Resumo das leituras de verão | 2021

em 27 março 2021

    Olá meu povo, como estamos? Essa semana começamos o outono, que nem está tão com cara de outono assim, já que os dias continuam quentes aqui no Rio de Janeiro (rsrsrs). Como já é hábito por aqui, toda vez que uma estação começa, fazemos um balanço das leituras da anterior, assim, vamos ao resumo das leituras de verão. 


Resumo das leituras de verão | 2021
Foto: Creative Commons/Pixabay




1. O circo mecânico


O circo mecânico | Genevieve Valentine
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


Autora: Genevieve Valentine

Páginas: 321

Formato: Impresso



Respeitável público, o Circo voltou!
Num mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não tem mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana circense leva esperança por onde passa. Os artistas são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas.


2. O cisne ferido


O cisne ferido | Francine Candido
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


Autora: Francine Candido

Páginas: 133

Formato: Digital 



Odete está morta, mas sua lembrança ainda vive. Odila sabe que a irmã tinha motivos suficientes para desejar o fim de sua vida, mas não se conforma que Odete tenha cometido suicídio. Havia, entretanto, seu casamento destruído. O desaparecimento das filhas. A vida profissional abandonada. Nada nos dias de Odete levava à felicidade, e apesar de Odila guardar rancor desse adeus sem despedidas, também sabia que não era, ela mesma, considerada um exemplo de saber viver.
Odila era uma dublê apaixonada pelo seu trabalho, e apesar do casamento tóxico com o marido e a intensa atração pelo cunhado, tinha certeza que colocaria sua vida nos trilhos. Só precisava de coragem, a mesma coragem que Odete havia demonstrado nos momentos finais. E talvez seguir cada passo dos últimos momentos da irmã fosse a única maneira de Odila encontrar a própria salvação.


3. Enclausurados


Enclausurados | Aimee Oliveira
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


Autora: Aimee Oliveira

Páginas: 58

Formato: Digital 



Assim como todos nós, Raphaelly Riquelme estava de saco cheio do isolamento. Quem poderia julgá-la?! Já tinha feito de tudo para combater o tédio e pouca coisa funcionou, até mudança no visual tinha rolado: colocou umas tranças roxas muito maneiras no cabelo, que renderam uma gargalhada de dezessete minutos de duração, vinda de sua mãe, e o apelido ridículo de Rapunzelly.
Eram tempos loucos esse que estávamos vivendo, tudo mudava de proporção com facilidade. Raphaelly virou Rapunzelly e se encontrava presa num prédio sem contato com o mundo exterior. Mais louco que isso, só um rapaz que insistia em jogar bola na quadra do condomínio. Colocando a vida dele e de todos à sua volta em risco, ele era praticamente um garoto-bomba, sem a menor noção do perigo!
Mal ele sabia que perigo maior ainda vinha aí. E atendia pelo nome de Raphaelly Riquelme, ou, simplesmente, Rapunzelly.


4. Novo Mundo em chamas


Novo Mundo em Chamas | Viktor Waewell
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


Autor: Viktor Waewell

Páginas: 411

Formato: Impresso 


Negros fugidos no mato, um exército dos fidalgos e índios que comem gente são alguns ingredientes deste épico histórico arrebatador, por uma das vozes mais originais da literatura brasileira contemporânea.
Quando os fidalgos expulsam os invasores holandeses do Nordeste, sua máquina de guerra volta-se para o interior, para a grande região de Palmares, lar de vilas e cidades fortificadas dos pretos, localidades chamadas mocambos, e de tribos selvagens remanescentes, com seus exímios guerreiros.
Você vai vivenciar este embate, palco de algumas das maiores batalhas já travadas em solo americano, com heróis e vilões dos dois lados, entre soldados e guerreiros ferozes, capitães do mato, pretos que buscam vingança e poderosos senhores brancos, com reconstituição histórica fiel.
O seu coração vai acelerar, os pelos dos braços vão arrepiar, com o medo, a coragem, os amores e as traições, no melhor estilo “é impossível parar de ler”.

5. Entre a cruz e a espada


Entre a cruz e a espada | Igrainne Marques
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




Autora: Igrainne Marques 

Páginas: 120

Formato: Digital 



A bailarina Esmeralda Araújo está muito animada. Depois de anos tentando, finalmente conseguiu ser selecionada para a turnê de Lago dos Cisnes, que vai acontecer, dessa vez, na Europa. Nascida no Vidigal, uma comunidade do Rio de Janeiro, ela sempre enxergou a dança como uma forma de se libertar das amarras sociais, de modo que conseguir o reconhecimento de uma apresentação dessas é seu maior sonho. O que ela sequer desconfia é que a turnê é patrocinada pelo Vaticano, o que quer dizer que a companhia precisa dançar para um grupo de religiosos antes de ganhar o mundo. Isso não seria um problema se, junto do melhor amigo Léo, diretor artístico da companhia, e de um europeuzinho muito suspeito, ela não tivesse presenciado uma cena terrível dentro do menor país do mundo. Em meio ao grande escândalo, poderia o sonho de Esmeralda estar se tornando um pesadelo? Entre chantagem e palco, dança do ventre e balé, será que ela conseguirá brilhar?

6. Não confie em ninguém


Não confie em ninguém | Charlie Donlea
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


Autor: Charlie Donlea

Páginas: 352

Formato: Impresso



O destino de Grace Sebold toma um rumo inesperado durante uma tranquila viagem com o namorado. O rapaz é assassinado... e ela é condenada pelo crime. Depois de dez anos na prisão, surge a chance de Grace provar sua inocência ao conhecer a cineasta Sidney. Em um documentário que exibe as falhas do processo, a cineasta questiona se a condenação foi fruto de incompetência policial ou se a jovem foi vítima de uma conspiração. Antes do término das filmagens, o clamor popular leva o caso ser reaberto, mas um novo fato provoca uma reviravolta: Sidney recebe uma carta anônima afirmando que ela está sendo enganada pela assassina. A cineasta começa a investigar o passado de Grace e quanto mais se aprofunda na história, mais dúvidas aparecem. No entanto, agora, o que está em jogo não é apenas a repentina fama e carreira, mas sua própria vida.

7. Princesa da magia



Princesa da magia | Clara Alves
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


Autora: Clara Alves 

Páginas: 85

Formato: Digital



Quando os protetores de Rosália descobrem um desequilíbrio na magia que sustenta o reino, Meg, a princesa de Rosália e espiã da rainha, recebe a importante missão de se infiltrar na casa de um conde como noiva de seu filho e descobrir os planos do homem.
Mas desmascarar o conde não vai ser nada fácil. Especialmente quando Yara, a futura condessa de Baia, se coloca em seu caminho.

8. O sono dos sobreviventes


O sono dos sobreviventes | Giullia Cavancanti
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



Autora: Giullia Cavalcanti

Páginas: 74

Formato: Digital 



Tália sofre de distúrbios do sono que lhe causam alucinações assustadoras. Infelizmente, a garota já está acostumada com esse cenário tenebroso: seus traumas do passado são ainda piores que os da imaginação.
Mas tudo muda quando ela testemunha um assassinato.
As alucinações começam a ter reflexos na vida real e parecem ter uma estranha conexão com o desaparecimento de estudantes de sua faculdade. Com medo de que suas visões continuem se tornando realidade, Tália precisará agir para descobrir o que e quem está por trás dos crimes antes que seja tarde demais.
"O Sono dos Sobreviventes" é inspirado em algumas versões do conto "A Bela Adormecida" e faz parte da antologia Femme Fatale, composta por 12 novelas sem relação entre si de 12 diferentes autoras da Increasy Consultoria Literária, com a proposta de trazer uma releitura de princesas e heroínas da literatura. 


9. Homem de giz



O homem de giz | C. J. Tudor
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



Autora: C. J. Tudor

Páginas: 272

Formato: Digital 



Assassinato e sinais misteriosos em uma trama para fãs de Stranger Things e Stephen King.
Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes.
Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás.
Alternando habilidosamente entre presente e passado, O Homem de Giz traz o melhor do suspense: personagens maravilhosamente construídos, mistérios de prender o fôlego e reviravoltas que vão impressionar até os leitores mais escaldados.


10. A pequena sereia e o Reino das ilusões



A pequena sereia e o reino das ilusões | Louise O'Neill
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


Autora: Louise O'Neill 

Páginas: 224

Formato: Impresso



Esqueça as histórias sobre sereias que você conhece. Esta é uma história diferente — e necessária. E tudo começa no fundo do mar. Com uma garota chamada Gaia, que sonha em ser livre de seu pai controlador, fugir de um casamento arranjado e descobrir o que realmente aconteceu à sua mãe desaparecida.
Em seu aniversário de quinze anos, quando finalmente sobe à superfície para conhecer o mundo de cima, Gaia avista um rapaz em um naufrágio e se convence de que precisa conhecê-lo. Mas do que ela precisa abrir mão para transformar seu sonho em realidade? E será que vale a pena?
A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões chega para trazer um pouco mais de contos de fadas para a linha DarkLove, da DarkSide® Books. Mas não do jeito que você espera; aqui, a história original de Hans Christian Andersen — e também suas versões coloridas e afáveis em desenhos animados — é reimaginada através de lentes feministas e ambientada em um mundo aquático em que mulheres são silenciadas diariamente — um mundo que não difere tanto assim da sociedade em que vivemos.
No reino de ilusões comandado pelo Rei dos Mares, as sereias não recebem educação, não têm direito de fala, devem se encaixar em um padrão de beleza impossível e sempre sorrir. É neste cenário que a autora irlandesa Louise O’Neill apresenta uma história sobre empoderamento e força feminina. Com narrativa e olhar afiados, a autora ainda desenvolve aspectos do conto original que passaram batido, como o relacionamento de Gaia com as irmãs e as camadas complexas da Bruxa do Mar.
A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões, que chega ao mundo acima da superfície da água com o padrão de qualidade que virou marca registrada da DarkSide® Books, mostra como, em um reino comandado pelo patriarcado, ter uma voz é arriscado. Mas também como querer usá-la é uma atitude extremamente poderosa e valiosa. Ainda mais em tempos tão sombrios.
TUDO PARECIA CALMO E COMUM NA SUPERFÍCIE... MAS NO FUNDO ERA O INICIO DE UMA REVOLUÇÃO!

11. A filha ideal 


A filha ideal | Aione Simões
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



Autora: Aione Simões

Páginas: 110

Formato: Digital 



Yasmin cresceu não apenas com a fama, mas com uma reputação impecável, a ponto de ser chamada de “A Filha Ideal” por uma revista. Contudo, aos 23 anos, ela passa a questionar se sua imagem, bem como as músicas que canta, realmente a representam. Motivada por um desejo de mudança, ela propõe ao seu pai e empresário, o Sultão do meio musical, começar a compor as próprias músicas e a apresentar um estilo mais seu. Entretanto, após a agência de seu pai quase ter falido, Yasmin se vê presa a um contrato milionário que pode salvar o Sultão — ainda que para isso ela continue prisioneira de uma identidade a qual ela não sente mais pertencer.
Entre letras de músicas, posts em sites de celebridades e uma narrativa em formato de diário, A Filha Ideal é uma novela sobre identidade e imagem da mulher na mídia, que reconta, em dias atuais, a história da princesa Jasmine, de Aladdin. Faz parte da antologia Femme Fatale, composta por 11 novelas sem relação entre si de 11 diferentes autoras da Increasy Consultoria Literária, com a proposta de trazer uma releitura de princesas e heroínas da literatura.

12. Sonhos de primavera


Sonhos de primavera | Emerson Silva
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



Autor: Emerson Silva

Páginas: 130

Formato: Digital 



Numa metrópole cyberpunk, um policial investiga um caso de assassinato. A vitima, era uma jovem de traços delicados, que teve o seu “Chip de registro”, um implante cibernético obrigatório que funciona como um documento de identificação padrão, removido do corpo. Mas o que mais chamou a atenção do policial, foi a nítida expressão de paz e tranquilidade absoluta, mal sabia ele que estava prestes a entrar numa espiral de eventos que mudaria o curso de sua vida de uma vez por todas.



13. Morte na Mesopotâmia



Morte na Mesopotâmia | Agatha Christie
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


Autora: Agatha Christie

Páginas: 240

Formato: Impresso



A enfermeira Amy Leatheran é contratada para se juntar a uma expedição arqueológica no Iraque. Mas sua função ali tem bem pouco a ver com ruínas e artefatos: ela deve vigiar de perto a bela Louise Leidner, que está cada vez mais apavorada com a ideia de que talvez seu ex-marido não esteja tão morto quanto acreditava.
Louise pode estar imaginando coisas. Mas o fato é que, uma semana após a chegada da enfermeira, a mulher é encontrada morta no próprio quarto, e agora cabe a Hercule Poirot identificar o assassino. Quem terá sido? Tudo indica que o culpado está entre os membros da equipe de cientistas...


14. O segredo de Kazan


O segredo de Kazan | Emerson Silva
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




Autor: Emerson Silva

Páginas: 159

Formato: Digital 



A guilda da lua é contratada para se infiltrar no palácio de um nobre, no intuito de investigar as suspeitas de um conluio. Segredo que o nobre poderia estar envolvido. Contudo, durante o período no palácio, a guilda acaba descobrindo mais coisas do que deveria, como a revelação que o nobre tem, no subterrâneo de sua propriedade, uma criatura cósmica aprisionada, a qual vem sofrendo torturas constantes. A guilda se vê no meio de algo muito maior do que um simples serviço da e precisa tomar uma decisão.


   E o paginômetro ficou assim: 


Resumo das leituras de verão | 2021



  Eu já imaginava que iria pender mais para o lado dos livros digitais, pois estou me rendendo bastante aos contos, tanto os da coleção Femme Fatale, além de outros temas, o que acabou aumentando a quantidade de livros digitais. 
  Mas contos são mais curtos, então a quantidade de páginas acaba pendendo mais para os livros físicos mesmo. 
  Mesmo assim, gostei de ver o quanto li nesses primeiros três meses do ano. De todos os que li até agora, os que mais gostei foram a polêmica d'A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões, Novo Mundo em chamas, O cisne ferido e Enclausurados.  
  Agora, que venha o outono, e que traga também boas leituras. 💓


   E aí, já tinham lido algum desses livros? O que acharam desse resumo até aqui?  Leram bastante nesse verão?




24 comentários:

  1. Olá Hanna,
    Adorei essa ideia de dividir pela estação, dá para falar um pouco mais da leitura ficando com um post de bom tamanho para quem acompanha. Deles só li Morte na Mesopotâmia, mas gostei de conhecer suas leituras. Li bem menos, mas os digitais também dominaram bem mais por aqui.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada! S2
      Sim, os digitais estão ficando cada vez mais presentes, né? São mais fáceis de conseguir e ocupam bem menos espaço... rs

      Excluir
  2. Capa linda a do Circo Mecânico, e as suas resenhas da coleção Femme Fatale me fizeram colocar os livros na minha lista da Amazon, juntamente com A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões. Achei que você leu bastante, e eu sou do time que lê quase 98% de modo digital, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber que influenciei alguém de forma positiva! hehe

      Excluir
  3. OI Hanna, você foi muito bem nas leituras nesse trimestre do verão. Eu comecei bem o ano lendo um livro por semana. Aí empaquei na Autobiografia do Woody Allen. Perdi o ritmo, mas quero retomar agora no outono.
    Gostei muito das suas dicas de livros. Não li nenhum deles.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que um livro por semana seria demais para mim... Mas espero que possa retomar seu hábito. ^^

      Excluir
  4. OI Hanna, você foi muito bem nas leituras nesse trimestre do verão. Eu comecei bem o ano lendo um livro por semana. Aí empaquei na Autobiografia do Woody Allen. Perdi o ritmo, mas quero retomar agora no outono.
    Gostei muito das suas dicas de livros. Não li nenhum deles.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  5. Adorei o balanço. Eu li mais livros físicos, mas adoro intercalar com ebooks. Alguns desses estão na minha lista de leitura e amei conferir sua opinião.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi Hanna, você leu bastante livros .Ainda não parei para contar o quanto eu ja li nesse verão .

    Eu fiquei uns pés atras com o livro da "Pequena sereia & o reino das ilusões " por ter ouvido varias opiniões contraditoŕias .Vou dar uma lida na sua resenha

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro da Pequena Sereia é bem polêmico mesmo. Eu só gostei dele porque já sabia como era a versão sombria e fui sem expectativas... rs

      Excluir
  7. Olá, Hanna.
    Aqui o calor continua pior do que no verão hehe. E estou igual você, lendo muito mais e-books do que livros físicos. O e-book acho tão mais fácil de ler hehe. Adorei ver suas leituras, li vários desses. E vou lá conferir sua resenha do livro da Pequena Sereia que odiei ele hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Sil, aqui está bem abafado... rs
      Pois é, muita gente odiou o livro, eu fui sem expectativas com ele também.

      Excluir
  8. Oi Hanna! Esse livro do Donlea tem o desfecho mais revoltante da vida, fiquei frustrada com o final. Homem de Giz vou ler em abril em uma leitura coletiva e estou animada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei meio frustrada com ele... kkk Espero que tenha uma experiência melhor que a minha com O homem de giz.

      Excluir
  9. Oi Hanna, tudo bem?

    A estação mudou, mas aqui em Sorocaba continua quente (rs...). De um ano para cá estou lendo muito mais e-books do que livros físicos. Não sei, mas tenho a sensação que leio mais rápido do que livros físicos.

    Não li nenhum dos livros que você leu, mas gostei do modo como você fez o seu balanço de leitura.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente fala que lê mais rápido os livros digitais, eu nunca parei para pensar sobre isso, acho que leio mais rápido quando gosto da história mesmo... rs

      Excluir
  10. Oi Hanna, tudo bem?
    Menina do céu, seu verão rendeu muito! Não consigo ler tanto/tão rápido hahaha!
    A capa do livro da Pequena Sereia é lindíssima. Mas, da sua lista, o que mais tenho vontade de ler é o Não Confie em Ninguém.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rendeu mesmo! kkk Mas acho que minha vantagem foram os contos, que são mais curtinhos e termino em poucas horas... rsrs

      Excluir
  11. Oi, Hanna. Tudo bem?
    Você leu muito nesse verão, menina. Preciso dizer que estou apaixonada pelo seu funko da Xena nessas fotos, hahaha. Eu li alguns que você leu da série das Princesas e minha irmã leu O Homem de Giz e curtiu.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  12. Uau, você leu muuuitos livros Hanna! Fiquei bem interessada em alguns títulos, parecem ser muito bons. Faz tempo que quero ler O Homem de Giz! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha uma experiência melhor que a minha, pois eu não gostei tanto assim de O homem de giz... =/

      Excluir
  13. Oi Hanna, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada, achei as suas fotos lindas! E amei ver minha diva por aqui (Agatha Christie), eu já li esse livro dela, mas faz tanto tempo, que não lembro mais, vou acabar um dia relendo, risos.. Você conseguiu um ótimo resultado de leituras. Já falei ne? Coloquei essa série de releituras de contos de fadas na minha lista.
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo