Olá meu povo, como estamos? Nossa rotina diária é tão corrida, que muitas vezes sonhamos que o dia tivesse mais que 24 horas para darmos conta de tudo, não é mesmo?
Mas sabe o segredo para ter uma disciplina e alcançar as metas e planos? Organização. Com uma rotina organizada, tudo flui melhor e até percebemos nossos próprios limites.
Isso se aplica em qualquer área da nossa vida, inclusive a literária. Hoje eu trouxe alguns passos simples para manter sua rotina literária sempre em dia.
Foto: Creative Commons/Pixabay |
1. Defina um horário fixo para ler todos os dias
Foto: Creative Commons/Pixabay
Quando temos compromissos com hora marcada, nos preparamos para eles e tentamos de tudo para que não ocorram atrasos. Com a leitura funciona de modo parecido.
Se você já inclui em sua lista de tarefas diárias um tempo para se dedicar aos livros, aos poucos ela tende a entrar na sua rotina de modo automático e sem esforço. E não precisa ser tanto tempo reservado na sua agenda. Sejam 10 minutinhos antes de dormir ou meia hora antes de levantar, já podem fazer uma grande diferença, tanto na sua qualidade de sono, quanto na sensação de recompensa, por já começa o dia com uma tarefa cumprida.
2. Escolha um ambiente confortável para a leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay
Hábitos precisam de disciplina e paciência para serem mantidos. E eles fluem muito melhor quando temos um local confortável para isso. Para leitura isso também se aplica, de uma maneira que você nem imagina. Escolha um local que se sinta confortável em sua casa para ler e faça um experimento. Vai ver que sua rotina de leitura pode ser bem mais prazerosa.
3. Escolha livros que sejam de sua zona de conforto
Foto: Creative Commons/Pixabay
Por mais que tenham gurus falando o quanto devemos pensar fora da caixa, se você quiser começar a ter um hábito de leitura (ou mesmo voltar com ele), talvez seja melhor seguir o caminho inverso. Nada melhor do que ler algo que já sabemos que nos sentimos bem e não teremos experiências negativas.
Se você já sabe qual gênero literário é sua zona de conforto, se joga e seja feliz. E, caso não saiba ainda ou os que antes funcionavam já não dão certo com você, não tenha medo de procurar outros livros, muito menos de abandonar obras no processo.
Ao contrário do que possa parecer, abandonar leituras reflete muito mais em nossa personalidade e o quanto sabemos o que queremos para nós mesmos.
4. Estabeleça metas de leitura para si mesmo
Foto: Creative Commons/Pixabay
Isso mesmo! Metas de leitura. Pode ser uma de tempo, como ler 10-30 minutos antes de levantar/dormir. Ou mesmo ler dois capítulos por dia.
Veja o que melhor se adequa em sua rotina e mantenha sua meta diária. Pode não parecer nada no começo, mas a longo prazo, você vai ver que aqueles poucos minutos que você dedicou a uma leitura farão uma grande diferença.
Bônus: Não se cobre
Foto: Creative Commons/Pixabay
Hoje as redes sociais estão lotadas de perfis literários que nos ajudam bastante, mas também podem atrapalhar, quando começam aqueles balanços literários de fim de mês. Se posso dar um conselho, não se compare com pessoas que dizem ler mais livros que você.
O que importa é o que você pode fazer com o tempo que tem disponível. Se conseguir ler mais de 20 livros por mês, está ótimo. E se conseguir ler apenas um (ou quase um inteiro) dentro de 30 dias, tudo bem também.
Costumo dizer que leitura não precisa ser uma corrida. Além disso, o importante é que a leitura seja de qualidade e que você se sinta bem com ela.
E aí, o que acharam dessas dicas? Aproveitem e me contem: como anda a rotina de leituras de vocês?
Oi!
ResponderExcluirAcho que a meta mais importante para criar um hábito de leitura é ler obras na sua zona de conforto e não aquilo que os outros acham que você deve ler.
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Falou tudo, Giovana! =)
ExcluirOi, Hanna! Tudo bem? Muito boa suas dicas. Infelizmente eu estou lendo muito pouco se comparado ao que eu lia antes, mas o lado positivo é que como não sou obrigado a ler livros que recebia de parceria com editoras leio somente o que gosto. Isso faz uma diferença enorme. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Ah, isso já faz uma enorme diferença, né? Fico feliz que esteja fazendo mais leituras de qualidade, em vez que quantidade, =)
ExcluirOi Hanna, tudo bem? Suas dicas são as que eu pratico, mas ainda não consegui manter a rotina de leitura. O primeiro passo foi me organizar com o horário que eu tenho. Deu certo com o Duolingo, as postagens e comentários nos blogs, mas a leitura, acho que preciso mudar o horário que escolhi, porque falho praticamente todo dia. Estou pensando em voltar a ler antes de dormir, algo que eu fazia e adorava, antes do surgimento das redes sociais que acabam me deixando acordada madrugada a dentro. Leitura é uma escolha bem mais saudável, mesmo que eu durma um pouco tarde.
ResponderExcluirAbraço;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com
De pouco em pouco, você vai se acertando. O importante é nunca desistir, =)
Excluir