Vestígios | Luciana de Gnone

em 07 junho 2022

    Olá meu povo, como estamos? Um tempo atrás eu trouxe a resenha de ‘Súplica em Olhos Mortos’, um suspense nacional e as primeiras aventuras de Betina Zetser, uma fotógrafa metida a jornalista investigativa.
   Agora, temos a continuação de sua história em Vestígios, com o desenrolar de algumas situações e mais novidades na vida da mocinha, que parece nunca ter um momento de paz. 


Vestígios | Luciana de Gnone
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




Obs.: E-book lido em parceria com a MS Assessoria Literária e a autora Luciana de Gnone.
Obs.: Pode conter spoilers do primeiro volume. Disponível no Kindle Unlimited.
ALERTA: Contém cenas e gatilhos de violência sexual, sequestro e violência contra mulher.


29/24

Livro: Vestígios

Autora: Luciana de Gnone

Editora: Casa do Escritor (Independente) 

Ano: 2021

Páginas: 368



Os jornalistas investigativos Betina Zetser e Bruno Jopson regressam a este novo e intenso romance policial, agora casados. Com o aumento mundial do número de casos de ataques com ácido, Betina se empenha em trabalhar em uma matéria para trazer à sociedade essa terrível modalidade de crime contra mulheres. Betina viaja à Colômbia para conhecer Jackeline Fernández, vítima do crime e fundadora de uma organização que dá apoio às mulheres que sofreram ataques. Cada vez mais envolvida com a história, a jornalista se depara com uma série de informações desencontradas que poderão ajudar a advogada a localizar seu agressor. Enquanto isso, Bruno enfrenta um inimigo do passado que retorna para perturbar a vida do casal. Buscando proteger a integridade emocional de Betina, ele corre contra o tempo para evitar que essas ameaças despertem os traumas já superados.


Vestígios | Luciana de Gnone



   Depois de passarem por trancos e barrancos no interior de Alagoas, Betina e Bruno conseguiram trazer justiça para quem merecia e salvaram o dia de muita gente
  Além disso, a matéria que escreveu para a The Realist, denunciando o trabalho escravo da fazenda Ponte da Boa Esperança, rendeu-lhe um ótimo emprego de jornalista investigativa na revista, calando a boca de Richard de uma vez.
   Para completar, a mocinha foi pedida em casamento em uma cena lindíssima nas praias cariocas e não poderia estar mais feliz, enfim vivendo seu conto de fadas do mundo moderno com Bruno. 
   Morando em Londres com seu amado, João finalmente ficou para trás, já que estão separados por um oceano de distância.
   No entanto, o mundo dá muitas voltas e ainda existem contas a serem acertadas, mesmo que Betina não queira. 
   Embora sua vida esteja caminhando bem, ela não consegue esquecer, nem parar de se culpar pela morte de Beto, o fotógrafo que morreu em seu lugar durante o atentado na fazenda. 
   Ir ao enterro do amigo só lhe traz mais dor e angústia, ao pensar que poderia ser ela a vítima daquela vez. Apesar de fingir que está tudo bem, as memórias daqueles dias lhe atormentam a todo momento.
   Não apenas a ela, mas também a Hermano que, mesmo preso, jurou vingança contra Betina e Bruno, os responsáveis por acabarem com seus dias de glória no Brasil. 
    E é esse desejo doentio que lhe dá forças e determinação para cumprir seu maior desejo: ver o casal 20 sofrendo o que ele passou atrás das grades.
   Tal desejo parece próximo a ser cumprido, pois Betina e Bruno foram enviados para cobrir matérias em países vizinhos ao Brasil. 
   Enquanto o rapaz está na Venezuela cobrindo os últimos escândalos políticos, a moça precisa investigar casos de atentados com ácido contra mulheres ao redor do mundo
   Porém, o que mais chamou atenção foi o primeiro relatado na mídia da advogada Jackeline, na Colômbia.


Vestígios | Luciana de Gnone
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




   Enquanto os jornalistas tentam fazer justiça por mais pessoas inocentes, Hermano vê nisso a oportunidade perfeita para realizar seus planos sádicos, já que o casal está separado momentaneamente. 
   Será que ele vai conseguir cumprir o que deseja? O tempo é curto e qualquer segundo pode ser crucial para todos os lados dessa história.

 

“E como poderia estar calma, com tantas coisas que haviam acontecido em um único, mísero dia?”

 

   E lá vamos nós a mais um capítulo da ‘Saga de Betina Zetser’. Depois do atentado sofrido na fazenda Ponte da Boa Esperança, Betina passou por poucas e boas, se metendo onde não devia, enquanto Bruno estava entre a vida e a morte no hospital mais próximo.
  Apesar de tudo ter terminado bem, a mocinha ainda é atormentada por pesadelos todas as noites, nos quais sempre aparece Hermano, o criminoso que lhe jurou vingança anos antes. 
  Embora diga que está tudo bem e viva a um oceano de distância, ele ainda é um fantasma, do qual ela não consegue esquecer.
  Sua única válvula de escape é trabalhar em seu novo emprego na The Realist. Seu senso de justiça fala mais alto ao ver um caso recente de atentado contra mulheres britânicas em uma ilha africana. 
  O caso chama atenção por conta da arma utilizada: as vítimas foram queimadas por ácido sulfúrico durante um passeio.
   Investigando mais a fundo, Betina descobre que essa não foi a primeira vez e muitas outras mulheres sofreram casos semelhantes ao redor do mundo. 
   Logo, ela não mede esforços até conseguir escrever sua matéria e mostrar quantas vítimas precisam de justiça. Para isso, faz questão de ir até a Colômbia e entrevistar o primeiro caso relatado desse tipo.


Vestígios | Luciana de Gnone
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




   Bruno não poderia estar mais feliz pela atitude da agora esposa. Em especial por ter sido designado a cobrir uma matéria na Venezuela, então estariam relativamente próximos. 
   Betina, por sua vez, quer mostrar para o mundo que pode ser uma grande repórter. E, para quem nunca tinha feito algo do tipo, a mocinha manda muito bem, por sinal.
   Essa foi a parte que mais gostei no livro todo. Apesar de ser algo pesado e que precisa de estômago, amei a forma como a autora lidou com o tema. 
   Só quem é mulher entende o que é ter medo de andar na rua sozinha em determinadas horas, até mesmo temer o que um ex-namorado ou ex-marido pode fazer após a separação. 
   Eu me vi em cada situação e foi difícil não me solidarizar com as moças entrevistadas, ou mesmo com Betina, tentando transcrever tudo de modo imparcial.
   Nessas horas, eu só queria dar um abraço em cada uma delas e falar que ia ficar tudo bem, que elas não estavam sozinhas.

 

“Ele me manipulava psicologicamente para que eu pensasse que o problema era meu e não dele. E era bom nisso, como era bom...”

 

    Além disso, eu gostei de como o casamento de Betina e Bruno se desenvolveu até a página 2. Ele é um bom marido, sempre apoiando a esposa no que ela decide fazer e comemorando cada conquista. 
   No entanto, eu fiquei incomodada com certas atitudes dele, que não levavam em consideração as escolhas de Betina como mulher.
   Tentei levar em consideração o ano em que o livro foi escrito. Mas ainda foi incômodo ver que era um tema tão passável assim em livros de romances e os leitores diziam que era lindo. 
   Me vi tão pressionada quanto Betina e, sinceramente, se tivesse no lugar dela, pensaria se não seria um bom momento para pedir o divórcio.
   Especialmente porque a própria Betina tem 37 anos na cara, mas ainda age como se fosse uma adolescente ao esbarrar com João. 
   Não importa onde esses dois estejam, o mundo parece conspirar e “ninguém vai entender a nossa relação”. Pelamor!
   Nesse momento, confesso que senti pena do Bruno, que faz de tudo para ter a atenção da moça, parece até que saiu de um conto de fadas em um cavalo branco, mas ainda não é o suficiente para tirar o clima de trisal da trama.
   Felizmente, dessa vez, isso não ficou tão evidente, pois o suspense que eu mais queria ganhou os holofotes. 
   Além disso, os dias de paz de Betina e Bruno estão contados, porque Hermano fugiu da prisão e pode estar mais próximo deles, já que foi para o único lugar onde poderia se esconder da polícia brasileira.
   Fiquei nervosa o tempo todo durante a leitura, já que me perguntava se Hermano realmente encontraria Betina ou Bruno e cumpriria seu plano de vingança. 
   Além disso, o próprio tema das mulheres atacadas por ácido ganhou um espaço considerável na trama, e me senti bastante envolvida com a investigação.
   Betina se mostrou uma protagonista que “tem salvação”, sendo uma jornalista muito boa e esperta (pelo menos nisso ela teria que ser, né?), e fez uma reportagem digna
   Por sua vez, Jackeline, embora seja uma personagem secundária, se mostrou uma mulher batalhadora e muito corajosa. 
   Apesar de não desejar o que ela passou para ninguém, ver o quanto a mocinha cresceu e passou a lutar pelos seus direitos é de muito orgulho e só me fez pensar no tanto de mulheres assim no mundo, mas nem conhecemos suas histórias.
   Além disso, o caso da advogada nunca foi resolvido e Betina não mede esforços para levar justiça para a moça. O problema é que isso pode ser um vespeiro bem perigoso, do qual as pessoas podem nunca sair.
  Gostei bastante desse clima de suspense por trás, pois deu à protagonista a chance que ela precisava de acordar um pouco para a vida e crescer. 
   Apesar de imaginar como algumas coisas terminariam, já que os “culpados” são mostrados descaradamente, o “tchan” de ‘Vestígios’ é tentar provar que foram eles mesmos que fizeram o atentado.
   Ainda assim, a autora mostrou um ótimo talento para manter vários mistérios em um único livro, pois Hermano ainda está a solta e pode aparecer a qualquer minuto. 
   Falando nele, aliás, se eu já tinha medo do cidadão antes, agora fiquei ainda mais assustada. Hermano é um homem frio e calculista, que não está nem aí para as consequências. 
   Só quer ver o circo pegando fogo enquanto ele come pipoca. E o que mais assusta é saber que existem muitos como ele espalhados por aí, até próximos de nós, e nem temos ciência.
   A trama é narrada em terceira pessoa, com momentos de primeira, quando o capítulo se refere à Betina. 
   Apesar de não incomodar no primeiro livro, aqui achei desnecessário. Poderia ter deixado todos os capítulos em terceira pessoa que teria a mesma emoção.
   E, conforme já tinha comentado antes, se ‘Súplica Em Olhos Mortos’ tinha mais romance que mistério, aqui temos o oposto, o que gostei bastante, até a página 2 também
   As cenas de “tiro, porrada e bomba” são espetaculares, perfeitas de um filme de ação. No entanto, não gostei tanto assim de como o desfecho se desenrolou.
   A autora quis trazer todos os personagens do primeiro livro de volta. No entanto, não senti que foram tão bem aproveitados como eu gostaria. 


Vestígios | Luciana de Gnone
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




   Para começar, Mari, a delegada boladona que me conquistou, aqui mal abre a boca e fica travada. Entendo que tem uma questão emocional, embora da outra vez também tivesse e ela foi mais racional, ao contrário do que vi em ‘Vestígios’.
   Além disso, eu já tinha perdoado a autora por ter resolvido certas coisas ao longo da trama. Mas elas voltaram no desfecho, só para o personagem não ficar esquecido no churrasco e deixou o final amarrado de maneira forçada desnecessariamente.
   Para completar, algumas passagens do fim também me deixaram incomodadas, pois me levaram a pensar em certos debates políticos que não tem a ver com a trama. 
   No entanto, dão margem para isso e me decepcionou um pouco também.
   Em relação ao livro, li em versão digital. Então, posso falar que a diagramação e revisão estão muito bem feitas. 
   A autora manteve a escrita fluida em todo tempo e soube sair de vários temas pesados com delicadeza e suavidade, o que lhe conferiu alguns pontos.
   No entanto, devido a algumas ressalvas que me incomodaram, não vai levar nota máxima dessa vez. Mas ainda é um livro que recomendo, se não tiver problemas com gatilhos.









   O que acharam da obra? Já leram algum outro livro da autora? Me contem aí!














Obs.: Texto revisado por Emerson Silva

20 comentários:

  1. Mais um livro que eu não conheço, me pergunto, onde estou!

    https://clebereldridge91.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, tem dias que me sinto assim , pois tem uma infinidade de livros que ainda não conheço também.

      Excluir
  2. Olá.
    Amei ver que é a continuação da história. A edição/capa está linda.
    Beijos.




    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Hanna, tudo bem?
    Apesar das ressalvas a autora parece entregar uma boa trama.
    Fiquei curiosa pelo desfecho do mistério investigado pela protagonista.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma boa trama, no final das contas. Gostei bastante e recomendo, =)

      Excluir
  4. Oi, Hanna! Como vai? Parece um livro muito bom, não é mesmo? Não li nenhum livro desta autora, tenho curiosidade de conhecer sua escrita. Que bom que gostou. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Hanna, não conhecia a autora e nem esses dois livros. Não é um gênero que costumo ler, mas achei a premissa bem instigante. Só que assusta, né? Justamente por saber que a realidade não é muito diferente. No mais, mesmo com as ressalvas, acho que para quem gosta do gênero, deve ser um prato cheio. E fora que é uma maneira de apoiar autores nacionais! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Hanna, tudo bem? Nossa não acredito que não conhecia este livro, mas pela sua resenha me fez ficar bem intrigada com o mistério que rola e também para conhecer mais sobre esta protagonista que parece ser maravilhosa. Amei seu cantinho e já estou seguindo.

    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda! =)
      Sim, é uma história bem interessante, que recomendo, viu?

      Excluir
  7. eu particularmente tenho dificuldade com obras que trazem essas questões de machismo nas relações e tudo mais mesmo sabendo a época que foi escrito e por mais que represente muito do que vivemos então entendo um pouco disso quando você fala, a história parece muito boa apesar da violência contra as mulheres no caso investigado, que é algo que mexe comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, viu? Por isso, até prefiro avisar logo dos gatilhos também.

      Excluir
  8. Oi Hanna, tudo bem? Faz um tempinho que não leio nacionais, ainda mais tão envolventes assim. Se tem algo que gosto em algumas histórias são personagens que me lembrem PLL ou Elite. Aquela veia de detetive, curiosidade por desvendar certos mistérios e trazer a verdade à tona. Achei legal que é continuação e autora procurou se aprofundar em certos aspectos, apesar de ter deixado outros de lado. Com relação a alguns personagens terem menos voz creio que é normal, a autora não colocá-los todos no mesmo patamar, afinal por isso há protagonistas concorda? Adorei que ela é fotógrafa. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sin, Erika, eu concordo com você. Mas às vezes faz falta para um personagem que se destaca bastante em outros livros e depois fica em segundo plano, hehe.

      Excluir
  9. Hello Hanna!
    Que história. Preciso dar uma olhada na sua resenha do primeiro. Essa aqui está muito bem feita, completinho... E quase me faz querer ler o livro.
    É... Ainda estou em dúvida se seria uma leitura que me faria bem. Eu adoro investigações e mistérios. Mas certos temas já são mais pesados pra mim, foge daquela famosa zona de conforto e não sei se ficaria confortável.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! =) E super te entendo sobre os gatilhos, viu?

      Excluir
  10. Olha, me pareceu um livro cheio de reviravoltas e bem interessante com as denuncias que propõe, não sei ao certo como tudo isso é tratado na obra, mas quero descobrir

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo