Você sabe o que é Biblioterapia?

em 01 junho 2015

   Olá pessoal! Como estamos nessa linda segunda feira? Semana passada, enquanto estava preparando o post sobre os benefícios da leitura (caso não tenha visto, clique AQUI), me deparei com algo muito interessante: Biblioterapia. Vocês sabem o que é? Se não, vem descobrir! =) (se já conhece, está convidado e ler assim mesmo, rsrsrs)






   De acordo com o que eu li, 

“A leitura é uma atividade que além do desenvolvimento cultural e de formação do cidadão, pode desempenhar um papel terapêutico”.
   Esse tipo de terapia envolve tanto os bibliotecários, quanto os psicólogos, psicoterapeutas e psiquiatras. Ou o próprio bibliotecário pode ter a formação terapêutica (dessa linha de pesquisa eu não sabia).
   
 A Biblioterapia serve como instrumento para restabelecimento psíquico de indivíduos com transtornos emocionais. Através de leituras, os pacientes recebem comentários adicionais e propostas para prática de interpretação dos textos. Mas não é leitura de histórias meramente; a ideia é fazer com que o paciente se identifique com o personagem ou com a própria história que lê. A partir daí, há uma relação entre a literatura e o leitor, o que permite que ele conheça melhor suas próprias emoções ou emoções parecidas com as do personagem, que podem ajudar na resolução dos problemas.
    É utilizada muito em hospitais, principalmente onde os pacientes passam muito tempo internados. Além disso, pode ser usado em orfanatos, na reabilitação de detentos e jovens infratores, ajudando as pessoas a superarem traumas de pós-abandono, entre outros traumas sociais. Assim, a leitura não apenas serve como lazer, mas também como alternativa para aliviar a tensão do ambiente, forma de conhecimento e atualização.
Sendo assim, a Biblioterapia é uma atividade interdisciplinar, que permite a troca de informações entre as áreas que atuam nela: Biblioteconomia, Medicina, Psicologia, Literatura, Educação, etc.
   Mas para quem pensa que basta ler um livro para resolver todos os seus problemas existenciais, a especialista Lucelia Paiva afirma: 
... "é importante que se perceba que a biblioterapia não é uma fórmula mágica, nem uma intervenção única para promoção de mudanças. É uma ferramenta ou recurso terapêutico que faz parte de um processo”.
   Então pessoal, o que acharam dessa modalidade de terapia?
   Fico por aqui e até a próxima! =)


     Hanna Carolina.




3 comentários:

  1. Que legal não sabia disso.

    Cantinhodacrítica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Raquel. Descobri semana passada tb. Mt legal essa área...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo