Batman - Criaturas da noite

em 04 abril 2020

   Olá meu povo, como estamos? Hoje temos resenha de um dos livros que li durante a quarentena, Batman - Criaturas da noite, escrito por Marie Lu.
   Bora conferir! 😉

Batman - Criaturas da noite
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


9/12

Livro: Batman - Criaturas da noite

Autora: Marie Lu

Editora: Arqueiro

Ano: 2018

Páginas: 239

Skoob | Amazon 


As criaturas da noite estão caçando a elite de Gotham. Bruce Wayne é o seu novo alvo. Bruce Wayne está prestes a completar 18 anos e herdar a fortuna de sua família, além do controle das indústrias Wayne. No entanto, no dia do seu aniversário, ele faz uma escolha impulsiva e é condenado a prestar serviço comunitário no Asilo Arkham, uma mescla de prisão e hospital psiquiátrico onde estão detidos os criminosos mais desequilibrados da cidade. Lá ele conhece Madeleine, integrante das Criaturas da Noite, um grupo radical que deseja acabar com a elite de Gotham. Até então, a moça se recusava a confessar seus crimes ou informar à polícia os futuros ataques que planejavam, mas ela resolve se abrir para Bruce Wayne, dando início a um perigoso jogo de sedução e inteligência. Será que o jovem Wayne vai conseguir convencê-la a revelar todos os seus segredos ou ela está apenas manipulando-o para arruinar Gotham? 


Batman - Criaturas da noite



   Quem está acostumadx a ver as histórias do homem-morcego, normalmente já atribui a um homem forte, cheio de mistérios, e apenas com lembranças de seu passado sombrio, a perda dos pais, que o levou a ser quem é nos quadrinhos, desenhos e até nos filmes.
   Retratado muitas vezes como algo cômico, como aconteceu em filmes mais antigos, a verdade é que o Batman é um homem solitário e não tem a pretensão de ser um herói, como muitos gostam de dizer, já que ele foi o fundador da Liga da Justiça. Na real, ele procura mais vingança disfarçada de justiça, mas acaba fazendo o bem de certa forma, protegendo as pessoas que ele ama, mesmo que elas não saibam que sua verdadeira identidade é a do bilionário Bruce Wayne, praticamente o dono de Gothan City, por causa de seu império, herdado dos pais.
   Mas, não importa como, ele é sempre o adulto, ou mesmo o já velho Bruce Wayne. E antes de ele ser o Batman? Como era a cidade? Era sempre sombria daquele jeito? Como Bruce vivia antes, logo que perdeu os pais? Ele sempre teve esse senso de justiça? Sempre quis resolver as coisas do jeito dele?
   Pensando assim, saiu a série Gothan, que fala mais sobre o detetive Gordon, que viria a ser o comissário, aliado (até a página 2) do Batman, já famoso como justiceiro noturno. Mas também vemos um pouco de Bruce Wayne, já um adolescente, vendo e prestando atenção em certas coisas a sua volta. No entanto, ele ainda não é um herói, nem pretende ser, então meio que fica em segundo lugar, enquanto Gordon brilha nos episódios a maior parte do tempo, assim como os vilões já conhecidos do homem-morcego vão surgindo.
   E... Marie Lu teve a brilhante de trazer essa ideia, porém com o ainda jovem Bruce Wayne como estrela novamente. Aqui, Bruce é um rapaz prestes a completar 18 anos, ainda está terminando o Ensino Médio e pensando no seu baile de formatura, como qualquer adolescente.
   Mas ele sabe que é o centro das atenções por todo canto que pisa, desde que seus pais morreram. Por onde ele passa, todos param para lhe observar e fotografar. Isso porque, não apenas é o jovem mais rico da cidade, mas também o órfão mais rico da cidade. Aquele misto de pena com interesse deixa o jovem doido, até por vezes rebelde, que acaba por fazer certas besteiras pela cidade.
   Apesar de atrair a pena de muitas pessoas, ele sabe que pode contar com seus fieis escudeiros Alfred, o mordomo que acabou ficando como seu tutor até a maioridade, Lucius Fox, o chefe do departamento de tecnologia da Wayne Tech, Dianne e Harvey Dent, seus amigos de longa data na escola.
   São eles os que normalmente ajudam Bruce a sair de suas enrascadas, mas da última vez, foi difícil de escapar, já que ele se meteu numa operação policial, com muitas testemunhas, e acabou gerando um grande estardalhaço na cidade, matéria das primeiras páginas do jornal por semanas.
   Apesar de rico, Bruce ainda é um cidadão, e como todo cidadão, tem direitos e deveres, o que inclui não se meter com a polícia. Por isso, acaba sendo preso, para aprender uma lição. Como alternativa a ficar atrás das grades, o juiz decide que ele, como réu primário (e bilionário 😒),  tem como pena serviços comunitários, a escolha da detetive Draccon.

"Isso servirá como um alerta para Gothan, sim."

   E Draccon o leva ao Asilo Arkan, onde estão os mais perigosos criminosos de Gothan. Com intuito de assustar o jovem rebelde e riquinho, Bruce deveria ver os exemplos que não deveria seguir, enquanto limpava os corredores das celas. Mas mal sabia Draccon que aquilo só ia ensinar Bruce Wayne, nosso futuro Batman, de uma maneira bem diferente.
 



   Quando vi que a coleção Lendas da DC iam ser publicadas pela Arqueiro, fiquei bem curiosa para conferir essa nova roupagem que os heróis (e anti-heróis também) tiveram. Ainda mais como fã da Mulher Maravilha e do Batman. 💓 Desde que comecei a acompanhar as resenhas a respeito, li que o livro do Batman seria o melhor da coleção, pois a autora soube dar ao personagem uma história com estilo. 



Batman - Criaturas da noite
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna
    Apesar de aqui termos mais ação do que o observado no primeiro volume da coleção, devo confessar que também gostei da leitura da história da Mulher Maravilha. São autoras diferentes, são personagens e cenários diferentes.
   Talvez o público tenha curtido mais o segundo volume, principalmente porque aqui todos, ou pelo menos a grande maioria, são conhecidos de longa data, de filmes, séries e mesmo quadrinhos. Confesso que gostei dessa leitura de agora, por me sentir exatamente mais próxima do que conheço do Batman, mesmo que ele ainda nem sonhe em ser conhecido como tal...
   Bruce Wayne sempre gostou de saber o que a polícia anda fazendo, principalmente porque ele acha que não foi feita justiça com relação aos seus pais. Mesmo com todo o seu dinheiro, ele sabe que seus pais não voltarão para casa, mas sabe que talvez a polícia tivesse evitado, se tomasse algumas atitudes que ele acha viável.
   Por isso, vive se metendo em confusões que ele mesmo arranja, se envolvendo nas operações, sem autorização. E isso acaba lhe dando uma lição, pois ele agora vai ver o que acontece quando se infringe as leis na cidade. Ainda mais porque, ele pode ser rico, mas não é imune à Justiça. Pelo menos é isso o que a detetive Draccon quer ensinar ao jovem.
   Mas, como sempre, ele vê oportunidades onde ninguém mais vê. E é por isso que acaba se metendo onde não deveria de novo, quando conhece as Criaturas da Noite.



  Madeleine Wallace é uma jovem da mesma idade de Bruce, ou mais velha pouca coisa. Isso ninguém sabe dizer... nem isso e nem mais nada, já que ela não abre a boca, mesmo depois de horas e mais horas de interrogatório.
  A única coisa que a polícia tem é que ela é responsável por crimes brutais, que aconteceram às pessoas mais ricas da cidade. O que elas tem em comum? Apenas riqueza e nome. O que as Criaturas da Noite querem com essas mortes? Ninguém sabe, já que a única representante do grupo foi capturada, mas não diz nada.
 Porém, Bruce acaba esbarrando na oportunidade, sem querer. Já que Madeleine abre a boca e fala... apenas com ele! De uma forma sedutora, ao mesmo tempo inocente, Bruce se aproxima da moça...
  O que deixa Draccon zangada num primeiro momento, mas depois ela vê nisso uma oportunidade de enfim conseguir seu interrogatório, já que ao menos com alguém ela fala.
  Mas Madeleine é conhecida pela arte da trapaça e mentira na cara de pau. Então, de tudo o que ela fala com Bruce, o que é verdade? Ela é inocente? O que a levou a estar ali? E qual a finalidade das Criaturas da Noite afinal?

"Pra alguém que tem tudo, há trevas em seu coração."


  São questões que pairam na cabeça de Bruce, Draccon e dx leitorx, que se vê presx na leitura, sem conseguir largar. Confesso que demorei mais do que o esperado para terminar essa leitura, mesmo estando em casa mais tempo, devido à quarentena voluntária.
   Mas a demora foi mais para me acostumar com a nova rotina caseira, porém ainda trabalhando. Então demorei para conseguir me concentrar na leitura e até nas séries. 😥 Mas, quando consegui, terminei o livro no mesmo dia.
   Isso porque a autora soube realmente lidar com o personagem como ele deveria ser. Bruce pode ser jovem ainda e não saber muito sobre o mundo, além de suas empresas e seus poucos amigos. Mas ele é curioso, e tem um certo senso de justiça, ainda que torto.
   Por causa desse senso, ele faz as coisas passando por cima de leis e diretrizes, não pede ajuda das pessoas e acaba se dando mal de vez em quando. No fim das contas, ele é um cara impulsivo, que tem condições de fazer o que quer, quando quer. E usa isso, mesmo sem saber, para aplicar uma justiça que funciona na cabeça dele ao menos.
 





Quando ele conheça Madeleine, ele fica muito na dúvida sobre o motivo de ela ter sido presa. Primeiro, tem a cena do crime, depois o seu passado. Qual parte de tudo o que ela diz é verdade? O que é mentira? Tem alguma mentira? É tudo verdade? Tanto Bruce, quando eu mesma fiquei confusa boa parte da história, pois Madeleine realmente é uma mente brilhante com um propósito.
   Ela é bonita e sabe disso. Então a usa para seduzir Bruce, para enredar ele e fazer com ele fique por vezes sem saber discernir as informações. Madeleine não tem medo, nem escrúpulos, acho que isso seduz mais ainda nosso jovem Bruce, que acaba se metendo onde não devia várias vezes, por causa de coisas que ela falava.

"O medo clareia a mente. O pânico a obscurece."


   Confesso que eu também fui feita de trouxa várias vezes nesse livro e ainda terminei de boca aberta, com o final que eu me perguntei várias vezes se era aquilo mesmo. A verdade é que tanto Madeleine quanto Bruce tem um passado pesado e sombrio, que levou a perdas de pessoas importantes, mas o que você faz com a dor é que te define.
   Mesmo que estivessem de lados opostos da cela,  a verdade é que os dois são bem parecidos. Cada um faz a justiça de acordo com o seu senso. Mas a grande questão aqui é quem está certo e quem está errado. Ainda mais porque existe uma linha tênue entre vingança pessoal e justiça.
   Por várias vezes eu mesma me questionei isso, por parte dos dois e por mim mesma. A gente nunca sabe o que é capaz de fazer quando está numa situação difícil, até que ela acontece.
 

Batman - Criaturas da noite
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna
   E aqui temos os dois lados da moeda... que poderiam muito bem ser apenas um lado, dependendo do ponto de vista. Não é à toa que Bruce Wayne, ou melhor o Batman, não é um herói, mas um anti-herói, que muitas vezes age até contra seus parceiros numa liga que ele mesmo criou.
   Bruce é uma mente que atrai, por ser de difícil compreensão em muitos momentos. Mas ele também tem um bom coração, quando seus amigos estão em questão. Harvey Dent e Dianne não são ricos como Bruce, mas são amigos verdadeiros de Bruce, seja nos momentos bons ou nos ruins. E isso Bruce leva a sério demais, o que nos faz gostar dele mais ainda.


"Não confie em ninguém. Suspeite de tudo."


   Já Draccon, é uma detetive séria e competente, mas que acaba passando por maus bocados, especialmente quando Bruce quer ser um herói fora de hora. Eles tem uma relação de cão e gato, mas que no fim das contas, é de amizade também.
   Apesar de não admitir, ela gosta de Bruce e quer protegê-lo, mesmo que Bruce não enxergue isso... ou não aceite. Talvez porque ele já esteja próximo de se tornar o que o mundo irá conhecer como Batman.
 
 
Batman - Criaturas da noite
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

   Por conta disso, é de se esperar que o livro tenha bastante cena com "tiro, porrada e bmba", se não, não seria uma história do Batman... (rsrsrs) E, ser uma fã do anti-herói, ajudou bastante Marie Lu a escrever essa história.
   As cenas são bem detalhadas, mas sem que fique pesado ou chato. Temos mistérios, romance policial, e muita ação, tudo na medida certa. Mesmo que não curta muito os quadrinhos do personagem, recomendo que dê uma chance a esse livro, pois aqui não temos algo geek, mas é bem próximo do que seria um thriller psicológico, que foi o que mais me surpreendeu.
   Falando sobre o livro em si, eu gostei bastante da capa, com os tons de azul e amarelo. Ficou bem contrastante com o símbolo do morcego, com a cidade ao fundo. Além disso, gostei dos detalhes da asa no começo de cada capítulo. A revisão está de parabéns e a fonte é bem legível e limpa. Além disso, caso não tenham lido o primeiro volume, no final desse livro tem algumas cenas do primeiro capítulo, para você ter um gostinho.
   Resumindo, com toda a história, os personagens e o livro em si, dou nota máxima à leitura.



     
   Sobre a autora Marie Lu:


"É a autora das séries Warcross e Jovens de Elite e da aclamadíssima trilogia Legend. Ela se formou na Universidade do Sul da Califórnia e trabalhou como designer na indústria de videogames. Atualmente, escritora em tempo integral, passa as horas livres lendo e jogando. Mora em Los Angeles com o marido e um cãozinho mestiço de chihuahua e corgi."

   Para quem quiser comprar o livro, ele está disponível na Amazon, através do link abaixo. Lembrando que, comprando através dele, vocês ajudam o blog a ganhar comissão.



    Além disso, caso queiram comprar algo, priorizem compras online, e não saiam de de casa durante a #quarentena, a não ser que seja estritamente necessário! 😉
   Já tinham lido a coleção dos Heróis da DC da Arqueiro? Tem algum herói/heroína preferido(a)? Me contem aí! 😉



28 comentários:

  1. Oi Hanna, tudo bem?
    Ainda não li nenhum dos livros da coleção. Nunca fui muito fã de heróis.
    Mas a história desse livro me pareceu bem interessante mesmo não sendo o tipo de leitura que faço, fiquei curiosa.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa & Universo Invisível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suer recomendo, você vai ver os super herois com uma pegada diferente, pois eles ainda eram "civis", então não fica tão fantasioso.
      Bjks!

      Excluir
  2. que legal conhecer esse livro, eu sempre gostei bastante do Batman pq sempre foi um héroi com esse lado mais sombrio

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oii Hanna, tudo bem?
    Amo as capas dessas coleções e tenho muita vontade de ler o livro, apesar de não saber muito sobre super heróis. Sua resenha me deixou muito interessada e espero conferir algum dos livros algum dia desses.
    Beijos

    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga conferir um dia, tenho certeza de que vai amar. =)
      As capas dessa coleção estão incríveis mesmo.
      Bjks!

      Excluir
  4. Oiê Hanna adorei conhecer .. obrigada pela dica! Me deixou interessada espero que eu consiga achar para baixar haha ...
    Um beijo já sigo vc, se puder retribuir!

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que consegue sim Mariana, só não sei se está gratuito na Amazon. Fica de olho, vai que rola promoção relâmpago por lá. ;)
      Bjks!

      Excluir
  5. Oii Hanna
    Tenho me aventurado cada vez mais em livros de fantasia que envolve heróis. Ver uma "releitura" dos famosos é bem legal. Vi algumas resenhas negativas, mas sua resenha me mantém plena na decisão de ler essa obra.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo questão de gosto, né Jéssica? rsrs Confesso que gostei bastante desse livro, mais até do que o primeiro da coleção. Espero que curta a leitura também.
      Bjks!

      Excluir
  6. Oi, Hanna como vai? Eu estou bastante curioso com a leitura dessa coleção, o livro do Batman presumo que seja incrível. Que bom que a leitura tenha satisfeito você por completo. O meu herói favorito é o Spider-Man. Adorei a resenha, ficou explicadinha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Luciano. Eu recomendo a leitura dos livros da DC, são incríveis mesmo. Os da Marvel creio que tenha do Spider man, mas a editora já fez com os personagens sendo heróis, então a pegada é bem diferente. Mas são bons livros também, recomendo. Bjks!

      Excluir
  7. Oi Hanna, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, bem completa! Mas acredita que eu ainda não sabia do livro? Não fazia ideia de que existia livro também, achei que só filmes hehehe. Gostei bastante de conhecer, mas como não sou muito fã desse universo de heróis, não sei se leria.
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aléxia, tudo bem? Seja bem vinda ao Mundinho. S2
      Esses livros são relativamente novos, então nem todo mundo conhece eles, rsrs. Eu acho que vale a pena dar uma chance, pois eles aqui não são heróis ainda, nem pensam em ser. Então é só a questão dos personagens já serem conhecidos de longa data, mas os livros em si não são aventuras de heróis.
      Bjks!

      Excluir
  8. Olá, Hanna.
    Quando essa série começou a ser lançada eu fiquei com muita vontade de ler os livros. Principalmente por ser de autores que eu gosto muito. Mas dai comecei a ler resenhas bem negativas deles e acabei perdendo a vontade. Pode ser que eu até leia um dia, mas no momento acho que não lerei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que as pessoas estavam esperando que já fossem os heróis consagrados e começaram a reclamar com as expectativas não alcançadas, rsrsrs. Eu já li sabendo que eles ainda eram jovens e inexperientes, então foi uma experiência bem diferente. Espero que um dia você possa dar uma chance ao livro.
      Bjks!

      Excluir
  9. Oi
    eu quero ler esse livro, só li o da mulher maravilha por enquanto, que bom que gostou desse, quero ver essa versão do Bruce, fora que nunca li nada da autora e o pessoal fala bem.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive minha primeira experiência com a escrita da Marie Lu nesse livro e fiquei impressionada, viu? Agora quero ler os outros livros dela.
      Bjks!

      Excluir
  10. Eu acho muitoo interessante a história do Batman etc!!
    Deveria ler/ver mais coisas sobre esse personagem tão legal.
    Adorei a dica/resenha do livro :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Val, deveriam ter mais coisas de Bruce Wayne para a gente curtir mais! kkk
      Bjks!

      Excluir
  11. Amei a resenha, a capa desse livro está linda demais, eu amava histórias de heróis quando era menor, mas faz muito tempo que não leio, nem assisto nada sobre. Preciso mudar isso! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa está mesmo de arrasar, concordo contigo Kaila. S2
      Esse é um bom livro para você se aventurar, recomendo. =)
      Bjks!

      Excluir
  12. Olá. Fiquei bastante interessada após essa resenha maravilhosa.
    Beijoos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Hanna, tudo bem? Eu adoro quando os autores conseguem nos deixar pasmos rsrsrsrs Eu ainda não li nada da Marie Lu, mas o pessoal gosta bastante da escrita dela. Quero conferir e espero gostar também.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Eu tava ansiosa para saber o que achou!! Gosto bastante do personagem, e recentemente li um livro da autora que me deixou ansiosa para ler mais obras dela.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fiquei mais ansiosa para ler mais livros dela, lendo uma resenha que você fez. S2
      Bjks!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo