5 Livros que não tive coragem de ler até hoje

em 05 fevereiro 2022

    Olá meu povo, como estamos? Ao montar nossa estante, normalmente temos um hábito (ainda que feio, mas comum) de acumular mais livros do que tempo para ler. 
    Esse fenômeno chamamos de "livros encalhados". Para diminuir esse número por aqui, comecei o projeto 12 Livros para o Ano XXXX, que tem dado bastante certo desde 2019. 


5 Livros que não tive coragem de ler até hoje
Foto: Creative Commons/Pixabay



    Apesar disso, alguns títulos nem entram para a votação da lista desse projeto, pois simplesmente ainda não me sinto pronta para ler. 
    E hoje separei cinco livros que estão encalhados na estante de propósito, esperando que um dia eu tenha coragem de lê-los.  



5 Livros que não tive coragem de ler até hoje



1. Oliver Twist 


Autor: Charles Dickens

Editora: Principis (Ciranda Cultural)

Ano: 2019  (edição atual)

Páginas: 352


Oliver Twist é um menino órfão que perdeu sua mãe ao nascer e cresce em uma paróquia. Aos 10 anos retorna ao asilo de pobres onde nasceu, lá Oliver é castigado e encaminhado para ser aprendiz em uma funerária, onde é muito maltratado e por isso decide fugir. Em Londres, conhece John Dawkins, que lhe oferece abrigo e comida, ingenuamente Oliver o segue e se envolve em uma gangue de ladrões. Qual será o destino deste pobre menino?


Oliver Twist | Charles Dickens
Foto: Divulgação/Amazon



    Na onda dos clássicos da Principis, peguei esse livro para troca, especialmente por ser o primeiro livro da História com uma protagonista criança. Mas depois de ler várias resenhas emocionantes sobre ele, não sei se tenho maturidade emocional para ler nesse momento. 
   A parte boa é que ele está no plástico, desde que chegou. Vai ficar assim por um tempo ainda, até que eu crie coragem e arranje uma caixa de lenços.   


2. Os Testamentos 

Autora: Margareth Atwood

Editora: Rocco

Ano: 2019

Páginas: 448



Após quase 35 anos do lançamento de O conto da aia, distopia que arrebatou o mundo todo e nos transportou para o centro de um governo teocrático em que as mulheres perderam seus direitos e identidade, Margaret Atwood nos brinda com Os testamentos, uma obra igualmente genial, que responderá perguntas que não saíram de nossas cabeças desde que a porta da van se fechou, levando Offred para um destino imprevisível. Dessa vez, teremos três narradoras, que, através de seus testamentos, apresentarão mais detalhes sobre o mundo além dos muros de Gilead, e darão luz a espaços obscuros que revelam mais do que podemos imaginar sobre um regime ditatorial e sobre as pessoas que sustentam sua estrutura.  
Os testamentos se passa quinze anos após os acontecimentos aterrorizantes de O conto da aia. Mesmo diante de inúmeras tentativas de desestruturação, o regime da República de Gilead permanece de pé, mas há sinais de que suas pilastras começam a apresentar rachaduras. É nesse momento que a vida de três mulheres se entrelaça.




Os Testamentos | Margareth Atwood
Foto: Divulgação/Magazine Luiza




   Li 'O Conto de Aia' em 2019 e achei um livro assustadoramente pesado. Não apenas o assunto em si, mas eu me imaginei em várias cenas e tive pesadelos com isso por dias depois da leitura. Comprei a sequência na Bienal do Livro do mesmo ano, mas até hoje não me sinto preparada para ler e encarar tudo de novo. 
   Até fui louca o suficiente para colocar ele em votação e compor o 12 Livros para 2022. Mas felizmente (ou não) ele perdeu. Talvez seja um sinal de que ainda não para eu ler esse bendito. 


3. Vozes do Joelma 

Organizador: Thiago Toy

Editora: Faro Editorial 

Ano: 2018

Páginas: 288



Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini são autores reconhecidos pela crueldade de seus personagens e grandes reviravoltas nas narrativas. As mentes doentias por trás dos livros A Casa dos Pesadelos, O Escravo de Capela, Dança da Escuridão, Horror na Colina de Darrington, Quando ela desaparecer, O Casamento, Colega de Quarto, e da série As Crônicas dos Mortos, se uniram para criar versões perturbadoras sobre as tragédias que ocorreram em um terreno amaldiçoado, e convidaram o igualmente perverso Tiago Toy para se juntar na tarefa de despir os homicídios, acidentes e assombrações que permeiam um dos principais desastres brasileiros: o incêndio do edifício Joelma. O trágico acontecimento deixou quase 200 mortos e mais de 300 feridos, além de ganhar as manchetes da época e selar o local com uma aura de maldição. Esse fato até hoje ecoa em boatos fantasmagóricos que envolvem a presença de espíritos inquietos nos corredores do prédio e lendas sobre lamúrias vindas dos túmulos onde corpos carbonizados foram enterrados sem identificação. Algo que nem todos sabem, é que muito antes do Joelma arder em chamas no centro de São Paulo, o terreno já havia sido palco de um crime hediondo, no qual um homem matou a mãe e as irmãs e as enterrou no próprio jardim. Devido às recorrentes tragédias que marcaram o local, há quem diga que ele é assombrado por ter servido como pelourinho, onde escravos eram torturados e executados. E sua maldição já fora identificada pelos índios, que deram-lhe o nome de Anhangabaú: águas do mal. Se as histórias são verdadeiras não se sabe... A única certeza é que a região onde ocorreu o incêndio tornou-se uma mina inesgotável de mistérios. E, neste livro, alguns deles estão expostos à loucura de autores que buscaram uma explicação.




Vozes do Joelma
Foto: Divulgação/Faro Editorial




    Esse foi um dos últimos recebidos do ano passado. Apesar de curtir um bom terror, eu morro de medo de fantasmas (vai entender) e não sei onde estava com a cabeça quando solicitei esse bendito para troca. 
    Poderia colocar para troca novamente? Poderia. Mas o meu lado de leitora masoquista fala mais alto e estou guardando esse livro para ler algum dia... que tiver grana para pagar a conta alta de luz, pois certamente vou dormir por uns dias com a luz acesa depois. 


4. Vox 

Autora: Christina Daucher 

Editora: Arqueiro

Ano: 2018

Páginas: 320



Uma distopia atual, próxima dos dias de hoje, sobre empoderamento e luta feminina.

O SILÊNCIO PODE SER ENSURDECEDOR #100PALAVRAS

O governo decreta que as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. A Dra. Jean McClellan está em negação. Ela não acredita que isso esteja acontecendo de verdade.

Esse é só o começo...

Em pouco tempo, as mulheres também são impedidas de trabalhar e os professores não ensinam mais as meninas a ler e escrever. Antes, cada pessoa falava em média 16 mil palavras por dia, mas agora as mulheres só têm 100 palavras para se fazer ouvir.

...mas não é o fim.

Lutando por si mesma, sua filha e todas as mulheres silenciadas, Jean vai reivindicar sua voz.




Vox | Christina Daucher
Foto: Divulgação




    Esse também foi um dos últimos recebidos do ano passado por aqui. Era um livro que estava de olho desde que li 'O Conto de Aia', especialmente por falarem que 'Vox' era melhor. 
   Mas esse tipo de distopia é tão perto da realidade que assusta. Até hoje não consegui superar o que li sobre Gilead e estou esperando para quando conseguir ler 'Os Testamentos', ler esse também. 


5. Contos de Fadas (Edição capa dura)

Autor: Diversos

Editora: Zahar

Ano: 2013

Páginas: 352




Branca de Neve, Cinderela, João e Maria, Rapunzel, O Gato de Botas, O Patinho Feio, Pele de Asno, A Pequena Sereia, O Pequeno Polegar... Essa bela Edição Comentada e Ilustrada traz as mais famosas histórias infantis em suas versões originais, sem adaptações. São ao todo 26 contos de Grimm, Perrault e Andersen, entre outros, enriquecidos por centenas de notas que exploram suas origens históricas e complexidades culturais e psicológicas, além de uma apresentação, elaboradas por Maria Tatar, eminente autoridade no campo do folclore e da literatura infantil. O volume conta também com uma extraordinária coleção de cerca de 240 pinturas e desenhos, muitos deles raros, de ilustradores célebres como Arthur Rackham, Gustave Doré, George Cruikshank, Edward Burne-Jones, Edmund Dulac e Walter Crane. E traz ainda biografias de autores, compiladores e ilustradores, além de apêndices com diferentes versões de alguns contos.



Contos de Fadas
Foto: Divulgação/Amazon



    Esse livro tem uma das capas mais lindas da minha estante. E eu comprei, com planos de ler logo em seguida, coisa que fiz... mas não consegui terminar. 
    Eu acho maravilhoso o trabalho que os editores fizeram, de colocar uma avaliação psicológica dos personagens principais de cada conto, além de um apanhado histórico de cada versão que ganharam ao longo dos séculos. 
   Mas não sabia que ler os contos originais (ou o mais próximo disso, pois aqui estão os mais famosos e sombrios) me daria pesadelos. Eu não tenho problemas com livros de terror, mas os contos de fadas conseguiram realmente me deixar assustada. 
    Parei na metade e deixei na estante. Um dia eu termino de ler, mas hoje não. 


   E aí, já conheciam algum desses títulos? Vocês também tem livros que não tem coragem de ler, mas ainda assim estão na estante esperando o momento? Me contem aí! 



   

28 comentários:

  1. Olá Hanna, tudo bem?

    A uns anos atrás eu também era assim tinha vários livros na estante que não tinha coragem de ler ou que sempre eram deixados de lado quando tinha algum lançamento, mas aí um dia fique completamente sem espaço na estante e tive que fazer uma limpa. Depois dessa dia se um livro fica mais de um ano na estante e eu não li ele ainda, coloco ele pra troca ou vai pra doação.

    Da sua lista eu conheço alguns livros e estou louca para ler Vox, mas assim como você sinto que esse não é o momento e por isso o livro continua quietinho na minha wishlist de "um dia" ^^


    Abraços
    http://www.auniversitaria.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Hanna, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler o "Vozes do Joelma", mas confesso que mesmo sendo fã de terror também fiquei com um pouquinho de medo.
    Esse de "Contos de Fadas" eu tenho um da Zahar e inclusive já li, mas não lembro, pela capa, se era esse. E também não lembro das histórias. Acho que vou procurar o meu para ver se é o mesmo e talvez reler. Essas histórias não me assustam tanto assim.
    Já os outros livros da sua lista, eu também não tenho emocional para ler não. Pelo menos por enquanto.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa | Universo Invisível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super te entendo quanto a 'Vozes do Joelma', haha. E é tudo questão de fase, né? Quem sabe um dia a gente cria coragem e lê os livros encalhados, haha.

      Excluir
  3. Oi amiga
    Eu também ainda não tive coragem de ler "Olive Twist " e ao mesmo tempo tenho curiosidade

    Na verdade o meu receio é com o Charles Dickens mesmo ,ele me intimida haha.

    Outro livro que enrolo para ler é "Grande sertões veredas" e "Os miseráveis "


    Beijos, amei o post

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinto a mesma coisa com relação a Oliver Twist, medo e curiosidade. Ainda não sei se é bom, haha. Eu tenho vontade de ler 'Os Miseráveis', mas a versão original, acho que não encaro, hehe.

      Excluir
  4. Oi Hanna! Vox eu já quis muito ler, mas a vontade acabou passando depois do hype. Eu tenho vários aqui na mesma situação, espero ler logo mais. Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso pode acontecer mesmo, né? A gente espera o hype passar... e acaba que a vontade vai junto.

      Excluir
  5. Sim, já ouvir falar desses títulos que você citou, mas quero comentar algo antes: Nossa! Como tenho esse habito de acumular livros! Acumulo como se houvesse a eternidade para ler todos os livros já publicados no mundo e haja livros encalhados, no meu caso fiz uma lista de 40 livros para ler antes dos 40 que é mais ou menos semelhante ao seu "12 Livros para o ano XXXX".

    O "Olivrer Twist" quase entrou na minha lista de 40, mas acabou não entrando, então to na vibe: forte empatia contigo. Também quero ler "Os Testamentos", mas não cheguei nem a comprar, depois de "O conto da Aia" a Atwood se tornou uma autora que amo, mas que só leio quando estou emocionalmente preparada justamente pq é assustadoramente pesado, como tu disse. Eu amo contos de fadas, não tenho essa edição da Zahar, mas qualquer dia desses compro, na minha lista de 40 tem um livro sobre contos de fadas "O grande massacre dos gatos" que explica muito sobre como essas histórias foram escritas.


    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, só pelo nome "O grande massacre dos gatos", me deu até arrepio aqui, hehe.
      E sim, A Atwood se tornou uma escritora que gosto muito, porém ainda me dá medo do que está por vir. Então vamos esperando, quem sabe um dia a gente descobre, rs.

      Excluir
  6. Oi, Hanna
    Eu não sou muito fã de clássicos então também deixaria na estante pegando poeira se fosse comigo KKKK Já senti vontade de ler Vox, mas também não tive coragem porque é uma distopia e eu também não sou a maior fã desse tipo de gênero. Mas mandando energias positivas para você ter vontade de começar algum deles.
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Hanna.
    Eu tenho uma história aqui que tenho medo de começar a ler e não gostar, Guerra e Paz, que são dois volumes. Comprei no impulso na verdade hehe. Dos citados na postagem eu gostei muito de Vox, Vozes do Joelma eu amei e Oliver Twist eu li na época da escola e não lembro nada.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu também teria medo de ler Guerra e Paz, o bichinho é grande, né? haha
      Se um dia tiver coragem, sou curiosa para ler a resenha depois.

      Excluir
  8. Hanna, adorei a ideia do post. Realmente têm livros que a gente tem vontade de ler, mas talvez não seja o melhor momento. Desses, eu só li Vox. Eu gostei, mas realmente assusta! É uma leitura que tem tudo a ver com o mundo de hoje e isso dá um aperto no coração! Esse "O conto da aia" não tive nem coragem de assistir a série, que dirá o livro hahaha! Mas espero que um dia embarque nesses e que valham a pena. E nosso, eu amo essa última capa, mas o conteúdo acho que iria me deixar com pesadelos também hahaha! E assim, não sou de ler terror e tal, mas um que ainda está encalhado na minha estante é um da Agatha Christie hahaha! Que é policial, mas sou bem medrosa hahaha! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, eu te entendo, viu? Alguns livros nos dão pesadelos mesmo. Melhor esperar por um dia de coragem. Se ele nunca chegar, vida que segue, hehe.

      Excluir
  9. Oie, nunca li nenhum desses porque sempre deicxo para depois kkkk. Um dos nunca li e sempre tive curiosidade foi Os Miseráveis porque o tamanho me assuta e o gênero também haha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah amiga, te entendo, pois partilho desse "medinho" também, haha.

      Excluir
  10. Oi
    O testamento eu quero ler, mas confesso que não achei necessário uma continuação para o conto da aia,
    um livro que eu não tive coragem de ler até hoje é o menino do pijama listrado e o caçador de pipas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, parte de mim concorda que não seria necessária uma continuação de 'O Conto de Aia'. Já os livros que você citou, eu acho que também não tenho coragem de ler. =/

      Excluir
  11. Oi oi querida,
    da sua lista eu só reconheci VOX, que foi um livro que eu li e me senti lendo O Conto da Aia. Não sei exatamente mas todos os livros citados me parecem de um gênero que eu nunca leria, e sim, estou falando do livro de contos, kkkkkkk. Boa sorte com as leituras!!

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  12. OOi
    Olha, já li Vox e Os Testamentos. Achei Vox um livro bem meia boca e sinceramente não chega nem perto de O Conto da Aia. Os Testamentos acho um livro muito bom, mas perto de O Conto da Aia é um pouco mais fraco. Ainda assim tem que ter um pouco de "estomago".

    Silviane • kzmirobooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, falaram o contrário sobre 'Vox', por isso fiquei curiosa para ler também... um dia... hehe.

      Excluir
  13. Achei muito legal sua seleção de livros que você não teve coragem de ler com diversos motivos hehe.
    Esse Vox eu achei super interessante, ao contrário de você acho muito massa isso de distopia!
    O Conto da Aia foi um seriado que eu ameeei assistir hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da série, eu só tenho a "magia" do livro mesmo e foi assustadora o suficiente. =s

      Excluir
  14. O importante é que um dia chegará o tempo de lê-los!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo