Resenha do livro Projeto 94

em 24 março 2018

   Olá meu povo, como estamos? Hoje é dia de resenha e, também de autores parceiros aparecendo por aqui... Com vocês, Projeto 94, mais um livro nacional, em parceria com o autor Rodrigo Fonseca. Vem ver! 😉


Projeto 94




Projeto 94
Divulgação



16/30

Livro: Projeto 94

Autor: Rodrigo Fonseca

Ano: 2017

Editora: Arwen

Páginas: 193

Adicionar ao Skoob




Jake é um jovem prodígio nas corridas devido a sua velocidade fora do comum. É justamente isso que o faz ficar intrigado: como pode correr tanto, a ponto de seus pés mal tocarem o chão? Quando Jake começa a ter estranhos sonhos, as peças deste misterioso quebra-cabeças vão se encaixando e ele embarca em uma aventura em busca de respostas que justifiquem sua alta performance. Filho do renomado cientista Evan Sturguess, dono da clínica Genetic Corporation, Jake vive uma relação conflituosa com o pai, desde a morte da sua mãe. Além dessa grande distância emocional, Jake descobrirá da forma mais dura possível, como alguns segredos podem nos afastar das pessoas e até mesmo mudar nossas vidas para sempre. Jennifer é outra jovem que vê sua vida mudar de repente, observando incomuns acontecimentos envolvendo o poder de sua mente e instintivamente ligando isso a um cartão recebido na infância: um cartão da Clínica Genetic. Projeto 94 é uma aventura onde cinco jovens viverão uma história com mortes, cobiça, paixões, muita adrenalina e emoção. O que é o projeto? Qual seu objetivo?
   Jake é um típico menino rico, bonitão, que estuda nas melhores escolas, dirige carros caros, tem amigos... Tudo ia muito bem em sua vida... a não ser por duas coisas: uma namorada maluca que vive pegando no seu pé e arrumando encrencas e um pai ausente.
   Sua mãe faleceu há um tempo e sua única referência materna é a governanta da casa, Betsy, que o ama como um filho, consequência de trabalhar há décadas na mesma casa. Além disso, Jake é filho de ninguém mais, ninguém menos que Evan Sturguess, o dono da Clínica Genetic Corporation. Ele é um cientista renomado, com prêmios e mais prêmios graças a sua dedicação as pesquisas e combate a algumas doenças... Infelizmente, o prêmio de pai do ano não vai para ele, já que trabalha 24h por dia e mal olha na cara do filho. Jake sente falta do pai, primeiro por querer carinho e se sentir culpado pela morte da mãe, o que deixou seu pai ainda mais envolvido com o trabalho... E também depois que o jovem começou a perceber que algumas coisas acontecem com ele...


"Será que exagerei? Será que tudo não passa de coisa da minha cabeça?"

"Tem coisas que nem a ciência consegue explicar. Você é um fenômeno. Assim como você, existem muitas pessoas que também são." 


   Além de ter uma bela vida, ele é um atleta famoso em sua cidade, por vencer maratonas e ser um menino bem rápido, sempre superando as expectativas... Mas desde cedo Jake sabia que havia algo de errado com ele, pois apesar de ser um bom atleta, ele sabia que a velocidade que tinha não era algo que um ser humano normal seria capaz de ter. No entanto, seu treinador vivia dizendo que aquilo era coisa da cabeça dele, por estar nervoso com a prova mais famosa da cidade, a Corrida Anual de Independence.
   O que mexe mais ainda com a cabeça de Jake é um sonho que ele tem, com cada vez mais frequência, sonho esse que a cada dia mais se completa, como uma lembrança...


"Crianças Índigo,  Estrela ou Azuis. São crianças com poderes especiais, que vão desde a clarividência à telecinese e utilizam mais o lado direito do cérebro do que o esquerdo. Elas vão conduzir a Humanidade a uma nova era."


"Abro meus olhos e estou dentro de um tubo de metal [...]. Meu pai surge em minha frenta e tenta tranquilizar-me, fazendo um gesto com as mãos para eu ter calma. [...] Ele mexe em alguns botões e, de repente, ouço um barulho, um som de algo sendo acionado. [...] Tem algo de errado comigo. O que está acontecendo? O que é isso que estou sentindo dentro de mim? Isso parece estar mudando tudo aqui dentro... Então acordo." 
 
  Todos com quem Jake conversa, a opinião é a mesma: ele está nervoso com a corrida e tendo carência pela falta do pai...
  Enquanto isso, em outra cidade, Jennifer tem um sonho bem parecido... Ao contrário de Jake, ela tem total atenção da mãe e da irmã mais nova, a qual a vê como um ídolo a ser seguido. Ela leva uma vida simples, trabalha meio período e estuda, ajudando a mãe a sustentar a casa no fim do mês. Esse é seu tão esperado dia de receber o salário e ela está bem feliz, cheia de planos. Mas ao voltar para casa, ela sofre algo que não se deseja para ninguém: é vítima de um assalto e tentativa de estupro por uma dupla de ladrões, que a levam para um beco escuro. Ninguém ouve seus gritos e a mocinha acha que terá uma cena horrível da qual se lembrar o resto da vida... até que, em um momento de desespero, seus olhos brilham intensamente, seu corpo inteiro fica cheio de energia e os assaltantes param o que fazem, literalmente hipnotizados pela jovem, que os manda embora e eles simplesmente obedecem.
   Sem entender nada, ela sai correndo e chega em casa, tentando fingir que nada aconteceu, mas ela não vai sossegar enquanto não descobrir o que está acontecendo com ela e como ela foi capaz de fazer aquilo...

Projeto 94
Divulgação



   Jake, após conseguir enfim terminar com a namorada grudenta, se apaixona perdidamente por uma outra mocinha, prima de uma das amigas da escola. A menina mais linda que ele já viu... mas que também esconde segredos que ele jamais imaginaria ser de um mundo tão pequeno...
   Eis que ela também fez parte de uma experiência secreta na sala de transmutação da Genetic Corporation. Experiência essa que apenas o pai de Jake sabia e foi capaz de envolver seu único filho. Enquanto isso, os outros pais apenas achavam que seus filhos foram sortudos por participarem de uma pesquisa de teste para uma droga nova. Mas acabaram conseguindo cuidados médicos até certa idade e cartões de Natal, a única ligação entre 5 crianças de lugares distintos, de classes econômicas distintas... e que jamais se encontrariam... ou não?
  O que era para ser uma experiência secreta, se tornou uma corrida com pessoas que são capazes de tudo para usar os poderes dessas pessoas, que sabem mais do que eles mesmos. E todas as respostas estão na Genetic, na pasta do Projeto 94, um projeto que apenas os altos escalões da empresa conhecem... e negam até a morte que ele exista...


"Tudo isso parece estar interligado a este lugar, martela a voz na minha cabeça."

"Ela não acreditaria se eu contasse minha teoria. Às vezes é difícil para eu acreditar e além disso, como eu contaria coisas dessas se eu mesmo sinto medo de descobrir a verdade."


   Jake parte em busca de respostas, partindo para o lado mais próximo de tudo, mas seu pai foge de todas as formas, até que lhe oferece uma arma e fala para ele ter cuidado... E aí que Jake confirma que realmente tem algo errado com isso, ainda mais depois que pessoas próximas a ele começam a morrer e desaparecer por aí...
   Coisa semelhante acontece com Jennifer, que tenta a todo custo salvar sua família e vai em busca de respostas... Será que as 5 crianças irão se encontrar? Será que eles vão descobrir o que é o Projeto 94? Quem mais sabe disso? O que você faria se descobrisse que tem um poder dentro de você?
   São essas e mais perguntas que você se faz ao ler Projeto 94, o primeiro volume de uma história de ficção científica/fantasia super brazuca, embora se passe fora do Brasil. Ela me lembra um pouco a história de X-Men, com a diferença que as pessoas não nasceram com o gene X avançado, mas foram modificada por consentimento dos pais, que assinaram documentos de uma forma totalmente equivocada...
   Um projeto desses pode mudar o mundo, pois será que esses genes modificados são passados de geração em geração? Será que eles serão capazes de dominar o mundo e nos matar? Serão nossos novos heróis? E o que dizer das pessoas responsáveis por ele... será que mostrariam ao mundo? Ou esconderiam para sempre, com medo de retaliação?
   É uma história que deixa o gancho já para o segundo volume Genes Letais, que foi lançado esse ano e já a venda.
   Falando de Projeto 94, é uma história contada em primeira pessoa, com capítulos intercalados, pelos pontos de vista de Jake e Jennifer. Ambos tendo como ponto de partida um sonho, que se mostra cada vez mais uma lembrança. Logo esse sonho se mostra a pista para que eles descubram as coisas, já que a medida que os capítulos passam, ele vai tomando mais forma e ganhando mais detalhes. Os capítulos são curtos e as coisas começam bem calmas, depois ficam mais rápidas, cheias de ação, com "tiro, porrada e bomba".
   Li a versão ebook do livro, mas como era da própria editora, então tem uns detalhes bem legais, tipo a cadeia de DNA que separa os capítulos e dão o início de cada um (em escala menor).


Projeto 94
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



Projeto 94
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



   A diagramação está perfeita e bem detalhada, com uma fonte apropriada e a revisão bem feita. Só tenho elogios para esse livro e super recomendo a leitura. Minha nota é a máxima para esse livro, especialmente por ser nacional.




   E, vamos conhecer um pouco sobre Rodrigo Fonseca, o autor de Projeto 94:


Rodrigo Fonseca
Foto: Rodrigo Fonseca


Rodrigo Fonseca nasceu na Bahia, mas mora em São Paulo desde os 8 anos de idade e já morou dois anos no Ceará onde realizou um trabalho voluntário. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalha atualmente cuidando da Comunicação de ONG Vivenda da Criança, situada na zona sul de São Paulo e que atende mensalmente mais de 4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde criança gostava de ler e escrever, já criou jornais durante o ensino fundamental, peças de teatro que foram apresentadas na escola no ensino médio. Já publicou suas obras em e-book e na plataforma Wattpad. Atualmente, além de escrever, também se dedica ao seu Blog: Vitamina Livros.

   E suas obras publicadas até o momento são:


1. Projeto 94 (Editora Arwen)

2. Genes Letais (Constelação Editorial)


Genes letais
Divulgação

3. Antologia Ninguém vai sobreviver (Constelação Editorial)

4. Antologia Quando a escuridão bate à porta (Editora Sinna)

5. Antologia Contos de A à Z, Antologia Bruxas - Da Sedução à Perdição e Antologia King Poe Lovecraft - Do terror ao horror (Editora Illuminare) 

6. Antologia Carnivalle (Editora Skull). 

  Para quem quiser acompanhar o autor nas redes sociais, ele tem perfil no Facebook e no Instagram


  E aí, o que acharam de Projeto 94? Já conheciam o autor ou os livros? Me contem aí! 😉



4 comentários:

  1. Eu fiquei muito interessada, viu? Gosto desse tipo de enredo que dá gás a ficção científica.

    Gostei mto da resenha. Você disse bastante e realmente gostei da diagramação. Vou ver se procuro! ♡

    ResponderExcluir
  2. olá... pra quem curte esse tipo de leitura, acredito que vai agradar em cheio aos leitores... fazia tempos que não via uma trama tão bem elaborada sobre ficção, modificações genéticas e afins...
    parece uma leitura bacana...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal mesmo! E é meu gênero literário favorito também, então sou bem suspeita para falar... rs
      Bjks e obrigada pela visita! =)

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo