Uma noite em Beltane | Emerson Silva

em 03 junho 2021

    Olá meu povo, como estamos? Hoje temos mais uma resenha de autor nacional aqui no blog. Com vocês, Uma noite em Beltane, de Emerson Silva. 


Uma noite em Beltane | Emerson Silva
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



Obs.: Livro lido em parceria com a editora Confraria Crônicas Fantásticas


25/24

Livro: Noite em Beltaine

Autor: Emerson Silva

Editora: Confraria Crônicas Fantásticas

Ano: 2021

Páginas: 180


Após o término de uma guerra no sul do continente, Lilith uma impetuosa mercenária, tem dificuldades em conseguir novos serviços e decide vender sua espada.
O cenário muda inesperadamente quando a mercenária encontra Cassandra, uma misteriosa conjuradora de magia que está em busca de escolta até uma pequena aldeia chamada Beltane.
O que seria um simples serviço de escolta acaba ganhando proporções maiores, quando as duas são atacadas por figuras misteriosas e encapuzadas.


Uma noite em Beltane | Emerson Silva


   Lilith, também conhecida como Olhos de Lua, é uma mercenária que está numa fase ruim. Após uma guerra sangrenta no sul, ela não consegue emprego em canto algum. 
   Para não morrer de fome, e tendo que alimentar seu cavalo, ela decide vender sua espada, para ver se descola ao menos o jantar. 
   Mas parece que o destino quer que Lilith mantenha sua espada mais um tempo, já que Cassandra, uma conjuradora de magia que está rumando para Beltane, e precisa de uma escolta. 
   Apesar de não gostar muito da fama dos conjuradores, Lilith está precisando de dinheiro, logo um serviço de escolta não seria ruim, se lhe renderia alguns trocados no fim do dia. 
   Mas as coisas acabam mudando de figura quando elas são surpreendidas por inimigos estranhos e encapuzados, que parecem querer impedir que elas sigam seu caminho. 
   

   A escrita do Emerson parece que está evoluindo a cada conto. Apesar de ele manter a marca de uma descrição detalhada até demais, o que me incomoda em alguns momentos, é nítida a evolução dele como escritor, pois dá para notar diferenças bem grandes entre o primeiro conto que li e este de agora. 
  Outra marca dele é a protagonista feminina, que aqui não poderia ser diferente. Lilith não foi a minha favorita, mas foi a mais diferente que já li. 
  Ela tem um mistério por si só, a começar pelo apelido de Olhos de Lua, devido a uma peculiaridade, que a impede de passar despercebida pelas cidades. 
   Além disso, achei interessante que o Emerson arriscou na representatividade, já que Lilith é negra. Ele ganhou pontos por isso, pois ele conseguiu levar um assunto que normalmente tende a ser romantizado demais, de uma maneira responsável. 
   Aqui, é mencionada a cor da pele de Olhos de Lua, mas em momento algum isso é um estigma ou alvo de preconceito. 
   Parece que nesse universo fantástico isso é o que menos importa e, cá entre nós, como eu gostaria que fosse assim no mundo real também. 
   Por sua vez, Cassandra é a segunda protagonista, se é que poderia chamar assim. No começo, elas não se dão muito bem. 
   Elas são como água e óleo, mas acabam se unindo profissionalmente. Lilith precisa de grana e Cassandra de uma segurança. 
   E assim elas seguem rumo a Beltane, mas acabam sendo surpreendidas por um bando de malfeitores, que rendem muitas cenas de "tiro, porrada e bomba". 

"Às vezes, até a mais fraca luz precisa ser valorizada em um mar de escuridão, pois nela reside a faísca que tem potencial para se transformar em uma fogueira."

   O que mais gostei nesse conto é que as mocinhas salvam a si mesmas. Mesmo com suas diferenças, Lilith e Cassandra se protegem e se defendem como podem, mostrando que pode haver um pouco de sororidade, mesmo em um mundo fantástico. 
   Acho que, de todos os contos que já li em parceria com a Confraria, esse foi o mais longo. Mas ainda assim, é um conto, o que leva a imaginar que as coisas vão se resolver em um curto intervalo de tempo, já que não tem muita página para desenvolver. 
  Narrado em terceira pessoa, o conto tem um final meio aberto, o que nos permite imaginar o que Lilith poderia encontrar após essa missão e o que aprendeu com ela. 
   Isso porque mercenários e conjuradores de magia não se bicam, e a parceria dessas duas é quase que impossível de se pensar num mundo ideal. 
   Tanto Cassandra quanto Lilith tem seus fantasmas, seus segredos e sabem onde seu calo aperta mais. Ninguém é perfeito, muito menos santo 24h por dia. 
   Gostei bastante dessa dupla, assim como gostei da trama em si. Mas não dou nota máxima, por causa dos detalhes que foram, ao meu ver, exagerados e poderiam ter sido resumidos em poucas páginas. 
   Mas ainda assim, não tira o mérito do conto e continuo recomendando. 




   Já conheciam a escrita do autor? E a Confraria? Me contem aí!


   

 

24 comentários:

  1. Amei a resenha. Ainda não conhecia esse conto e super leria, mesmo não sendo fã de narrativas que pesam nos detalhes
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Não tenho muito o costume de ler contos de fantasia, mas gostei da proposta desse por ter protagonismo feminino e uma personagem mercenária.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Gostei bastante da proposta do livro. Não conhecia o autor.
    Uma pena que o autor pesou a mão nos detalhes, mas mesmo assim fiquei curiosa.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  4. Ei, Hanna, tudo bem? Eu sempre gosto da suas resenhas pois são bem detalhadas e bem escritas, já ouvi falar desse conto e pretendo dar uma oportunidade para ele em breve! Beijosss


    Books House

    ResponderExcluir
  5. gosto bastante de ler fantasia, ainda nao conhecia o livro e fiquei bem curiosa, acho que ia gostar bastante

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  6. Hey Hanna o/

    É legal ver o desenvolvimento do autor, ainda mais se é brasileiro e ta aqui pertinho da gente.
    Eu comecei a ler contos mais agora, geralmente prefiro romance que são mais longos, mas até que eu to curtindo os contos que eu to lendo.

    Boas leituras,
    Karen Gabrieli | Apesar do Caos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é fantástico ver o quanto tempos de preciosidades em literatura nacional. ^^ Estou curtindo bastante a experiência... =)

      Excluir
  7. Oi, Hanna. Tudo bem? Parece um conto muito bom hein! Que bom que você gostou dele. Abraço!


    lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?
    Gostei da sua resenha, a sinopse parece ser bem legal, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  9. Oi Hanna,
    Amei sua resenha e fiquei com vontade de conferir o conto.
    Gostei bastante do fato de o autor ser um homem que conseguiu escrever de forma a tornar as protagonistas mulheres heroínas de si mesmas. Além disso, achei super bacana a representatividade. Sem contar que sou super a favor de darmos valor aos nossos autores brasileiros. Sem dúvida, se eu tiver a oportunidade, lerei esse conto.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  10. Oie Hanna!

    Eu não conhecia essa autora e nem esse livro, mas gostei da sua resenha
    as mocinhas se ajudarem a se salvar tamnbém é um ponto positivo da obra

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer


    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  11. Oi Hanna,
    Não conhecia o autor e a Confraria conheço do seu blog mesmo!
    Fico bem feliz que os títulos estão te agradando!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Hanna.
    Acho que não lembro de nenhum conto de fantasia. Por ser um gênero mais demorado para desenvolver é raro encontrá-los. Por isso fiquei interessada nesse. E também por ter representatividade e sororidade, coisas tão escassas hoje em dia.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! São temas que quase não são trabalhados e fiquei até espantada de encontrar por aqui.

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo