 junho 2018

   Olá meu povo, como estamos? Hoje temos uma entrevista super legal por aqui, com a autora parceira Talita Salvador, a criadora de Entre dois mundos. Vem ver! 😉

Talita Salvador







Talita Salvador
Talita Salvador




1. Quem é Talita Salvador?

R. Tenho 31 anos e sou da cidade de Guarulhos – SP. Nem sempre fui uma leitora assídua, mas desenvolvi a paixão com o livro Senhor dos Anéis. Apesar de ter começado com um clássico do Tolkien, acabei lendo vários livros de diversos gêneros ao longo dos anos, pois como trabalhava longe, aproveitava o trajeto para entrar em milhares de histórias. Sempre fui uma idealizadora e, talvez por este motivo, tenha adquirido o hábito de fantasiar histórias. Apesar de ser muito apegada a minha família e amigos e amar passar tempo com eles, fascina-me aprender novas culturas, línguas, conhecer pessoas e seus costumes, viajar e me aventurar por lugares diferentes. Tenho a raiz muito bem fixada, mas minha alma sempre busca por mais, talvez seja por isso que eu goste tanto dos livros, séries e filmes, pois eles me levam, muitas vezes, para mundos que sequer existem na vida real.


2. Conte para nós, ‘Entre dois mundos’foi seu primeiro livro. Como foi a experiência de ler a opinião das pessoas sobre sua obra de estreia?

R. Confesso que, no começo, fiquei surpreendida em ver quantas pessoas gostaram tanto quanto eu da obra, afinal, comecei a escrevê-la somente para mim, de forma despretensiosa; não sabia onde a história iria parar e nem qual seria o seu destino, apenas quis fazê-la. Fiquei muito satisfeita com o trabalho depois de finalizado e saber que outras pessoas acharam a mesma coisa é muito gratificante. Tenho orgulho quando alguém elogia o Entre Dois Mundos e gosta tanto a ponto de ficar com aquele gostinho de quero mais, pois cada parte foi pensada com muito carinho e dedicação. Até mesmo as críticas que recebi foram importantes para o meu amadurecimento como autora/escritora. Ainda não sou mãe, mas acredito que é mais ou menos assim que elas se sintam com as conquistas de seus filhos!!! Rs... 


3. As cenas de treinamento do grupo foram tão detalhadas, que sofríamos lendo e nos sentindo da mesma forma que os personagens. Como foi o processo de pesquisa para isso?

R. Todo o começo do livro foi pensado para que os leitores conseguissem criar um vínculo com os personagens, pois acho muito importante essa interação quando leio quaisquer obras. Acredito que os detalhes são parte fundamental deste processo. O treinamento é um momento especial, afinal, é a primeira vez em que o leitor tem contato com o time completo. Eu precisava de uma rotina onde mostrasse quem era cada personagem dentro da história. Mas como fazer isso em um ambiente o qual me era desconhecido? Pesquisei na internet os treinamentos para um astronauta padrão e anotei o máximo de informações que pude. Com esses dados em mãos e tomando a liberdade da licença poética para criar novas atividades (afinal, é um experimento nunca antes realizado), montei um cronograma para todo o time e trabalhei a narrativa em cima dele. Mas não se enganem, há muita ficção envolvida!

4. Falando nisso, você tem algum “ritual” de inspiração para suas histórias?

R.  Não acredito que eu tenha, pelo menos não em forma de ritual. Acho que cada um tem sua maneira de lidar com os desafios e bloqueios que possam surgir ao longo de qualquer processo. No meu caso, eu costumo tirar umas “férias” daquilo que não está desenvolvendo a fim de arejar um pouco as ideias e livrar-me da pressão, pois assim estarei renovada quando voltar a fazer o que preciso, e com o livro não foi diferente.


Entre dois mundos
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



5. Você estreou com uma obra de ficção científica. Esse é seu gênero literário favorito? Tem algum outro?

R. Na verdade, já vi alguns filmes ou séries sobre o assunto, mas eu não me lembro de ter lido nenhum livro de ficção científica antes. Eu gosto muito de ficção (no geral), fantasia e suspense. Os romances também me agradam, apesar de, muitas vezes, preferi-los dentro de uma história com outra temática.  

6. Recentemente soubemos que seu livro foi aprovado por uma editora. Como foi a experiência de ver seu “bebê” tomando forma e presente em várias livrarias?

R.  Por enquanto ainda estamos entre os processos de revisão, edição e diagramação do livro, mas posso dizer que fiquei muito emocionada quando consegui o contrato com a editora. O processo até aqui foi ao mesmo tempo muito inusitado e realizador para mim, pois como já citei, comecei a escrever o livro sem a pretensão de publicá-lo ou mesmo dividi-lo com outras pessoas e, felizmente, as coisas foram acontecendo. É provável que eu comece a chorar quando encontrar o meu primeiro livro nas livrarias. Rs...  


7. ‘Entre dois mundos’ tem cara de série. Quando veremos os personagens novamente? E o que podemos esperar deles?

R.  Já comecei a trabalhar no segundo livro da série, mas ainda está bem no início. Por estar muito atarefada nesses últimos tempos com as demandas para a divulgação e publicação do Entre Dois Mundos, acabei adiando um pouco o projeto. Porém, o segundo livro já está quase todo roteirizado e acredito que em breve poderei retornar a escrever. A intenção é que Entre Dois Mundos seja uma trilogia. Posso dizer que a história no segundo livro será mais dinâmica desde o início, pois teremos dois acontecimentos se desenrolando ao mesmo tempo. Alguns personagens que ficaram para trás ou não tiveram tanto destaque no primeiro livro terão mais participações no segundo. No geral, todos os personagens continuarão os mesmos em suas essências, mas é importante saber que toda experiência nos afeta de algum jeito e a vida no planeta vermelho com certeza deixou suas cicatrizes.
    
8. Tem algum recadinho para deixar aos leitores do blog?

R.  Agradeço a Hanna por ter cedido o espaço e confiado no meu trabalho. Não sou conhecida e ainda estou longe de ser, mas fico feliz que tenha pessoas como você que dão oportunidades para pessoas como eu, as quais ainda estão trilhando seus caminhos no mundo da literatura.
Acredito que tanto autores quanto resenhistas e leitores estão unidos por suas paixões pelos livros e, por isso, considero-nos uma grande comunidade. Portanto, nada mais justo do que eu agradecer pelo interesse e deixar meu carinho a todos os leitores do blog também. Além de, é claro, estimar nosso encontro mais uma vez, seja aqui no blog da Hanna, no lançamento do livro Entre Dois Mundos ou mesmo dentro de sua história.

   E aí, o que acharam da entrevista? Aguardem pelo lançamento do livro, mas se quiserem conferir a resenha, ela está aqui no blog. 😉
   Até mais! 



7 comentários:

  1. Adorei a entrevista. Já li o livro e adorei a história. Sou fã da autora e meu desejo é que o livro seja um grande sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Estou ansiosa para ler o segundo livro, porque o primeiro foi intenso, nao consegui parar de ler ate a ultima página!! A Talita é muito talentosa, tenho certeza que será um sucesso essa trilogia.

    ResponderExcluir
  3. Oii... amei a entrevista, sou seguidora do insta do Livro e estou ansiosa pelo lançamento ��❤

    ResponderExcluir
  4. Ola meninas... simplesmente amei conhecer um pouco mais sobre a escritora... sigo o instagram do livro e estou ansiosa pelo lançamento 😍❤

    ResponderExcluir
  5. Desejo muito sucesso, fico feliz também por ser de minha cidade.

    ResponderExcluir
  6. adorei a entrevista com ela, gostei muito de conhece-la e também o livro dela

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Adorei a entrevista! Não conhecia a autora, mas já tinha visto alguns comentários sobre o livro. É um que estou curiosa para conhecer. :)

    Beijos
    https://www.ventodoleste.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo