Paris Para Um e Outros Contos | Jojo Moyes

em 02 julho 2022

   Olá meu povo, como estamos? Depois de muito tempo sem ler as obras da autora, hoje trago a resenha de ‘Paris Para Um e Outros Contos’, de Jojo Moyes.



Paris Para Um e Outros Contos | Jojo Moyes
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna






32/24

Livro: Paris Para Um e Outros Contos 

Autora: Jojo Moyes 

Editora: Intrínseca

Páginas: 240

Ano: 2017



Arrebatadoras, emocionantes, repletas de personagens fortes e realistas, suas obras conquistaram legiões de fãs e alcançaram listas de mais vendidos em diversos países.
Nessa vibrante coletânea, o leitor conhecerá mais um lado da autora. Em histórias curtas e divertidas, Jojo, sem deixar de lado as personagens decididas que conquistaram o público, faz sua conhecida mágica de transformar situações comuns em eventos extraordinários.
No conto que dá título ao livro, a jovem Nell planeja um final de semana romântico em Paris com o namorado e fica sabendo, já na estação, que ele desistiu de acompanhá-la. Sozinha em um país estrangeiro, Nell descobre uma nova versão de si mesma, independente e corajosa.
Outros contos incluem um assalto a uma joalheria com uma reviravolta amorosa, a história de uma mulher que passa um dia inteiro com os sapatos de outra pessoa e um shopping lotado de gente fazendo compras de Natal que vai revelar a uma esposa estressada o que de fato importa na vida.
E em “Lua de Mel em Paris”, que fecha a coletânea, Jojo Moyes brinda os leitores com um reencontro com as personagens do best-seller “A Garota que Você Deixou para Trás”, Liv e Sophie que, separadas por algumas décadas, acreditam que o casamento é apenas o início de suas histórias de amor.
Dez pequenas amostras da saborosa escrita de Jojo Moyes, divertidas, autênticas e irresistíveis — você vai ler e se encantar.



   Paris... a Cidade Luz, mas também terra do amor. Destino de muitos casais apaixonados, seja para passar a lua de mel, ser pedida em casamento ou encontrar um grande amor
   Isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo, é verdade, mas em Paris, ah, em Paris... tem outro gosto.
   Assim conhecemos as histórias de várias mulheres que, ao sabor de croissants e passeando à beira do Sena, vivenciaram situações cotidianas (ou até bastante inusitadas), com seu final feliz, dependendo de qual ângulo você olhe.

 

“Eu nunca tinha me deparado com alguém que se importava com ‘a verdade’. Aquilo me deixou nervosa.”

 

   Nossa, há muito tempo que não lia nada da autora. Acho que meu único contato com os livros dela foi com ‘A Garota Que Você Deixou Para Trás’. 
   Lembro que gostei do livro e, apesar de várias ressalvas, eu daria uma chance aos outros trabalhos da Jojo. Porém, o tempo foi passando e caiu no esquecimento (#shame).
   Tenho uma história engraçada com ‘Paris Para Um’, inclusive. Eu comprei o livro há anos, exclusivamente para sorteio, quando o blog ainda estava no começo. 
   Apesar da vontade de ler antes, eu queria sortear um exemplar novo e não podia tirar ele do plástico. Além disso, eu tinha uma relação de amor e ódio com a Liv de ‘A Garota Que Você Deixou Para Trás’ e anunciei o sorteio.
   Anos depois, dou de cara com o exemplar disponível para troca no Skoob e a vontade de ler aflorou novamente. 
   E, quando ele chegou, tive a mesma sensação da primeira vez que comprei o bendito: eu precisava ler esse livro, pois iria amar.
   Engraçado como alguns livros fazem isso com a gente, pois a sensação só se confirmou ao começar a ler. 
   Queria algo mais leve, depois de tantas leituras densas e que pareciam mais um tijolinho (aliás, é bem capaz de eu ficar nessas leituras mais leves por um tempo, pois “preciso descansar”).
   ‘Paris Para Um’ nos apresenta 10 contos, ambientados em Paris. Eles são independentes entre si, então podemos conferir as tramas na ordem ou não. 
   Eu prefiro ler certinho, conforme foram listados no livro. Falando brevemente sobre eles, temos:

‘Paris Para Um’: esse é o que dá nome ao livro e é um dos maiores também. Aqui conhecemos Nell, uma inglesa que tem um medo enorme de sair da sua zona de conforto e nada pode ser realizado se não for planejado com meses de antecedência, acompanhado de uma lista de prós e contras
   Mas tudo vai por água abaixo quando toma um bolo do próprio namorado e se vê sozinha em Paris, no que deveria ser um final de semana romântico.

‘Entre os Tuites’: Entre escândalos revelados por meio das redes sociais, será que é possível resgatar seu grande amor?

‘Tarde de Amor’: Sara e Doug saem da rotina para curtir um dia dos namorados ao estilo de antes do casamento. Mas será que vão conseguir?

‘Um Pássaro na Mão’: Beth e o marido estão em uma festa quando, por coincidência, ela esbarra em seu ex-amante. 
   O momento traz à tona situações mal resolvidas que ainda precisam ser acertadas, mas será que vale a pena tocar nesse assunto?

‘Sapatos de Couro de Crocodilo’: Sam é uma mulher simples, que gosta de coisas simples e confortáveis. 
   Apesar de ouvir sempre que “a roupa diz muito sobre você”, ela não acredita nisso, mas pode ter a chance de experimentar quando tem sua bolsa da academia trocada por acidente.

‘Assalto’: Será que o amor está em todos os lugares, como dizem? É o que Alice Hering vai descobrir quando a joalheria onde trabalha é assaltada.

‘O Casaco do Ano Passado’: Evie está passando por uma situação financeira complicada, mas sonha em comprar um casaco decente. 
   É pedir muito esquecer a hipoteca da casa, ou os boletos atrasados e se dar um presente? O dilema fica ainda maior quando suas colegas de trabalho esbanjam novas aquisições e ela descobre mais contas ao conversar com o marido em casa.

‘Treze Dias com John C’: O que você faria se encontrasse um telefone perdido num bosque? E mais ainda, se tivesse recebendo ligações e mensagens românticas de um certo John C? 
   É o dilema de Miranda, uma mulher que não tinha tanta atenção do marido em casa, como desejava.


Paris Para Um e Outros Contos | Jojo Moyes
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna





‘A Lista de Natal’: Chrissie está cada vez mais louca com a chegada da sogra para passar o Natal em sua casa. 
   Em meio a tantas exigências dela e do marido, que parecem nunca acabar, em um clima de ‘O Diabo Veste Prada’, a mocinha descobre seu milagre de Natal onde menos imagina.

‘Lua de Mel em Paris’: Para fechar, temos um conto tão grande quanto o primeiro. E pense na minha surpresa ao encontrar justo a Liv Halston e Sophie Lefèvre, de ‘A Garota Que Você Deixou Para Trás’!     
   Aqui, vemos mais uma vez essas duas moças, separadas por décadas, mas vivendo histórias parecidas. Em 2002, Liv está tentando passar a lua de mel dos sonhos em Paris, enquanto David está correndo para lá e para cá atrás de bons contatos de negócios. 
   Enquanto isso, em 1912, Sophie tenta viver sua lua de mel com Édouard, mas ele só dá atenção aos quadros. 
   A ligação entre as duas, para variar, é com um quadro, que pode refletir mais do que aparenta, quando se olha pela primeira vez.

 

“Eu enxergava apenas a mulher magra, alerta, cuja felicidade de repente parecia estar construída em cima de areia movediça.”

 

   Todos os contos tem uma escrita bastante fluida e divertida. Ri com todas as situações, que poderiam tanto ser do nosso cotidiano quanto beirando a comédia romântica
   Apesar disso, achei interessante que eles terminam em um final feliz, a sua maneira.
   Isso mostra que nem tudo sai como planejamos, mas é melhor para nós, mesmo que não pareça. Os que mais me surpreenderam foram ‘Paris Para Um’, ‘Assalto’ e ‘Sapatos de Couro de Crocodilo’. Os três tem a vibe de filme, que você já imagina como vai terminar.
   Mas me chamaram atenção por mostrarem situações inusitadas pelas quais as protagonistas passaram. Nell, de ‘Paris Para Um’ é uma moça que tem medo do novo e faz questão de mostrar isso para todo mundo. 
   Então, encarar um país completamente diferente, sozinha e numa situação que não estava em sua lista a faz quase pirar.

 

“Crescer em uma cidade pequena era assim: todos achavam que sabiam exatamente quem você era.”

 

   Porém, a mocinha amadurece bastante e vê que nem sempre precisamos de listas prontas e manuais de sobrevivência. 
   Muito pelo contrário, podemos ter grandes surpresas quando deixamos as coisas acontecerem. Só não curti muito uma parte do desfecho, confesso. 
   Olhando a data da publicação, vejo que era algo comum na época e eu teria achado bem engraçado. Entretanto, com meu olhar de hoje, mais adulto, vejo como é desnecessário e até forçado.
   Em ‘Assalto’, eu admito que achei a Alice muito surreal. A situação era inusitada mesmo e eu não sei como reagiria se estivesse no lugar dela. Mas certamente não seria da mesma forma.

 

“Percebi logo que não poderia me casar com um homem que não tem uma estante de livros.”

 

   Já em ‘Sapatos de Couro de Crocodilo’, eu terminei a leitura vendo com quantos rins eu poderia comprar um sapato desses, pois parece resolver muitas coisas (rsrsrs). 
   É uma situação clichê, de fato. Funcionou muito bem e me lembrou os canais de moda que sigo, os quais batem bastante nessa tecla da imagem que passamos com as roupas que escolhemos, credibilidade e tudo mais.
   Foi uma leitura bem rapidinha, que terminei com saudade de todas as protagonistas. Há muito tempo que isso não acontecia e gostei da sensação. 


Paris Para Um e Outros Contos | Jojo Moyes
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




   Talvez eu deva até procurar livros mais nesse estilo daqui para frente, que só me façam rir e me desligar da realidade um pouco, com um adicional do quentinho no coração do romance.
   Falando sobre o livro em si, ele tem uma capa comum, simples e possui poucos detalhes. Mas traz a silhueta da Nell e os tons da bandeira da França, onde se passam todos os contos. A diagramação está muito bonita, com fonte confortável para leitura e uma revisão bem feita.
   Em resumo, se você procura por uma leitura leve, clichê e que não te faça pensar muito, recomendo ‘Paris Para Um e Outros Contos’. Tenho certeza de que vão se identificar com, ao menos, uma das protagonistas. 









   E aí, já tinham lido esse livro? Conhecem outras obras da autora? Me contem aí! 














Obs.: Texto revisado por Emerson Silva

16 comentários:

  1. Minha história com essa autora é de amor e ódio. Cansei um pouco da escrita dela, ela sempre divide a narrativa entre passado e presente e isso me deu nos nervos. hehehehehe Mas de vez em quando ainda leio umas coisas dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já ouvi alguns leitores com essa relação de amor e ódio com as obras da autora mesmo, haha. Eu gostei desse em especial talvez por serem contos mais rapidinhos e leves. Os romances eu não sei se ainda gostaria totalmente. Mas só lendo para saber, né?

      Excluir
  2. Oi, Hanna. Como vai? Eu só li um livro da Jojo Motes e gostei bastante de sua escrita. Este aí parece ser gostosinho de ser desbravado. Que bom que você gostou. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é, que bom Luciano. E sim, a sensação é bem essa mesmo, haha.

      Excluir
  3. Oi Hanna, tudo bem?
    Adorei a dica! Da autora, só li Como Eu Era Antes de Você e quase morri chorando. Ando precisando de livros leves também, e acho que um livro de contos viria bem a calhar - ainda mais sabendo que eles têm essa pegada otimista.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, esse seria uma boa pedida então, viu? Esse que você citou eu ainda não li, mas não sei se encaro, exatamente pela vibe emotiva, que estou evitando no momento. Mas quem sabe um dia?

      Excluir
  4. Oi Hanna! Eu adoro histórias ambientadas em Paris, tenho o sonho de um dia visitar esta cidade. E adoro a escrita desta autora, tenho certeza que este livro vai me encantar facilmente. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom saber disso, Cida! Então espero que leia e se delicie com essas histórias divertidas. =)

      Excluir
  5. Olá, Hanna.
    Eu tenho vários livros dela aqui na estante, mas ler só li dois hehe. Não sei porquê perdi a vontade de ler vários autores que antes gostava muito, como é o caso aqui. E esse livro eu já vi algumas resenhas citando ele como o mais fraco dela. Desde que começou a pandemia eu entrei nessa vibe de livros leves e que me façam esquecer a realidade e não sai mais hehe. Meus livros de drama estão todos parados na estante.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, eu não posso opinar se é o mais fraco dela, pois não conheço muitas obras também, hehe. Mas eu gostei da experiência.

      Excluir
  6. Oi
    que bom que resolveu dar uma chance a leitura e gostou, parece ser uma leitura gostosinha, até hoje não li nada da autora, já tive vontade, mas depois fui desanimando e inclusive já tive como eu era antes de você e acabei não lendo e passando para frente.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiee Hanna, tudo bem?

    Nossa confesso para você que ainda não li nada da autora e acho que esse livro seria uma ótima pedida. Porque claramente, se tratando de contos temos a possibilidade de ver diversas formas diferentes para ela abordar todo seu conteúdo narrado. Amei a primeira história e é muito a minha cara de pegar e querer ver tudo antes do tempo, graças aos céus que meu namorado nunca me abandonou hahaha.

    Amei demais sua resenha e já deixei anotadinho para que possa comprar esse livro.

    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, então acho que seria uma boa pedida para você esse livro, viu? hahaha E que bom que seu namorado nunca te abandonou, eu fiquei chocada quando li também, haha.

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo